Engenheiro de segurança do trabalho

Prepare-se com questões de Engenheiro de segurança do trabalho

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - Considere as medidas abaixo:

(1) prevenir a liberação ou disseminação dos agentes nocivos no ambiente de trabalho;
(2) eliminar ou reduzir a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;
(3) reduzir os níveis ou a concentração de agentes nocivos no ambiente de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência hierárquica correta a ser adotada no estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva a serem descritas no PPRA de um estabelecimento.

Código da questão
Q28863Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Considerando as disposições da lei orgânica de FERNANDÓPOLIS/SP, assinale a alternativa correta que indica matéria enumerada como sendo da competência administrativa comum do Município, da União e do Estado.

Código da questão
Q13629Ca

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - A análise de riscos é a segunda etapa no processo de Gestão de riscos que se inicia com a identificação dos perigos apresentados no ambiente de trabalho e termina na avaliação e implementação de medidas de controle destes riscos. Existem técnicas desenvolvidas e utilizadas pela engenharia de segurança do trabalho para a fase de análise dos riscos ambientais. A alternativa abaixo que contempla APENAS técnicas de análise de riscos é:

Código da questão
Q28855Ca

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - Síndrome do Edifício Doente é:

Código da questão
Q28861Ca

(UFSCar - 2009 - UFSCar - Engenheiro em segurança do trabalho) - Assinale a alternativa correta. De acordo com NR23- Proteção contra Incêndio, visando a proteção dos trabalhadores nos locais de trabalho, o combate ao fogo deve seguir, na ordem, os seguintes passos:

Código da questão
Q21360Ca

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - As empresas que apresentam condições de trabalho insalubres são obrigadas a elaborar o LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho. Este laudo tem por objetivo documentar os agentes de risco existentes no ambiente de trabalho e concluir se podem ou não gerar insalubridade. Ele deve estar sempre disponível e atualizado na empresa. A validade do LTCAT é:

Código da questão
Q28847Ca

(UFSCar - 2009 - UFSCar - Engenheiro em segurança do trabalho) - Assinale a alternativa correta. A lei sobre a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, conhecida como “Lei de Cotas”, estabelece que as empresas são obrigadas a:

Código da questão
Q21355Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Você tem a posse de dados estatísticos sobre a ocorrência de acidentes com funcionários homens e mulheres. A idade média de todos os funcionários homens da empresa, que sofreram acidentes é 20 anos. Outro dado que se tem é que 21 e 18 anos são as idades médias dos funcionários homens e mulheres que sofreram acidentes, respectivamente. Com base no enunciado, calcula-se a porcentagem dos funcionários homens que sofrerão acidentes se encontra aproximadamente identificado na alternativa:

Código da questão
Q13651Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Norma Regulamentadora NR-26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. Com base no tema apresentado, classifique as afirmações a seguir como corretas ou não.

I. O verde é a cor que caracteriza “atenção”.

II. Cinza escuro - deverá ser usado para identificar eletrodutos.

III. O amarelo deverá ser empregado para indicar “risco iminente”

Das afirmações apresentadas, estão corretas.

Código da questão
Q13650Ca
10ª

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - No conectivo lógico condicional (→) , se o valor lógico do antecedente for falso e o valor lógico do conseqüente for verdade, então o valor lógico do condicional será:

Código da questão
Q13618Ca