Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Acerca do processo administrativo disciplinar, considere os itens seguintes:

I A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público poderá promover a sua apuração imediata, desde que tenha presenciado a falta cometida pelo servidor.

II A Sindicância, como peça informativa da instrução, obrigatoriamente deve resultar na instauração de processo disciplinar, assegurando-se, em todas as fases, a ampla defesa e o contraditório.

III Sempre que o ilícito praticado resultar na aplicação de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

IV Os prazos para conclusão da sindicância e do processo disciplinar não excederão de 30 (trinta) dias e de 60 (sessenta) dias, respectivamente, admitida a prorrogação por igual período.

São corretos os itens expressos pela alternativa:

Código da questão
Q27195Ca

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Os diferentes tipos de formações vegetais (mata de terra firme, mata de várzea, mata de igapó, cerrado, campina, campos etc.) encontrados na Amazônia, refletem a variação nos tipos de solos. É correto dizer, que os solos das várzeas dos rios de água branca são

Código da questão
Q27203Ca

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc.).

O enunciado refere-se a que tipo de poluição?

Código da questão
Q20720Ca

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - Falar sobre o meio ambiente nunca esteve tão em alta quanto atualmente. A cada dia aumenta a preocupação das pessoas em preservar o nosso planeta. Porém, infelizmente, ainda não são todos que têm essa preocupação. Talvez a falta de informação seja o principal motivo que leva as pessoas a não cuidarem do meio ambiente como ele merece.

De acordo como o enunciado acima, a maior preocupação da humanidade é:

Código da questão
Q20709Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - No que diz respeito à coesão, é incorreto afirmar que o (a)

Código da questão
Q14201Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, é correto afirmar que a(s)

Código da questão
Q14212Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Manejo de bacias hidrográficas é o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água. Genericamente podem-se distinguir três zonas hidrogeodinâmicas na paisagem de uma bacia hidrográfica: Zonas de Sedimentações, Zonas de Recarga e Zonas de Erosão.

Nesse sentido, analise os itens a seguir.

I Nas Zonas de Recarga ocorre e deve permanecer a vegetação ciliar. A utilização de agroquímicos de baixa retenção pelo solo leva, fatalmente, à contaminação dos cursos d’água carreados pelas águas que escoam superficialmente no solo.

II Na Zona de Erosão da bacia hidrográfica, o escoamento superficial tende a predominar sobre o processo de infiltração, por isso é permitido o cultivo de lavouras anuais e perenes e de pastagens desde que sejam implantados sistemas de controle da erosão.

III O uso dos recursos naturais, assim como qualquer outra atividade antrópica de alteração da paisagem, deve ser planejado com base nos limites de propriedade de municípios que compõem a bacia hidrográfica.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Código da questão
Q14222Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico, de modo sustentável, dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q27220Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - A sequência em que há palavras que pertencem ao mesmo campo semântico é

Código da questão
Q14199Ca
10ª

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Em relação ao sistema operacional Windows XP, qual dos atalhos do teclado exclui definitivamente um arquivo?

Código da questão
Q27199Ca