Bioquímico

Prepare-se com questões de Bioquímico

01

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - A criptococose é uma micose oportunista que ocorre em 5% a 10% dos pacientes com aids e, frequentemente, evolui como meningite aguda, subaguda ou crônica. Em razão do pleomorfismo clínico da doença, o diagnóstico laboratorial rápido e preciso é extremamente útil na instituição do tratamento precoce como tentativa de minimizar sequelas e óbitos associados à criptococose.

Quanto ao diagnóstico laboratorial da criptococose, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45238Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Nova Timboteua/PA - Bioquímico) - No segundo semestre de 2015, a doença zika vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ganhou repercussão na mídia por ser responsável por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9658Ca
03

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Em relação à Hemoglobina Glicada (HbA1C), marque a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26261Ca
04

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - Distrito é parte territorial do Município, dividido para fins administrativos de circunscrição territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria. De acordo com a Lei Orgânica do Município, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O Distrito poderá subdividir-se em Vilas.

II - O Distrito não pode ser criado mediante fusão de dois ou mais Distritos.

III - A existência de povoação-sede, de pelo menos 150 (cento e cinquenta) pessoas, escola pública, posto de saúde e posto policial, é requisito para criação de Distritos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45257Ca
05

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Para o diagnóstico micológico de paciente com suspeita de Tinea nigra, deve ser realizado um raspado das lesões pigmentadas, que serão depositadas em recipiente estéril e, através de capela de fluxo laminar, serão preparadas para exame direto e cultura, respectivamente, de acordo com o seguinte protocolo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26276Ca
06

(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Bioquímico) - O armazenamento dos medicamentos confere grande importância para garantir a estabilidade e manter a qualidade. Para isso, existem fatores intrínsecos e extrínsecos. Assinale a opção que NÃO é um fator extrínseco:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45267Ca
07

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - São considerados Determinantes Sociais da Saúde – DSS, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26253Ca
08

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - A curva de titulação, empregada na padronização de soluções, consiste em fazer uso de uma solução padrão (titulante), em quantidade conhecida, de forma a reagir com toda a solução titulada, mantendo -se nas mesmas proporções estequiométricas. Esse momento de equilíbrio químico é conhecido como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26259Ca
09

(FUNCAB - 2016 - EMSERH - Bioquímico) - Após identificação de uma anemia macrocítica através do hemograma, quais exames deverão ser solicitados prioritariamente, para melhor investigação do quadro apresentado pelo paciente?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26263Ca
10

(UEL - 2015 - UEL - Bioquímico) - Em uma unidade de terapia intensiva, 15 dos 20 pacientes internados apresentaram vários episódios diarreicos, além de megacólon, os quais contribuíram para agravamento dos quadros clínicos. Durante a investigação epidemiológica, observou-se que os pacientes envolvidos tinham idade superior a 65 anos, estavam hospitalizados por período entre 30 e 206 dias (média: 76 dias), tinham em comum comorbidades, faziam uso de dieta enteral, cateter venoso central e cateter vesical. Todos haviam tratado outros processos infecciosos, como pneumonias associadas à ventilação (VAP), infecção urinária e sepse durante o período de internação, alguns com antibioticoterapia múltipla ainda em curso, outros com terapia finalizada. Ao laboratório, foi solicitado um processo de investigação microbiológica para a elucidação do surto.

Considerando a epidemiologia das doenças relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar para esse processo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os exames indicados para a detecção do provável agente etiológico e caracterização do surto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45241Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »