Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

(FAUEL - 2011 - Pref. Paranavaí/PR) - A lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Segundo esta lei podemos afirmar que:

Código da questão
Q4309Ca

(CEPERJ - 2011 - Fundação Saúde/RJ) - Segundo Tannure & Pinheiro (2011), a utilização da Nursing Intervention Classifi cation (NIC) possibilita ao enfermeiro otimizar os resultados esperados com as prescrições de enfermagem. Sob este prisma, é incorreto afi rmar que:

Código da questão
Q7505Ca

(EXAMES - 2012 - Pref. Bananeiras/PB)  Em relação aos componentes do “processo de enfermagem”, é correto afirmar:

Código da questão
Q3689Ca

(UFPR - 2011 - Pref. Balsa Nova/PR) - A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Sobre essa doença, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

( ) A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante da doença), sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis.

( ) A hanseníase tem transmissão hereditária (congênita) e não há evidências de transmissão nas relações sexuais.

( ) Estima-se que 90% da população tenham defesa natural contra o M. leprae e sabe-se que a suscetibilidade ao M. leprae tem influência genética.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q7082Ca

(DOM CINTRA - 2012 - Pref.Itaboraí/RJ) Para proporcionar condições adequadas à migração e mitose das células epiteliais, é indispensável que a ferida seja mantida úmida. A manutenção da umidade promove, entre outros, o seguinte efeito:

Código da questão
Q3743Ca

(UNIUV - 2011 - Pref. General Carneiro/PR) - O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez, hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a sugar, dois reflexos fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses reflexos são:

Código da questão
Q7311Ca

(MSCONCURSOS - 2011 - Pref. Chupinguaia/RO) - Por recomendação da 5ª Conferência Nacional de Saúde, em 1975, o Ministério da Saúde instituiu o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), por meio de legislação específica ( Lei nº6.259/75 e Decreto nº 78.231/76). Esses instrumentos legais tornaram obrigatória a notificação de doenças transmissíveis selecionadas, constantes de relação estabelecida por portaria. São doenças de notificação obrigatória, EXCETO:

Código da questão
Q7295Ca

(OBJETIVA - 2011 - Pref. Chapecó/SC) Considerando os comportamentos do pacientes psiquiátricos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência  CORRETA:

 

( 1 ) Passivo.

( 2 ) Assertivo.

( 3 ) Agressivo.

(---) Paciente com conteúdo de fala autoengrandecedor, tom de voz modulado, postura relaxada e gestos demonstrativos.

(---) Paciente com conteúdo de fala autodepreciativo, tom de voz baixo, sua postura é com os ombros recurvados e realiza poucos gestos.

(---) Paciente com conteúdo de fala exagerado, tom de voz alto e gestos expansivos.

Código da questão
Q4732Ca

(MOURA MELO 2011 - Pref. Ribeirão Pires/SP) Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta:  

Código da questão
Q4822Ca
10ª

(IDECAN- 2011 - Pref. Gonçalves Dias/MA)  O indicador que se refere à razão entre o número de óbitos devidos a determinada patologia e o total de pessoas que foram realmente acometidos pela doença, permitindo avaliar a gravidade de uma doença, considerando-se as variáveis idade, sexo, condições socioeconômicas da região onde ocorre, é:

Código da questão
Q3419Ca