Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Analise os dados do livro transcritos abaixo e responda:

AH, SE EU SOUBESSE...

O que pessoas
Bem-sucedidas
Gostariam de
Ter sabido
25 anos atrás

RICHAR EDLER
Tradução Marcelo Candido de Melo
NEGÓCIO EDITORA
22.ed.

No caso do título principal, a pontuação ... (reticências) será substituída por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13905Ca
02

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Relacione as colunas e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Interdisciplinariedade.
2. Complexidade.
3. Exiguidade.
4. Multiculturalidade.
5. Inovação.
6. Competitividade.

( ) O processo decisório está cada vez mais exprimido em curtos espaços de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos.

( ) O ambiente de mercado é cada vez mais competitivo.

( ) A situações carregam cada vez um número maior de variáveis.

( ) Tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer novas oportunidades e ameaças.

( ) Os processos de negócio envolvem equipe de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagem.

( ) O gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos a seu ambiente nativo e com outras culturas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13899Ca
03

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa correspondente ao tipo de indexação definida quando um indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar do que trata determinado documento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48912Ca
04

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Em um serviço de disseminação seletiva de informações, a bibliotecária verifica, diariamente, cada artigo em cada periódico recebido pela biblioteca, comparando-o com os perfis dos usuários. Toda vez que o documento e o perfil combinarem, a informação é anotada. Nesse caso, a profissional está realizando atividade própria do elemento denominado

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21570Ca
05

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Sobre o MARC 21, identifique as afirmações abaixo como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ):

( ) O formato MARC21 para Dados Catalográficos serve de veículo para dados bibliográficos de todos os tipos para qualquer organização.

( ) Constitui-se numa família de cinco formatos coordenados: Formato MARC21 para dados catalográficos; Formato MARC21 para dados de autoridade; Formato MARC21 para dados de coleção; Formato mARC21 para dados de classificação; Formato MARC21 para Informação comunitária.

( ) Diretório é uma série de entradas que contém a posição inicial e o tamanho de cada etiqueta (TAG) dentro do registro bibliográfico.

( ) O campo 845 contém informação necessária para localizar um item eletrônico.

( ) O campo 082 contém o número de Classificação Decimal Universal (CDU).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48936Ca
06

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Conforme o AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules), referente a regra 1.4D6, se o nome do editor, distribuidor etc. for desconhecido, assinale a alternativa que corresponde a forma que se deve proceder o registro:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48914Ca
07

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Almeida Junior (2003) destaca a existência de quatro grandes funções da biblioteca pública, acumuladas desde o seu surgimento e presentes até hoje. Assinale a alternativa que indica essas funções.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48923Ca
08

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - A ecologia da informação seria “administração holística da informação, ou administração informacional centrada no ser humano”, e tem 4 atributos. Sobre estes atributos, analise as assertivas abaixo e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F), assinalando a seguir a alternativa com a sequência correta.

( ) Integração dos diversos tipos de informação.

( ) Reconhecimento de mudanças evolutivas.

( ) Ênfase nos recursos tecnológicos, materiais e físicos.

( ) Ênfase na observação e descrição.

( ) Ênfase no comportamento pessoal e informacional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13901Ca
09

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Segundo a NBR14724(2011), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. No formato, recomenda-se que os elementos textuais e pós textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

II. O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhando à esquerda, separado por um espaço de caractere.

III. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros).

IV. Obrigatoriamente a paginação das folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas e numeradas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13895Ca
10

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - A média aritmética de um conjunto de 12 números é 9. Se os números 10,15 e 20 forem retirados do conjunto, a média aritmética dos restantes será

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13887Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »