Desenhista

Prepare-se com questões de Desenhista

01

(FAU UNICENTRO - 2017 - Prefeitura de Apucarana/PR - Desenhista) - Para se cotarem as dimensões de um projeto arquitetônico, devem-se respeitar algumas convenções contidas em normas técnicas. As alternativas a seguir apresentam regras recomendadas de cotagem, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40914Ca
02

(CONRIO - 2015 - Prefeitura de Biritiba Mirim/SP - Desenhista) - Assinale a alternativa que indica projeções verticais, já que os projetos são executados a partir de projeções horizontais e verticais:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11696Ca
03

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Desenhista) - Hachuras são representações das partes maciças da edificação que foram atingidas pelo corte. São características dessa função, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33945Ca
04

(FEPESE - 2019 - Prefeitura de Fraiburgo - SC - Desenhista Técnico) - ​Te x t o 1

É sabido que o oeste catarinense e o sudoeste do Paraná começaram a ser ocupados, no início do século XIX, através da pecuária, em suas regiões de campo, pela criação extensiva em grandes propriedades. O resultante desse processo foi a rarefação da população em grandes espaços. Somente a partir de meados do século passado é que as áreas de florestas, que antes tinham permanecido praticamente intactas, passaram a ser ocupadas através do excedente populacional dos campos de criação de gado ou dos imigrantes provindos de outras partes do território nacional. Esse processo acabou constituindo a população cabocla com uma cultura e um modus vivendi próprios, e com a qual os imigrantes rio-grandenses iriam se defrontar.
As migrações visavam a ocupar o “espaço vazio” do oeste catarinense, dentro do projeto capitalista do governo, já que essa região era vista como perigosa e inóspita, um verdadeiro deserto a ser povoado para nele se produzir. As companhias colonizadoras, então, começaram a fazer investimentos e vender as glebas das áreas de florestas.
Nesse ínterim, entre os descendentes de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e regiões circunvizinhas), estava ocorrendo um fato conjuntural que veio ao encontro do interesse pela colonização do oeste catarinense. A estrutura fundiária das regiões de imigração rio-grandenses era baseada em peque-nos lotes de terra. Essas pequenas propriedades não podiam mais ser desmembradas porque tornar-se--iam inviáveis economicamente. Daí o deserdamento sistemático e necessário, forçando os colonos e seus descendentes a novas migrações para novas colônias, onde se reproduziu o modelo fundiário anterior.
ZAMBIASI, José Luiz. Lembranças de velhos. Chapecó: Universitária Grifos, 2000, p. 28-29. [Fragmento adaptado].
Sobre o texto 1, é correto o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q55302Ca
05

(CONRIO - 2015 - Prefeitura de Biritiba Mirim/SP - Desenhista) - As escalas 1:20, 5:1, 1:1 são respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11699Ca
06

(OBJETIVA - 2016 - Prefeitura de Senador Salgado Filho/RS - Desenhista) - O nome do comando que tem por função alterar uma polyline já existente é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30954Ca
07

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Desenhista) - Para não cometer erros na resolução dos problemas, devemos tomar alguns cuidados no manuseio dos instrumentos sugeridos, quais sejam. Serve principalmente para traçar linhas paralelas horizontais e como apoio dos esquadros no traçado de verticais e de oblíquas, É manejada pela mão esquerda, ficando o corpo paralelo à direção dos traços:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33933Ca
08

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Desenhista) - Nas representações gráficas, diferentes tipos de linhas têm diferentes significados. Desta forma, linha grossa contínua, linha traço-ponto e linha fina contínua significam, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33921Ca
09

(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Ituiutaba/MG - Desenhista) - O cruzamento das linhas de cota e auxiliares devem ser evitados, porém, se isso ocorrer:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30965Ca
10

(FAU UNICENTRO - 2017 - Prefeitura de Apucarana/PR - Desenhista) - No programa CorelDRAW® existem muitas ferramentas para execução de desenhos em um computador. Nas alternativas abaixo se apresentam algumas dessas ferramentas, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40923Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »