Engenheiro agrônomo

Prepare-se com questões de Engenheiro agrônomo

(FAUEL - 2014 - Prefeitura de Corbélia/PR - Engenheiro agrônomo) - No que diz respeito da capacidade de troca catiônica efetiva é correto afirmar:

Código da questão
Q29202Ca

(IOPLAN - 2016 - Prefeitura de São Domingos/SC - Engenheiro agrônomo) - A condução da criação animal em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta traz uma série de vantagens para o sistema produtivo. Assinale a questão correta sobre o tema citado:

Código da questão
Q28291Ca

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Apuiarés/CE - Engenheiro agrônomo) - O Nordeste brasileiro apresenta grande potencial para produzir frutos tropicais com qualidade para exportação, pois registra durante todo o ano altas temperaturas, intensa luminosidade e baixa umidade relativa. Das afirmativas abaixo apenas uma não é consequência das condições climáticas descritas acima, Qual?

Código da questão
Q39051Ca

(AMAUC - 2015 - Prefeitura de Lindóia do Sul/SC - Engenheiro agrônomo) - As causas de erosão em solo cultivado dificilmente agem isoladamente, mas sim numa ação conjunta e até mesmo de interação. Sobre as principais causas de erosão podemos afirmar que está correto:

I - Que as causas físicas são aquelas oriundas da natureza, que pela inexistência de proteção, agem sobre o solo, prejudicando-o, entre as quais destacam-se a ação dos raios solares, ação do impacto das gotas de chuva e queima de restos de cultura.

II - Os solos ditos arenosos sofrem menos a ação das águas da chuva uma vez que não são bem estruturados.

III - As condições topográficas, como a declividade, tem pouca importância na formação do processo de erosão.

IV - A cobertura vegetal do solo é de fundamental importância na prevenção à erosão.

A alternativa CORRETA é:

Código da questão
Q23215Ca

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Apuiarés/CE - Engenheiro agrônomo) - Pode-se AFIRMAR quanto à erosão dos solos:

I- A erosão é o resultado da ação acelerada da chuva ou do vento, desagregando e transportando as partículas do solo para outras localidades, causando, consequentemente, poluição e assoreamento às fontes d'água.

II- A chuva é um dos fatores climáticos de maior importância na erosão dos solos, sendo que o volume e a velocidade da enxurrada dependem da intensidade, duração e frequência da chuva.

III- A intensidade é o fator pluviométrico mais importante na erosão, pois quanto maior a intensidade de chuva, maior a perda por erosão.

IV- Durante uma chuva, a velocidade máxima de infiltração ocorre no começo, e usualmente decresce muito rapidamente, de acordo com alterações na estrutura da superfície do solo.

V- A cobertura vegetal é a defesa natural de um terreno contra a erosão.

Assim, a alternativa CORRETA será:

Código da questão
Q39046Ca

(VICLAM - 2014 - Prefeitura de Guapiara/ SP - Engenheiro agrônomo) - Quando relacionamos nos estudos o meio abiótico ao seu meio biótico estamos estudando: 

Código da questão
Q29181Ca

(ACEP - 2010 - BNB - Engenheiro Agrônomo) - Assinale a alternativa que apresenta a variação de pressão máxima permitida no dimensionamento das tubulações lateral e de derivação em um sistema de irrigação localizado, cujo emissor possui expoente de descarga de 0,235.

Código da questão
Q50973Ca
Organizadora
ACEP
Cargo
Engenheiro agrônomo

(VUNESP - 2016 - Prefeitura de Presidente Prudente/SP - Engenheiro agrônomo) - Estudos envolvendo a propagação vegetativa de espécies arbóreas indicam que, devido às influências de fatores, como a ciclófise, propágulos derivados de um mesmo genótipo possuem desempenhos diferenciados quando estabelecidos em condições de campo.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de ciclófise.

Código da questão
Q28319Ca

(FAUEL - 2014 - Prefeitura de Corbélia/PR - Engenheiro agrônomo) - Geralmente de PVC, os quais são recomendáveis devido ao baixo custo. Eles são introduzidos no solo de forma que a parte perfurada se situe no estrato cuja carga hidrostática se quer medir. Os diâmetros variam de 3 a 20 cm e as mesmas considerações vistas para os poços de observação são válidas também neste caso. O comprimento do estrato perfurado deve ser de, no mínimo, 1 (um) metro. Esse é o:

Código da questão
Q29207Ca
10ª

(VICLAM - 2014 - Prefeitura de Guapiara/ SP - Engenheiro agrônomo) - Algumas bactérias associam-se a outros seres vivos, estabelecendo com eles uma relação de benefícios mútuos, como na cultura da soja. Esse tipo de relação ecológica é denominado:

Código da questão
Q29173Ca