Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

01

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:

I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.

a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.

b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.

c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21575Ca
02

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Segundo a NBR 10520,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21569Ca
03

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere as afirmativas abaixo, sobre o desenvolvimento de coleções:

I. Independentemente do número de bibliotecários envolvidos com a gestão da coleção, todas as atividades devem ser cuidadosamente coordenadas ou a coleção perde foco e coerência.

II. O desenvolvimento de coleções é algumas vezes chamado tanto uma arte como uma ciência. Ele combina criatividade com conhecimento empírico. A prática dá significado à teoria, refina o desempenho e constrói a maestria.

Ocorre que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21560Ca
04

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - No planejamento formal, existem várias técnicas de prospecção que podem ser utilizadas para fornecer ideias e envolver os vários segmentos dos usuários e dos empregados da organização. Quais técnicas de prospecção são estas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13903Ca
05

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Dizer que não é verdade a seguinte sentença “Carlos é rico e Pedro é inteligente” é equivalente a dizer que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13879Ca
06

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Conforme afirma Corte et al. (2002), a escolha do software para a informatização de uma biblioteca exige a análise da ferramenta, seus recursos, suas potencialidades e a capacidade do parque tecnoló- gico institucional. O compartilhamento de dados e o intercâmbio entre as bibliotecas é uma realidade e são características consideradas indispensáveis na escolha de um software.

Dentre os pontos a serem avaliados na escolha de um “software” para a informatização de bibliotecas, três instrumentos essenciais devem ser considerados para atender o compartilhamento de dados e o intercâmbio entre bibliotecas.

Assinale a alternativa que indica estes três instrumentos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48933Ca
07

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - A média aritmética de um conjunto de 12 números é 9. Se os números 10,15 e 20 forem retirados do conjunto, a média aritmética dos restantes será

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q13887Ca
08

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - Conforme o AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules), referente à regra 1.4C6, se o lugar da publicação, distribuição etc. for incerto, deve ser fornecido um lugar provável em língua portuguesa, se houver um. Assinale a alternativa que corresponde ao sinal que deve ser aplicado após a indicação desse lugar provável:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48918Ca
09

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a tipos de perguntas que o bibliotecário pode utilizar na entrevista de referência, e suas aplicações específicas:

I. Perguntas abertas.
II. Perguntas fechadas.
III. Perguntas neutras.
IV. Perguntas encorajadoras.

a. Tendem a restringir o foco de forma distinta a um assunto ou fonte específicos e ajudam a aumentar o entendimento do bibliotecário sobre a necessidade de informação do usuário.

b. Ajudam o bibliotecário a ver a pergunta, tanto quanto possível, do ponto de vista do usuário, e a ter uma melhor noção do contexto que levou à pergunta.

c. Buscam obter respostas descritivas e tipicamente começam com “o que”, “quando”, “onde” e “como”.

d. Ajudam o bibliotecário a não tirar conclusões precipitadas sobre as necessidades do usuário, baseadas em experiência, preconceito ou história passada com aquele usuário.

A correlação correta entre eles é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21565Ca
10

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - Com relação ao Anglo-American Cataloguing Rules – 2nd ed. rev. 2002 (AACR2R), analise as afirmativas abaixo.

1. Certas questões de aplicação geral (abreviaturas, uso de maiúsculas, numerais, artigos iniciais) são tratados nos apêndices. As instru- ções dadas nos apêndices têm força idêntica às das demais regras e devem ser aplicadas de maneira constante.

2. Os exemplos usados em todas as regras são ilustrativos e não prescritivos, visando esclarecer a regra a que estão ligados e não expandi-la.

3. Os cabeçalhos de nomes e/ou títulos uniformes atribuídos a uma descrição não devem ser diferenciados dos dados descritivos.

4. As regras incluem a descrição e a provisão de pontos de acesso para alguns tipos de materiais que fazem parte do acervo das bibliotecas.

5. Algumas regras são definidas como regras alternativas ou acréscimos opcionais. Outras regras ou partes delas são introduzidas pela palavra opcionalmente. Essas medidas decorrem do reconhecimento de que, em contextos diferentes, podem ser dadas soluções diferentes para um mesmo problema.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48940Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »