Educador social

Prepare-se com questões de Educador social

01

(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Educador social) - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece como uma das incumbências do município:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26999Ca
02

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - A _______________ é a extinção do vínculo estatutário a pedido do servidor ou quando cabível, em virtude de avaliação discricionária da autoridade competente. Pode ocorrer no caso de cargo em comissão como a cargo de provimento efetivo, por tanto, não é penalidade. Pode ser a pedido ou de oficio no caso de cargo em comissão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12110Ca
03

(FAFIPA - 2015 - Prefeitura de Ivaiporã/PR - Educador social) - Nos termos do artigo 2, do ECA, considera-se criança a pessoa até _________incompletos, e adolescente aquele entre _____ e______ de idade. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26995Ca
04

(AMEOSC - 2015 - Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC - Educador Social) - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades que desenvolvem programas de internação têm as seguintes obrigações, entre outras, não incluindo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24945Ca
05

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - Dos acontecimentos descritos a baixo, quais são considerados acidentes de trabalho?

I - desabamento, inundação, incêndio e outros casos decorrentes de força maior na empresa.
II - contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade (ex: intoxicação).
III - acidente sofrido pelo empregado no local e no horário do trabalho, em consequência de: queda ou outro tipo de ferimento.
IV - acidente ocorrido com veículo próprio ou da empresa no percurso de ida e volta do trabalho.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43979Ca
06

(EXATUS - 2015 - Prefeitura de Douradina/PR - Educador social) - A higiene de utensílios e equipamentos ocorre em duas etapas: a de limpeza e a de desinfecção. Todo material utilizado na cozinha após o uso deve ser limpo, desinfetados e armazenados em local fechado para uso posteriormente. Das alternativas elencadas abaixo qual não condiz como meio de higiene de utensílios e equipamentos?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43976Ca
07

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Educador social) - Em relação ao trabalho com grupos, analise as afirmativas abaixo e atribua V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A dimensão pedagógica que o grupo oferece permite que, em vez de “ensinar” por meio de uma simples transferência de conhecimentos, o educador atue na perspectiva da ampliação da visão de mundo dos seus componentes, nunca desconsiderando o conhecimento acumulado deles próprios.

( ) O trabalho com grupos coloca-se como um meio de possibilitar a experiência de outras práticas pedagógicas mais flexíveis e dialogadas nas instituições.

( ) O trabalho com grupos apresenta o intento de deslocar, para o âmbito da coletivização, questões que são comumente individualizadas.

( ) O silêncio, quando surgido no trabalho com grupos, pode ser consequência de atitudes coercitivas e/ou vexatórias dos coordenadores da atividade que inibem a participação dos indivíduos, ou até mesmo representar um momento de reflexão do grupo propiciada por alguma indagação ou experiência surgida naquele espaço.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43963Ca
08

(CONSULPAM - 2015 -  Prefeitura de Serrita/PE - Educador social) - A Assistência Social tem por objetivos:

I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes.
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
V - a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

São assertivas VERDADEIRAS:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12122Ca
09

(FAFIPA - 2015 - Prefeitura de Ivaiporã/PR - Educador social) - Quais são os 05 (cinco) direitos fundamentais da criança e do adolescente?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26992Ca
10

(EXATUS - 2016 - Prefeitura de Ariranha do Ivaí/PR - Educador Social) - Assinale a alternativa INCORRETA em relação a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q24917Ca