Educador físico

Prepare-se com questões de Educador físico

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - Sobre os conceitos de Atividade Física e Exercício Físico, marque a opção cujo conceito seja o que mais se assemelha ao de Caspersen:

Código da questão
Q11201Ca

(REIS & REIS - 2015 - Prefeitura de Ouro Verde de Minas/MG - Educador físico) - Sobre a História da Educação Física no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:

Código da questão
Q30349Ca

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - Analise as seguintes afirmativas sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.

I. Refere-se a um acordo de colaboração, firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada.

II. Tem como finalidade garantir a integralidade da assistência aos usuários.

III. Suas normas e fluxos serão pactuados pela Comissão Intergestores Tripartite, cabendo à Secretaria de Saúde Estadual coordenar a sua implementação.

A análise permite concluir que:

Código da questão
Q45754Ca

(REIS & REIS - 2015 - Prefeitura de Ouro Verde de Minas/MG - Educador físico) - Marque a alternativa INCORRETA sobre as capacidades táticas:

Código da questão
Q30346Ca

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - São princípios do treinamento físico, EXCETO:

Código da questão
Q11204Ca

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - O corpo humano, como qualquer máquina, necessita de energia para funcionar. Energia essa gerada pela utilização de moléculas de oxigênio. Assim, quando nosso músculo entra em atividade (por exemplo, durante uma corrida), existe aumento da utilização de oxigênio, que pode ser avaliado por meio do VO2. Em geral, o VO2 de repouso é em torno de 3,5 ml/kg/min, podendo atingir valores de até 60-70 ml/kg/min no final de um exercício máximo. Em atletas de elite, até 70-80 ml/kg/min ou 5 l/min. (O VO2 pode ser expresso em unidades de litros por minuto (l/min) ou em relação ao peso corporal (ml/kg/min)). Esse consumo muscular de oxigênio depende do funcionamento adequado do sistema respiratório (troca gasosa pulmonar), do sistema cardiovascular (bombeamento de sangue rico em oxigênio para a musculatura em atividade) e do sistema muscular. Qualquer problema nessas "engrenagens" resultará na diminuição da capacidade ao exercício e na diminuição do consumo de oxigênio (VO2). (Texto publicado em 2015 por Carlos Alberto C. Hossri e Marcelo Jacó Rocha, no Portal Educação Física). Dos testes abaixo, assinale qual é usado para estimar o VO2.

Código da questão
Q11194Ca

(INSTITUTO CIDADES - 2010 - Prefeitura de Santa Rita/PB - Educador Físico) - Uma dieta balanceada é importante para que o equilíbrio do sistema imunológico seja mantido. No Brasil, qual é o consumo médio diário recomendado para pessoas ativas, que praticam atividade física moderada 3 vezes por semana, indicado pela Associação Brasileira de NutriçãoASBRAN?

Código da questão
Q23466Ca

(FUMARC - 2017 - Prefeitura de Santa Luzia/MG - Educador Físico) - Sobre a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, NÃO é correto afirmar:

Código da questão
Q45720Ca

(REIS & REIS - 2015 - Prefeitura de Ouro Verde de Minas/MG - Educador físico) - Marque a alternativa INCORRETA sobre o papel da Psicologia do Esporte:

Código da questão
Q30343Ca
10ª

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - O treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando, assim, o nível de forma física do indivíduo. Para tanto, alguns princípios devem ser seguidos para que a aplicação desse treinamento seja eficaz. Sobre o assunto responda:

I. A genética tem um papel importante em relação à capacidade de um determinado organismo, à adaptação a um programa de exercícios físicos.

II. O princípio da adaptação está ligado à homeostase, que é o estado de equilíbrio estável mantido entre os sistemas corporais e o meio ambiente.

III. O princípio da sobrecarga é quando estímulos mais fortes são aplicados por ocasião do início da assimilação compensatória.

IV. Se o objetivo do indivíduo é o aumento do volume muscular, o treinamento tem que ser baseado em estímulos que proporcionem a hipertrofia muscular.

Código da questão
Q45751Ca