Delegado de polícia

Prepare-se com questões de Delegado de polícia

01

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - João, maior, natural de Vila Velha, casado com Marina sob o regime de comunhão total de bens, exerce a profissão de gerente em empresa comercial. No exercício de sua profissão, João atua nas cidades de Cariacica, Fundão e Guarapari. Peçanha, subordinado de João, pretende ajuizar ação de indenização civil em face deste, sob a alegação de ter sofrido dano moral ocorrido no âmbito de suas atividades na empresa comercial. Nesta circunstância específica de interesse de Peçanha, para efeito de determinação do Domicílio de João, de acordo com o Código Civil, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54771Ca
02

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - Manoela exerce atividade de delegada de polícia federal em Vitória-ES. Desconfiada da infidelidade de seu noivo decidiu, fora de suas atribuições e de seu expediente de trabalho, realizar interceptação do telefone celular de seu noivo. Nesta situação hipotética marque a opção CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54718Ca
03

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - “O inquérito policial é um procedimento administrativo, não judicial, e por isso mesmo pode ter caráter explicitamente inquisitorial, isto é, registrar por escrito, com fé pública, emprestada pelo cartório que a delegacia possui, informações obtidas dos envolvidos sem que estes tenham conhecimento das suspeitas contra eles.” (LIMA, Roberto Kant de; MOUZINHO, Glaucia. DILEMAS – Vol.9 – no 3 – SET-DEZ 2016 – pp. 505-529). Assinale, a seguir, a característica INCORRETA quanto ao inquérito policial brasileiro.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54717Ca
04

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - A Lei nº 12.403/2011 inseriu no ordenamento jurídico brasileiro as medidas cautelares diversas da prisão, de forma que a privação da liberdade fosse considerada como medida cautelar excepcional. Assim, assinale qual a alternativa correta a respeito desse instituto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54707Ca
05

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - Marcio, por intermédio de um advogado, ingressou com uma queixa-crime em face de Arnaldo, uma vez que, pelas redes sociais, Arnaldo imputou a ele, falsamente, um fato definido como crime. No curso do processo, Marcio tomou conhecimento por meio de amigos em comum que Arnaldo teria perdido um filho assassinado em um assalto, fato que o comoveu e em sede de alegações finais, Márcio, por seu advogado, postula a absolvição do réu em relação ao crime contra a honra cometido.

Diante desta situação, é correto afirmar que o juiz

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54719Ca
06

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - A Criminologia adquiriu autonomia e status de ciência quando o positivismo generalizou o emprego de seu método. Nesse sentido, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54741Ca
07

(NUCEPE/UESPI - 2014 - Polícia Civil/PI - Delegado de polícia) - Analise as afirmativas abaixo sobre a Internet e aponte a alternativa CORRETA.

I – O HTTPS é um protocolo de transferência de páginas web que criptografa as informações antes de enviar ao destinatário.
II – O browser é um aplicativo que permite navegar entre páginas web.
III – A URL consiste de domínio://máquina/caminho/recurso.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10740Ca
08

(Instituto Acesso - 2019 - PC-ES - Delegado de Polícia) - A Constituição Federal de 1988 estabeleceu no art. 5º, inciso XII, a inviolabilidade das comunicações telefônicas, salvo nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Com relação à Lei 9.296/96, que trata da interceptação telefônica, é INCORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q54720Ca
09

(CESPE - 2018 - PC-SE - Delegado de Polícia) - Uma nova lei, que disciplinou integralmente matéria antes regulada por outra norma, foi publicada oficialmente sem estabelecer data para a sua entrada em vigor e sem prever prazo de sua vigência. Sessenta dias após a publicação oficial dessa nova lei, foi ajuizada uma ação em que as partes discutem um contrato firmado anos antes sobre o assunto objeto das referidas normas.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o seguinte item, com base na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

No momento do ajuizamento da ação, a nova lei já estava em vigor.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54253Ca
10

(FUNDEP - 2008 - Polícia Civil/MG - Delegado de polícia) - Os distúrbios qualitativos do instinto sexual são denominados parafilias.

A forma patológica relativa à atração sexual por mulheres desasseadas e de baixa condição higiênica é denominada

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21116Ca