Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Em uma unidade de terapia intensiva, 15 dos 20 pacientes internados apresentaram vários episódios diarreicos, além de megacólon, os quais contribuíram para agravamento dos quadros clínicos. Durante a investigação epidemiológica, observou-se que os pacientes envolvidos tinham idade superior a 65 anos, estavam hospitalizados por período entre 30 e 206 dias (média: 76 dias), tinham em comum comorbidades, faziam uso de dieta enteral, cateter venoso central e cateter vesical. Todos haviam tratado outros processos infecciosos, como pneumonias associadas à ventilação (VAP), infecção urinária e sepse durante o período de internação, alguns com antibioticoterapia múltipla ainda em curso, outros com terapia finalizada. Ao laboratório, foi solicitado um processo de investigação microbiológica para a elucidação do surto.

Considerando a epidemiologia das doenças relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar para esse processo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os exames indicados para a detecção do provável agente etiológico e caracterização do surto.

Código da questão
Q45241Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Qual o fármaco abaixo é de primeira escolha no tratamento de hipertensão arterial em gestantes?

Código da questão
Q45265Ca

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Distrito é parte territorial do Município, dividido para fins administrativos de circunscrição territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria. De acordo com a Lei Orgânica do Município, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O Distrito poderá subdividir-se em Vilas.

II - O Distrito não pode ser criado mediante fusão de dois ou mais Distritos.

III - A existência de povoação-sede, de pelo menos 150 (cento e cinquenta) pessoas, escola pública, posto de saúde e posto policial, é requisito para criação de Distritos.

Código da questão
Q45257Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - A respiração celular depende do transporte de oxigênio por meio da hemoglobina, que, por sua vez, depende de fatores celulares para a oxigenação tecidual, como

Código da questão
Q9667Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos, submete o infrator à pena de

Código da questão
Q9663Ca

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Na última década, foram notificados somente 5 casos de meningite na região metropolitana de uma capital que contempla 1.000.000 de habitantes. Nos últimos 15 dias, 10 pacientes apresentaram sinais e sintomas de meningite, com 3 óbitos. Entre os pacientes, todos frequentavam diferentes pré-escolas, tinham entre 2 e 3 anos de idade e apresentavam vacinação completa para a idade. No diagnóstico laboratorial, os líquidos cefalorraquianos apresentavam pleocitose superior a 1.000 células por mm3 . No entanto, na análise microbiológica, somente 2 amostras de líquor foram positivas na cultura em ágar sangue para coco Gram- -negativo produtor de ácido por oxidação da dextrose e da maltose, com teste de oxidase positivo. Nos demais líquidos, a cultura foi negativa em 48 horas.

Sobre a epidemiologia da doença meníngea e seu diagnóstico no contexto dos casos, considere as afirmativas a seguir.

I. Caso a avaliação dos dois isolados por meio de eletroforese em campo pulsado (PFGE) demonstre que estes pertencem ao mesmo gênero, espécie e sorotipo bacterianos, os contactantes das últimas 24 horas dos casos confirmados deveriam ser investigados por meio de cultura de swab nasal, no sentido de diagnosticar possíveis novos colonizados.

II. Neisseria meningitidis grupos A, B, C, D e F, bem como Haemophilus influenzae tipo a, b, c podem ser considerados como agentes prováveis para a epidemia, uma vez que ambos podem apresentar as características de crescimento, morfologia em cultivo e reação de oxidase semelhantes aos relatados no caso.

III. Os resultados negativos nos cultivos de líquor podem estar relacionados à conservação das amostras em temperatura inadequada e à antibioticoterapia prévia. Testes com kits comerciais para a detecção e sorogrupagem podem ser também negativos se estes não contemplarem o anticorpo específico para antígeno do agente em questão.

IV. Para a definição de caso dentro de um possível surto nessa doença, seria útil a realização, no laboratório de referência, dos testes de aglutinação de partículas de látex sensibilizadas, de PCR em tempo real ou contraimunoeletroforese para as amostras de líquor dos pacientes com cultura negativa.

Assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q45245Ca

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Nos últimos meses, os governos de Cuba e dos Estados Unidos da América têm intensificado os esforços para a retomada das relações diplomáticas entre esses dois países.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos fatores envolvidos na tensão entre os dois países a ser tratado nesse momento de reaproximação diplomática.

Código da questão
Q45254Ca

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - De acordo com as disposições legais acerca das distribuições das vagas nos Conselhos de Saúde, as entidades dos trabalhadores da área da saúde devem ter representatividade de:

Código da questão
Q26248Ca

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Na identificação de estreptococos beta hemolíticos através da prova da Bacitracina, a presença de sensibilidade indica que o microrganismo corresponde a:

Código da questão
Q26272Ca
10ª

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Qual o teste imunohematológico que avalia a hemólise de eritrócitos incubados em plasma levemente ácido, utilizada para o diagnóstico de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN)?

Código da questão
Q26267Ca