Engenheiro ambiental

Prepare-se com questões de Engenheiro ambiental

01

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro ambiental) - Após vencer a eleição para a presidência da Argentina, Maurício Macri fez uma afirmação sobre a relação mantida entre os governos do Brasil e da Venezuela. Em sua fala, Macri sugeriu que o Brasil revisse sua posição, pois, segundo o presidente argentino,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45319Ca
02

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - O potencial hidrogeniônico (pH) consiste na concentração dos íons H+ nas águas e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. O pH talvez se constitua no parâmetro de maior frequência de monitoramento na rotina operacional das estações de tratamento de água pela interferência em diversos processos e operações unitárias inerentes à potabilização, da aplicação dos coagulantes ao processo de desinfecção química (Extraído de Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água, Marcelo Libaneo, 2010). A relevância do pH manifesta-se em diversas vertentes na potabilização das águas de consumo humano, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45352Ca
03

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Os termos da sequência (77, 74, 37, 34, 17, 14,...) são obtidos por um critério lógico de formação. Assim, segundo esse critério, é CORRETO afirmar que a soma do sétimo e oitavo termos dessa sequência é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11507Ca
04

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - Os indicadores fornecem subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País, ao exercício da cidadania e ao planejamento e formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Os temas são variados e a matriz de relacionamentos entre os diferentes indicadores, enfatiza a natureza multidimensional do desenvolvimento sustentável, mostrando a importância de uma visão integrada. Os 63 indicadores, produzidos com dados adquiridos nas pesquisas do IBGE e de diversas outras instituições, procuram mensurar, em seus aspectos essenciais, as qualidades ambiental e de vida da população, o desempenho macroeconômico do País, os padrões de produção e consumo e a governança para o desenvolvimento sustentável (Extraído de Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015 – IBGE).

Com base no texto, assinale qual NÃO é um indicador da dimensão ambiental utilizado pelo IBGE.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45342Ca
05

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Toda matéria com temperatura acima do zero absoluto emite energia, podendo ser considerado uma fonte de radiação eletromagnética (REM). Dois modelos explicam a propagação REM, sendo eles, o modelo corpuscular e o modelo ondulatório. Sobre o modelo corpuscular, analise as assertivas abaixo.

I. Neste modelo, a REM é composta de um campo elétrico que varia em magnitude, numa direção perpendicular àquela em que a radiação se propaga e de um campo magnético orientado perpendicularmente ao campo elétrico e à direção de propagação.

II. A energia se propaga por meio da emissão de um fluxo de partículas denominadas fótons, que viajam à velocidade da luz.

III. A energia radiante se transfere de um corpo em quantidades fixas.

É correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22535Ca
06

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - A tecla de atalho “Alt+C” no Microsoft Internet Explorer 11, versão português, realiza a seguinte operação:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11510Ca
07

(FAFIPA - 2016 - CAGEPAR - Engenheiro ambiental) - O Aquífero Guarani é um grande reservatório de água subterrânea e está localizado na América do Sul, abrangendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua extensão é de cerca de 1.200.000 Km2, sendo que aproximadamente 70% encontram-se em território brasileiro. No estado do Paraná, são cerca de 155.800 km2 representando 13,0% da área total do aquífero. Atualmente, várias cidades de médio e grande porte são abastecidas totalmente ou parcialmente pelo Aquífero Guarani (Adaptado de Aquífero Guarani - Educação Ambiental para a sua preservação na região do Planalto dos Guimarães, 2007).

Com base no texto acima, assinale a alternativa VERDADEIRA sobre armazenamento de águas subterrâneas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45340Ca
08

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Considerando os níveis de organização biológica, é correto afirmar que as comunidades são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22543Ca
09

(CETRO - 2015 - DAE de Santa Bárbara D´Oeste/SP - Engenheiro ambiental) - Em drenagem urbana, o sistema constituído por duas redes de coletores distintas, uma destinada à drenagem das águas residuais domésticas, comerciais e industriais, e uma outra à drenagem das águas pluviais ou similares é denominado

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22544Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUMARC - 2015 - Prefeitura de Iturama/MG - Engenheiro ambiental) - Na passagem “A única maneira de tornar a decisão fácil seria apelar para a ignorância extrema, o senso comum sobre o que é ‘saber português’, de que se teve uma amostra clara (e desavergonhada) no conhecido debate sobre o ‘livro do MEC’”, o vocábulo DESAVERGONHADA tem como elementos mórficos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11493Ca