Cirurgião-dentista

Prepare-se com questões de Cirurgião-dentista

01

(FAEPESUL - 2016 - Prefeitura de Nova Veneza/SC - Cirurgião dentista) - Na busca pelo diagnóstico de urgência, o Cirurgião-Dentista necessita considerar as alterações inflamatórias agudas de origem endodôntica, como, também, outras lesões agudas da cavidade bucal, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28623Ca
02

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - São sempre radiolúcidos e mais comumente uniloculares, geralmente são observados em exames de rotina ou quando do não irrompimento de um dente permanente. Os terceiros molares inferiores seguidos dos caninos superiores e ocasionalmente dentes supranumerários e odontomas podem estar envolvidos com a sua formação. Estamos falando de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22633Ca
03

(FUNCAB - 2012 - MPE/RO - Cirurgião-dentista) - De acordo com Saizar (1958), as próteses totais convencionais estão classificadas como próteses:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42408Ca
04

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Primeiro de Maio/PR - Cirurgião-dentista) - Leia a notícia abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

“A decisão do governo japonês de desativar seus reatores nucleares é consequência direta de uma tragédia que marcou o país. Em março de 2011, um terremoto seguido por tsunami atingiu as usinas de ___________. Em três dos seis reatores, o combustível se fundiu, causando o vazamento de elementos radioativos e forçando a remoção de milhares de pessoas. Foi o maior desastre nuclear desde Chernobyl, na Rússia, em 1986, e o terceiro maior da História. (Jornal O Globo, em 10/03/16, com adaptações).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42416Ca
05

(IMA - 2016 - Prefeitura de Anísio de Abreu/PI - Cirurgião dentista) - O Cirurgião Dentista pode se deparar na clínica com alguns distúrbios localizados da erupção como: impactação primária (impactados ou inclusos) e anquilose. Em relação a esses distúrbios julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Na dentição permanente, os terceiros molares estão mais frequentemente impactados, seguidos pelos caninos superiores;

II. Entre os fatores associados a impactação temos: cistos e tumores, trauma, cirurgia reparadora, cirurgia reparadora, espessamento de osso ou tecido mole suprajacente, portadores de alguma disfunção, doença ou síndromes;

III. Anquilose ocorre pela fusão anatômica de cemento dentário ou dentina com osso alveolar;

IV. Radiograficamente, a anquilose, pode ser observada ausência do espaço do ligamento periodontal;

V. Um dente anquilosado não responde às forças ortodônticas;

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28605Ca
06

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - É uma mancha branca ou cinzenta, que se desenvolve na boca, ou no interior da bochecha, é a reação da boca de irritação crônica das membranas mucosas da boca. Estamos falando de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22636Ca
07

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Cirurgião-dentista) - A um produto que custa R$ 85,00 deve ser acrescido o valor de 25% referente ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos). Qual será o valor do produto?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22616Ca
08

(COTEC/UNIMONTES - 2015 - Prefeitura de Várzea da Palma/MG - Cirurgião-dentista) - O distúrbio hematológico em que a hemoglobina é oxidada à metamoglobina, tornando a molécula funcionalmente incapaz de transportar oxigênio aos tecidos, desenvolvendo um quadro de cianose, na ausência de anormalidades cardíacas ou respiratórias, denomina-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q10827Ca
09

(IMA - 2016 - Prefeitura de Anísio de Abreu/PI - Cirurgião dentista) - O exame radiográfico fornece informações valiosas para o clínico. Em relação a esse exame julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O clínico pode usar somente o exame radiográfico para fazer um diagnóstico definitivo;

II. No exame radiográfico o clinico pode determinar a presença de múltiplas raízes ou canais, defeitos de reabsorção, cáries, restaurações deficientes, fraturas radiculares e o nível de formação radicular e desenvolvimento apical;

III. Mudanças na angulação vertical ou horizontal podem ajudar a elucidar informações patológicas e anatômicas;

IV. Uma angulação horizontal incorreta pode fazer com que as raízes vestibulares de um molar superior sejam escondidas pelo arco zigomático;

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28601Ca
10

(IMA - 2016 - Prefeitura de Anísio de Abreu/PI - Cirurgião dentista) - Em relação aos testes pulpares assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28600Ca