Biomédico

Prepare-se com questões de Biomédico

01

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Biomédico) - Uma amostra de urina de paciente ictérico, com resultado negativo para bilirrubina e positivo para urobilinogênio, indica:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10332Ca
02

(AOCP - 2017 - EBSERH HUJB UFCG - Biomédico) - Os glóbulos vermelhos são formados na medula óssea, em um processo chamado eritropoiese, regulado pelo hormônio

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40581Ca
03

(IBFC - 2014 - SSA HMDCC - Biomédico) - A citometria de fluxo é uma técnica utilizada para a identificação de determinadas células em suspensão, promovendo a identificação e a quantificação destas pelo tamanho, granulosidade e intensidade de fluorescência. A respeito da citometria de fluxo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A avaliação do tamanho relativo da célula (“Side Scatter – SSC”) e da granulosidade ou complexidade interna da célula (“Forward scatter – FSC”) permite a classificação dos leucócitos em linfócitos ou monócitos.

II. A imunofenotipagem consiste no isolamento de populações de células distintas com diferentes antígenos de superfície marcados, com anticorpos específicos. O termo CD (Cluster Designation = denominação de grupamento) é utilizado para denominar os anticorpos monoclonais, criados em diferentes laboratórios de todo o mundo, contra antígenos leucocitários humanos.

III. É necessário adicionar anticoagulante à amostra antes da realização do ensaio.

IV. Células danificadas ou mortas alteram as propriedades de tamanho e granulosidade nos gráficos e ligação inespecífica de anticorpos monoclonais. Portanto, o sangue deve ser refrigerado somente após o processamento da amostra, que deve acontecer imediatamente após a coleta da mesma.

Estão corretas as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49203Ca
04

(MS Concursos - 2016 -  Prefeitura de Ouro Preto do Oeste/RO - Biomédico) - Enzima responsável por hidrolizar a acetilcolina para formar a colina e ácido correspondente. Sua dosagem no soro é útil como indicador de um possível envenenamento por inseticidas ou como teste de função hepática, indicando hepatite, cirrose ou carcinoma. Valores diminuídos da enzima são encontrados nas anemias, desnutrição, infarto do miocárdio e intoxicação por organofosforados. Valores aumentados no alcoolismo, obesidade e síndrome nefrótica.

Assinale a alternativa com o nome da enzima citada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50002Ca
05

(NOROESTE - 2014 - Prefeitura de Silvânia/GO - Biomédico) - A autonomia municipal será assegurada

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19056Ca
06

(AOCP - 2017 - EBSERH HUJB UFCG - Biomédico) - A imunização ativa é um mecanismo em que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40573Ca
07

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Brejo do Cruz/PB - Biomédico) - A respeito das micoses que acometem o homem, faça, abaixo, a associação correta.

( 1 ) Pitiríase versicolor
( 2 ) Paracoccidioidomicose
( 3 ) Piedra branca

( A ) Micose respiratória, causada por fungo dimórfico, que ocorre na forma de leveduras quando no tecido parasitado e na forma de células globosas a piriformes e filamentosos nos meios de cultura artificiais.

( B ) Manifesta-se na forma de nódulos castanho-claros, firmes e irregulares, que aderem à cutícula do pelo, determinando uma infecção fúngica crônica e assintomática.

( C ) Seu agente etiológico, Malassezia furfur, ao exame microscópico apresenta-se na forma de elementos leveduriformes arredondados ovais, isolados ou agrupados em cachos e hifas curtas de parede grossa, septada, ligeiramente curvada e irregular.

Assinale, abaixo, a alternativa que representa a associação realizada acima:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q29099Ca
08

(NOROESTE - 2014 - Prefeitura de Silvânia/GO - Biomédico) - Na oração: “O povo elegeu Antonino prefeito.” o termo em destaque é um

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19048Ca
09

(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Brejo do Cruz/PB - Biomédico) - Usado como método de diagnóstico complementar desde o século II, o exame de urina é um método rápido e indolor que pode fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente, nos rins e nas vias urinárias. A respeito da análise da urina, assinale, abaixo, a alternativa incorreta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q29093Ca
10

(AOCP - 2017 - EBSERH HUJB UFCG - Biomédico) - Um grupo com 360 pessoas disputava um campeonato. Sabe-se que, na primeira fase, foram eliminados dois terços do total de competidores. Na segunda fase, foram eliminados três quartos dos remanescentes. Após a terceira fase, apenas um décimo dos que ainda disputavam passaram de fase. Assim, após a terceira fase, ainda restam

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40546Ca