Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - Uma escola está desenvolvendo um projeto de educação ambiental com os professores. O objetivo é, na prática educativa, atingir as metas de cada especificidade, mas vários professores estão com dificuldade na temática ambiental quanto à lista das discussões do currículo escolar.

Com base no texto acima, qual dos princípios a seguir não foi desenvolvido?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20713Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Considerando as características dos modelos de manejo florestal sustentável e os sistemas silviculturais utilizados atualmente na Amazônia brasileira, é correto afirmar que

I são sistemas do tipo monocíclico e de uso múltiplo, que utilizam a recomposição da mata natural para garantir colheitas subsequentes por meio de um conjunto de atividades desenvolvidas durante a exploração madeireira, com vistas a garantir a máxima eficiência da colheita com o mínimo de danos ecológicos à floresta remanescente.

II uma das características desses modelos é a transição de manejo em regime de produção sustentável de madeira para um sistema mais amplo, que combina produção madeireira e produtos não madeireiros com a preservação e conservação dos serviços ambientais e funções ecológicas da floresta.

III destacam-se, entre as principais causas da exploração insustentável dos recursos florestais, a ineficácia e ineficiência do monitoramento e controle da exploração madeireira, a oferta clandestina associada ao aumento da fronteira agrícola e a abundância do recurso florestal.

Analisando-se os itens acima, está(estão) correto(s) o(s) item(itens)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14218Ca
03

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - Desbastes são intervenções silviculturais realizadas em povoamentos florestais com diversas finalidades. Entre elas, podem ser citadas: 1- Obter rendas intermediárias; 2- Eliminar árvores doentes; 3- Evitar o autodesbaste; 4- Aumentar o nível de luminosidade para incrementar o florescimento e a frutificação; 5- Disponibilizar mais espaço para as árvores remanescentes.

Com base no exposto, assinale a alternativa que contém o número de finalidades dos desbastes:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21011Ca
04

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - A tendência atual na área de controle de incêndios florestais é valorizar as técnicas da silvicultura preventiva e, ao mesmo tempo, utilizar as campanhas de educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre o problema dos incêndios florestais. A silvicultura preventiva pode ser definida como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27207Ca
05

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - No que tange ao processo administrativo disciplinar, está em coerência com o disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27197Ca
06

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Certificação Florestal é um processo voluntário, ao qual se submetem algumas empresas, para atestar que seus produtos e sua produção seguem determinados padrões de qualidade e sustentabilidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27213Ca
07

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Os diferentes tipos de formações vegetais (mata de terra firme, mata de várzea, mata de igapó, cerrado, campina, campos etc.) encontrados na Amazônia, refletem a variação nos tipos de solos. É correto dizer, que os solos das várzeas dos rios de água branca são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27203Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27221Ca
09

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Em um povoamento florestal, a variável altura é de suma importância para o cálculo do volume e dos incrementos, além da determinação da qualidade do local “site quality”. De acordo com a finalidade da medição, vários tipos de altura podem ser considerados. A esse respeito, observe os itens a seguir.

I Altura do fuste refere-se à distância vertical entre o terreno e a base da copa.

II Altura comercial corresponde à distância vertical medida a 1,30 m do solo até um diâmetro mínimo aproveitável do tronco.

III Altura total corresponde à distância vertical entre o terreno e o ápice da copa da árvore.

Estão corretos os itens

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14214Ca
10

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Na propagação vegetativa, a planta resultante reproduz toda a composição genética da progenitora, o que é de grande importância nos programas de melhoramento. Nesse sistema, destacam-se as técnicas de estaquia, enxertia e micropropagação. Sobre a enxertia, pode-se dizer que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27206Ca