Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual opção há uma palavra com mais fonemas que letras? 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14412Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A terceira lei é associada à ideia de compensação. Qual é o sentido que adquire esse termo no contexto?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14410Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Com a aquisição de informações a partir de sensores remotos tem sido possível monitorar diferentes fatores sobre a superfície da Terra, desde queimadas em áreas ambientais a planejamento de ações governamentais no território nacional. Com relação aos modo de operação dos sensores sabe-se que há os que geram sua própria radiação para posteriormente captar o sinal refletido pelos alvos de interesse (sensores ativos) e aqueles que aproveitam da radiação existente, luz solar, por exemplo, para operar e assim gerar os produtos com resolução:

I) espacial, ou seja, a maior separação angular ou linear entre dois objetos detectados.

II) espectral, isto é, a medida da largura das faixas do espectro eletromagnético e da sensibilidade do sensor com relação à distinção entre dois níveis de intensidade de sinal captado.

III) temporal que está relacionada ao tempo de formação de cada quadro numa mesma passagem.

Das sentenças apresentadas, nesta questão, pode-se afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14430Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O planejamento de serviços urbanos tem sido amplamente auxiliado pelas ferramentas que relacionam dados espaciais e os atributos associados às feições. Relatos de aplicações na área de saúde demonstraram as potencialidades da ferramenta na detecção de epidemias, permitindo que focos fossem detectados com base em dados reais mapeados pelos centros de saúde. Evitava-se assim o empenho de grandes equipes para combater os elementos causadores. Essa relação de economia também é amplamente utilizada na agricultura de precisão que, através do mapeamento das áreas de cultivo, controla as ações necessárias desde o preparo do solo, cultivo e colheita. Dessas considerações, pode-se afirmar que as operações de análise são possíveis de serem realizadas pelos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14438Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Grande parte dos programas CAD, bem como outros relacionados, mantém pelo menos um formato de exportação de desenhos vetoriais. Isso facilita a transferência (intercâmbio) de informações entre diferentes aplicações CAD através da exportação/importação de arquivos no formato:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14437Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, são inalienáveis as terras públicas dominiais incluídas nas seguintes condições,

I - as destinadas para assentamento de trabalhadores rurais sem terra, assim consideradas pelo órgão estadual competente;

II - as ilhas fluviais e lacustres;

III - as devolutas ou arrecadadas pelo Estado por ação discriminatória, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais;

IV - de potencialidade turística de interesse do Estado, assim considerados pelo órgão estadual competente;

V - com área igual ou superior a 250 hectares.

Destes cinco itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14439Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao que o texto diz sobre as três leis do internauta médio está correto o que se diz em:

I – A primeira lei identifica a tendência dos internautas médios ao pessimismo.

II – A segunda lei trata da tendência dos internautas de julgar os outros pela relação entre seus bens materiais e aparência.

III – A terceira lei identifica a tendência de procurar sempre algum defeito para compensar qualidades evidentes em pessoas famosas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14409Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual frase o substantivo destacado está flexionado incorretamente no plural?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14413Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Durante os diferentes processos que antecedem a formação de uma imagem espectral podem ocorrer erros e perda de informação. Quando essa informação ocorre esporádica e aleatoriamente a imagem resultante poderá conter alguns elementos de resolução não definidos corretamente. O produto entregue poderá então conter pontos pretos ou brancos distribuídos pela imagem, já que seus valores reais de intensidade de energia medida e representada foram destruídos. Recuperar a informação perdida é praticamente impossível, contudo, o preenchimento com um valor mais provável de informação se faz necessário. Para isso, recomenda-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14431Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A fotogrametria tem sido cada vez mais utilizada nos dias atuais. Os sistemas aerotransportados têm sido aperfeiçoados à cada dia e, com a substituição das câmaras de filme pelas câmaras digitais a tarefa de revelação e digitalização é descartada do processo. Considerando essa evolução, pode-se afirmar que:

I) todas as câmaras digitais utilizadas na fotogrametria aerotransportada ainda não são consideradas câmaras métricas, pois a tecnologia atual não permite construir câmaras maiores que 40 megapixels.

II) os procedimentos de calibração ainda continuam sendo necessários.

III) as imagens tomadas não sofrem mais do efeito de arrastamento, antes compensado pelo sistema FMC (forward motion compensation) instalado na base das câmaras aéreas.

Das três afirmações apresentadas, nesta questão:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14432Ca