Engenheiro mecânico

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01

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que contém o termo a que se refere o elemento coesivo desse (10ª linha).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14337Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:

I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.

II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.

III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.

Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14357Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preditiva leva em consideração as modificações encontradas na condição e no desempenho do equipamento, cujo acompanhamento no decorrer do tempo segue parâmetros de aceitabilidade anteriormente estabelecidos. De acordo com a manutenção preditiva, analise as proposições a seguir.

I. Trocar peça de motor que estragou.

II. Monitorar a vibração de um motor com o intuito de detectar problemas e prevenir falhas catastróficas.

III. Monitorar os equipamentos elétricos através de imagem infravermelha, com o objetivo de detectar problemas que podem estar se desenvolvendo.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as proposições efetuadas sobre o processo de manutenção preditiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14350Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14353Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14345Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14360Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O freio de tambor com sapatas internas é utilizado normalmente como freio traseiro de veículos de passeio ou como freio de caminhões e ônibus. Consiste de duas ou mais sapatas que são aplicadas contra a face interna de um tambor de freios. Sistemas de freio de tambor com sapatas internas acionados hidraulicamente possuem os seguintes componentes: o cilindro de freio, os pistões do cilindro, as sapatas, o tambor, o cabo e o ajustador de folga.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA a função de uma sapata de um sistema de freio de tambor com sapatas internas acionado hidraulicamente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14346Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14351Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Para conferir as reais condições de eficiência e de segurança dos sistemas funcionais dos ônibus do transporte coletivo, são feitas inspeções veiculares periódicas e programadas. Para o caso de frota de ônibus, os veículos são encaminhados para empresas operadoras responsáveis por fazer as vistorias. Após a vistoria, um laudo técnico contendo os resultados é criado. Sobre os possíveis resultados da inspeção da frota de ônibus, são feitas as seguintes proposições:

I. É considerado o veículo aprovado na inspeção quando não foram encontrados itens em desconformidade ou as avarias apontadas forem devidamente corrigidas e apresentadas até o prazo determinado.

II. É considerada inspeção insuficiente quando são constatados vazamentos de óleo ou ruído no veí- culo.

III. É considerada inspeção reprovada quando as avarias observadas na inspeção não forem eliminadas dentro do prazo estipulado.

IV. É considerada inspeção inacabada se o veículo apresentado não estiver limpo e com desconformidades em componentes que interferem na segurança ou realização dos testes.

Das proposições feitas acima sobre os resultados da realização de inspeção de frota de ônibus, é CORRETO afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14358Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Considere as seguintes frases:

I. Modelo japonês de estágios ajuda empresa brasileira na busca de emprego.

II. Canais alternativos ajudam jovens na busca por empregos.

III. Após as enchentes, o Corpo de Bombeiros come- çou a procurar pelos desaparecidos.

Assinale a alternativa que indica a(s) forma(s) empregada(s) de acordo com a norma padrão da língua.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14335Ca

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