Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

01

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2012 - Pref. Itaiçaba/CE) Quanto ao processo de trabalho das equipes de Atenção
Básica, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q4429Ca
02

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2012 - Pref.Itaiçaba/CE) Durante a lactação, a prolactina atua nas células lactóforas, dando início á produção do leite anterior. Durante a sucção, através do arco reflexo, é desencadeada a secreção de ocitocina que leva á contração das células mioepiteliais que exprimem as células lactóforas, conduzindo o leite prodizido aos ductos lactíferos, dando origem ao leite posterior. Os hormônios prolactina e ocitocina são produzidos respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q4345Ca
03

(APG - 2011 - Pref. Breves/PA) - Deu entrada no hospital um senhor queixando-se de febre, fraqueza generalizada, perda de peso significativa e recusa alimentar. Após avaliação médica fora prescrito a administração de nutrição parenteral (NP) em veia central. Nesse caso um dos cuidados de enfermagem para o atendimentodas Necessidades Humanas Básicas de alimentação (nutrição) do paciente seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6910Ca
04

São sinais e sintomas principais de um paciente com IRC (Insuficiência Renal Crônica).


I. Uremia, náusea, vômitos, gastrite, prurido, anemia, dor no peito durante esforço físico, hipertensão arterial, dores ou formigamento nas mãos e nos pés e
manchas arroxeadas, devido ao acúmulo de toxinas.
II. Depressão, hipertensão arterial, dor no peito, palidez, cianose, arritmia, formigamento em lábios e face, fadiga, dor abdominal, constipação intestinal, náusea
e vômito.
III. Fadiga, uremia, anemia, prurido, dor abdominal, irritabilidade, câimbras, sonolência, febre, disúria, úlceras, hemorragias digestivas, gastrite e hipertensão
arterial.
IV. Hematomas em mãos e pernas, fraqueza, dor abdominal, dor no peito, diarréia, febre, sonolência, arritmia, discreto odor de urina, palidez, cianose e
hipertensão arterial.


Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5237Ca
05

(MSCONCURSOS - 2011 - Pref. Sumidouro/RJ) A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo. Sobre essas alterações, analise as proposições abaixo:

I – A frequência cardíaca da gestante aumenta ao longo da gravidez, sendo 15 a 20 batimentos/min acima do normal no terceiro trimestre.

II – Após a décima semana de gravidez, o débito cardíaco aumenta de 1 a 1,5 litro/minuto.

III – Durante o terceiro trimestre, a elevação do diafragma pode causar dispneia leve, especialmente se a gestante ficar em decúbito dorsal horizontal.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q5751Ca
06

(FGR - 2012 - Pref. Lagoa da Prata/MG) O tratamento de feridas de membros inferiores é uma das ações do enfermeiro da UBS. Para estabelecer a terapia adequada é necessário conhecer a etiopatogenia da ferida em questão. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F nas afirmativas FALSAS.
( ) A insuficiência venosa das extremidades é definida como a inversão do fluxo sanguíneo do sistema superficial ao sistema venoso profundo levando à insuficiência valvar do sistema comunicante.
( ) As válvulas danificadas nas veias profundas e perfurantes constituem uma das causas da hipertensão venosa crônica nos MMII, com uma pressão de retorno alta, provocando estase venosa e edema.
( ) Eczema de estase consiste na degradação da hemoglobina em hemosiderrina levando à hipergmentação localizada na pele.
( ) A úlcera venosa geralmente localiza-se na região perimaleolar, apresenta bordas regulares, de pequena a média extensão e exsudativa.
Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q4124Ca
07

(IDECAN - 2011 - Pref. Paulo Jacinto/AL)  As úlceras de pressão sempre foram um problema para os serviços de saúde, especialmente para as equipes de enfermagem e multidisciplinar como um todo pela incidência, prevalência e particularidades de tratamento, prolongando a internação e a morbidade dos pacientes. Frequentemente, são atribuídas ao Enfermeiro as maiores responsabilidades no reconhecimento dos pacientes de risco, como pela sua ocorrência. Objetivando ajudar os profissionais no processo da avaliação de risco, diversos autores vêm propondo instrumentos de medida ou escalas de avaliação e que têm sido testadas e validadas no mundo todo. Uma das escalas muito utilizadas pelos profissionais da saúde, é a Escala de Braden. São subescalas da escala de Braden, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5177Ca
08

(EDUCA - 2010 - Pref. Pitimbu/PB) A administração de oxigênio requer conhecimentos específicos de enfermagem. A esse respeito, assinale a única assertiva INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q3167Ca
09

(PL CONSULTORIA - 2011 - Pref. Almirante Tamandaré do Sul/RS) Durante a gestação, qual é o hormônio utilizado para evitar contrações uterinas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6336Ca
10

(MSCONCURSOS - 2011 - Pref. São Borja/RS) Cuidar de feridas sempre foi muito fácil. Tão fácil que dificilmente era preferência no tratamento de um paciente. Qualquer pessoa podia cuidar deste curativo e empregar o que tinha disponível. A grande importância da observação à técnica e outros fatores associados não se era aplicada. Atualmente sabese que variados fatores interferem no processo de cicatrização, que o mercado dispõe de muitos produtos que podem ser utilizados tanto na prevenção quanto no tratamento de feridas e que isso só é possível se houver a interação de uma equipe multidisciplinar. Diante do enunciado supracitado, marque a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q6396Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »