Engenheiro cartográfico

Prepare-se com questões de Engenheiro cartográfico

01

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - De acordo com o artigo 30 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo, que dispõe sobre as terras de domínio do Estado e sua atuação no processo de discriminação e regularização fundiária e dá outras providências, “A transferência dos imóveis rurais e urbanos devolutos ou dominiais do Estado, será efetivada através de:

I) título de domínio.

II) escritura pública de compra e venda.

III) título de concessão de direito real de uso”.

Destes três itens apresentados, nesta questão, afirma-se que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14441Ca
02

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - A fotogrametria tem sido cada vez mais utilizada nos dias atuais. Os sistemas aerotransportados têm sido aperfeiçoados à cada dia e, com a substituição das câmaras de filme pelas câmaras digitais a tarefa de revelação e digitalização é descartada do processo. Considerando essa evolução, pode-se afirmar que:

I) todas as câmaras digitais utilizadas na fotogrametria aerotransportada ainda não são consideradas câmaras métricas, pois a tecnologia atual não permite construir câmaras maiores que 40 megapixels.

II) os procedimentos de calibração ainda continuam sendo necessários.

III) as imagens tomadas não sofrem mais do efeito de arrastamento, antes compensado pelo sistema FMC (forward motion compensation) instalado na base das câmaras aéreas.

Das três afirmações apresentadas, nesta questão:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14432Ca
03

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Poderão ser alienadas as áreas patrimoniais rurais àqueles que preencherem certos requisitos listados no artigo 27 da lei 6.557, de 08 de janeiro de 2001, do estado do Espírito Santo. Dentre esses requisitos, o requerimento para alienação será feito mediante o pagamento das taxas administrativas e de medição, porém estando isento aqueles que comprovarem situação de carência. Será considerado carente, de acordo com os termos da Lei:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14443Ca
04

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Os sistemas de posicionamento global são referidos atualmente como GNSS (Global Navigation Satellite Systems), sigla concebida durante a décima edição da Conferência de Navegação Aérea, em 1991. Engloba os sistemas existentes como, por exemplo, o GPS, o GLONASS, o GALILEU bem como os serviços de aumentação como o WAAS, EGNOS, MSAS e o GAGAN. A respeito desses sistemas de aumentação, a finalidade a que se destinam é, principalmente:

I) Fornecer correções aos dados coletados pelos equipamentos GPS, mais adequadas para aqueles receptores instalados na região para qual se destinam;

II) Substituir os satélites GPS que, de tempos em tempos, passam por manutenção. Aumentam desta forma, o número de satélites que compõem a constelação quando são ativados;

III) Receber os dados coletados pelos receptores em solo e enviá-los em tempo real para os serviços de monitoramento contínuo.

Dessas considerações é FALSO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14422Ca
05

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual dos períodos a seguir não apresenta trecho no Discurso Indireto Livre?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14406Ca
06

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Um banco de dados geográficos (BDG) pode conter, além da posição das feições, os seus atributos. Essas feições geralmente podem ser separadas em classes de pontos, linhas e polígonos. Num BDG, as feições são representadas pelos vértices que a limitam, uma área ou polilinha ou apenas as coordenadas que representam um ponto de interesse. Algumas vezes é necessário armazenar informações utilizando imagens. Todas os campos inerentes aos atributos das feições devem ser definidos em tempo de projeto o seu tipo de dados, logo, se for necessário armazenar dados raster o tipo de dados recomendado seria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14436Ca
07

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Leia o poema:

Soma mais que lento:parado
mais que parado: morto
mais que morto:não nascido
mais que isso: inascível
mais ainda:inconcebível
(o máximo)
nem sequer sonhável.

(Arnaldo Antunes)  

A respeito do poema assinale a afirmação incorreta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14421Ca
08

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Qual é a oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14414Ca
09

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao uso correto da vírgula está correto o que se afirma em:

I – Em “Nós fomos ao cinema; eles, ao teatro” – a vírgula foi usada para indicar a elipse do verbo ir.

II – Em “O diretor leu, com muita calma, as instruções” – as vírgulas foram usadas para separar o adjunto adverbial deslocado.

III – Em “Ele voltará logo, portanto fique atento” – a vírgula foi usada para separar orações coordenadas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14408Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SOLER - 2012 - Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP - Engenheiro cartográfico) - Quanto ao que o texto diz sobre as três leis do internauta médio está correto o que se diz em:

I – A primeira lei identifica a tendência dos internautas médios ao pessimismo.

II – A segunda lei trata da tendência dos internautas de julgar os outros pela relação entre seus bens materiais e aparência.

III – A terceira lei identifica a tendência de procurar sempre algum defeito para compensar qualidades evidentes em pessoas famosas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14409Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »