Economista

Prepare-se com questões de Economista

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Sete Lagoas/ MG - Economista) - “A classificação é a chave estrutural para a organização consciente e racional do orçamento do governo”. (BURKHEAD, Jesse. Orçamento Público. Rio de Janeiro: FGV, 1971, p.145 citado por GIACOMONI, James. Orçamento Público. São Paulo: Ed. Atlas S.A, 2005).

Tendo como referência a concepção acima, analise os itens abaixo:

I. As Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro e não aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, mas exercem um efeito positivo no patrimônio líquido.

II. São exemplos de Receitas Orçamentárias Correntes as receitas provenientes de tributos; de contribui- ções; de operações de Crédito; e da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços).

III. São exemplos de Despesas Orçamentárias, por Grupo de Natureza, as despesas com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, investimentos, inversões financeiras, amortização da dívida e outras despesas correntes.

IV. Classificam-se na categoria de Despesas Orçamentárias Correntes aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

Código da questão
Q19533Ca

(VUNESP - 2013 - MPE/ES - Economista) - João da Silva foi legalmente nomeado para ingressar no serviço público por meio de um vínculo contratual regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Isso significa que João da Silva

Código da questão
Q9349Ca

(ACEP - 2006 - BNB - Economista) - Considere a seguinte função de produção Q = 24x1 + 8x2, onde x1 e x2 são insumos diferentes que entram na fabricação de certo bem. Assinale a alternativa que apresenta a taxa marginal de substituição técnica.

Código da questão
Q50844Ca
Organizadora
ACEP

(VUNESP - 2014 - Desenvolve/SP - Economista) - Analise as afirmações a seguir, classificando-as como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

( ) demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da LDO.

( ) demonstração pelo proponente de que se trata de maté- ria urgente, causada por calamidade pública ou catástrofe natural.

( ) estar acompanhada de medidas de compensação por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta de cima para baixo.

Código da questão
Q26376Ca

(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Economista) - Será obrigatória a instauração de processo disciplinar sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição da seguinte penalidade:

Código da questão
Q48713Ca

(ACEP - 2006 - BNB - Economista) -  Marque a alternativa que contempla a principal força e contribuição do desenvolvimento local para a redução das desigualdades regionais.

Código da questão
Q50871Ca
Organizadora
ACEP

(VUNESP - 2013 - MPE/ES - Economista) - Para a mensuração do poder de monopólio de uma empresa, sugere-se a utilização do Índice de Lerner (diferença entre o preço de mercado e o custo marginal dividida pelo preço de mercado). A partir desta definição, pode-se dizer que:

Código da questão
Q9374Ca

(VUNESP - 2013 - MPE/ES - Economista) - Quando é reduzido o preço de um dentre dois bens, mantida a renda constante, pode-se detectar o chamado efeito substituição, situação em que o consumidor realoca seus gastos entre os dois bens. Neste contexto, pode-se afirmar que

Código da questão
Q9368Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(VUNESP - 2013 - MPE/ES - Economista) - Ao citar a experiência da Alemanha, a autora pretende

Código da questão
Q9341Ca
10ª

(ACEP - 2006 - BNB - Economista) - Para efeito de análise comparada, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu três principais categorias de medidas, uma para o nível “Baixo Desenvolvimento Humano”, outra para o nível “Médio Desenvolvimento Humano” e uma terceira medida para “Alto Desenvolvimento Humano”. Pergunta-se: Qual foi o intervalo considerado pelo PNUD para classificar a região no nível médio de desenvolvimento humano?

Código da questão
Q50873Ca
Organizadora
ACEP