Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A partir de imagens aéreas, obtidas por aerofotogrametria, é possível criar produtos cartográficos cuja precisão está diretamente ligada à escala definida no planejamento do voo. Desta forma, considerando uma câmara fotogramétrica (f = 150 mm) a uma altura de 1500 metros cujos planos focal e terreno são hipoteticamente paralelos, tem-se uma determinada escala de redução das feições reais registradas em cada quadro.

Aumentando essa altura de voo para 3000 metros a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14434Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, são inalienáveis as terras públicas dominiais incluídas nas seguintes condições,

I - as destinadas para assentamento de trabalhadores rurais sem terra, assim consideradas pelo órgão estadual competente;

II - as ilhas fluviais e lacustres;

III - as devolutas ou arrecadadas pelo Estado por ação discriminatória, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais;

IV - de potencialidade turística de interesse do Estado, assim considerados pelo órgão estadual competente;

V - com área igual ou superior a 250 hectares.

Destes cinco itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14439Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual é a oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14414Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A fotogrametria tem sido cada vez mais utilizada nos dias atuais. Os sistemas aerotransportados têm sido aperfeiçoados à cada dia e, com a substituição das câmaras de filme pelas câmaras digitais a tarefa de revelação e digitalização é descartada do processo. Considerando essa evolução, pode-se afirmar que:

I) todas as câmaras digitais utilizadas na fotogrametria aerotransportada ainda não são consideradas câmaras métricas, pois a tecnologia atual não permite construir câmaras maiores que 40 megapixels.

II) os procedimentos de calibração ainda continuam sendo necessários.

III) as imagens tomadas não sofrem mais do efeito de arrastamento, antes compensado pelo sistema FMC (forward motion compensation) instalado na base das câmaras aéreas.

Das três afirmações apresentadas, nesta questão:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14432Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Todos os satélites do sistema GPS encontram-se alocados em posições específicas no espaço, conhecidas como slots que por sua vez encontram-se estabelecidos em planos orbitais com inclinação de aproximadamente 55° em relação ao plano do equador terrestre e:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14423Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14419Ca
07

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Um banco de dados geográficos (BDG) pode conter, além da posição das feições, os seus atributos. Essas feições geralmente podem ser separadas em classes de pontos, linhas e polígonos. Num BDG, as feições são representadas pelos vértices que a limitam, uma área ou polilinha ou apenas as coordenadas que representam um ponto de interesse. Algumas vezes é necessário armazenar informações utilizando imagens. Todas os campos inerentes aos atributos das feições devem ser definidos em tempo de projeto o seu tipo de dados, logo, se for necessário armazenar dados raster o tipo de dados recomendado seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14436Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14406Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O engenheiro cartógrafo lida, geralmente, com observações coletadas sobre a superfície física da Terra, e quase sempre são realizadas mais que uma vez a fim de que se tenha redundância para um melhor controle dos erros. Essa característica é importante durante o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ), ferramenta que tem a finalidade de estimar a solução única e não tendenciosa para os parâmetros envolvidos. Concernente aos métodos de ajustamento pelo MMQ, quando os parâmetros ajustados e os valores observados ajustados estão “ligados” por uma função (modelo matemático) não explícita, o método indicado para determinar a solução desse problema é o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14425Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao uso correto da vírgula está correto o que se afirma em:

I – Em “Nós fomos ao cinema; eles, ao teatro” – a vírgula foi usada para indicar a elipse do verbo ir.

II – Em “O diretor leu, com muita calma, as instruções” – as vírgulas foram usadas para separar o adjunto adverbial deslocado.

III – Em “Ele voltará logo, portanto fique atento” – a vírgula foi usada para separar orações coordenadas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14408Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »