Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Segundo o Apêndice D – Glossário, do Anglo-American Cataloguing Rules – 2nd ed. rev. 2002 (AACR2R) o título equivalente é “o título principal, em outra língua e/ou alfabeto”.

Indique, dentre as alternativas abaixo, em que área os títulos equivalentes devem aparecer e qual a pontuação utilizada para separá-los na catalogação descritiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48938Ca
02

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Ao indexar um documento que trata do Código Eleitoral, da Lei das Eleições e da Lei das Inelegibilidades, um bibliotecário atribui ao item o termo “leis eleitorais”, entendendo que este abrange todos os demais. Esse profissional cometeu uma falha de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21579Ca
03

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Exercer a arte do serviço de referência é a única maneira satisfatória que existe para aprende-la. A resposta é a última etapa do processo de referência. Quantas e quais seriam as outras etapas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13898Ca
04

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Ao catalogar um livro usando o AACR2, uma bibliotecária observou que a indicação de responsabilidade aparecia apenas na lombada e na capa. A profissional transcreveu a informação, corretamente, da seguinte maneira:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21581Ca
05

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - No sistema de comunicação científica, o periódico é considerado a fonte primária mais importante devido a três fun- ções básicas:

I. registro público;
II. disseminação;
III. meio de obtenção de prestígio e reconhecimento.

Ocorre que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21574Ca
06

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a tipos de perguntas que o bibliotecário pode utilizar na entrevista de referência, e suas aplicações específicas:

I. Perguntas abertas.
II. Perguntas fechadas.
III. Perguntas neutras.
IV. Perguntas encorajadoras.

a. Tendem a restringir o foco de forma distinta a um assunto ou fonte específicos e ajudam a aumentar o entendimento do bibliotecário sobre a necessidade de informação do usuário.

b. Ajudam o bibliotecário a ver a pergunta, tanto quanto possível, do ponto de vista do usuário, e a ter uma melhor noção do contexto que levou à pergunta.

c. Buscam obter respostas descritivas e tipicamente começam com “o que”, “quando”, “onde” e “como”.

d. Ajudam o bibliotecário a não tirar conclusões precipitadas sobre as necessidades do usuário, baseadas em experiência, preconceito ou história passada com aquele usuário.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21565Ca
07

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Em uma escola, o campeonato de interclasses é disputado por 20 equipes de acordo com o seguinte esquema:

● Formam-se quatro grupos de cinco equipes. Em cada grupo as equipes jogam entre si.

● Os quatro campeões jogam entre si, surgindo daí o campeão. Lembrando que, em cada fase, uma equipe joga com outra apenas uma vez, o número de jogos disputados é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13883Ca
08

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - De acordo com a Lei Orgânica Municipal, compete ao Município, EXCETO

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13894Ca
09

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:

I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.

a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.

b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.

c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21575Ca
10

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - O formato catalográfico MARC21 possui um campo para registrar os cabeçalhos padronizados de nomes corporativos (entidades), quando considerados como entrada secundária.

O número desse campo é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48935Ca