(COTEC/UNIMONTES - 2016 - Prefeitura de Santa Cruz de Salinas/MG - Educador físico) - Vários pesquisadores defendem que a variabilidade prática é benéfica à aprendizagem das habilidades motoras. Entretanto, a literatura apresenta resultados contraditórios/conflitantes acerca dos benefícios e limitações das diferentes formas da estruturação/organização dessa prática variada. Como opções, temos as práticas aleatória, em blocos, seriada, e as variantes blocos aleatórios e mista. Na tentativa de contribuir para a solução dessa contradição/conflito, a interferência contextual e seu efeito na aprendizagem das habilidades motoras passou a ser foco de vários estudos.
Sobre o assunto abordado, são feitas afirmações em I, II e III. Analise-as.
I - Como um tipo de prática variada pode favorecer a aquisição de uma habilidade motora, e outro tipo de prática favorecer a retenção e a transferência, uma possível solução seria variar as próprias práticas variadas.
II - A variação dos tipos de prática variada não faz sentido, já que todas favorecem igualmente a aquisição e a retenção de transferência das habilidades motoras.
III - Quando o objetivo é a aquisição, deve-se usar somente um tipo de prática variada para não “contaminar” o acervo motor do aprendiz.
Frente ao exposto, está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):