Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa correspondente ao tipo de indexação definida quando um indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar do que trata determinado documento:

Código da questão
Q48912Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Estão relacionadas diretamente a publicações periódicas as normas NBR

Código da questão
Q21566Ca

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Segundo a NBR14724(2011), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. No formato, recomenda-se que os elementos textuais e pós textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

II. O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhando à esquerda, separado por um espaço de caractere.

III. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros).

IV. Obrigatoriamente a paginação das folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas e numeradas.

Código da questão
Q13895Ca

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Além dos recursos “convencionais”, novos recursos informacionais estão à disposição da população em geral e da comunidade científica em geral e em particular, advindos do avanço das inovações tecnológicas em comunicação e em informação. Sobre o assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Recursos informacionais convencionais.
2. Recursos com novas tecnologias.

( ) Periódicos eletrônicos.
( ) Listas de discussão.
( ) Bibliografias impressas.
( ) Repositórios institucionais.
( ) Fóruns Eletrônicos.
( ) Periódicos impressos.
( ) Livros impressos.

Código da questão
Q13904Ca

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Dados os conjuntos A={a,b,c,d,e,f,g}, B={b,d,g,h,i} e C={ e,f,m,n}. Assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q13886Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:

I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.

a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.

b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.

c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

Código da questão
Q21575Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Ao catalogar um livro usando o AACR2, uma bibliotecária observou que a indicação de responsabilidade aparecia apenas na lombada e na capa. A profissional transcreveu a informação, corretamente, da seguinte maneira:

Código da questão
Q21581Ca

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Segundo o Apêndice D – Glossário, do Anglo-American Cataloguing Rules – 2nd ed. rev. 2002 (AACR2R) o título equivalente é “o título principal, em outra língua e/ou alfabeto”.

Indique, dentre as alternativas abaixo, em que área os títulos equivalentes devem aparecer e qual a pontuação utilizada para separá-los na catalogação descritiva.

Código da questão
Q48938Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - O modelo booleano está presente em quase todos os sistemas de recuperação de informações, muitas vezes, como a principal maneira de formular as expressões de busca. Uma das maiores desvantagens desse modelo é

Código da questão
Q21573Ca
10ª

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Quando, em 1882, foi eleito presidente da Câmara de Consciência dos Conselheiros de Lagarto, o Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro deu cunho de administração verdadeiramente desenvolvimentista ao município de Lagarto, e de maneira especial à sede. Suas principais obras foram:

Código da questão
Q13890Ca