Conhecimentos Bancários

Prepare-se com questões de Conhecimentos Bancários

01

(Cespe/UNB - 2010) Segundo a Lei n.º 7.357/1985, em relação à emissão existem requisitos imprescindíveis à validade do cheque. Em contraposição, existe requisito que, mesmo ausente, não invalida o título. Esse requisito é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1285Ca
02

(Cespe/UNB - 2010) Assinale a opção correta a respeito do mercado de capitais no Brasil

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1272Ca
03

(Cespe/UNB - 2010) Em relação ao cheque cruzado, julgue os itens seguintes.

I O emitente ou o portador pode cruzar o cheque por meio da aposição de dois traços paralelos no anverso do título.
II O cruzamento é geral se, entre os dois traços, não houver nenhuma indicação ou se existir apenas a indicação banco, ou outra equivalente.
III O cruzamento é especial se, entre os dois traços, existir a indicação do nome do banco.
IV O cheque com cruzamento geral pode ser pago em espécie, no caixa.
V O cheque com cruzamento especial só pode ser pago pelo sacado ao banco indicado, ou, se este for o sacado, a cliente seu, mediante crédito em conta. Pode, entretanto, o banco designado incumbir outro da cobrança.

Estão certos apenas os itens

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1280Ca
04

Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.

Em relação a esse órgão, considere as atribuições abaixo.

I Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados.
II Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.
III Regular e fiscalizar as operações de compra e venda de ações e títulos públicos realizadas no mercado balcão.
IV Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização por meio de aporte de capital, quando necessário.
V Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

São atribuições da SUSEP APENAS

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q38Ca
05

(Cespe/UNB - 2010) Em relação ao SFN, que é composto por instituições financeiras com características e finalidades diversas, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1284Ca
06

Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - A operação de antecipação de um recebimento, ou seja, venda de uma duplicata (crédito a receber) para uma sociedade de fomento mercantil, mediante o pagamento de uma taxa percentual atrelada ao valor de face da duplicata, constitui o

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37Ca
07

Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo máximo é o(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34Ca
08

(Cespe/UNB - 2010) Com relação à legislação em vigor aplicável a circulação, endosso e compensação de cheques, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1271Ca
09

Cesgranrio - 2010 - Banco do Brasil - O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36Ca
10

(Cespe/UNB - 2010) Ao receber o representante legal de empresa comercial para abertura de conta em instituição financeira, o funcionário de determinada agência bancária demandou a apresentação de vários documentos, esclarecendo que suas exigências baseavam-se em normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Nessa situação, de acordo com as normas do CMN, para a abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos, é necessário apresentar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1269Ca