Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - A fiscalização do exercício da profissão de bibliotecário, nos termos da legislação, é exercida pelos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48929Ca
02

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Segundo Vergueiro (1997), a literatura especializada sugere uma variedade de critérios para a seleção de materiais de informação, muitas vezes repetitivos e mesmo contraditórios, destinados a orientar/guiar o bibliotecário no julgamento dos materiais que irão compor o acervo de uma unidade de informação.

Entre vários critérios, o autor apresenta alguns que abordam a adequação ao usuário. São eles:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48925Ca
03

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a conceitos utilizados na NBR 6029 − Apresentação de Livros e Folhetos, e suas definições:

I. Elementos textuais.
II. Mancha.
III. Posfácio.

a. Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

b. Área de grafismo de um leiaute ou página.

c. Parte do trabalho em que é exposta a matéria.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21567Ca
04

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Quando, em 1882, foi eleito presidente da Câmara de Consciência dos Conselheiros de Lagarto, o Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro deu cunho de administração verdadeiramente desenvolvimentista ao município de Lagarto, e de maneira especial à sede. Suas principais obras foram:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13890Ca
05

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - As tecnologias de informação e comunicação trouxeram a informação digital e também o problema da preservação. A chamada preservação digital pode ser dividida em: física, lógica e intelectual.

A preservação digital

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21580Ca
06

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Analise os dados do livro transcritos abaixo e responda:

AH, SE EU SOUBESSE...

O que pessoas
Bem-sucedidas
Gostariam de
Ter sabido
25 anos atrás

RICHAR EDLER
Tradução Marcelo Candido de Melo
NEGÓCIO EDITORA
22.ed.

No caso do título principal, a pontuação ... (reticências) será substituída por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13905Ca
07

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Empregando a Classificação Decimal Universal para classificar uma obra sobre direito comunitário e educação de adultos, uma bibliotecária construiu, corretamente, a seguinte notação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21584Ca
08

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Segundo Rowley (1995), num sistema informatizado de controle de circulação “a espinha dorsal do sistema de circulação é a base de dados de transações ou empréstimos. Essa base compreende uma série de registros, sendo um para cada transação”.

Cada registro deve especificar, no mínimo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48931Ca
09

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21561Ca
10

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Segundo a Dewey Decimal Classification (CDD), classifique conforme a ordem correspondente aos assuntos abaixo.

Delinquent children; Gas engineers; Japanese language; Microscopes.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13908Ca