Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

01

(FAFIPA - 2011 - Pref. Cariacica/ES) De acordo com os aspectos relacionados à Biossegurança nos serviços de saúde, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os instrumentos pérfurocortantes (agulhas, lâminas, etc) devem ser descartados em caixas apropriadas, rígidas e impermeáveis que devem ser colocadas próximo a área em que os materiais são usados.
( ) As máscaras cirúrgicas devem ter um filtro bacteriano de até 5 μ de diâmetro. São de uso único, mas durante procedimentos de longa duração, sua troca deverá ocorrer quando úmidas ou submetidas a respingos visíveis.
( ) Para normas de biossegurança é recomendado que todos os profissionais sejam vacinados contra tétano, hepatite B, hepatite C e sarampo, visto que esta é a medida de prevenção mais eficaz para a transmissão acidental destas doenças. 
( ) É necessário classificar os materiais de acordo com sua utilização direta ou indireta no paciente, o que resultará em três grupos de artigos (não críticos, semi-críticos e críticos) que determinará a forma de processamento a que será submetido: limpeza, desinfecção ou esterilização.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q3828Ca
02

(COMPERVE/UFRN - 2012 - Câmara de Mossoró/RN) O oxigênio é um gás usado para tratar e prevenir sintomas e manifestações de hipóxia.
Com relação aos métodos ou sistemas de administração de oxigênio, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q4585Ca
03

(ACAPLAM - 2011 -Pref. Areial/PB) Histórico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, evolução e avaliação, são passos necessários para estabelecer:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5100Ca
04

(CEPS/UFPA - 2011 - UFPA) Uma criança internada há um mês em uma enfermaria de um hospital de referência materno infantil adquiriu escabiose, manifestada por lesões disseminadas pelo corpo acompanhadas de prurido intenso. Neste caso, constitui um dos cuidados de enfermagem:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6306Ca
05

(ACAPLAM - 2011 - Pref. Galinhos/RN) - Qual a portaria que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5149Ca
06

As doenças circulatórias são responsáveis por impacto expressivo na mortalidade da população brasileira. Dentre os fatores de risco para doença cardiovascular, estão:

I. Hipercolesterolemia (LDL-c elevado)

II. Homem > 45 anos e mulher > 55 anos

IIl. Acoolismo

IV. Gordura abdominal

V. Dieta pobre em frutas e verduras

Está(ão) correta(s):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6549Ca
07

(FADCT - 2016 - Prefeitura de Pato Branco/PR - Enfermeiro) - O DATASUS desenvolveu o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) visando reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. Sua implantação ocorreu de forma lenta e gradual em todas as Unidades da Federação. Seus principais benefícios foram subsidiar as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), como ações de atenção à gestante e ao recém-nascido e o acompanhamento da evolução das séries históricas do SINASC, permitindo a identificação de prioridades de intervenção, o que contribui para efetiva melhoria do sistema e das ações de atenção básica. Das funcionalidades do sistema, é CORRETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q27818Ca
08

(IMA- 2012 - Pref.Brasileira/PI) Paciente chega a uma unidade de saúde referindo, náuseas, sonolência, dor de cabeça, apresentou febre uma vez até o momento, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo. Como estes sintomas, podem suspeitar de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q4536Ca
09

(COVEST - 2012 - Pref.UFPE/UFRPE) O sistema HiperDia objetiva cadastrar e acompanhar os portadores de Hipertensão Arterial e/ou  Diabetes Mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS. Sobre as responsabilidades diretas da gestão do Programa, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q4509Ca
10

(NUCEPE/UESPI - 2012 - SESAPI/PI) Considerando as medidas de controle de Infecção Hospitalar e o processamento de materiais em unidade de saúde limpeza, desinfecção e esterilização, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q3795Ca

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »