Engenheiro de alimentos

Prepare-se com questões de Engenheiro de alimentos

01

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Analise as afirmativas abaixo.

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados, que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo aos seguintes princípios:

I. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.

II. Ênfase na centralização dos serviços no governo estadual.

III. Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário.

IV. Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e orientação programática.

V. Descentralização político-administrativa, com múltiplas direções em cada esfera de governo.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12925Ca
02

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.

Uma das etapas frequentemente utilizadas na purificação de enzimas é a modificação do pH do extrato onde ela se encontra. Esta alteração de pH provoca a...

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12947Ca
03

(UFSC - 2010 - SES/SC - Engenheiro de alimentos) - Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.

O Processo de esterilização rápido com aplicação da alta temperatura em curto tempo está baseado na destruição...

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12940Ca
04

(NOROESTE - 2014 - Prefeitura de Silvânia/GO - Engenheiro de alimentos) - A menor temperatura de crescimento de um microorganismo conhecida atualmente é de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39135Ca
05

(COPESE/UFPI - 2010 - Colégio Agrícola de Floriano/PI - Engenheiro de alimentos) - O art. 198 da Constituição Federal de 1988 estabelece que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. Para dar continuidade ao processo de descentralização e organização do Sistema Único de Saúde, foi aprovada a Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS-SUS 01/2001). Nesse sentido, assinale a opção CORRETA sobre o que a NOAS – SUS 01/2001 determina:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21990Ca
06

(UFLA - 2013 - PRGDP UFLA - Engenheiro de alimentos) - Vários fatores influenciam no tempo necessário para se esterilizar um alimento, entre eles a resistência ao calor dos micro-organismos ou enzimas que podem estar presentes no alimento. Para que se possa dimensionar o processamento térmico de determinado alimento, determinam-se os valores D e Z. Apresentam-se a respeito três proposições.

I – O valor D, também chamado de tempo de redução decimal, estabelece o tempo necessário para destruir 90% dos micro-organismos presentes no alimento em determinada temperatura.

II – Para um dado micro-oganismo, se o valor de Z = 10 °C, o valor de D90 °C é igual a 0,1 D100 °C

III – A curva de destruição térmica é construída com base na obtenção de vários valores de Z, sob diferentes temperaturas.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40491Ca
07

(UFLA - 2013 - PRGDP UFLA - Engenheiro de alimentos) - Para produzir 100 kg de massa cárnea (carne + toucinho) com teor de 30% de gordura na elaboração de salsichas, são necessários carne (18% de proteína, 10% de gordura e 65% de água) e toucinho (10% de proteína, 60% de gordura e 20% de água). As quantidades necessárias de carne e toucinho são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q40492Ca
08

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Engenheiro de alimentos) - Em relação às funções do branqueamento nos vegetais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Redução de carga microbiológica.
II. Evitar o escurecimento enzimático.
III. Eliminar todos os micro-organismos patogênicos presentes.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q40483Ca
09

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Aditivos usados tanto em produtos gordurosos quanto em produtos aquosos; nestes previnem o escurecimento de polpas de frutas e sucos. Trata-se de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39155Ca
10

(INSTITUTO LUDUS - 2012 - Prefeitura de Araguaína/TO - Engenheiro de alimentos) - Nos parênteses abaixo coloque (E) para escurecimento enzimático e (NE) para escurecimento não enzimático e em seguida marque a alternativa com a sequência correta.

( ) Interação de aminas ou de proteínas com carboidratos
( ) Caramelização
( ) Resultado da ação das PPOs
( )Para que ocorram há necessidade da presença de alguns fatores combinados como temperatura, tempo, umidade, meio ácido ou alcalino.
( ) Escurecimento encontrado ao cortar frutas como maçã, pera, banana.
( ) No alimento essa reação vai depender da presença do açúcar redutor que dará o grupamento carbonila C=O.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39149Ca