Engenheiro florestal

Prepare-se com questões de Engenheiro florestal

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - A expressão que melhor sintetiza a visão de “cidade viva” defendida pelo autor é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14197Ca
02

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Manejo de bacias hidrográficas é o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água. Genericamente podem-se distinguir três zonas hidrogeodinâmicas na paisagem de uma bacia hidrográfica: Zonas de Sedimentações, Zonas de Recarga e Zonas de Erosão.

Nesse sentido, analise os itens a seguir.

I Nas Zonas de Recarga ocorre e deve permanecer a vegetação ciliar. A utilização de agroquímicos de baixa retenção pelo solo leva, fatalmente, à contaminação dos cursos d’água carreados pelas águas que escoam superficialmente no solo.

II Na Zona de Erosão da bacia hidrográfica, o escoamento superficial tende a predominar sobre o processo de infiltração, por isso é permitido o cultivo de lavouras anuais e perenes e de pastagens desde que sejam implantados sistemas de controle da erosão.

III O uso dos recursos naturais, assim como qualquer outra atividade antrópica de alteração da paisagem, deve ser planejado com base nos limites de propriedade de municípios que compõem a bacia hidrográfica.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14222Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Ulianópolis/PA - Engenheiro florestal) - Segundo Guilherme Wisnik, os principais atributos de um espaço público são o (a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14195Ca
04

(CEPS/UFPA - 2013 - UFPA - Engenheiro florestal) - Em uma rede de computadores, que protocolo da camada de transporte deve ser usado para garantir a entrega de pacotes?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27202Ca
05

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Área de Preservação Permanente (APP) são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Segundo a Lei 12.651/2012, nas Áreas de Preservação Permanente, é autorizada, exclusivamente, a continuidade das atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo em áreas rurais consolidadas até 22 de julho de 2008, devendo haver a recomposição das respectivas faixas marginais que possuam áreas consolidadas em Área de Preservação Permanente, levando em consideração o tamanho do imóvel. Sobre esse assunto assinale a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27210Ca
06

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - “Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício”. (CHAUÍ, 1997). A respeito da ética no trabalho, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organiza- ção, são essenciais para o alcance da excelência profissional.

II- O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.

III- Não basta estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional; é preciso assumir uma postura ética.

IV- Uma administração pública norteada por valores éticos resulta tão somente da aprovação de leis mais rigorosas.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21012Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27225Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Engenheiro florestal) - Uma madeireira está comercializando o metro cúbico de madeira dura por R$ 1900. Qual o preço da peça que mede 10,0 cm x 15,0 cm x 6 metros?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27223Ca
09

(FURB - 2016 - Prefeitura de Blumenau/SC - Engenheiro florestal) - O volume de árvores pode ser estimado por meio de equações volumétricas, funções de perfil do tronco de árvores e também por meio do fator de forma. Considerando os valores obtidos de uma árvore, com circunferência de 94,25 centímetros, medida a 1,3 metros de altura do solo, a altura total de 18,5 metros e o volume total com casca de 0,60 metros cúbicos, assinale a alternativa correta para o fator de forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21009Ca
10

(ACP - 2014 - Prefeitura de Nova Maringá/MT - Engenheiro florestal) - A energia do sol pode ser usada de maneiras diferentes. A chamada energia solar termal é obtida através da conversão do calor solar em calor útil, para água de chuveiro quente ou aquecedor, por exemplo. Fotovoltaicos, ao contrário, significam transformar a radiação solar em energia elétrica. Para que isso seja feito, células solares individuais são combinadas para criar módulos solares. As células solares consistem de um material semicondutor (geralmente o silicone) em que a irradiação da luz é separada em carregadores negativos (elétrons) e positivos. Um campo elétrico criado pelos desequilíbrios selecionados no semicondutor separa os carregadores.

O resultado é uma falta de elétrons em um lado e um excesso deles no outro. Esta tensão elétrica pode ser coletada com um contato metal nos lados superiores e inferiores. O físico francês Alexandre Becquerel já havia descoberto, em 1839, o efeito fotovoltaico, quando os pares de carregadores elétricos são separados ao serem atingidos pela luz solar. Em 1884, o americano Charles Fritts descreveu a força eletromotora em selênio iluminado e construiu a primeira célula solar. Entretanto, sua eficácia foi mínima.

A explicação científica para o fato de que a luz pode ser transformada diretamente em eletricidade foi dada por Albert Einstein em 1905. O seu trabalho sobre a lei do “efeito fotoelétrico” de 1905 fornece a fundação dos fotovoltaicos modernos.

O texto acima refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20721Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »