Engenheiro mecânico

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01

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14339Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três principais parâmetros de alinhamento da suspensão (convergência ou divergência, câmber e caster), juntamente com o balanceamento do conjunto rodas/pneus, desde que estejam em conformidade com o especificado pelo fabricante, permitem a dirigibilidade de um veículo dentro dos padrões confiáveis de segurança. Analise as seguintes assertivas relativas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber:

I. É uma medida em que determinamos o quanto o eixo de articulação de esterçamento está inclinado para frente ou para trás contra a linha vertical em relação ao solo que passa pelo centro da roda, em uma vista lateral do veículo.

II. Consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro.

III. É a medida entre a linha de centro da roda em relação à componente vertical do veículo, visto de frente ou pela traseira.

IV. É a medida formada pela linha central da roda e a linha central longitudinal do veículo, olhando o ve- ículo de cima. A soma dos valores de cada roda é o valor total da convergência ou divergência.

A alternativa CORRETA que correlaciona as assertivas acima expostas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14359Ca
03

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14333Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos coesivos que devem completar o texto.

_____ dez anos, a frota de veículos no transporte pú- blico cresceu no Brasil em ritmo superior ao da população. Temos 15% a mais de ônibus _____30% a mais de vagões. _____ transporte público não se resolve_____ com quantidade. Faltou qualidade à administração do sistema. A velocidade média dos ônibus caiu para menos de 20 quilômetros por hora, nas maiores cidades brasileiras – em São Paulo, ela se aproxima de 8 quilômetros por hora. _____ dez anos, o custo de usar transporte público subiu _____ o custo de usar carro – uma aberração, numa sociedade _____ deveria incentivar a primeira opção.

CLEMENTE, Isabel; CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como destravar nossas cidades. Época, São Paulo. nº 788, p.42-43, 1º julho 2013.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14336Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A função do freio a disco é transformar a pressão hidráulica existente no cilindro mestre em força mecâ- nica, através dos êmbolos, para pressionar as pastilhas de freio contra o disco de freio, dissipando a energia de frenagem. Devido ao seu projeto, os freios a disco não estão sujeitos a defeitos que normalmente ocorrem nos sistemas de freio a tambor (como sujeiras, lama e água); ainda, por estar mais exposto que o freio a tambor, o seu arrefecimento é muito maior, dissipando o calor rapidamente e dificultando que o material de atrito (pastilhas de freio) venha a perder sua eficiência por excesso de calor. Mesmo assim, para o perfeito funcionamento do sistema de freios a disco, são necessários cuidados na manutenção que evitem possíveis defeitos. Marque a alternativa que descreve de forma INCORRETA os defeitos e cuidados na manutenção dos freios a disco.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14347Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14354Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Considere as seguintes frases:

I. Modelo japonês de estágios ajuda empresa brasileira na busca de emprego.

II. Canais alternativos ajudam jovens na busca por empregos.

III. Após as enchentes, o Corpo de Bombeiros come- çou a procurar pelos desaparecidos.

Assinale a alternativa que indica a(s) forma(s) empregada(s) de acordo com a norma padrão da língua.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14335Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia os parágrafos a seguir e depois responda:

É por meio de uma linguagem comum que se estabelece, de maneira mais explícita, a pertinência ao meio, o sentimento de pertencer não somente à empresa como também ao mundo empresarial, à administração que se transformou em business-show. Os diálogos, principalmente os de seleção, recrutamento, alocação e venda de serviços, se pautam na utilização das palavras em evidência. Isso para demonstrar sintonia e – outra dessas palavras favoritas – alinhamento.

O ritual da fala em administração e negócios se transformou em um encostar de antenas de formigas que trocaram o trabalho de carregar folhas pelo trabalho de emitir as palavras que fazem contato, ainda que não façam sentido.

Comunicação é chic, contabilidade não é. No entanto, há dois erros básicos na comunicação no âmbito administrativo que são impensáveis para a contabilidade: primeiro, utilizar a mesma palavra para definir coisas diferentes; segundo, utilizar palavras diferentes para definir a mesma coisa.

CORREIA, Luis Adonis Valente, Revista Língua Portuguesa, ano 1, nº 3, p. 33, 2006.

O propósito do autor do texto é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14341Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O bônus de R$ 9300,00 vai ser pago por uma empresa e será dividido entre três funcionários: Rafael, Rodrigo e João Pedro, que obtiveram menor número de faltas ao trabalho durante o ano. Essa divisão será feita em partes inversamente proporcionais ao número de faltas que esses funcionários tiveram durante o ano de trabalho. Rafael faltou 2 dias, Rodrigo faltou 3 dias e João Pedro faltou 5 dias. Dessa forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14363Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Com relação ao “Capí- tulo IX: Dos veículos” deste código, são efetuadas as seguintes assertivas:

I. Os veículos são classificados quanto à tração, quanto à espécie e quanto à categoria.

II. O proprietário ou responsável do veículo poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

III. Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

IV. O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro e em normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14342Ca