Engenheiro mecânico

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01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O OBD (on board diagnosis) é um dispositivo que identifica o funcionamento dos sistemas de controle de emissão, o que possibilita medidas corretivas antecipadas. O sistema que foi implementado no Brasil é chamando OBDBr, sendo dividido em duas fases distintas e complementares: OBDBr -1 e OBRDBr -2. Esse sistema deve ser capaz de monitorar falhas nos sistemas de ignição e injeção de combustível por meio da detecção de falha em alguns componentes do veí- culo, tais como:

I. sensores de posição do eixo de comando das válvulas e posição do virabrequim.
II. sensor de detecção da detonação do combustível e sensores de temperatura de arrefecimento.
III. válvulas injetoras e sistema de ignição.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as afirmações efetuadas sobre os componentes que fazem parte do monitoramento do OBDBr.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14349Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14362Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O opacímetro é um dispositivo utilizado para medir emissão de poluentes de veículos com motores à combustão interna. Sobre o opacímetro, são feitas as seguintes proposições:

I. É um dispositivo utilizado para medir a composi- ção dos gases como o CO, O2, NOx, HC, CO2, que são expelidos pelo escapamento de veículos.

II. O dispositivo é utilizado para medir, em uma câ- mara interna do equipamento, o teor de fumaça emitida pelo cano de descarga do veículo.

III. Para efetuar a medição, o dispositivo utiliza uma sonda coletora e um canhão de luz.

IV. Pode ser considerado um dispositivo de diagnóstico do veículo, uma vez que qualquer problema no sistema de injeção ou de dispositivos antipoluentes pode ser detectado pelo resultado da aferi- ção realizada pelo dispositivo.

Assinale a alternativa que identifica as proposições CORRETAS efetuadas acima.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14355Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14345Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14360Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14339Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O número de anagramas distintos que são formados com as n letras de uma palavra, na qual n – 2 letras são repetidas, é igual a 210. Então, n é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14361Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia os parágrafos a seguir e depois responda:

É por meio de uma linguagem comum que se estabelece, de maneira mais explícita, a pertinência ao meio, o sentimento de pertencer não somente à empresa como também ao mundo empresarial, à administração que se transformou em business-show. Os diálogos, principalmente os de seleção, recrutamento, alocação e venda de serviços, se pautam na utilização das palavras em evidência. Isso para demonstrar sintonia e – outra dessas palavras favoritas – alinhamento.

O ritual da fala em administração e negócios se transformou em um encostar de antenas de formigas que trocaram o trabalho de carregar folhas pelo trabalho de emitir as palavras que fazem contato, ainda que não façam sentido.

Comunicação é chic, contabilidade não é. No entanto, há dois erros básicos na comunicação no âmbito administrativo que são impensáveis para a contabilidade: primeiro, utilizar a mesma palavra para definir coisas diferentes; segundo, utilizar palavras diferentes para definir a mesma coisa.

CORREIA, Luis Adonis Valente, Revista Língua Portuguesa, ano 1, nº 3, p. 33, 2006.

O propósito do autor do texto é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14341Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:

I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.

II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.

III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.

Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14357Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14353Ca