Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14419Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual frase o substantivo destacado está flexionado incorretamente no plural?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14413Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Um banco de dados geográficos (BDG) pode conter, além da posição das feições, os seus atributos. Essas feições geralmente podem ser separadas em classes de pontos, linhas e polígonos. Num BDG, as feições são representadas pelos vértices que a limitam, uma área ou polilinha ou apenas as coordenadas que representam um ponto de interesse. Algumas vezes é necessário armazenar informações utilizando imagens. Todas os campos inerentes aos atributos das feições devem ser definidos em tempo de projeto o seu tipo de dados, logo, se for necessário armazenar dados raster o tipo de dados recomendado seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14436Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14406Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, são inalienáveis as terras públicas dominiais incluídas nas seguintes condições,

I - as destinadas para assentamento de trabalhadores rurais sem terra, assim consideradas pelo órgão estadual competente;

II - as ilhas fluviais e lacustres;

III - as devolutas ou arrecadadas pelo Estado por ação discriminatória, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais;

IV - de potencialidade turística de interesse do Estado, assim considerados pelo órgão estadual competente;

V - com área igual ou superior a 250 hectares.

Destes cinco itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14439Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com a lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, as áreas patrimoniais urbanas, cujas características de ocupação as integraram a núcleos urbanos, poderão ser alienadas àqueles que simultaneamente preencham determinados requisitos, a saber:

I) comprovem posse ininterrupta pelo prazo mínimo de 5 anos.

II) comprovem edificação residencial, com utilização para moradia ou de sua família e desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.

III) comprovem edificação residencial, com utilização para moradia ou de sua família e desde que não seja proprietário de outro imóvel rural ou urbano.

Destes três itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14442Ca
07

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O engenheiro cartógrafo lida, geralmente, com observações coletadas sobre a superfície física da Terra, e quase sempre são realizadas mais que uma vez a fim de que se tenha redundância para um melhor controle dos erros. Essa característica é importante durante o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ), ferramenta que tem a finalidade de estimar a solução única e não tendenciosa para os parâmetros envolvidos. Concernente aos métodos de ajustamento pelo MMQ, quando os parâmetros ajustados e os valores observados ajustados estão “ligados” por uma função (modelo matemático) não explícita, o método indicado para determinar a solução desse problema é o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14425Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual é a oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14414Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - No texto a expectativa de que pessoas famosas e bem sucedidas sejam “perfeitas” é quebrada pelas frases introduzidas pela conjunção mas que é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14411Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Identifique o período em que aparece uma forma verbal incorretamente empregada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14420Ca