Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Durante a fase de planejamento de um levantamento de pontos em uma propriedade decidiu-se adotar um método de levantamento com o sistema GNSS. Desta forma, foram alugados dois equipamentos sendo um deles para a estação base (dupla frequência, L1 e L2) a ser implantada na propriedade e outro (simples frequência, L1) para percorrer os pontos de interesse (vértices, caminhos, traçados de rios etc). A estação base coletou dados durante 6 horas, configurada para armazenar dados a cada 15 segundos, e suas coordenadas seriam determinadas posteriormente com relação a determinadas estações da RBMC próximas. O equipamento móvel (rover) coletou dados durante as mesmas 6 horas, configurado para armazenar medidas a cada 2 segundos, pois deveria registrar traçados muito irregulares em modo cinemático. As árvores, postes foram locadas estacionando o equipamento móvel por cerca de 50 segundos em modo estático. Após a execução do trabalho foi realizado o processamento relativo dos dados da base e posteriormente dos dados do receptor móvel e verificouse que diversos pontos não foram processados. Concluiu-se que:

Código da questão
Q14424Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

Código da questão
Q14419Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao que o texto diz sobre as três leis do internauta médio está correto o que se diz em:

I – A primeira lei identifica a tendência dos internautas médios ao pessimismo.

II – A segunda lei trata da tendência dos internautas de julgar os outros pela relação entre seus bens materiais e aparência.

III – A terceira lei identifica a tendência de procurar sempre algum defeito para compensar qualidades evidentes em pessoas famosas.

Código da questão
Q14409Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Todos os satélites do sistema GPS encontram-se alocados em posições específicas no espaço, conhecidas como slots que por sua vez encontram-se estabelecidos em planos orbitais com inclinação de aproximadamente 55° em relação ao plano do equador terrestre e:

Código da questão
Q14423Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A terceira lei é associada à ideia de compensação. Qual é o sentido que adquire esse termo no contexto?

Código da questão
Q14410Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em uma das frases a seguir há uma palavra grafada incorretamente. Qual é ela?    

Código da questão
Q14417Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Os sistemas de posicionamento global são referidos atualmente como GNSS (Global Navigation Satellite Systems), sigla concebida durante a décima edição da Conferência de Navegação Aérea, em 1991. Engloba os sistemas existentes como, por exemplo, o GPS, o GLONASS, o GALILEU bem como os serviços de aumentação como o WAAS, EGNOS, MSAS e o GAGAN. A respeito desses sistemas de aumentação, a finalidade a que se destinam é, principalmente:

I) Fornecer correções aos dados coletados pelos equipamentos GPS, mais adequadas para aqueles receptores instalados na região para qual se destinam;

II) Substituir os satélites GPS que, de tempos em tempos, passam por manutenção. Aumentam desta forma, o número de satélites que compõem a constelação quando são ativados;

III) Receber os dados coletados pelos receptores em solo e enviá-los em tempo real para os serviços de monitoramento contínuo.

Dessas considerações é FALSO o que se afirma em:

Código da questão
Q14422Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, as transferências de terras públicas de domínio estadual serão efetuadas por legitimação, doação, alienação:

I) concessão de direito real de uso.

II) licitação.

III) permuta.

Destes três itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

Código da questão
Q14440Ca

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Grande parte dos programas CAD, bem como outros relacionados, mantém pelo menos um formato de exportação de desenhos vetoriais. Isso facilita a transferência (intercâmbio) de informações entre diferentes aplicações CAD através da exportação/importação de arquivos no formato:

Código da questão
Q14437Ca
10ª

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Com a aquisição de informações a partir de sensores remotos tem sido possível monitorar diferentes fatores sobre a superfície da Terra, desde queimadas em áreas ambientais a planejamento de ações governamentais no território nacional. Com relação aos modo de operação dos sensores sabe-se que há os que geram sua própria radiação para posteriormente captar o sinal refletido pelos alvos de interesse (sensores ativos) e aqueles que aproveitam da radiação existente, luz solar, por exemplo, para operar e assim gerar os produtos com resolução:

I) espacial, ou seja, a maior separação angular ou linear entre dois objetos detectados.

II) espectral, isto é, a medida da largura das faixas do espectro eletromagnético e da sensibilidade do sensor com relação à distinção entre dois níveis de intensidade de sinal captado.

III) temporal que está relacionada ao tempo de formação de cada quadro numa mesma passagem.

Das sentenças apresentadas, nesta questão, pode-se afirmar que:

Código da questão
Q14430Ca