Educador social

Prepare-se com questões de Educador social

01

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24932Ca
02

(EXATUS - 2016 - Prefeitura de Ariranha do Ivaí/PR - Educador Social) - No campo da assistência social, o artigo 6º, da Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, dispõe que as ações na área são organizadas em sistema descentralizado e participativo, constituído pelas entidades e organizações de assistência social, articulando meios, esforços e recursos, e por um conjunto de instâncias deliberativas, compostas pelos diversos setores envolvidos na área, frente ao desafio de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24913Ca
03

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Em relação ao trabalho com grupos, analise as afirmativas abaixo e atribua V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A dimensão pedagógica que o grupo oferece permite que, em vez de “ensinar” por meio de uma simples transferência de conhecimentos, o educador atue na perspectiva da ampliação da visão de mundo dos seus componentes, nunca desconsiderando o conhecimento acumulado deles próprios.

( ) O trabalho com grupos coloca-se como um meio de possibilitar a experiência de outras práticas pedagógicas mais flexíveis e dialogadas nas instituições.

( ) O trabalho com grupos apresenta o intento de deslocar, para o âmbito da coletivização, questões que são comumente individualizadas.

( ) O silêncio, quando surgido no trabalho com grupos, pode ser consequência de atitudes coercitivas e/ou vexatórias dos coordenadores da atividade que inibem a participação dos indivíduos, ou até mesmo representar um momento de reflexão do grupo propiciada por alguma indagação ou experiência surgida naquele espaço.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43963Ca
04

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - Marque com V (verdadeiro) e F (falso) para as asserções seguintes.

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

( ) garantia de salário, nunca superior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

( ) décimo terceiro salário com base na remuneração parcial ou no valor da aposentadoria;

( ) seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário;

( ) remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

( ) proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa;

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24936Ca
05

(FAFIPA - 2015 - Prefeitura de Ivaiporã/PR - Educador social) - O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil, de 1988. Quem foi o responsável pela letra do atual Hino Nacional Brasileiro?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26984Ca
06

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - Quando se deseja selecionar uma das opções de “Quebra de Texto Automática” no Microsoft Word 2010, deve-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12106Ca
07

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - Quando um acidente sofrido pelo empregado é considerado acidente de trabalho?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43980Ca
08

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - Fica a União autorizada a conceder auxílio financeiro ao Projovem. Poderão ser pagos até 20 (vinte) auxílios financeiros para qual modalidade do Projovem?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24939Ca
09

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende: Marque o item FALSO.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12125Ca
10

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente o que são castigos físicos?

I - considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão.

II - considera-se castigo físico todo tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe ou ameace gravemente ou ridicularize.

III - considera-se castigo físico toda forma de atendimento humano e igualitário que uma criança recebe na escola.

IV - castigo físico é quando a criança está brincando com os colegas em atividades estipulados pelo professor e por um acidente a criança cai e rala o joelho.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43986Ca