Engenheiro mecânico

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é:

Código da questão
Q14354Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O bônus de R$ 9300,00 vai ser pago por uma empresa e será dividido entre três funcionários: Rafael, Rodrigo e João Pedro, que obtiveram menor número de faltas ao trabalho durante o ano. Essa divisão será feita em partes inversamente proporcionais ao número de faltas que esses funcionários tiveram durante o ano de trabalho. Rafael faltou 2 dias, Rodrigo faltou 3 dias e João Pedro faltou 5 dias. Dessa forma:

Código da questão
Q14363Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preditiva leva em consideração as modificações encontradas na condição e no desempenho do equipamento, cujo acompanhamento no decorrer do tempo segue parâmetros de aceitabilidade anteriormente estabelecidos. De acordo com a manutenção preditiva, analise as proposições a seguir.

I. Trocar peça de motor que estragou.

II. Monitorar a vibração de um motor com o intuito de detectar problemas e prevenir falhas catastróficas.

III. Monitorar os equipamentos elétricos através de imagem infravermelha, com o objetivo de detectar problemas que podem estar se desenvolvendo.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as proposições efetuadas sobre o processo de manutenção preditiva.

Código da questão
Q14350Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O OBD (on board diagnosis) é um dispositivo que identifica o funcionamento dos sistemas de controle de emissão, o que possibilita medidas corretivas antecipadas. O sistema que foi implementado no Brasil é chamando OBDBr, sendo dividido em duas fases distintas e complementares: OBDBr -1 e OBRDBr -2. Esse sistema deve ser capaz de monitorar falhas nos sistemas de ignição e injeção de combustível por meio da detecção de falha em alguns componentes do veí- culo, tais como:

I. sensores de posição do eixo de comando das válvulas e posição do virabrequim.
II. sensor de detecção da detonação do combustível e sensores de temperatura de arrefecimento.
III. válvulas injetoras e sistema de ignição.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as afirmações efetuadas sobre os componentes que fazem parte do monitoramento do OBDBr.

Código da questão
Q14349Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

Código da questão
Q14351Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:

Código da questão
Q14362Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O número de anagramas distintos que são formados com as n letras de uma palavra, na qual n – 2 letras são repetidas, é igual a 210. Então, n é:

Código da questão
Q14361Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos coesivos que devem completar o texto.

_____ dez anos, a frota de veículos no transporte pú- blico cresceu no Brasil em ritmo superior ao da população. Temos 15% a mais de ônibus _____30% a mais de vagões. _____ transporte público não se resolve_____ com quantidade. Faltou qualidade à administração do sistema. A velocidade média dos ônibus caiu para menos de 20 quilômetros por hora, nas maiores cidades brasileiras – em São Paulo, ela se aproxima de 8 quilômetros por hora. _____ dez anos, o custo de usar transporte público subiu _____ o custo de usar carro – uma aberração, numa sociedade _____ deveria incentivar a primeira opção.

CLEMENTE, Isabel; CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como destravar nossas cidades. Época, São Paulo. nº 788, p.42-43, 1º julho 2013.

Código da questão
Q14336Ca

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

Código da questão
Q14333Ca
10ª

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

Código da questão
Q14353Ca