(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A partir de meados de 2011, observou-se um aumento súbito no número de casos de coqueluche no Brasil, cuja incidência quadruplicou em relação ao ano anterior. Sobre a coqueluche, considere as afirmativas a seguir.
I. Bordetella pertussis é um bacilo gram-positivo pequeno, não esporulado, fermentador da glicose, que se desenvolve prioritariamente em meio de cultura contendo carvão ativado e eritromicina.
II. A coqueluche é uma traqueobronquiolite de notificação compulsória. A faixa etária com maior incidência é a inferior a 1 ano, com maior mortalidade entre lactentes menores de 6 meses.
III. É considerado caso suspeito de coqueluche e deve ser submetido à coleta de secreção de nasofaringe para cultivo de Bordetella pertussis todo paciente com tosse seca há mais de 14 dias e que apresente tosse paroxística.
IV. É caracterizado como caso confirmado de coqueluche quando há o isolamento e a identificação de Bordetella pertussis a partir do meio de cultura Regan Lowe ou Bordet-Gengou de um paciente que apresenta linfocitose relativa e absoluta no leucograma.
Assinale a alternativa correta.