Engenheiro de segurança do trabalho

Prepare-se com questões de Engenheiro de segurança do trabalho

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Clarice Lispector, em sua crônica, propõe-nos uma reflexão cujo teor central é demonstrar a relação conflitante entre as palavras, que chega a ser paradoxal, excludente. Tal relação está MELHOR representada em:

Código da questão
Q13600Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - A técnica denominada Estudo de Perigo e Operabilidade tem o objetivo de identificar os problemas de Operabilidade de uma instalação de processo, revisando metodicamente o projeto de uma unidade ou de todas elas. A seguir são apresentadas algumas afirmações sobre a técnica.

I. Esta técnica é baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática através do uso apropriado de um conjunto de palavras guias aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo.

II. O principal objetivo da técnica é a investigação de forma macroscópica a operação como um todo, fornecendo possíveis soluções tecnológicas ou não, que estejam de acordo com a política da empresa, bem como das leis vigentes no país onde é aplicada.

III. A técnica enfoca tanto os problemas de segurança, buscando identificar os perigos que possam colocar em risco os operadores e aos equipamentos da instalação, como também os problemas de operabilidade que embora não sejam perigosos, podem causar perda de produção ou que possam afetar a qualidade do produto ou a eficiência do processo.

Das afirmações apresentadas, estão corretas.

Código da questão
Q13634Ca

(UFSCar - 2009 - UFSCar - Engenheiro em segurança do trabalho) - No manual de aplicação da NR17-Ergonomia, publicação do Ministério do Trabalho e Emprego, há uma explicação do que é entendido como características psicofisiológicas do ser humano.

Assinale a alternativa que contém estas características definidas no manual.

Código da questão
Q21341Ca

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - Os exames médicos obrigatórios previstos no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional da empresa, o PCMSO são: admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de função, periódico e demissional. Este último deve ser realizado pelo funcionário até a data da homologação de sua rescisão do contrato de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora 7, alguns empregados podem ficar dispensados da realização do exame médico demissional desde que:

Código da questão
Q28852Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Segundo a NR-17 nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado o que se descreve a seguir, exceção feita ao que se lê na alternativa:

Código da questão
Q13632Ca

(UFSCar - 2009 - UFSCar - Engenheiro em segurança do trabalho) - Os equipamentos de medição e avaliação de Ruído, Radiações Ionizantes, Iluminamento, Poeiras, Velocidade do Ar e Pressão Atmosférica são, respectivamente:

Código da questão
Q21357Ca

(FUNRIO - 2016 - IF/PA - Engenheiro de segurança do trabalho) - Em uma fazenda no Centro Oeste do país, a Justiça do Trabalho determinou perícia técnica para verificar denúncia de um grupo de empregados demitidos que, após trabalharem nove anos aplicando parasiticidas à base de arsênio nas lavouras de feijão, apresentaram problemas respiratórios severos. O resultado da perícia não só constatou o uso do parasiticida referido como também a não percepção por parte dos funcionários e ex-funcionários de adicional de insalubridade devido. De acordo com o Anexo 13 da NR 15, o grau de risco atribuído a este tipo de atividade laboral e seu consequente percentual adicional é:

Código da questão
Q28841Ca

(UFSCar - 2009 - UFSCar - Engenheiro em segurança do trabalho) - Qual a ordem correta do nome do instrumento utilizado para avaliação quantitativa das seguintes variáveis dos ambientes de trabalho de: 1) temperatura radiante, 2) umidade do ar, 3) velocidade do ar e 4) temperatura do ar?

Código da questão
Q21345Ca

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Assinale a alternativa correta considerando as disposições da lei orgânica do município de FERNANDÓPOLIS/SP sobre a criação de Distritos.

Código da questão
Q13628Ca
10ª

(IBFC - 2015 - Prefeitura de Fernandópolis/SP - Engenheiro de segurança do trabalho) - Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) De acordo com José Sebastião Witter, professor da USP, as ferrovias paulistas se desenvolveram “a cata” do café, isto é, a estrada de ferro seguiu, de perto, o caminho aberto pelo cafezal.

( ) Em 1904, já era grande o interesse em ligar o estado de São Paulo com o de Mato Grosso.

( ) De 1910 a 1920, consolida-se a conquista do “sertão desconhecido” e a Araraquarense atinge, em 1912, Rio Preto, onde permanece durante muitos anos, parando novamente em Mirassol.

( ) Esse trajeto, não passaria por Fernandópolis, mas, para que os trilhos avançassem, havia necessidade de uma grande movimentação das “cidades imediatamente interessadas”.

( ) Fernandópolis conquistou a ferrovia em 21/08/1948, quando o “trem de ferro” chega, trazendo o governador Ademar de Barros, mas é a partir de 19/12/1949 que a ferrovia foi entregue definitivamente à população.

A sequência correta é:

Código da questão
Q13626Ca