Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

01

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Na identificação de estreptococos beta hemolíticos através da prova da Bacitracina, a presença de sensibilidade indica que o microrganismo corresponde a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26272Ca
02

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Aminoglicosídeos formam um grupo de antibióticos de complexa estrutura química que se assemelham entre si na atividade antimicrobiana, características farmacocinéticas e toxicidade como por exemplo a gentamicina e a estreptomicina. Os Aminoglicosídeos atuam:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45263Ca
03

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Pacientes imunossuprimidos são uma clientela frequente dos laboratórios de microbiologia. Alterações nas condições clínicas desse tipo de paciente, assim como em exames bioquímicos ou hematológicos, caracterizam a necessidade de investigação sobre as suas origens. Alguns micro-organismos estão frequentemente envolvidos em infecções oportunistas e a disponibilidade de testes que os confirmem ou excluam como agentes etiológicos são extremamente úteis no manejo da imunossupressão. No contexto do paciente com depressão do estado imunológico, alguns exames podem ser extremamente úteis, porém outros são custosos e não trazem benefício ao paciente.

Sobre esses exames e sua utilidade clínica, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45250Ca
04

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Qual a principal apoproteína da lipoproteína de baixa densidade (LDL)?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45271Ca
05

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - De acordo com o Decreto nº 7.508, de junho de 2011, é correto afirmar que o Contrato Organizativo da ação Pública da Saúde tem como objeto a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26252Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - Ao passar para a voz passiva analítica o verbo da oração “É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença” (l. 25 e 26), mantendo-se o tempo e modo verbais, tem-se a seguinte forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9653Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - A coesão referencial ocorre quando a interpretação de um elemento linguístico depende de outros elementos do discurso. O pronome “o” só estabelece relação coesiva referencial em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9651Ca
08

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Em meio às estratégias políticas recentes para reduzir o isolamento da presidenta Dilma Roussef e criar uma agenda positiva para o enfrentamento da crise no cenário brasileiro, veio à cena a chamada “Agenda Brasil”.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal articulador do conjunto de propostas denominado “Agenda Brasil” e responsável por sua apresentação à presidenta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45253Ca
09

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Na eletroforese de hemoglobina, a fração variante que corresponde a uma interação entre a anemia falciforme e talassemia beta, e que apresenta um quadro anêmico de moderado a grave é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26266Ca
10

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A ANVISA, em 2013, e o BrCAST, em 2015, disponibilizam a padronização de testes para uso laboratorial que possibilitam a diferenciação de mecanismos de resistência aos carbapenêmicos em enterobactérias, com o objetivo de auxiliar no controle de infecção em serviços de saúde e nas investigações que envolvem epidemiologia e saúde pública.

Com relação aos testes laboratoriais com inibidores recomendados para avaliação desses mecanismos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

Abreviaturas: AFB (ácido fenil borônico), EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético), CLX (cloxacilina), KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), MBL (Metalo-Beta-Lactamase), OXA (oxacilinase)

( ) Meropenem (halo: 7 mm); Meropenem + AFB (halo 10 mm); Meropenem + CLX (halo 16 mm); Meropenem + EDTA (9 mm) caracterizam a presença de resistência aos carbapenêmicos mediada por enzimas cromossômicas induzíveis e perda de porinas.

( ) Meropenem (halo: 13 mm); Meropenem + AFB (halo 20 mm); Meropenem + CLX (halo 15 mm); Meropenem + EDTA (23 mm) caracterizam a presença de resistência aos carbapenêmicos mediada por KPC e MBL, podendo ser confirmada com a inibição com o ácido dipicolínico e testes moleculares.

( ) Meropenem (halo: 15 mm); Meropenem + AFB (halo 17 mm); Meropenem + CLX (halo 17 mm); Meropenem + EDTA (21 mm) caracterizam a presença de resistência aos carbapenêmicos mediada por MBL, em especial se associados à susceptibilidade ao aztreonam.

( ) Meropenem (halo: 26 mm); Meropenem + AFB (halo 22 mm); Meropenem + CLX (halo 24 mm); Meropenem + EDTA (27 mm) caracterizam a presença de resistência aos carbapenêmicos mediada por KPC, em especial se o teste de Hodge for positivo.

( ) Imipenem (halo: 23 mm); Imipenem + AFB (halo 21 mm); Imipenem + CLX (halo 25 mm); Imipenem + EDTA (23 mm) caracterizam a presença de resistência aos carbapenêmicos mediada por enzimas da classe D chamadas de OXA-48 like, em especial se associados à resistência ao cefepime e à ceftazidima.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45246Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »