Delegado de polícia

Prepare-se com questões de Delegado de polícia

01

(FUNDEP - 2008 - Polícia Civil/MG - Delegado de polícia) - Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as liberdades com as previsões constitucionais que as representam.

COLUNA I

1. Liberdade de locomoção
2. Liberdade de expressão
3. Liberdade de associação
4. Liberdade de consciência

COLUNA II

( ) é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

( ) é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

( ) ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato.

( ) em tempo de paz, qualquer pessoa, nos termos da lei, pode entrar, permanecer ou sair do território com os seus bens.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21130Ca
02

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - Da mesma maneira que o Estado é aquele que deveria proteger os indivíduos, o mesmo pode ser justamente aquele que viola seus Direitos. Não à toa, a própria Lei traz a figura do “Abuso de Autoridade” como a hipótese na qual o ente estatal opera fora dos seus limites legais, isto é, seu lastro de legitimidade.

Com os bens jurídicos do Regular Funcionamento da Administração Pública e os Direitos e Garantias Fundamentais da CF/88, o procedimento para a responsabilização administrativa, civil e penal é regulamentada pela Lei 4.898/65. Tal procedimento encontra no art. 2º, da referida Lei, a maneira pela qual o direito de representação para a devida responsabilização é exercido. Logo, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54688Ca
03

(FUNDEP - 2008 - Polícia Civil/MG - Delegado de polícia) - São características do poder de polícia:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21081Ca
04

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - O Legislador brasileiro adotou, a partir de 2013, o termo “Organizações Criminosas” para tratar o tema, tão falado na mídia e na sociedade, das atividades reconhecidas como “Crime Organizado”. Por ensejar, para alguns, uma maior complexidade de aplicação de recursos e pessoas, de uma logística própria, que passaria despercebida ou pelo menos dificultaria os meios cotidianos de investigação e apuração de responsabilidades, a Lei 12.850/13, para além de trazer a definição objetiva de “Organização Criminosa”, traz também regras específicas para o procedimento. Uma delas, disposta no Capítulo III, se dá no âmbito da “Investigação e dos Meios de Obtenção de Prova”.

Sobre estes, assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54716Ca
05

(FUNDEP - 2008 - Polícia Civil/MG - Delegado de polícia) - Uma lesão caracterizada por infiltração hemorrágica nas tramas dos tecidos é denominada

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21118Ca
06

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - A segurança pública é dever do Estado, devendo ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares.

É INCORRETO afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54761Ca
07

(NUCEPE/UESPI - 2014 - Polícia Civil/PI - Delegado de polícia) - Quanto aos crimes praticados contra a Administração Pública é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10752Ca
08

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - O Código de Processo Penal estabelece em seu art. 260 que “Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença.” Em 2018, ao tratar da condução coercitiva, o STF determinou que a expressão “para o interrogatório”, prevista no art. 260 do CPP, não foi recepcionada pela Constituição Federal. Assim, não se pode fazer a condução coercitiva do investigado, ou réu, com o objetivo de submetê-lo ao interrogatório sobre os fatos. Quanto a condução coercitiva de investigados, ou de réus, para interrogatório sobre fatos podemos afirmar que pode ensejar a:

I - a responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade que determinou.

II - a ilicitude das provas obtidas.

III - a responsabilidade civil do Estado.

IV - a Nulidade do ato jurídico.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54711Ca
09

(CESPE - 2018 - PC-SE - Delegado de Polícia) - Determinada instituição privada solicitou à justiça eleitoral o registro de pesquisas de opinião pública a respeito das eleições e dos candidatos que delas participam para posterior divulgação. Na ocasião, a instituição omitiu, no pedido de registro, o nome do contratante da pesquisa, o valor pago pela pesquisa, a origem dos recursos necessários, a metodologia e o período de realização da pesquisa.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos a ela pertinentes, julgue o item a seguir.

As informações omitidas a respeito da pesquisa de opinião pública são necessárias para aceitação do registro na justiça eleitoral.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54276Ca
10

(NUCEPE/UESPI - 2014 - Polícia Civil/PI - Delegado de polícia) - É na Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro que encontramos normas que disciplinam o âmbito de aplicação das normas jurídicas. Dentre as alternativas abaixo, marque a CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10782Ca