Engenheiro agrônomo

Prepare-se com questões de Engenheiro agrônomo

01

(AMAUC - 2015 - Prefeitura de Lindóia do Sul/SC - Engenheiro agrônomo) - A erosão consiste no processo de desprendimento e arraste das partículas do solo, causado pela ação da água e do vento, constituindo a principal causa da degradação das terras agrícolas.

Analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas:

( ) O processo erosivo também pode promover problemas em cursos e reservatórios d’água tais como elevação dos custos de tratamento de água, desequilíbrio do balanço de oxigênio dissolvido e prejuízos para o crescimento de espécies aquáticas.

( ) A erosão laminar constitui a fase inicial da erosão hídrica e está associada ao escoamento superficial de uma pequena lâmina de água sobre toda a superfície do terreno.

( ) Solos ricos em silte e areia e pobres em matéria orgânica, são menos propensos ao processo erosivo.

A sequência está correta em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23216Ca
02

(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maria Helena/PR - Engenheiro agrônomo) - Uma loja fez uma promoção baixando o preço de um produto de R$840,00 para R$714,00, sendo assim, podemos afirmar que o produto teve um desconto de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12198Ca
03

(ACEP - 2006 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Sobre os processos de formação do solo, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50909Ca
Organizadora
ACEP
04

(ACEP - 2006 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que completa o seguinte enunciado: “O desenvolvimento rural sustentável só é alcançado quando...” 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50901Ca
Organizadora
ACEP
05

(AMAUC - 2015 - Prefeitura de Lindóia do Sul/SC - Engenheiro agrônomo) - A Lei n°. 1.947, de 16 de junho de 2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e a Resolução /CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Considerando esse tema, assinale a opção INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23205Ca
06

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da utilização do Tecido-Não-Tecido (TNT) na cultura do meloeiro. 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50950Ca
Organizadora
ACEP
07

(VUNESP - 2016 - Prefeitura de Presidente Prudente/SP - Engenheiro agrônomo) - As espécies pertencentes à família Arecaceae (ou Palmae), uma das maiores famílias de plantas no mundo, são muito comuns na flora tropical. São exemplos dessas espécies:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28324Ca
08

(AMAUC - 2015 - Prefeitura de Lindóia do Sul/SC - Engenheiro agrônomo) - Crédito Rural é o suprimento de recursos financeiros, por instituições do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), para aplicação exclusiva nas finalidades e condições estabelecidas no Manual de Crédito Rural do Banco Central do Brasil.

São objetivos do Crédito Rural:

I- Estimular os investimentos rurais, inclusive armazenamento, beneficiamento e industrialização de produtos agropecuários, quando efetuado pelo produtor na sua propriedade rural, por suas cooperativas ou por pessoas física ou jurídica equiparada aos produtores.

II- Favorecer o oportuno e adequado custeio da produção, a comercialização de produtos agropecuários e fortalecer o setor rural, permitindo em casos especiais financiar o pagamento de dívidas de pequenos produtores.

III- Incentivar a introdução de métodos racionais no sistema de produção, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada defesa do solo.

Dos objetivos acima estão CORRETAS as opções:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23199Ca
09

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que apresenta a região considerada semiárida, segundo o índice de aridez sugerido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50969Ca
Organizadora
ACEP
10

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Os sistemas silviculturais são conjuntos de intervenções do homem na floresta, tais como desbastes de árvores, remoção e substituição por novas culturas para aumentar a produtividade. Um sistema silvicultural é caracterizado pelo método de regeneração utilizado, e pelo arranjo no espaço da cultura em questão, de modo a facilitar sua proteção e colheita. Sobre os sistemas silviculturais, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q50952Ca
Organizadora
ACEP