Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

01

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Um paciente com anemia (hemoglobina 9,5 g/dL) realizou o tratamento com reposição de ferro por meio de comprimido mastigável de ferro III, na dosagem de 5 mg/kg/dia. No entanto, após oito semanas, a concentração de hemoglobina não retornou aos níveis de referência. Para esclarecer o caso, podem ser solicitados exames laboratoriais como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9668Ca
02

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A partir de meados de 2011, observou-se um aumento súbito no número de casos de coqueluche no Brasil, cuja incidência quadruplicou em relação ao ano anterior. Sobre a coqueluche, considere as afirmativas a seguir.

I. Bordetella pertussis é um bacilo gram-positivo pequeno, não esporulado, fermentador da glicose, que se desenvolve prioritariamente em meio de cultura contendo carvão ativado e eritromicina.

II. A coqueluche é uma traqueobronquiolite de notificação compulsória. A faixa etária com maior incidência é a inferior a 1 ano, com maior mortalidade entre lactentes menores de 6 meses.

III. É considerado caso suspeito de coqueluche e deve ser submetido à coleta de secreção de nasofaringe para cultivo de Bordetella pertussis todo paciente com tosse seca há mais de 14 dias e que apresente tosse paroxística.

IV. É caracterizado como caso confirmado de coqueluche quando há o isolamento e a identificação de Bordetella pertussis a partir do meio de cultura Regan Lowe ou Bordet-Gengou de um paciente que apresenta linfocitose relativa e absoluta no leucograma.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45240Ca
03

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - O tampão ácido carbônico/bicarbonato, fundamental para a manutenção do equilíbrio ácido básico, tem sua origem na

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9672Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - As articulações de ordem lógico-semântica encontram-se na base da construção da coerência de um texto. A relação entre as orações está adequadamente indicada em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9650Ca
05

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Após identificação de uma anemia macrocítica através do hemograma, quais exames deverão ser solicitados prioritariamente, para melhor investigação do quadro apresentado pelo paciente?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26263Ca
06

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Uma reação metabólica regulada por enzimas alostéricas é aquela

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9665Ca
07

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - O controle de qualidade de meios de cultura, corantes e reagentes utilizados em microbiologia é imprescindível para que o diagnóstico e o suporte terapêutico tenham utilidade para o clínico e tragam o benefício esperado ao paciente. Nesse sentido, para cada produto, são utilizadas cepas padronizadas de micro-organismos que fornecem resultados conhecidos para provas ou que tenham comportamento previsível frente aos substratos e inibidores de determinado meio de cultura.

Quanto ao controle de qualidade de meios de cultura e reagentes, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conjunto de micro-organismos padronizados e resultados inadequados para avaliar a qualidade do produto em questão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45249Ca
08

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Um paciente do sexo masculino, com queixa forte de dores intermitentes na região lombar, foi encaminhado à emergência, para avaliação de seus sintomas.

Ao realizar a investigação pela urina através do exame EAS (Elementos Anormais e Sedimentoscopia), foram obtidos os seguintes resultados:

Cor: Avermelhada
Aspecto: ligeiramente turva
pH: 5,0
Densidade: 1.015
Raras células epiteliais descamativas; algumas células transitórias e de trato alto urinário.
Piócitos: 1-2 p/c
Hemácias: acima de 50 p/c
Abundantes cristais de ácido úrico (+++)
Flora Bacteriana Discreta

De acordo com o exposto, o resultado do EAS sugere:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26271Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Ao passar para a voz passiva analítica o verbo da oração “É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença” (l. 25 e 26), mantendo-se o tempo e modo verbais, tem-se a seguinte forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9653Ca
10

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - As Normas Operacionais do SUS foram instrumentos utilizados para a definição de estratégias e movimentos tático-operacionais que reorientavam a operacionalidade do Sistema Único de Saúde. Sobre essas normas analise as afirmativas a seguir.

I. A Norma Operacional Básica do SUS 01/91 estabeleceu o instrumento convenial como a forma de transferência de recursos do INAMPS para os estados, Distrito Federal e municípios.

II. Uma das principais contribuições da Norma Operacional deAssistência à Saúde de 2001 foi a criação da transferência regular e automática – fundo a fundo – do teto global da assistência para municípios em gestão semiplena.

III. A Norma Operacional Básica do SUS de 1996 estabeleceu o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior equidade.

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26247Ca

Especial PRF

Veja mais »