Bibliotecário

Prepare-se com questões de Bibliotecário

01

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Um reservatório de água na forma de paralelepípedo possui por dimensões internas 2 m de largura, 1 m de comprimento e 1 m de altura. No momento em que o reservatório se encontrava com 800 litros, foi aberta uma torneira com vazão de 2 litros por segundo para abastecê-lo. Ao mesmo tempo, uma torneira com vazão 500 mililitros por segundo começou a drenar água do reservatório. O tempo, em minutos, que levará para esse reservatório encher completamente será, aproximadamente, igual a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11295Ca
02

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Assinale a alternativa que apresenta o nome da bibliografia que relaciona documentos à medida que são publicados:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19448Ca
03

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Atividade que “a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realizada por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis.” (SOUTO, 2010).

Assinale a alternativa que apresenta o nome desta atividade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19447Ca
04

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao formato MARC 21.

( ) O registro MARC é composto por três elementos: estrutura do registro, indicação de conte- údo e conteúdo propriamente dito.

( ) A estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709.

( ) A indicação de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação.

( ) O conteúdo dos elementos que compõe um registro MARC é geralmente definido por padrões externos ao formato, como: International Standard Bibliographic Description (ISBD), Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), Library of Congress Subject Headings (LCSH) ou outros códigos usados pela instituição criadora do registro.

( ) Os dados de um registro bibliográfico MARC21 estão organizados em campos fixos, identificados por uma etiqueta de cinco caracteres numéricos que estão registrados na entrada do diretório, referente a cada campo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19438Ca
05

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Sobre a indexação de assuntos para processamento técnico da informação, pode-se afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11321Ca
06

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Lista estruturada de termos associados empregada por indexadores para descrever um documento com a desejada especificidade e que permite aos usuários a recuperação da informação que procuram. Geralmente é temático e atende a uma área específica do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta o nome deste instrumento.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19443Ca
07

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Na semana que disputaria a final de um campeonato de futebol, Renato treinou muitos pênaltis. Na segunda-feira, de cada 5 pênaltis batidos, Renato acertou 4. Considerando os dias em que treinou nessa semana, de cada 9 pênaltis batidos, Renato acertou 7. Se na segunda-feira Renato bateu 50 pênaltis e nos outros dias da semana em que ele treinou, no total, ele acertou 471, o número total de pênaltis cobrados por Renato em seu treinamento foi

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11288Ca
08

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - O documento a seguir tem como entrada do ponto de acesso principal para entidade coletiva:

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo do Município de São Paulo, reunidos em Assembleia Constituinte, respeitando os preceitos da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgamos, sob a proteção de Deus, a presente Lei Orgânica, que constitui a Lei Fundamental do Município de São Paulo, com o objetivo de organizar o exercício do poder e fortalecer as instituições democráticas e os direitos da pessoa humana.

São Paulo, 4 de abril de 1990.

Observação: O presente texto incorpora as modificações introduzidas pela Emenda à Lei Orgânica no 1/90, aprovada em Sessão da Câmara Municipal de 05/04/90.

 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11319Ca
09

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Cunha, Amaral e Dantas (2015) apresentam uma categorização de diferentes usuários. Entre muitos usuários está aquele que é a “pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade”.

Assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de usuário.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19432Ca
10

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Leia a notícia.

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (8) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mostra que somente um terço dos países alcançou todas as seis metas de educação estabelecidas há 15 anos para o período de 2000 a 2015.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/04/brasil-cumpre-apenas-2-de-6-metas-mundiais-para-educacao-diz-unesco.html

Assinale a afirmação correta em relação à notícia publicada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19426Ca