Biblioteconomista

Prepare-se com questões de Biblioteconomista

(FEPESE - 2010 - UDESC - Biblioteconomista) - O Código de Ética do Bibliotecário estabelece que o profissional bibliotecário deve observar as seguintes condutas:

1. respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, podendo usá-los como de sua própria autoria.

2. evitar, no exercício de posição hierárquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profissão.

3. guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir.

4. auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento do Código de Ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

5. estimular a utilização de técnicas modernas, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços ao usuário.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Código da questão
Q48928Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Segundo a NBR 10520,

Código da questão
Q21569Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Assinale a alternativa correta quanto ao sentido apresentado pelas expressões em destaque.

Código da questão
Q13878Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a tipos de perguntas que o bibliotecário pode utilizar na entrevista de referência, e suas aplicações específicas:

I. Perguntas abertas.
II. Perguntas fechadas.
III. Perguntas neutras.
IV. Perguntas encorajadoras.

a. Tendem a restringir o foco de forma distinta a um assunto ou fonte específicos e ajudam a aumentar o entendimento do bibliotecário sobre a necessidade de informação do usuário.

b. Ajudam o bibliotecário a ver a pergunta, tanto quanto possível, do ponto de vista do usuário, e a ter uma melhor noção do contexto que levou à pergunta.

c. Buscam obter respostas descritivas e tipicamente começam com “o que”, “quando”, “onde” e “como”.

d. Ajudam o bibliotecário a não tirar conclusões precipitadas sobre as necessidades do usuário, baseadas em experiência, preconceito ou história passada com aquele usuário.

A correlação correta entre eles é:

Código da questão
Q21565Ca

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana/SE - Biblioteconomista) - José é pai de Natália. Se há 6 anos, a idade de José era o dobro da idade de Natália e, atualmente, a soma de suas idades é igual a 93, quantos anos José é mais velho que sua filha?

Código da questão
Q48910Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Em um serviço de disseminação seletiva de informações, a bibliotecária verifica, diariamente, cada artigo em cada periódico recebido pela biblioteca, comparando-o com os perfis dos usuários. Toda vez que o documento e o perfil combinarem, a informação é anotada. Nesse caso, a profissional está realizando atividade própria do elemento denominado

Código da questão
Q21570Ca

(FCC - 2015- DPE/RR -  Biblioteconomista) - Ao indexar um documento que trata do Código Eleitoral, da Lei das Eleições e da Lei das Inelegibilidades, um bibliotecário atribui ao item o termo “leis eleitorais”, entendendo que este abrange todos os demais. Esse profissional cometeu uma falha de

Código da questão
Q21579Ca

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - A mensagem gerada por um sistema de informação, e que por sua vez representa a informação contida nos documentos é denominada de

Código da questão
Q13897Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - “Assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Justiça e da Educação, a medida vale tanto para condenados em regime fechado ou semiaberto.”

A relação lógico-semântica que se estabelece no fragmento destacado é a de

Código da questão
Q13871Ca
10ª

(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Biblioteconomista) - Analise os dados do livro transcritos abaixo e responda:

AH, SE EU SOUBESSE...

O que pessoas
Bem-sucedidas
Gostariam de 
Ter sabido
25 anos atrás

RICHAR EDLER 
Tradução Marcelo Candido de Melo
NEGÓCIO EDITORA
22.ed.

Quais os campos MARC aparecem no livro acima?

Código da questão
Q13906Ca