Educador físico

Prepare-se com questões de Educador físico

01

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - Efeitos positivos do Treinamento Resistido sobre a força muscular em crianças podem contribuir para a melhora da capacidade motora (FAIGENBAUM et al, 2005); (SCHRANZ, 2013) e na prevenção de lesões durante a prática esportiva, repercutindo positivamente também no aumento da densidade mineral óssea (DMO) (FAIGENBAUM; SCHRAM, 2004); (SUNG, 2005). Sobre essas evidências é INCORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11184Ca
02

(REIS & REIS - 2015 - Prefeitura de Ouro Verde de Minas/MG - Educador físico) - De acordo com a história, o topônimo do município de Ouro Verde de Minas originou-se devido:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30342Ca
03

(FUMARC - 2017 - Prefeitura de Santa Luzia/MG - Educador Físico) - O educador físico, no seu cotidiano de trabalho, depara com situações em que os conhecimentos básicos de primeiros socorros são necessários para reconhecer lesões ligadas ao esporte e prestar um tratamento adequado, isso é, saber o que deve ou não fazer quando um atleta sofre uma lesão. As assertivas abaixo tratam de técnicas que devem ser utilizadas nessas situa- ções.

Identifique com “V” as proposições VERDADEIRAS e com “F”, as FALSAS:

_____ Em caso de obstrução parcial das vias aéreas, bata nas costas do atleta.

_____ Ao realizar a manobra de Heimlich, não posicione o punho alto demais, na ponta do esterno. As compressões podem fraturá-lo e causar lesões internas.

_____ Em suspeitas de lesões internas, dê água ao atleta para hidratá-lo.

_____ Ao aplicar gelo em lesões, deixe-o no mesmo lugar por não menos que 30 minutos.

_____ Na presença de hemorragia, não tente tirar objetos entranhados nas lesões.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45734Ca
04

(FUMARC - 2017 - Prefeitura de Santa Luzia/MG - Educador Físico) - O aparelho locomotor é constituído por ossos, junturas e músculos, sendo responsável por garantir nosso deslocamento. As assertivas abaixo são considerações acerca desse aparelho.

I. O sistema esquelético tem a função de sustentação do corpo e é formado pelos ossos que compõem nosso esqueleto. Além da sustentação do corpo, os ossos possuem, também, a função de armazenar vitaminas e produzir proteínas do plasma.

II. Do ponto de vista funcional, os músculos são classificados como: agonista, antagonista e sinergista. Se o músculo braquial, quando se contrai, é o agente ativo na flexão do antebraço, ele é classificado como agonista.

III. A contração do ventre muscular vai produzir um trabalho mecânico, em geral representado pelo deslocamento de um segmento do corpo. A potência (ou força) do músculo está diretamente relacionada com o número de fibras do ventre muscular e a amplitude de contração depende do seu grau de encurtamento.

IV. As junturas ou articulações são meios de união entre as peças esqueléticas, permitindo mobilidade. Para que haja um grau desejável de movimento, em muitas junturas, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia ou sinovial, lubrificante natural da juntura.

V. O esqueleto pode ser dividido em duas grandes porções: o axial e o apendicular. O esqueleto axial é formado pelos ossos dos membros e o apendicular pelo crânio, esterno, costelas e coluna vertebral.

Estão CORRETAS apenas as proposições:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45729Ca
05

(CAJUÍNA - 2009 - Prefeitura de Água Branca/PI - Educador Físico) - Composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. São formadas por duas fitas paralelas em forma de serpentina que são ligadas por pontes de hidrogênio, sendo constituída por fosfato, desoxirribose, citosina, guanina, adenina e timina. Considerando as informações, assinale a alternativa que contém a molécula em questão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23473Ca
06

(FUMARC - 2017 - Prefeitura de Santa Luzia/MG - Educador Físico) - Dentre as diretrizes a que se referem o artigo “As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes...”. citado segundo a Constituição Federal de 1988 em seu título VIII, capítulo II, seção II, art. 198, encontram-se, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45727Ca
07

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - A Portaria GM/MS nº 204/2007estabelece que o financiamento e a transferência dos recursos federais destinados ao custeio das ações e dos serviços de saúde passam a ser organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento. Sobre o assunto é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45757Ca
08

(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Tibau do Sul/RN - Educador físico) - São aspectos neuromotores da fisiologia do envelhecimento, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11211Ca
09

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Educador Físico) - Evidências baseadas em estudos epidemiológicos confirmaram o papel decisivo da prática da atividade física durante a gestação, resguardando os cuidados necessários. Sobre gestação e exercícios físicos assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45746Ca
10

(COTEC/UNIMONTES - 2016 - Prefeitura de Santa Cruz de Salinas/MG - Educador físico) - Quando um tecido é enfraquecido por desuso, trauma, doença ou outra causa qualquer, sua capacidade de resistir às cargas (forças) aplicadas fica comprometida. Por exemplo, a mesma carga absoluta aplicada sobre o osso de um jovem e sobre o osso de um idoso com osteoporose leva a resultados distintos. Dessa maneira, a mesma carga que move ou estabiliza o corpo pode, numa dada situação, deformá-lo ou lesioná-lo. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente as cargas (forças) mais frequentemente aplicadas ao sistema musculoesquelético. Assinale-a.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q19600Ca