Engenheiro eletricista

Prepare-se com questões de Engenheiro eletricista

01

(EXATUS - 2014 - CEB - Engenheiro eletricista) - Em uma instalação industrial a potência de curto-circuito na entrada da subestação e de aproximadamente 200 kVA, sendo 500 kVA a potência do trafo da subestação. Qual o valor aproximado da reatância (p.u) reduzida do sistema? Considere tensão de base=tensão de entrada do trafo e potência de base=potência do Trafo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39612Ca
02

(EXATUS - 2014 - CEB - Engenheiro eletricista) - A Norma Técnica de Distribuição NTD 6.01 da CEB – Companhia Energética de Brasília tem como finalidade básica:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39613Ca
03

(EXATUS - 2014 - CEB - Engenheiro eletricista) - Em uma instalação industrial foi instalado um banco de capacitores com potência de 13.75 kVAr para melhoria do fator de potência da instalação, com essa instalação o FP ficou em 0,96. Sendo a potência ativa total do sistema de 30 kW, qual era o fator de potência antes da instalação do banco de capacitores?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39611Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(Gestão de Concursos - 2014 - HRTN - Engenheiro eletricista) - Assinale a alternativa em que o verbo destacado NÃO está na forma de infinitivo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q13395Ca
05

(EXATUS - 2014 - CEB - Engenheiro eletricista) - Sobre a NR-6, analise as afirmativas abaixo:

I - Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

II - Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

III - Equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado do Ministério de Segurança do Trabalho - CMSA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

IV - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias.

Estão corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39614Ca
06

(UFRJ - 2016 - UFRJ - Engenheiro eletricista) - Um grande laboratório está pagando multa à concessionária devido à ultrapassagem de energia reativa. Para corrigir o problema, um engenheiro eletricista foi contratado para realizar o ajuste do fator de potência da instalação. Sabendo que, em sua medição, a potência ativa encontrada foi de 900 kW, a potência reativa capacitiva necessária para elevar o fator de potência da instalação de 0,80 (indutivo) para 0,90 (indutivo) será de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39599Ca
07

(UFMS - 2015 - UFMS - Engenheiro eletricista) - A probabilidade de uma estrutura (um local) ser atingida por um raio em um ano, é dado pelo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q24238Ca
08

(EXATUS - 2014 - CEB - Engenheiro eletricista) - Em se tratando de proteção de circuitos, os equipamentos tipo DR, conforme a norma NR 5410 tem como principal objetivo garantir proteção contra:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q39617Ca
09

(Gestão de Concursos - 2014 - HRTN - Engenheiro eletricista) - Um circuito RLC série é alimentado por uma fonte de tensão que fornece uma onda quadrada de valor máximo VS. A tensão no capacitor (VC) ultrapassa o valor de VS. Deseja-se evitar que VC ultrapasse VS em qualquer momento de operação do circuito.

Assinale a alternativa que caracteriza o comportamento do circuito e atende ao requisito exigido, respectivamente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q13414Ca
10

(Gestão de Concursos - 2014 - HRTN - Engenheiro eletricista) - A epidemiologia é frequentemente utilizada para descrever o estado de saúde de grupos populacionais. O conhecimento da carga de doenças que subsiste na população é essencial para as autoridades em saúde já que permite melhor utilização de recursos por meio da identificação de programas curativos e preventivos prioritários à população. Várias medidas da ocorrência de doenças são baseadas nos conceitos fundamentais de incidência e prevalência.

Segundo Beaglehole, R.; Bonita, R.; Kjellstrom, T. epidemiologia básica são características das medidas de prevalência, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q13406Ca