Biólogo

Prepare-se com questões de Biólogo

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Nos dizeres da Portaria CVS 13 de 4/11/2005, os Laboratórios Clínicos Autônomos e Unidades de Laboratórios Clínicos e Postos de Coletas Descentralizados que também tenham por finalidade a coleta domiciliar de material humano e, ainda, que transportam amostras de material dos Postos de Coleta Descentralizados até suas dependências, deverão acrescer aos seus Manuais de Rotinas de Funcionamento os seguintes procedimentos operacionais, exceto:

Código da questão
Q18591Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - Em algumas patologias, é possível a visualização de neutrófilos não maduros durante a contagem diferencial de leucócitos. Essas células são denominadas

Código da questão
Q30405Ca

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - De acordo com a Lei no 8.666/1993, a licitação, na modalidade Convite,

Código da questão
Q9048Ca

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - A importância da biodiversidade vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada, nos últimos anos. Com base no conhecimento acumulado acerca desse assunto, está INCORRETO afirmar que

Código da questão
Q9066Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - Um homem de 40 anos sentindo-se bem vai até o hemonúcleo de sua cidade para doar sangue. Nos exames realizados, há detecção de doença de Chagas. Em entrevista, esse homem relata ter vivido sua infância em região endêmica. A respeito desse paciente, é correto afirmar que

Código da questão
Q30400Ca

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Para responder esta questão, considere o texto abaixo, que se refere ao micoleão-dourado (Leontopithecus rosalia). 

As principais ameaças atuais, causadas pelo desmatamento, são a falta de habitat e a fragmentação e degradação das florestas, forçando a espécie a viver em populações pequenas e isoladas. [...] O Programa de Conservação do MicoLeão-Dourado tem uma meta clara de longo prazo [...] para ser alcançada até o ano 2025: 2 mil indivíduos vivendo livremente em 25 mil hectares de habitat protegido e conectado funcionalmente na unidade da paisagem. [...] Os micos-leões-dourados habitam uma paisagem muito fragmentada da Mata Atlântica, com predominância de fragmentos com menos de 50 ha, e estão distribuídos em 18 populações [...] , da seguinte forma: uma população de micos selvagens (N = 350) na Reserva Biológica Poço das Antas, uma população derivada da translocação de grupos isolados (N = 200) na Reserva Biológica União; 550 indivíduos em 28 propriedades particulares que fazem parte do Programa de Reintrodução; e o restante em fragmentos [em diversos municípios] [...]. Nenhuma dessas populações é viável se manejada individualmente, pois populações pequenas e isoladas são vulneráveis à extinção por múltiplas razões. [...] Para a meta de 2025 representar uma população viável em longo prazo, será necessário criar uma estrutura de metapopulação.

Fonte: Adaptado de Ruiz-Miranda et al. Mico-leão-dourado, 2008.

A fragmentação de habitats, apontada pelos autores, é uma das principais causas da forte diminuição de indiví- duos de mico-leão-dourado, levando a espécie à ameaça de extinção porque

Código da questão
Q9077Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Nos ditames da lei Federal 8142/90, é afirmado que para receberem os recursos, de que trata o art. 3° desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

Código da questão
Q18586Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - De acordo com o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

Código da questão
Q30393Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Em consonância com o Art. 9º da lei Federal 8080/90, é orientado que a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

Das afirmativas acima, é correto afirmar que:

Código da questão
Q18581Ca
10ª

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Um analista, durante um monitoramento ambiental, coletou uma amostra de um ovo que encontrou. Ao analisa-lo, reparou que havia uma quantidade grande de vitelo, que aclivagem era parcial, estava se formando a placa neural, e observou também a presença de alantoide e do âmnio. Esse tipo de ovo pertence a:

Código da questão
Q18613Ca