Engenheiro mecânico

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01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14362Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14360Ca
03

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - De acordo com o que se depreende do texto, analise as assertivas abaixo.

I. Os norte-americanos se distanciaram da visão dos fundadores de sua República.
II. O autor contesta a posição ideológica da cultura política norte-americana.
III. O autor reafirma a visão pessimista de Churchill sobre a espécie humana.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14332Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia o seguinte trecho de um parecer de economista:

Conforme se verifica do conteúdo do citado documento, ali se relata e se comprova conforme registros em Atas de Assembléia de Acionistas, registros em Balanços e Notas de Balanço, que demonstram o uso indevido do caixa, do capital social e dos dividendos dos acionistas minoritários por parte do sócio controlador.

A alternativa que contém a reescrita adequada desse trecho, restituindo-lhe a coerência, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14340Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14353Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Com relação ao “Capí- tulo IX: Dos veículos” deste código, são efetuadas as seguintes assertivas:

I. Os veículos são classificados quanto à tração, quanto à espécie e quanto à categoria.

II. O proprietário ou responsável do veículo poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

III. Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

IV. O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro e em normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14342Ca
07

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14333Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Para conferir as reais condições de eficiência e de segurança dos sistemas funcionais dos ônibus do transporte coletivo, são feitas inspeções veiculares periódicas e programadas. Para o caso de frota de ônibus, os veículos são encaminhados para empresas operadoras responsáveis por fazer as vistorias. Após a vistoria, um laudo técnico contendo os resultados é criado. Sobre os possíveis resultados da inspeção da frota de ônibus, são feitas as seguintes proposições:

I. É considerado o veículo aprovado na inspeção quando não foram encontrados itens em desconformidade ou as avarias apontadas forem devidamente corrigidas e apresentadas até o prazo determinado.

II. É considerada inspeção insuficiente quando são constatados vazamentos de óleo ou ruído no veí- culo.

III. É considerada inspeção reprovada quando as avarias observadas na inspeção não forem eliminadas dentro do prazo estipulado.

IV. É considerada inspeção inacabada se o veículo apresentado não estiver limpo e com desconformidades em componentes que interferem na segurança ou realização dos testes.

Das proposições feitas acima sobre os resultados da realização de inspeção de frota de ônibus, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14358Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três principais parâmetros de alinhamento da suspensão (convergência ou divergência, câmber e caster), juntamente com o balanceamento do conjunto rodas/pneus, desde que estejam em conformidade com o especificado pelo fabricante, permitem a dirigibilidade de um veículo dentro dos padrões confiáveis de segurança. Analise as seguintes assertivas relativas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber:

I. É uma medida em que determinamos o quanto o eixo de articulação de esterçamento está inclinado para frente ou para trás contra a linha vertical em relação ao solo que passa pelo centro da roda, em uma vista lateral do veículo.

II. Consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro.

III. É a medida entre a linha de centro da roda em relação à componente vertical do veículo, visto de frente ou pela traseira.

IV. É a medida formada pela linha central da roda e a linha central longitudinal do veículo, olhando o ve- ículo de cima. A soma dos valores de cada roda é o valor total da convergência ou divergência.

A alternativa CORRETA que correlaciona as assertivas acima expostas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14359Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O opacímetro é um dispositivo utilizado para medir emissão de poluentes de veículos com motores à combustão interna. Sobre o opacímetro, são feitas as seguintes proposições:

I. É um dispositivo utilizado para medir a composi- ção dos gases como o CO, O2, NOx, HC, CO2, que são expelidos pelo escapamento de veículos.

II. O dispositivo é utilizado para medir, em uma câ- mara interna do equipamento, o teor de fumaça emitida pelo cano de descarga do veículo.

III. Para efetuar a medição, o dispositivo utiliza uma sonda coletora e um canhão de luz.

IV. Pode ser considerado um dispositivo de diagnóstico do veículo, uma vez que qualquer problema no sistema de injeção ou de dispositivos antipoluentes pode ser detectado pelo resultado da aferi- ção realizada pelo dispositivo.

Assinale a alternativa que identifica as proposições CORRETAS efetuadas acima.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14355Ca