Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O processo de calibração de câmaras tem por finalidade determinar os parâmetros de calibração do equipamento. Com o conhecimento desses parâmetros é possível corrigir a imagem capturada dos efeitos causados pelas imperfeições do sistema de lentes, sensor (CCD ou quadro focal) etc. Dentre os parâmetros:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14433Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A obtenção de informações através de sensores remotos tem sido cada vez mais detalhada face à qualidade geométrica que as imagens de satélites, por exemplo, têm apresentado hoje em dia, comparando-as com as que há algumas décadas eram disponíveis. Podem ser obtidas imagens em várias bandas espectrais cuja finalidade é caracterizar diferentes tipos de alvos, realçados de acordo com sua composição química (água, solo exposto, vegetação etc). Essas imagens geralmente são disponibilizadas corrigidas de diversos efeitos detectados durante a captura e podem ser fornecidas georreferenciadas, cujo formato:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14428Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14419Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - No texto a expectativa de que pessoas famosas e bem sucedidas sejam “perfeitas” é quebrada pelas frases introduzidas pela conjunção mas que é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14411Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Através de pares de fotos com sobreposição de área imageada é possível medir diferenças de paralaxe, a qual pode ser convertida para diferença de alturas. O princípio que permite que se obtenha essa informação, através do uso de equipamentos específicos, sendo um deles o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14435Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O sistema de referência adotado no Brasil tem em sua concepção a adoção de uma superfície de referência elipsoidal. Os elementos de interesse num levantamento geodésico estão associados às ternas nessa superfície, podendo ser coordenadas geodésicas curvilíneas (latitude, longitude e altura elipsoidal) ou coordenadas geodésicas cartesianas (X, Y e Z). Para tarefas de nivelamento geométrico de áreas de grande extensão territorial, onde o conhecimento de desníveis é imprescindível para a implantação de redes de drenagem por gravidade, a altura sobre essa superfície elipsoidal:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14427Ca
07

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14406Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 13 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, as transferências de terras públicas de domínio estadual serão efetuadas por legitimação, doação, alienação:

I) concessão de direito real de uso.

II) licitação.

III) permuta.

Destes três itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14440Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Com relação à conceituação de um sistema de coordenadas é imprescindível que três fatores principais que o definam sejam estabelecidos, sendo eles:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14426Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com a lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, as áreas patrimoniais urbanas, cujas características de ocupação as integraram a núcleos urbanos, poderão ser alienadas àqueles que simultaneamente preencham determinados requisitos, a saber:

I) comprovem posse ininterrupta pelo prazo mínimo de 5 anos.

II) comprovem edificação residencial, com utilização para moradia ou de sua família e desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.

III) comprovem edificação residencial, com utilização para moradia ou de sua família e desde que não seja proprietário de outro imóvel rural ou urbano.

Destes três itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14442Ca