Engenheiro eletrônico

Prepare-se com questões de Engenheiro eletrônico

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - As afirmativas abaixo se referem a transistores de efeito de campo (FET)

I. O JFET (Junction Field Effect Transistor) é um dispositivo unipolar.

II. O MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor) não é usado na integração de circuitos integrados, devido seu tamanho.

III. A tecnologia FET de fabricação de transistores tem a vantagem de produzir componentes com alta impedância de entrada.

IV. Os transistores FET só funcionam quando a tensão aplicada entre porta e fonte UGS for igual a zero volts.

Quais estão corretas?

Código da questão
Q14146Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. O texto faz a ponderação de que um empreendimento hidrelétrico tem custos ambientais e de re-assentamento de populações atingidas; considerando-os como os principais impactos negativos.

II. O texto afirma que, quando se construíram as primeiras usinas hidrelétricas, não se dava muita atenção à prevenção e à solução de danos sociais; por sinal, a indenização das perdas à população atingida nem sempre era feita de modo justo.

III. O texto constata que não têm sido realizados estudos mais específicos sobre o ambiente e sobre a população dos locais, na Amazônia, onde podem ser construídas usinas hidrelétricas; com isso, é previsível que a população se manifeste contrariamente a esses empreendimentos.

Quais estão corretas?

Código da questão
Q14128Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - As alternativas abaixo identificam tipos de osciladores. Assinale a única que está incorreta:

Código da questão
Q14148Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Relacione a coluna 1 à coluna 2, associando os sinais de pontuação do texto às respectivas explicações ou justificativas.

1 Coluna

1. Travessões (linha 02).
2. Vírgulas das linhas 09 e 11 (as duas ocorrências nos dois casos).
3. Vírgulas da linhas 12 (as duas ocorrências) e 20 (quarta ocorrência).

2 Coluna

( ) Separam elementos coordenados.
( ) Separam adjunto adverbial deslocado.
( ) Separam expressão que se deseja enfatizar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Código da questão
Q14133Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Todo instrumento de medição trás em seu manual técnico, informações sobre as tolerâncias dos parâmetros de medição. As alternativas abaixo descrevem as características de alguns parâmetros. Assinale a única alternativa incorreta:

Código da questão
Q14158Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Referindo-se a sistemas de medição é correto afirmar que:

I. Transdutor é um componente que sente um tipo de variável física e converte em outro, normalmente em sinal elétrico.

II. Os sensores que funcionam pelo princípio mecânico necessitam de contato para serem acionados.

III. O efeito piezoelétrico é a propriedade de certos cristais de produzirem um potencial elétrico ao serem submetidos à pressão mecânica.

IV. O efeito termoresistivo refere-se à propriedade de certos materiais emitirem calor quando submetidos à passagem de corrente elétrica.

Quais estão corretas?

Código da questão
Q14157Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - As alternativas abaixo são definições de parâmetros envolvidos no estudo do magnetismo. Assinale a alternativa incorreta:

Código da questão
Q14141Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Considerando um circuito composto por um resistor e um capacitor ligados em série e alimentados por uma fonte de tensão contínua, podemos afirmar que o tempo de carga do capacitor:

Código da questão
Q14142Ca

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Sobre a polarização de um transistor bipolar NPN de silício, como amplificador, podemos afirmar que:

I. Para funcionar como amplificador classe B o ponto quiescente deve ser fixado no centro da região linear das curvas características de saída.

II. Para funcionar como amplificador classe C o ponto quiescente deve ser fixado dentro da região de corte das curvas características de saída.

III. Fixando o ponto quiescente na região de corte das curvas características de saída, o transistor só pode funcionar como chave (modo digital).

IV. A polarização em classe B tem o inconveniente de gerar distorção de transição, conhecida como “cross-over”.

Quais estão corretas?

Código da questão
Q14145Ca
10ª

(FUNDATEC - 2010 - CEEE/D - Engenheiro eletrônico) - Sobre conversão entre sistemas de numeração usados nos sistemas digitais, apenas uma das operações numéricas abaixo está incorreta:

Código da questão
Q14149Ca