Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Acerca do disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue as afirmativas dos itens abaixo:

I Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional devem ser criadas Comissões Permanentes de Processo Administrativo Disciplinar, com a função específica de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, que poderão, motivadamente, aplicar penalidades desde a censura até a suspensão de 30 dias ao servidor faltoso.

II Os procedimentos a serem adotados pela Comissão de Ética para apuração de fato ou ato que se apresente contrário à ética terá o rito sumário, com todos os direitos relativos à ampla defesa e ao contraditório, devendo ser instaurado mediante provocação do interessado ou de ofício pela Administração.

III O dever fundamental de respeito à hierarquia por parte do servidor público o impede que se insurja às ordens dos superiores hierárquicos, ainda que manifestamente aéticas, não sendo responsabilizado, nessas hipóteses, pela omissão de denúncia decorrente das ações supostamente ilegais ou imorais que tiver conhecimento.

IV Em nenhuma hipótese poderá o servidor público retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, agravando-se essa conduta se essa ação visar favorecimento para si, para familiares ou para qualquer pessoa de seu relacionamento pessoal.

Sobre as afirmativas, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27190Ca
02

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - É a soma total do que está em torno de algo ou alguém. Ele inclui os seres vivos e as forças naturais. Proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos. Os organismos mudam em resposta às suas condições. É composto das interações entre plantas, animais, solo, água, temperatura, luz etc.

O enunciado refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20711Ca
03

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Considere, com base na Política Nacional de Meio Ambiente,

I racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

II imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados;

III estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais;

IV proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas.

São objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14210Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - O recurso utilizado pelo autor para caracterizar a cidade está indicado corretamente em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14203Ca
05

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - A Ecologia pode estudar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20714Ca
06

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Os diferentes tipos de formações vegetais (mata de terra firme, mata de várzea, mata de igapó, cerrado, campina, campos etc.) encontrados na Amazônia, refletem a variação nos tipos de solos. É correto dizer, que os solos das várzeas dos rios de água branca são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27203Ca
07

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - Yarranton e Morrison (1974) mostraram que alguns organismos vegetais têm a capacidade de formar microhabitats, melhorando as condições ambientais e atraindo uma série de outros organismos, formando, dessa maneira, núcleos de diversidade, originando a teoria da nucleação. Inspirados na teoria de nucleação, Reis et al. (2003) simularam os mecanismos ecológicos descritos por aqueles autores, instituindo as técnicas nucleadoras de restauração. A respeito das técnicas nucleadoras, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Transposição de galharia e transposição de poleiros artificiais são técnicas nucleadoras.

( ) Transposição de solo e de serapilheira, associadas ou não ao plantio de mudas, são técnicas nucleadoras.

( ) O resultado da implantação de técnicas de nucleação poderá ser a formação de corredores ecológicos.

( ) A transposição de solo representa uma estratégia de incorporar vida vegetal e animal, propiciando a formação de pequenos nichos de regeneração e colonização.

( ) Transposição de chuva de sementes consiste em coletar uma vez ao ano e utilizar, na restauração, a chuva de sementes de fragmentos próximos.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21004Ca
08

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - A Lei N° 12.651, de 05 de maio de 2012 (Código Florestal Brasileiro), estabelece os parâmetros para a Reserva Legal em imóveis rurais. Assinale a alternativa correta em relação à Reserva Legal em imóveis rurais na região Sul do Brasil:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20997Ca
09

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no Brasil e utiliza pela primeira vez a nomenclatura e as especificações recomendadas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27209Ca
10

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Quanto às penalidades disciplinares, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27196Ca