Educador social

Prepare-se com questões de Educador social

01

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - Não é uma das modalidades do Projovem:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24946Ca
02

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - Os órgãos e entidades da administração direta e indireta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, aos assuntos objetos esta Lei, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, na área da educação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12131Ca
03

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - Analise e responda:

- Estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência;

- Adotar estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, bem assim com organismos internacionais e estrangeiros para a implantação desta Política.

Essas afirmações acima são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24942Ca
04

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - O que se entende por segurança do trabalho?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43978Ca
05

(FAFIPA - 2015 - Prefeitura de Ivaiporã/PR - Educador social) - “Mensalão” é o nome dado pela mídia ao escândalo de corrupção política mediante compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional do Brasil, que ocorreu entre 2005 e 2006, sendo objeto da ação penal de número 470, movida pelo Ministério Público no Supremo Tribunal Federal. Qual é o atual presidente do Supremo Tribunal Federal?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26982Ca
06

(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Educador social) - No que se refere à Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q27007Ca
07

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Leia o texto a seguir:

“A organização deve dotar-se de instrumentos e procedimentos sistemáticos constantes de reflexão no processo de gestão de projetos que possam dar-lhes melhores condições para uma melhor compreensão da problemática enfrentada e para a sua transformação. Uma das formas concretas que esse tipo de atitude institucional pode tomar é aquela que muitos denominam como sistematização de experiências.”

(ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004)

Sobre a sistematização de experiências em projetos sociais, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) A sistematização de experiências visa fortalecer a capacidade de aprendizado institucional sobre a dinâmica complexa dos processos sociais.

( ) A sistematização de experiências não pode estar presa à dinâmica dos projetos. Cada organização deve descobrir a melhor forma de inserir a sistematização na vida institucional.

( ) A sistematização de experiências permite uma reflexão histórico-crítica a partir da experiência concreta, sem que essa fique reduzida pelos rígidos tempos, parâmetros e condições operacionais impostos pelos projetos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43969Ca
08

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Leia o texto a seguir:

“[…] informação abrangente, sistematizada e atualizada constitui insumo básico para a formulação de uma estratégia de superação ou mitigação de uma problemática social específica, para o planejamento de um arranjo operativo que permita colocá-la em ação, para articular e coordenar o conjunto escolhido de agentes públicos, de instituições privadas ou do terceiro setor, para monitorar o curso das atividades planejadas, avaliar os resultados e esforços empreendidos, enfim, para a tomada de decisão técnico-política em qualquer momento do ciclo de vida ou maturação do programa.”

(Januzzi, Paulo de Martino. Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão. In: Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Número 5. Janeiro – Junho de 2013)

Com base na posição do autor acerca do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais, analise as definições conceituais a seguir:

I) Pode-se conceituar Sistema de Monitoramento e Avaliação como o conjunto de atividades – articuladas, sistemáticas e tecnicamente orientadas – de registro, produção, organização, acompanhamento e análise crítica de informações resultantes da Gestão de Políticas Públicas, para identificação de demandas sociais, desenho, seleção, implementação e avaliação de soluções para essas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão de técnicos e gestores envolvidos nas diferentes etapas do ciclo de vida ou maturação das Políticas e de seus Programas.

II) Trata-se de um conjunto de atividades inerentes ao gerenciamento das Políticas Públicas, voltadas à sistematização de informação com rigor técnico acerca dos aspectos considerados críticos para o sucesso dos programas.

III) O Sistema de Monitoramento e Avaliação é parte de sistemas mais amplos de gestão de Políticas e Programas, aos quais se articulam, recebendo deles demandas de dados necessários ao processo e retroalimentando-os com oferta de informação e conhecimento “customizado”.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43961Ca
09

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - Indique o item em que um dos substantivos se pluralizou em desacordo com a variedade padrão da língua.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12119Ca
10

(FCC - 2018 - IAPEN-AP - Educador Social Penitenciário) - A remição pelo estudo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q60183Ca

Especial IBGE

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