Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - A Vespa da Madeira (Sirex noctilio) é uma espécie indígena da Europa, (Turquia) e Norte da África, pertence a ordem Hymenoptera, família Siricidae. Na década de 40 foi detectada na Nova Zelândia, onde causou grandes prejuízos à Silvicultura local. Com o passar dos anos foi migrando para outros países e continentes, chegando ao Uruguai, em 1980, e ao Brasil em 1998; e, em 1993, foi detectada no Sul do Paraná. Sobre esse assunto assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27214Ca
02

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no Brasil e utiliza pela primeira vez a nomenclatura e as especificações recomendadas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27209Ca
03

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - Os sistemas agroflorestais permitem o uso e a geração de rendas de forma diversificada em imóveis rurais. A respeito dos sistemas agroflorestais, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Permitem melhor utilização dos perfis da paisagem e da energia solar, promovendo a exploração racional dos recursos naturais disponíveis com a combinação de espécies que apresentam diferentes demandas hídricas, nutricionais e de luminosidade.

II- Favorecem a recirculação mais eficiente de nutrientes no ecossistema.

III- Permitem maior aproveitamento das adubações.

IV- Reduzem a amplitude de variações de temperatura e umidade e umidade relativa do ar, resultando, entre outros efeitos, na maior disponibilidade de água e no incremento na mineralização do nitrogênio.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21000Ca
04

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Analise os itens referentes aos Sistemas Agroflorestais (SAF) a seguir.

I Sua classificação de acordo com sua base funcional refere-se à composição dos componentes, incluindo os arranjos espaciais do componente lenhoso, estratificação vertical de todos os componentes, bem como o arranjo temporal dos diferentes componentes.

II É um termo coletivo designado para definir os sistemas de uso do solo e as tecnologias onde espécies lenhosas (árvores, arbustos, palmáceas, bambus etc) são deliberadamente usadas nas mesmas unidades de manejo, como cultivos agrícolas e/ou animais, em certa forma espacial de arranjo ou sequência temporal.

III Normalmente envolve duas ou mais espécies de plantas (ou plantas e animais) com pelo menos dois ou mais produtos (outputs) cuja complexidade ecológica e econômica em relação a um sistema agícola é sempre maior.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14216Ca
05

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Como a meta de “zero incêndio” em uma área florestal é inatingível e como por mais bem implantadas que sejam as técnicas da silvicultura preventiva, estas, apesar de reduzirem sensivelmente, não evitam totalmente a propagação do fogo, os empreendimentos florestais não podem prescindir de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27208Ca
06

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - A Lei nº 12.651, de 25/5/2012, e suas alterações posteriores instituíram o novo Código Florestal ou Lei Florestal Brasileira. De acordo com o que estabelece essa lei, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14221Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Estudos em florestas nativa são de vital importância para o entendimento do comportamento das características intrínsecas ao ecossistema e devem ser realizadas, antes que esses ecossistemas tenham toda a sua área original alterada pelo homem. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27224Ca
08

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - O volume de árvores pode ser estimado por meio de equações volumétricas, funções de perfil do tronco de árvores e também por meio do fator de forma. Considerando os valores obtidos de uma árvore, com circunferência de 94,25 centímetros, medida a 1,3 metros de altura do solo, a altura total de 18,5 metros e o volume total com casca de 0,60 metros cúbicos, assinale a alternativa correta para o fator de forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21009Ca
09

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - A sucessão em uma comunidade florestal pode ser entendida como a progressão inteira dos estágios serais, da primeira espécie que ocupa o chão desnudo (comunidade pioneira) até a clímax.

Numa comunidade vegetal, conforme a sucessão vai avançando, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14215Ca
10

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - O rompimento de uma barragem no município de Mariana, no final de 2015, provocou uma enxurrada de lama que afetou a vida de várias famílias. A função da barragem que se rompeu era

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14204Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »