Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O planejamento de serviços urbanos tem sido amplamente auxiliado pelas ferramentas que relacionam dados espaciais e os atributos associados às feições. Relatos de aplicações na área de saúde demonstraram as potencialidades da ferramenta na detecção de epidemias, permitindo que focos fossem detectados com base em dados reais mapeados pelos centros de saúde. Evitava-se assim o empenho de grandes equipes para combater os elementos causadores. Essa relação de economia também é amplamente utilizada na agricultura de precisão que, através do mapeamento das áreas de cultivo, controla as ações necessárias desde o preparo do solo, cultivo e colheita. Dessas considerações, pode-se afirmar que as operações de análise são possíveis de serem realizadas pelos:

Código da questão
Q14438Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O engenheiro cartógrafo lida, geralmente, com observações coletadas sobre a superfície física da Terra, e quase sempre são realizadas mais que uma vez a fim de que se tenha redundância para um melhor controle dos erros. Essa característica é importante durante o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ), ferramenta que tem a finalidade de estimar a solução única e não tendenciosa para os parâmetros envolvidos. Concernente aos métodos de ajustamento pelo MMQ, quando os parâmetros ajustados e os valores observados ajustados estão “ligados” por uma função (modelo matemático) não explícita, o método indicado para determinar a solução desse problema é o:

Código da questão
Q14425Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Durante os diferentes processos que antecedem a formação de uma imagem espectral podem ocorrer erros e perda de informação. Quando essa informação ocorre esporádica e aleatoriamente a imagem resultante poderá conter alguns elementos de resolução não definidos corretamente. O produto entregue poderá então conter pontos pretos ou brancos distribuídos pela imagem, já que seus valores reais de intensidade de energia medida e representada foram destruídos. Recuperar a informação perdida é praticamente impossível, contudo, o preenchimento com um valor mais provável de informação se faz necessário. Para isso, recomenda-se:

Código da questão
Q14431Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A partir de imagens aéreas, obtidas por aerofotogrametria, é possível criar produtos cartográficos cuja precisão está diretamente ligada à escala definida no planejamento do voo. Desta forma, considerando uma câmara fotogramétrica (f = 150 mm) a uma altura de 1500 metros cujos planos focal e terreno são hipoteticamente paralelos, tem-se uma determinada escala de redução das feições reais registradas em cada quadro.

Aumentando essa altura de voo para 3000 metros a:

Código da questão
Q14434Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O emprego do pronome oblíquo se está incorreto em:

Código da questão
Q14415Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

Código da questão
Q14406Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Marque a oração na qual a conjunção que tem valor aditivo.

Código da questão
Q14416Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A terceira lei é associada à ideia de compensação. Qual é o sentido que adquire esse termo no contexto?

Código da questão
Q14410Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Poderão ser alienadas as áreas patrimoniais rurais àqueles que preencherem certos requisitos listados no artigo 27 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo. Dentre esses requisitos, o requerimento para alienação será feito mediante o pagamento das taxas administrativas e de medição, porém estando isento aqueles que comprovarem situação de carência. Será considerado carente, de acordo com os termos da Lei:

Código da questão
Q14443Ca
10ª

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual o item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação?

Código da questão
Q14407Ca