Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Exercer a arte do serviço de referência é a única maneira satisfatória que existe para aprende-la. A resposta é a última etapa do processo de referência. Quantas e quais seriam as outras etapas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13898Ca
02

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Ao catalogar um livro usando o AACR2, uma bibliotecária observou que a indicação de responsabilidade aparecia apenas na lombada e na capa. A profissional transcreveu a informação, corretamente, da seguinte maneira:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21581Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - “Segundo ele, há uma concorrência desleal entre trabalho e educação na prisão, já que ambos ajudam a diminuir a pena, mas o primeiro é remunerado e o segundo não.”

O fragmento acima pode ser reescrito, sem prejuízo semântico e gramatical, pelo fragmento

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13872Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - “Para o professor Silva, se o governo quer introduzir a educação como política pública, é preciso conciliar os objetivos.”

A oração destacada é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13877Ca
05

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Analise os dados do livro transcritos abaixo e responda:

AH, SE EU SOUBESSE...

O que pessoas
Bem-sucedidas
Gostariam de 
Ter sabido
25 anos atrás

RICHAR EDLER 
Tradução Marcelo Candido de Melo
NEGÓCIO EDITORA
22.ed.

Quais os campos MARC aparecem no livro acima?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13906Ca
06

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes a sistemas de recuperação da informação:

I. Sistema push (empurrar; impulsionar).
II. Sistema pull (puxar, arrancar).

a. Busca em bases de dados.

b. Serviço de disseminação seletiva de informações.

c. Prestação de serviço via correio eletrônico.

d. Usuário tem ação pró-ativa.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21572Ca
07

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Sendo p a proposição: “João é médico” e q a proposição: “José é engenheiro” então a proposição pvq corresponde a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13880Ca
08

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Relacione as colunas e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Interdisciplinariedade.
2. Complexidade.
3. Exiguidade.
4. Multiculturalidade.
5. Inovação.
6. Competitividade.

( ) O processo decisório está cada vez mais exprimido em curtos espaços de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos.

( ) O ambiente de mercado é cada vez mais competitivo.

( ) A situações carregam cada vez um número maior de variáveis.

( ) Tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer novas oportunidades e ameaças.

( ) Os processos de negócio envolvem equipe de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagem.

( ) O gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos a seu ambiente nativo e com outras culturas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13899Ca
09

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - No que se refere ao usuário de unidades de informação, o estado psicológico ou situação de incerteza ante uma carência de informação, percebida pelo usuário e pelo bibliotecário, ainda que não necessariamente manifestado, é chamado de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21563Ca
10

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - No planejamento formal, existem várias técnicas de prospecção que podem ser utilizadas para fornecer ideias e envolver os vários segmentos dos usuários e dos empregados da organização. Quais técnicas de prospecção são estas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13903Ca