Biólogo

Prepare-se com questões de Biólogo

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - ... os princípios clássicos que proclamava ...

O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima está em:

Código da questão
Q9041Ca

(FCC - 2011 - INFRAERO - Biólogo) - Para responder esta questão, considere o texto abaixo, que se refere ao micoleão-dourado (Leontopithecus rosalia). 

As principais ameaças atuais, causadas pelo desmatamento, são a falta de habitat e a fragmentação e degradação das florestas, forçando a espécie a viver em populações pequenas e isoladas. [...] O Programa de Conservação do MicoLeão-Dourado tem uma meta clara de longo prazo [...] para ser alcançada até o ano 2025: 2 mil indivíduos vivendo livremente em 25 mil hectares de habitat protegido e conectado funcionalmente na unidade da paisagem. [...] Os micos-leões-dourados habitam uma paisagem muito fragmentada da Mata Atlântica, com predominância de fragmentos com menos de 50 ha, e estão distribuídos em 18 populações [...] , da seguinte forma: uma população de micos selvagens (N = 350) na Reserva Biológica Poço das Antas, uma população derivada da translocação de grupos isolados (N = 200) na Reserva Biológica União; 550 indivíduos em 28 propriedades particulares que fazem parte do Programa de Reintrodução; e o restante em fragmentos [em diversos municípios] [...]. Nenhuma dessas populações é viável se manejada individualmente, pois populações pequenas e isoladas são vulneráveis à extinção por múltiplas razões. [...] Para a meta de 2025 representar uma população viável em longo prazo, será necessário criar uma estrutura de metapopulação.

Fonte: Adaptado de Ruiz-Miranda et al. Mico-leão-dourado, 2008.

A fragmentação de habitats, apontada pelos autores, é uma das principais causas da forte diminuição de indiví- duos de mico-leão-dourado, levando a espécie à ameaça de extinção porque

Código da questão
Q9077Ca

(AOCP - 2016 - EBSERH/CH-UFPA - Biólogo) - Conforme estabelece o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, o acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde será firmado por meio de

Código da questão
Q30396Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Nos dizeres da Portaria CVS 13 de 4/11/2005, os Laboratórios Clínicos Autônomos e Unidades de Laboratórios Clínicos e Postos de Coletas Descentralizados que também tenham por finalidade a coleta domiciliar de material humano e, ainda, que transportam amostras de material dos Postos de Coleta Descentralizados até suas dependências, deverão acrescer aos seus Manuais de Rotinas de Funcionamento os seguintes procedimentos operacionais, exceto:

Código da questão
Q18591Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - Os jabutis exibem padrões comportamentais que auxiliam a manutenção da temperatura corporal estável entre 36-39ºC, para isso, frequentemente os jabutis procuram áreas em seu ambiente onde a temperatura seja favorável as suas atividades.

Assinale alternativa correta:

Código da questão
Q18610Ca

(CEPS - 2016 - UFRA - Biólogo) - Considere as assertivas a seguir que tratam dos diferentes níveis de biossegurança:

I O nível de Biossegurança 1 representa um nível básico de contenção que se baseia nas práticas padrões de microbiologia, sem uma indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para a higienização das mãos.

II O NB2 é requerido para agentes associados com doenças humanas que apresentem risco de transmissão por lesão percutânea, ingestão e exposição a mucosas.

III O NB3 exige a utilização de cabines de segurança de classe I ou II ou outros dispositivos de contenção usados para todas as manipulações abertas de agentes.

IV Existem cinco níveis de biossegurança, sendo do último exigida a construção de uma área isolada, com sistema de abastecimento e escape a vácuo e sistema de descontaminação.

Estão corretas as assertivas

Código da questão
Q30389Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - As interações biológicas entre duas espécies ocorrem em qualquer comunidade biótica e podem causar benefícios ou malefícios a um organismo, ou a um grupo. A respeito das interações entre duas espécies, assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q18618Ca

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - O sistema urinário auxilia na eliminação para o meio externo, as substâncias tóxicas prejudiciais ao organismo, porém, certassubstâncias benéficas e necessárias são reabsorvidas, como exemplo aminoácidos, glicose, alguns sais e etc. Essa reabsorção é realizada no nefron, especificamente:

Código da questão
Q18612Ca

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Teixeira de Freitas/BA - Biólogo) - Os anelídeos são animais de corpo alongado e segmentado. Com relação aos anelídeos, marque a alternativa correta.

Código da questão
Q20348Ca
10ª

(DIRECTA - 2016 - Prefeitura de Caconde/SP - Biólogo) - As diretrizes da portaria 399/GM orientam que o trabalho para a pessoa idosa deve contemplar a seguinte ação estratégica:

Código da questão
Q18587Ca