Bibliotecário

Prepare-se com questões de Bibliotecário

01

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Os serviços de alerta e disseminação da informação que foram desenvolvidos utilizando as tecnologias de informação são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11329Ca
02

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Sobre a indexação de assuntos para processamento técnico da informação, pode-se afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11321Ca
03

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Segundo Café e Sales (2010) “pode ser entendida como sendo a decomposição das partes de um todo para maior compreensão do conteúdo informacional, para fins de representação e, consequentemente, de recuperação.”

Assinale a alternativa que apresenta o nome deste processo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19442Ca
04

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao formato MARC 21.

( ) O registro MARC é composto por três elementos: estrutura do registro, indicação de conte- údo e conteúdo propriamente dito.

( ) A estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709.

( ) A indicação de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação.

( ) O conteúdo dos elementos que compõe um registro MARC é geralmente definido por padrões externos ao formato, como: International Standard Bibliographic Description (ISBD), Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), Library of Congress Subject Headings (LCSH) ou outros códigos usados pela instituição criadora do registro.

( ) Os dados de um registro bibliográfico MARC21 estão organizados em campos fixos, identificados por uma etiqueta de cinco caracteres numéricos que estão registrados na entrada do diretório, referente a cada campo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19438Ca
05

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - Na classificação pela CDU, um assunto é representado por um símbolo retirado da tabela principal e o sistema oferece ainda tabelas de subdivisões auxiliares comuns que permitem limitar o assunto quanto a aspectos como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11317Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Encontra apoio no texto a afirmação contida na alternativa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19414Ca
07

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (2 de julho), em primeiro turno, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto “mais brando” votado nessa sessão foi considerado uma “pedalada regimental” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para reverter a rejeição da proposta no dia anterior.

(UOL, 02.07.15. Disponível em: . Adaptado)

Em relação aos projetos sobre a redução da maioridade penal, o que mudou entre uma votação e outra foi

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11298Ca
08

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as fontes de informação.

( ) Dicionário é uma obra de referência que dá informações sobre palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia.

( ) Enciclopédia é uma fonte de excelência para encontrar artigos curtos e condensados sobre os mais diversos assuntos. Fornece respostas factuais ou imediatas.

( ) Fonte secundária: apresenta-se tal como foi produzida, ou seja, é a fonte original da informação (Periódico, Teses e Dissertações, Congressos e Conferências, Patentes).

( ) Biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata a vida de alguém.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19449Ca
09

(VUNESP - 2015 - CRO/SP - Bibliotecário) - O MARC é composto por elementos específicos, entre eles:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11320Ca
10

(FEPESE - 2016 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Bibliotecário) - Analise as frases abaixo:

1. Vou fechar _____ porta agora.
2. Paula tem uma beleza ímpar.  _____ sua beleza tem um quê de mistério!
3. Maria separou meias, vestidos, blusas e sapatos. Pegou  _____  artigos todos e jogou-os na mala!
4. Os animais de estimação mais comuns são  _____ : gato, cachorro e papagaio.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19421Ca