Biólogo

Prepare-se com questões de Biólogo

01

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - A síndrome de ZellWeger é um distúrbio hereditário raro, no qual aparecem diversos sintomas neurológicos, hepáticos e renais. Nela, os rins e o fígado dos portadores apresentam peroxissomos vazios, constituídos apenas por membranas e sem as enzimas normalmente localizadas no interior dessas organelas. Quanto a estrutura e funções dos peroxissomos assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18617Ca
02

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Segundo a Instrução Normativa do IBAMA no 141/2006, analise:

I. A fauna sinantrópica é definida como populações animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória ou permanente, utilizando-as como área de vida.

II. A fauna sinantrópica nociva é constituída por fauna sinantrópica que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.

III. O manejo ambiental para controle da fauna sinantrópica nociva envolve a eliminação ou alteração de recursos utilizados pela fauna sinantrópica, incluindo o manuseio, remoção ou eliminação direta dos espécimes.

IV. Entre outras, são espécies passíveis de controle por órgãos de governo da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, sem a necessidade de autorização por parte do lbama, animais domésticos ou de produção, bem como quando estes se encontram em situação de abandono e roedores sinantrópicos comensais.

Tendo em conta a Instrução mencionada, é correto o que consta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9088Ca
03

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - NÃO constitui competência da Agência Nacional de Avia- ção Civil − ANAC:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9055Ca
04

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Em consonância com o Art. 9º da lei Federal 8080/90, é orientado que a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

Das afirmativas acima, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18581Ca
05

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Predadores de topo de redes tróficas em comunidades florestais tropicais apresentam

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9072Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - ... se queria conservador, claro e clássico. (2o parágrafo)

Com a afirmativa acima, o autor

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9040Ca
07

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Consoante a portaria MS GM 373, a Atenção que compreende um conjunto de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares que visam atender os principais problemas de saúde da população, cuja prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico, que não justifique a sua oferta em todos os municípios do país é denominada de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18597Ca
08

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - Em um surto epidêmico infeccioso hipotético, observa-se um aumento acelerado dos casos de uma determinada doença, os quais são reportados diariamente e exponencialmente, em um período curto. Isso indica que a transmissão desta doença está ocorrendo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30391Ca
09

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - A delicada relação entre seres vivos e o ambiente é demonstrada na ocorrência de uma série de doenças tropicais negligenciadas, influenciadas pelo clima mundial e pelas alterações antrópicas, as quais incluem helmintíases, tanto aquelas que são transmitidas por vetores quanto aquelas de transmissão direta. Sobre estas helmintíases é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30373Ca
10

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9059Ca

Especial IBGE

Veja mais »