Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Considerando as ideias do texto, julgue os itens abaixo.

I Diante da massa, o sujeito, anônimo, é mais livre e consegue ser ele mesmo.

II Nas grandes cidades, é difícil e nociva a convivência entre a impessoalidade e a individualidade.

III O olhar e o julgamento do vizinho inibem a liberdade individual no contexto das comunidades pequenas.

IV No primeiro parágrafo, Guilherme Wisnik recorre a argumentos de autoridade para fortalecer sua argumentação.

As afirmações que contêm interpretações permitidas pelo texto são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14194Ca
02

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - No tocante aos órgãos de administração da UFPA, considere os seguintes itens:

I Os Conselhos Superiores, a Reitoria, a Vice-Reitoria, as Pró-Reitorias, a Prefeitura e a Procuradoria Geral são órgãos de administração superior da UFPA.

II A Reitoria será exercida pelo Reitor e, nas suas faltas e impedimentos, pelo Vice-Reitor. Na hipótese de vacância simultânea desses cargos, assumirá a Reitoria o decano do Conselho Universitário – CONSUN.

III Os Pró-Reitores serão nomeados pelo Reitor, dentre os servidores em exercício, e serão demissíveis ad nutum; os Pró-Reitores das áreas-fins da UFPA – Ensino, Pesquisa e Extensão – serão nomeados pelo Reitor dentre os docentes de qualquer classe da carreira do magistério.

IV Os Institutos são unidades acadêmicas de formação profissional em graduação e pós-graduação, em determinada área do conhecimento, de caráter interdisciplinar, gozando de autonomia acadêmica, administrativa e financeira.

Marque a alternativa que reúne os itens cujas afirmativas são rigorosamente corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27191Ca
03

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - Yarranton e Morrison (1974) mostraram que alguns organismos vegetais têm a capacidade de formar microhabitats, melhorando as condições ambientais e atraindo uma série de outros organismos, formando, dessa maneira, núcleos de diversidade, originando a teoria da nucleação. Inspirados na teoria de nucleação, Reis et al. (2003) simularam os mecanismos ecológicos descritos por aqueles autores, instituindo as técnicas nucleadoras de restauração. A respeito das técnicas nucleadoras, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Transposição de galharia e transposição de poleiros artificiais são técnicas nucleadoras.

( ) Transposição de solo e de serapilheira, associadas ou não ao plantio de mudas, são técnicas nucleadoras.

( ) O resultado da implantação de técnicas de nucleação poderá ser a formação de corredores ecológicos.

( ) A transposição de solo representa uma estratégia de incorporar vida vegetal e animal, propiciando a formação de pequenos nichos de regeneração e colonização.

( ) Transposição de chuva de sementes consiste em coletar uma vez ao ano e utilizar, na restauração, a chuva de sementes de fragmentos próximos.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21004Ca
04

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - A reposição florestal estabelece a necessidade de sementes e mudas para o plantio de espécies nativas. O reflorestamento com espécies da Amazônia tem se intensificado, ocasionando aumento na demanda por material propagativo dessas espécies. Dentre esses materiais, a semente constitui-se no meio mais fácil de propagação. A importância do uso de sementes de espécies nativas nos programas de reflorestamento deve-se às vantagens que estas sementes apresentam, tais como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27205Ca
05

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Analise as afirmativas referentes ao processo de licenciamento ambiental:

I O empreendedor deverá atender à solicitação de esclarecimentos e complementações, formuladas pelo órgão ambiental competente, dentro do prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar do recebimento da respectiva notificação;

II O órgão ambiental competente poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença, em função das peculiaridades da atividade ou do empreendimento;

III Poderão ser estabelecidos procedimentos simplificados para as atividades e os empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental;

IV As licenças ambientais poderão ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, as características e a fase do empreendimento ou da atividade.

São corretas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14213Ca
06

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Em se tratando da Lei nº 8.112 de 1990, analise os itens a seguir:

I A jornada de trabalho dos integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação do quadro permanente da Universidade Federal do Pará (UFPA) é de 40 (quarenta) horas semanais, salvo quando houver legislação que estabeleça jornada diversa em virtude de especificação do cargo.

II Provimento derivado é o que depende de um vínculo anterior do servidor com a Administração, que se deu por concurso público. Como exemplos, a reintegração e a promoção.

III A exoneração de cargo efetivo dar-se-á estritamente de ofício, constituindo-se uma das modalidades de penalidades disciplinares.

IV Provimento efetivo é o que se faz em cargo público, mediante nomeação por concurso público, assegurando ao servidor, após dois anos de exercício, o direito de vitaliciedade no serviço público.

Marque a alternativa que reúne os itens cujas afirmativas são corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27192Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Certificação Florestal é um processo voluntário, ao qual se submetem algumas empresas, para atestar que seus produtos e sua produção seguem determinados padrões de qualidade e sustentabilidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27213Ca
08

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, é correto afirmar que a(s)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14212Ca
09

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - O estudo da fitogeografia brasileira identificou a existência de seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Em relação às tipologias de vegetação e sua distribuição nos diversos biomas, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14217Ca
10

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Em um povoamento florestal, a variável altura é de suma importância para o cálculo do volume e dos incrementos, além da determinação da qualidade do local “site quality”. De acordo com a finalidade da medição, vários tipos de altura podem ser considerados. A esse respeito, observe os itens a seguir.

I Altura do fuste refere-se à distância vertical entre o terreno e a base da copa.

II Altura comercial corresponde à distância vertical medida a 1,30 m do solo até um diâmetro mínimo aproveitável do tronco.

III Altura total corresponde à distância vertical entre o terreno e o ápice da copa da árvore.

Estão corretos os itens

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14214Ca