Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Para desenvolver análises regionais, observar o terreno em três dimensões, interpretar imagens obtidas de múltiplas regiões do espectro eletromagnético e detectar mudanças, é habitual o uso de princípios de interpretação de imagens, que foram desenvolvidos por mais de 150 anos por meio de experiências empíricas. Sobre os elementos de interpretação de imagem é CORRETO afirmar que:

Código da questão
Q27217Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Releia os fragmentos de texto abaixo:

“está livre para ser ele mesmo, isto é, ser outro” (l. 6 e 7).
“O mercado, porém, não coincide com a política” (l. 12 e 13).

Nos dois trechos, a vírgula foi empregada para

Código da questão
Q14200Ca

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - Em levantamentos florestais, é comum a medição de diâmetros ou circunferências de árvores a 1,3 metro do solo. O cálculo do diâmetro médio aritmético e quadrático são atributos relacionados ao povoamento. Considerando os valores obtidos de um povoamento, foram medidas 47 árvores, e o diâmetro médio aritmético resultou em 22,15 centímetros e, para o diâmetro médio quadrático, o valor de 24,15 centímetros. A partir desses resultados, é possível afirmar:

Código da questão
Q21005Ca

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - No que diz respeito às Responsabilidades do Servidor Público, é correto afirmar:

 

Código da questão
Q27194Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no Brasil e utiliza pela primeira vez a nomenclatura e as especificações recomendadas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Código da questão
Q27209Ca

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - O volume rigoroso de árvores pode ser obtido por meio de diversas técnicas consagradas de cubagem. Considere a utilização da técnica de Hohenadl com a divisão do tronco da árvore em 5 seções. A primeira medida foi a 1,58 metros de altura e diâmetro com casca de 22,4 centímetros. A segunda medida foi a 4,74 metros de altura e diâmetro com casca de 18,8 centímetros. A terceira medida foi a 7,90 metros de altura e diâmetro com casca de 14,3 centímetros A quarta medida foi a 11,06 metros de altura e diâmetro com casca de 7,5 centímetros A última medida foi a 14,22 metros de altura e diâmetro com casca de 3,2 centímetros. A partir dessas informações, assinale a altura total da árvore:

Código da questão
Q21010Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - A Lei nº 12.651, de 25/5/2012, e suas alterações posteriores instituíram o novo Código Florestal ou Lei Florestal Brasileira. De acordo com o que estabelece essa lei, é correto afirmar que

Código da questão
Q14221Ca

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Manejo de bacias hidrográficas é o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água. Genericamente podem-se distinguir três zonas hidrogeodinâmicas na paisagem de uma bacia hidrográfica: Zonas de Sedimentações, Zonas de Recarga e Zonas de Erosão.

Nesse sentido, analise os itens a seguir.

I Nas Zonas de Recarga ocorre e deve permanecer a vegetação ciliar. A utilização de agroquímicos de baixa retenção pelo solo leva, fatalmente, à contaminação dos cursos d’água carreados pelas águas que escoam superficialmente no solo.

II Na Zona de Erosão da bacia hidrográfica, o escoamento superficial tende a predominar sobre o processo de infiltração, por isso é permitido o cultivo de lavouras anuais e perenes e de pastagens desde que sejam implantados sistemas de controle da erosão.

III O uso dos recursos naturais, assim como qualquer outra atividade antrópica de alteração da paisagem, deve ser planejado com base nos limites de propriedade de municípios que compõem a bacia hidrográfica.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Código da questão
Q14222Ca

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - “Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício”. (CHAUÍ, 1997). A respeito da ética no trabalho, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organiza- ção, são essenciais para o alcance da excelência profissional.

II- O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.

III- Não basta estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional; é preciso assumir uma postura ética.

IV- Uma administração pública norteada por valores éticos resulta tão somente da aprovação de leis mais rigorosas.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q21012Ca
10ª

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Acerca do processo administrativo disciplinar, considere os itens seguintes:

I A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público poderá promover a sua apuração imediata, desde que tenha presenciado a falta cometida pelo servidor.

II A Sindicância, como peça informativa da instrução, obrigatoriamente deve resultar na instauração de processo disciplinar, assegurando-se, em todas as fases, a ampla defesa e o contraditório.

III Sempre que o ilícito praticado resultar na aplicação de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

IV Os prazos para conclusão da sindicância e do processo disciplinar não excederão de 30 (trinta) dias e de 60 (sessenta) dias, respectivamente, admitida a prorrogação por igual período.

São corretos os itens expressos pela alternativa:

Código da questão
Q27195Ca