Biólogo

Prepare-se com questões de Biólogo

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - Considere um paciente com sífilis que está realizando o seguimento da resposta terapêutica. Qual é o método laboratorial utilizado para esse acompanhamento?

Código da questão
Q30399Ca

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - As emissões produzidas por queima de florestas, savanas e resíduos agrícolas diferem dos produzidos pela combustão de biocombustíveis, combustíveis fósseis e resíduos urbanos, devido às diferenças no teor de carbono e água e às condições em que a combustão ocorre. Deste modo, incêndios naturais em diferentes biomas são importantes para o ciclo biogeoquímico de vários componentes, pois a combustão de vegetação produz um maior número de compostos, além de CO2. Assim, este fenômeno ambiental seria importante também para o ciclo dos seguintes elementos:

Código da questão
Q30376Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - A coloração de Gram é um dos métodos mais utilizados no estudo de bactérias, que podem ser classificadas em Gram Positivas e Gram Negativas. Do ponto de vista estrutural, esses dois grupos podem ser diferenciados de acordo com a estrutura, os componentes e funções

Código da questão
Q30411Ca

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - É considerado o segundo maior bioma continental da América do Sul e a savana mais rica em biodiversidade do mundo, com 6 mil espécies de plantas nativas e uma notável diversidade de espécies endêmicas de animais. Abrange área de 2.036.448 km², cerca de 23,9% do território brasileiro. Apresenta menor porcentagem de áreas sobre proteção integral (8,21% da área total do Brasil) por ser o ecossistema que mais sofreu alterações antrópicas. Esta definição refere-se ao bioma

Código da questão
Q30382Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - Assinale a alternativa correta sobre a análise de urina.

Código da questão
Q30406Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Os segmentos Natural pois e mas nunca aludem, respectivamente,

Código da questão
Q9038Ca

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Com relação às Áreas de Segurança Aeroportuária, é correto afirmar que se tratam de áreas

Código da questão
Q9087Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Ainda em conformidade com a Resolução RDC/ANVISA 20 de 11/4/2014 a embalagem que está em contato direto com o material biológico a ser transportado, constituindo recipiente, envoltório ou qualquer outra forma de proteção, removível ou não, que se destina a envasar, manter, conter, cobrir ou empacotar o material biológico a ser transportado, também chamada de embalagem interna, é denominada de:

Código da questão
Q18596Ca

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, instituiu a Instrução Normativa ICMBio nº 3 de 01/09/2014, que trata das normas para a coleta de material biológico para fins científicos e didáticos, no âmbito do ensino superior, e para a execução de pesquisa em unidades de conservação e cavernas. Assim, ações com finalidade científica ou didática que utilize biodiversidade são regulamentadas, podendo envolver as seguintes atividades:

I Coleta e transporte de material biológico.
II Captura ou marcação de animais silvestres.
III Manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro.
IV Realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavernas.
V Organização de criações particulares de animais silvestres.

Os objetivos fins da referida normativa são apresentados nos itens

Código da questão
Q30384Ca
10ª

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, considere:

I. Uma estação ecológica tem, entre seus objetivos, a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

II. Uma unidade de conservação é, em resumo, um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, com objetivos de conservação e limites definidos, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

III. Os limites da unidade de conservação, em relação ao espaço aéreo, são estabelecidos no Plano de Manejo, embasados em estudos técnicos realizados pelo órgão gestor da unidade de conservação, consultada a autoridade aeronáutica competente e de acordo com a legislação vigente.

IV. Ao órgão executor proponente de uma nova unidade de conservação compete elaborar os estudos técnicos preliminares e realizar, quando for o caso, a consulta pública e os demais procedimentos administrativos necessários à criação da unidade.

É correto o que consta APENAS em

Código da questão
Q9084Ca