Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A Resolução CONAMA nº 369, de 28 de março de 2006, dispõe sobre os casos excepcionais de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP). Com base no texto abaixo, assinale a alternativa FALSA.

O órgão ambiental competente poderá autorizar em qualquer ecossistema a intervenção ou supressão de vegetação, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP. Considera-se intervenção ou supressão de vegetação, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45345Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Considere as atividades modificadoras do meio ambiente:

I Lançamento de esgotos sanitários através de emissário;
II Extração de minério da classe II;
III Projeto urbanístico em área de 50 hectares;
IV Exploração econômica de madeira em área de 200 hectares.

Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), o licenciamento de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45335Ca
03

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - A lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo um marco na gestão de resíduos sólidos no Brasil. Entre seus instrumentos, destaca-se a logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, EXCETO de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45348Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A palavra ‘estremeceuzinho’ é formada por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11490Ca
05

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A avaliação da qualidade do solo e da água subterrânea, quanto à presença de substâncias químicas, deve ser efetuada por meio da comparação das concentrações de substâncias químicas determinadas em amostras representativas de solo e de água subterrânea com os valores orientadores vigentes. Dessa forma, é correto afirmar que se define(m) como qualidade pouco alterada se a(s) concentração(ões)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22551Ca
06

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Após vencer a eleição para a presidência da Argentina, Maurício Macri fez uma afirmação sobre a relação mantida entre os governos do Brasil e da Venezuela. Em sua fala, Macri sugeriu que o Brasil revisse sua posição, pois, segundo o presidente argentino,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45319Ca
07

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Dos parâmetros indicadores da qualidade da água, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em locais que contêm substâncias tóxicas para as bactérias decompositoras, a única maneira de determinar-se a carga orgânica é pela DBO ou pelo carbono orgânico total.

( ) A cor da água é determinada por comparação com soluções padrões (cobalto-platina); os métodos mais utilizados são: Hazen, Ohle e escala Forel-Ule.

( ) O fósforo é um elemento químico essencial à vida aquática e ao crescimento de microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica, e na forma de fosfatos dissolvidos é um importante nutriente para produtores primários.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22563Ca
08

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Em drenagem urbana, o sistema constituído por duas redes de coletores distintas, uma destinada à drenagem das águas residuais domésticas, comerciais e industriais, e uma outra à drenagem das águas pluviais ou similares é denominado

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22544Ca
09

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - No processo de avaliação de impactos ambientais, é INCORRETO afirmar que as medidas mitigadoras são aquelas destinadas a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11517Ca
10

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A compostagem é um método de tratamento de resíduos sólidos. Sobre as principais condições físicas e químicas a serem controladas para a formação do composto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A condição aeróbia, necessária ao processo, é mantida pelo revolvimento periódico da leira/pilha ou pela introdução de ar no sistema, ou, ainda, por ambas as formas.

( ) A composição do material destinado à compostagem irá definir a velocidade do processo. A relação “carbono e nitrogênio” (C/N) disponível é a variável mais importante. A relação C/N entre 25:1 e 50:1 é a ideal à compostagem.

( ) O teor de umidade adequado das leiras de compostagem gira em torno de 55%. Teores de umidade superiores a 60% podem levar a uma redução significativa da atividade microbiana e inferiores a 40%, a anaerobiose.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22557Ca