Cirurgião-dentista

Prepare-se com questões de Cirurgião-dentista

01

(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Nova Veneza/SC - Cirurgião dentista) - Sobre Luxação dental intrusiva, marque a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28616Ca
02

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Cirurgião-dentista) - Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pela Portaria Nº 154, de 24/01/2008, com o objetivo de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20431Ca
03

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Primeiro de Maio/PR - Cirurgião-dentista) - Em relação à Farmacodinâmica e os Mecanismos de Ação de Fármacos, analise as asserções e verifique quais são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correspondente.

1. ( ) Fármacos que provocam uma resposta de um tecido são conhecidos como agonistas.

2. ( ) Agonistas plenos são os agonistas que produzem efeitos máximos (efeitos que não são excedidos por outros fármacos).

3. ( ) A atividade intrínseca é um termo empírico utilizado na teoria da ocupação clássica para descrever a capacidade de um fármaco de ativar um receptor após formação do complexo fármacoreceptor.

4. ( ) Os fármacos que se ligam de forma irreversível a um receptor no mesmo sítio que o agonista, com atividade intrínseca maior que zero (com ativação do receptor; a > 0), são os antagonistas competitivos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42419Ca
04

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - No ano de 2016, a Lei Maria da Penha completa 10 anos de vigência, sobre os aspectos que envolvem a violência contra a mulher, julgue os itens a seguir:

I-A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse tipo de violência, apesar de sistêmica, tem sido combatida com a defesa do direito das mulheres.

II-A Lei do Feminicídio, sancionada em 2015, colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos e diminuiu a tolerância nesses casos.

III-A história da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome para a Lei nº 11.340/2008 porque ela foi vítima de violência doméstica durante 23 anos.

As alternativas verdadeiras são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22600Ca
05

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Cirurgião-dentista) - A pesquisa epidemiológica em periodontia tem a incumbência de fornecer dados sobre a prevalência das doenças periodontais em diferentes populações. Em relação à epidemiologia das doenças periodontais, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) O exame da condição periodontal de um dado indivíduo inclui somente a avaliação clínica da inflamação dos tecidos periodontais e a avaliação radiográfica do osso alveolar remanescente.

( ) A presença de inflamação na gengiva marginal é usualmente registrada através da avaliação das sondagens periodontais.

( ) O sangramento após a sondagem da base da provável bolsa periodontal é um meio usual de se avaliar a presença de inflamação subgengival.

( ) As radiografias têm sido comumente empregadas nos estudos epidemiológicos seccionais para avaliar os efeitos da doença periodontal sobre os tecidos de sustentação, e não a presença da doença em si.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20424Ca
06

(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Nova Veneza/SC - Cirurgião dentista) - Sobre traumatismo em dentes permanentes jovens, a seguinte consideração: é uma fratura incompleta do esmalte sem perda de substância dental. É freqüentemente ignorada e pode estar associada com traumatismos as estruturas de sustentação, não requer tratamento, mas necessita de acompanhamento clínico e radiográfico. Refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28614Ca
07

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art. 18 - As deliberações da Câmara Municipal, salvo disposições em contrário nesta Lei Orgânica, serão tomadas por maioria de votos, individuais e intransferíveis, presente a maioria de seus membros. § 1° O Presidente da Câmara vota apenas quando houver empate nas votações, quando a matéria exigir deliberação por____________dos membros do Legislativo Municipal e nas votações secretas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22618Ca
08

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - Observe a frase abaixo:

“ Quanto ...... mim, nada mais direi ...... favor ou contra uma decisão sobre a qual já opinei ...... muito tempo”.

A alternativa que completa corretamente a frase é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22608Ca
09

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - É um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula, é composto por duas partes ou feixes: Indique a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22635Ca
10

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Cirurgião-dentista) - As anomalias dentárias são alterações comuns em crianças e podem originar problemas graves se não forem diagnosticadas precocemente. O reconhecimento das anomalias nem sempre é possível apenas com o exame clínico, sendo muitas vezes necessário recorrer ao exame radiográfico para diagnosticar ou confirmar o diagnóstico. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I - A geminação refere-se a uma divisão incompleta do germe dentário, resultando na formação de uma coroa parcialmente formada e com duas raízes.

II- A fusão dentária é a união de dois germes dentários distintos, resultando na formação de um dente com forma anômala.

III- A concrescência refere-se a um tipo de fusão na qual os dentes formados estão unidos apenas ao longo da linha de cemento.

IV- A dilaceração refere-se a uma anomalia caracterizada pela presença de uma cúspide lingual proeminente e uma fissura localizada centralmente.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20416Ca