Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

01

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - O controle de qualidade de meios de cultura, corantes e reagentes utilizados em microbiologia é imprescindível para que o diagnóstico e o suporte terapêutico tenham utilidade para o clínico e tragam o benefício esperado ao paciente. Nesse sentido, para cada produto, são utilizadas cepas padronizadas de micro-organismos que fornecem resultados conhecidos para provas ou que tenham comportamento previsível frente aos substratos e inibidores de determinado meio de cultura.

Quanto ao controle de qualidade de meios de cultura e reagentes, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conjunto de micro-organismos padronizados e resultados inadequados para avaliar a qualidade do produto em questão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45249Ca
02

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - O achado laboratorial de candidúria traz dilemas em relação a sua interpretação visto que pode refletir uma amplitude de possibilidades clínicas, incluindo desde apenas a colonização como a infecção urinária alta ou a doença sistêmica por Candida spp.. Fatores, como uso de cateter e antimicrobianos até gênero feminino e extremos de idade, são considerados fatores de risco para candidúria.

Com relação à interpretação dos cultivos de urina e à susceptibilidade dos isolados de leveduras aos antifúngicos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as condições adequadas para o diagnóstico e o suporte terapêutico de infecções urinárias por leveduras.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45239Ca
03

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A partir de meados de 2011, observou-se um aumento súbito no número de casos de coqueluche no Brasil, cuja incidência quadruplicou em relação ao ano anterior. Sobre a coqueluche, considere as afirmativas a seguir.

I. Bordetella pertussis é um bacilo gram-positivo pequeno, não esporulado, fermentador da glicose, que se desenvolve prioritariamente em meio de cultura contendo carvão ativado e eritromicina.

II. A coqueluche é uma traqueobronquiolite de notificação compulsória. A faixa etária com maior incidência é a inferior a 1 ano, com maior mortalidade entre lactentes menores de 6 meses.

III. É considerado caso suspeito de coqueluche e deve ser submetido à coleta de secreção de nasofaringe para cultivo de Bordetella pertussis todo paciente com tosse seca há mais de 14 dias e que apresente tosse paroxística.

IV. É caracterizado como caso confirmado de coqueluche quando há o isolamento e a identificação de Bordetella pertussis a partir do meio de cultura Regan Lowe ou Bordet-Gengou de um paciente que apresenta linfocitose relativa e absoluta no leucograma.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45240Ca
04

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A criptococose é uma micose oportunista que ocorre em 5% a 10% dos pacientes com aids e, frequentemente, evolui como meningite aguda, subaguda ou crônica. Em razão do pleomorfismo clínico da doença, o diagnóstico laboratorial rápido e preciso é extremamente útil na instituição do tratamento precoce como tentativa de minimizar sequelas e óbitos associados à criptococose.

Quanto ao diagnóstico laboratorial da criptococose, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45238Ca
05

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - A doença cujo fim foi anunciado na África Ocidental no dia 13 de janeiro de 2016 pela Organização Mundial de Saúde é o(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9655Ca
06

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Na identificação de estreptococos beta hemolíticos através da prova da Bacitracina, a presença de sensibilidade indica que o microrganismo corresponde a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26272Ca
07

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Qual a principal apoproteína da lipoproteína de baixa densidade (LDL)?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45271Ca
08

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Marque a alternativa que corresponde a uma competência da direção municipal do Sistema Único de Saúde.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26254Ca
09

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Paciente em tratamento de obesidade, fazendo uso de Orlistate 360 mg/dia, pode ter a perda fecal significativa de micronutrientes como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9671Ca
10

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Dentre as alternativas a seguir, a que comumente se apresenta como uma doença de transmissão vertical é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26268Ca