Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - A proteção de florestas contra incêndios deve ser um trabalho contínuo, uma vez que constituem perigo constante. Nesse sentido, o sensoriamento remoto tem papel fundamental. Sobre o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), analise as assertivas abaixo.

I. O plano de ação do PREVFOGO está subdividido em cinco programas: Prevenção, Controle, Combate, Pesquisa e Treinamento.

II. A identificação dos focos é realizada por meio de sensores térmicos AVHRR do satélite meteorológico da série NOAA-11, cujo período de revisita é de vinte e quatro horas, orbitando a 1.000 quilômetros de altitude.

III. Os dados são recebidos pelo INPE, que processa e retransmite as informações ao CNMC – Controle de Incêndios Florestais em Brasília, gerando relatórios e mapas, nos quais são identificados e localizados os focos de incêndio, bem como a intensidade com que estes ocorrem.

É correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22560Ca
02

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Sobre os fatores que afetam o clima em uma determinada região da superfície do planeta Terra, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Quanto maior a latitude, maior a incidência solar.

( ) Quanto maior a altitude, menor a temperatura.

( ) A cobertura de flora auxilia no aumento da umidade do ar, pois o vegetal retira umidade do solo, por meio das raízes e mandam para a troposfera, pela evapotranspiração.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22538Ca
03

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - São opções do grupo “Estilo” da guia “Página Inicial” na configuração padrão do Microsoft Excel, versão português do Office 2010, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11514Ca
04

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) -  A classificação de um produto considerado perigoso para o transporte deve ser feita pelo seu fabricante ou expedidor orientado pelo fabricante. O produto é alocado a uma das classes de acordo com o risco ou o mais sério dos riscos que apresenta. Algumas das classes são subdivididas em subclasses, sendo que na classe 1 – Explosivos – a subclasse 1.4 refere-se a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22545Ca
05

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Numa perícia ambiental em local onde foi feita uma intervenção em área de preservação permanente, o perito judicial emitiu seu parecer. O assistente técnico de uma das partes analisou o documento e, em relação ao seu trabalho, é INCORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11528Ca
06

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Entre as medidas de caráter preventivo para redução de poluentes, quando do planejamento territorial e zoneamento, são aplicações recomendadas, com EXCEÇÃO de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11526Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Observe o emprego da vírgula nas sentenças a seguir:

I. Na escola, obviamente, aprendemos como se escreve a palavra tal, e não como se lê a tal palavra.
II. Mas, certamente, se deve ler que o protagonismo não será dos legisladores e dos acadêmicos.

A vírgula foi usada para

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11494Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A alternativa em que o termo destacado NÃO está corretamente explicado entre parênteses é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11491Ca
09

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Apesar de não apresentar tantos riscos diretos à saúde humana, os resíduos da construção civil, se não gerenciados adequadamente, podem causar diversos impactos ambientais. Considerando a classificação desses resíduos, é correto afirmar que os resíduos de construção civil classe D são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22558Ca
10

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Em relação à Estação Ecológica é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45336Ca