Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual o item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14407Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual frase a concordância do adjetivo destacado não está de acordo com a norma padrão?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14418Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Em qual alternativa a regência do verbo visar está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14419Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Marque a oração na qual a conjunção que tem valor aditivo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14416Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O planejamento de serviços urbanos tem sido amplamente auxiliado pelas ferramentas que relacionam dados espaciais e os atributos associados às feições. Relatos de aplicações na área de saúde demonstraram as potencialidades da ferramenta na detecção de epidemias, permitindo que focos fossem detectados com base em dados reais mapeados pelos centros de saúde. Evitava-se assim o empenho de grandes equipes para combater os elementos causadores. Essa relação de economia também é amplamente utilizada na agricultura de precisão que, através do mapeamento das áreas de cultivo, controla as ações necessárias desde o preparo do solo, cultivo e colheita. Dessas considerações, pode-se afirmar que as operações de análise são possíveis de serem realizadas pelos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14438Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14406Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao que o texto diz sobre as três leis do internauta médio está correto o que se diz em:

I – A primeira lei identifica a tendência dos internautas médios ao pessimismo.

II – A segunda lei trata da tendência dos internautas de julgar os outros pela relação entre seus bens materiais e aparência.

III – A terceira lei identifica a tendência de procurar sempre algum defeito para compensar qualidades evidentes em pessoas famosas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14409Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Os sistemas de posicionamento global são referidos atualmente como GNSS (Global Navigation Satellite Systems), sigla concebida durante a décima edição da Conferência de Navegação Aérea, em 1991. Engloba os sistemas existentes como, por exemplo, o GPS, o GLONASS, o GALILEU bem como os serviços de aumentação como o WAAS, EGNOS, MSAS e o GAGAN. A respeito desses sistemas de aumentação, a finalidade a que se destinam é, principalmente:

I) Fornecer correções aos dados coletados pelos equipamentos GPS, mais adequadas para aqueles receptores instalados na região para qual se destinam;

II) Substituir os satélites GPS que, de tempos em tempos, passam por manutenção. Aumentam desta forma, o número de satélites que compõem a constelação quando são ativados;

III) Receber os dados coletados pelos receptores em solo e enviá-los em tempo real para os serviços de monitoramento contínuo.

Dessas considerações é FALSO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14422Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Através de pares de fotos com sobreposição de área imageada é possível medir diferenças de paralaxe, a qual pode ser convertida para diferença de alturas. O princípio que permite que se obtenha essa informação, através do uso de equipamentos específicos, sendo um deles o:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14435Ca
10

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - O sistema de referência adotado no Brasil tem em sua concepção a adoção de uma superfície de referência elipsoidal. Os elementos de interesse num levantamento geodésico estão associados às ternas nessa superfície, podendo ser coordenadas geodésicas curvilíneas (latitude, longitude e altura elipsoidal) ou coordenadas geodésicas cartesianas (X, Y e Z). Para tarefas de nivelamento geométrico de áreas de grande extensão territorial, onde o conhecimento de desníveis é imprescindível para a implantação de redes de drenagem por gravidade, a altura sobre essa superfície elipsoidal:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14427Ca

Especial IBGE

Veja mais »