Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Segundo a NBR 10520,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21569Ca
02

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Segundo Vergueiro (1989), o desenvolvimento de coleções é um conjunto de atividades que tem por objetivo o desenvolvimento geral do acervo, tendo em vista atender às necessidades de seus usuários.

Dentre essas atividades qual é a que tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de coleções está acontecendo da forma prevista em uma política previamente elaborada?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48926Ca
03

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - O PERGAMUM (Sistema Integrado de Bibliotecas), em relação ao processamento técnico, mais especificamente ao formato dos registros bibliográficos para exportação e importação, utiliza:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48927Ca
04

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Em uma escola, o campeonato de interclasses é disputado por 20 equipes de acordo com o seguinte esquema:

● Formam-se quatro grupos de cinco equipes. Em cada grupo as equipes jogam entre si.

● Os quatro campeões jogam entre si, surgindo daí o campeão. Lembrando que, em cada fase, uma equipe joga com outra apenas uma vez, o número de jogos disputados é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13883Ca
05

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - O Código de Ética do Bibliotecário estabelece que o profissional bibliotecário deve observar as seguintes condutas:

1. respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, podendo usá-los como de sua própria autoria.

2. evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

3. guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir.

4. auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento do Código de Ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

5. estimular a utilização de técnicas modernas, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços ao usuário.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48928Ca
06

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Dizer que não é verdade a seguinte sentença “Carlos é rico e Pedro é inteligente” é equivalente a dizer que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13879Ca
07

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Em relação à indexação, considere:

I. Segundo a NBR 12676, a qualidade na indexação depende, entre outros fatores, da linguagem de indexação usada. Esta deve ser consistente e não admitir novos termos ou mudanças na terminologia.

II. Revocação designa a capacidade do sistema de evitar documentos inúteis, enquanto precisão designa a capacidade de recuperar documentos úteis.

III. A principal decisão de uma política de indexação diz respeito à exaustividade, a qual corresponde ao número de termos atribuídos, em média, aos documentos, porém, ela redundará em menor precisão nas buscas.

IV. Uma das principais vantagens proclamadas para se adotar um vocabulário controlado é que ele melhorará a coerência na representação do conteúdo temático.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21577Ca
08

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:

I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.

a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.

b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.

c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21575Ca
09

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - O formato catalográfico MARC21 possui um campo para registrar os cabeçalhos padronizados de nomes corporativos (entidades), quando considerados como entrada secundária.

O número desse campo é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48935Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa cuja sequência verbal constituiu um exemplo de tempo composto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13870Ca