Bombeiro

Prepare-se com questões de Bombeiro

01

(IDECAN - Soldado Bombeiro Militar (CBM RN)/2017) - 

Texto para responder a questão abaixo.

Aldous Huxley é conhecido mundialmente pela sua novela Admirável mundo novo, publicada em 1932. Nela, ele descreve uma sociedade utópica na qual tudo é planejado e organizado. O Estado controla a vida de seus cidadãos com pleno consentimento(c). Nessa sociedade nada acontece, pois, a história acabou. Tudo é previsível na vida de seus habitantes, desde seu nascimento até sua morte, que deveria ocorrer aos 60 anos. Há castas intransponíveis, mas todos são felizes. Não há inquietação social. A vida insípida e seus eventuais momentos de angústia(b) ou de depressão são suprimidos com a ingestão do soma, um psicofármaco livremente distribuído para assegurar a euforia na medida necessária.

A novela de Huxley ficou conhecida por retratar o paradoxo de uma utopia que se converte no seu oposto. Mas essa não é a única razão de sua fama internacional. O futuro distópico de Huxley foi profético(a) e muitas das características dessa sociedade imaginária acabaram se concretizando nas últimas décadas.

O mundo foi globalizado, padronizado e dividido entre dois ou três governos transnacionais que controlam as decisões planetárias. A individualidade e a vida privada foram devassadas pela internet(d). O controle químico da angústia, da ansiedade e do pânico é, atualmente, uma das prioridades das sociedades contemporâneas, pois, uma premissa fundamental das sociedades pós-modernas é que todos têm o dever de sempre estar bem. A governança triunfou sobre a política e as palavras “direita” ou “esquerda” designam apenas a opção entre a dessubjetivização deliberada ou recoberta pela pseudoliberdade das democracias. Todos se tornam normais em relação a uma sociedade imensamente anormal.

(João de Fernandes Teixeira. Adaptado do texto “Regresso ao admirável mundo novo”. Revista Filosofia Ciência & Vida Ed. 122.)

A ideia original do segmento destacado estaria preservada caso o termo em destaque fosse substituído pelo sugerido em 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55167Ca
02

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/ MG - Bombeiro) - Joana possui algumas guloseimas. São um total de 96 balas, 240 pirulitos e 288 chicletes para distribuir entre crianças de seu bairro em uma festa da comunidade. Ela decidiu distribuir todos os doces em saquinhos com a mesma quantidade de balas, pirulitos e chicletes, de maneira que o maior número possível de crianças fosse contemplado e que não sobrasse qualquer guloseima. Sendo assim, cada saquinho deverá conter

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q10358Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/ MG - Bombeiro) - A ideia principal do texto é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q10340Ca
04

(CAIPIMES - 2010 - SPTURIS/SP - Bombeiro) - Analise as frases abaixo quanto à concordância.

( ) Sobrou daquela caixa, vinte lâmpadas.
( ) O auxiliar de serviços e o pedreiro chegaram juntos.
( ) Mais de cinco frascos de detergentes foi usado.

Colocando (C) certo ou (E) errado nos parênteses, temos na ordem:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q36127Ca
05

(CAIPIMES - 2010 - SPTURIS/SP - Bombeiro) - A concordância verbal está correta em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q36122Ca
06

(Gestão de Concursos - 2014 - Prefeitura de Igarapé/MG - Bombeiro) - Leia o texto a seguir.

A medida do menor lado de um triângulo é igual a três quintos da medida de seu maior lado. O seu lado intermediário tem a medida igual a quatro quintos da medida do maior lado.

Sabe-se que a medida do maior lado do triângulo é igual a 20 cm.

Assinale a alternativa que apresenta a medida do perímetro desse triângulo em cm, de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q48231Ca
07

(IBFC - 2017 - CBM-BA - Soldado do Corpo de Bombeiro) - Assinale a alternativa correta sobre o regime de previdência dos servidores públicos nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54875Ca
08

(IBFC - 2018 - CBM-SE - Soldado do Corpo de Bombeiro) - Dentre os crimes militares abaixo enunciados, assinale aquele que admite conduta culposa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55014Ca
09

(IBFC - 2017 - CBM-BA - Soldado do Corpo de Bombeiro) - Assinale a alternativa correta, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, sobre a participação no Conselho da República e no Conselho de Defesa Nacional, além do Vice-Presidente da República, do Presidente da Câmara dos Deputados, do Presidente do Senado Federal, dos líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados, dos líderes da maioria e da minoria no Senado Federal e do Ministro da Justiça.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54873Ca
10

(INSTITUTO LUDUS - 2009 - Prefeitura de Cajazeiras do Piauí/PI - Bombeiro) - É preciso que o servidor público tenha um bom entendimento com o público (povo). Portanto torna-se necessário:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25334Ca