Engenheiro mecânico

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01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O turbocompressor usado nos motores do ciclo Diesel é também denominado de turbina, turbocharger, turboalimentador ou turbo. Constituído por um conjunto de dois rotores montados nas extremidades de um eixo, o turbocompressor é acionado pela energia cinética dos gases da descarga. Seguem assertivas sobre o funcionamento e a função do turbocompressor:

I. Os gases que impulsionam o rotor “quente” fazem com que o rotor “frio”, na outra extremidade do mesmo eixo, comprima e impulsione o ar para os cilindros.

II. O aumento da pressão do ar no coletor de admissão acima da pressão atmosférica propicia um aumento de massa de ar sem aumento do volume.

III. A compressão do ar no coletor de admissão acima da pressão atmosférica resulta no aumento da potência e na redução do consumo específico de combustível.

Marque a alternativa que identifica as assertivas CORRETAS efetuadas acima.

Código da questão
Q14356Ca
02

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

Código da questão
Q14339Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento, mas demanda a execução de tarefas de manutenção previamente planejadas. Sobre a manutenção preventiva, analise as proposições a seguir:

I. A manutenção preventiva acarreta ganho de efici- ência dos equipamentos, já que estes tendem a parar somente em momentos programados, o que evita paradas inesperadas.

II. A manutenção preventiva é um tipo de manuten- ção que não é programada.

III. A tarefa de programar a manutenção preventiva envolve determinar o instante de tempo em que a mão de obra é alocada para uma revisão de com ponentes principais ou grupo de componentes de um equipamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q14348Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Para conferir as reais condições de eficiência e de segurança dos sistemas funcionais dos ônibus do transporte coletivo, são feitas inspeções veiculares periódicas e programadas. Para o caso de frota de ônibus, os veículos são encaminhados para empresas operadoras responsáveis por fazer as vistorias. Após a vistoria, um laudo técnico contendo os resultados é criado. Sobre os possíveis resultados da inspeção da frota de ônibus, são feitas as seguintes proposições:

I. É considerado o veículo aprovado na inspeção quando não foram encontrados itens em desconformidade ou as avarias apontadas forem devidamente corrigidas e apresentadas até o prazo determinado.

II. É considerada inspeção insuficiente quando são constatados vazamentos de óleo ou ruído no veí- culo.

III. É considerada inspeção reprovada quando as avarias observadas na inspeção não forem eliminadas dentro do prazo estipulado.

IV. É considerada inspeção inacabada se o veículo apresentado não estiver limpo e com desconformidades em componentes que interferem na segurança ou realização dos testes.

Das proposições feitas acima sobre os resultados da realização de inspeção de frota de ônibus, é CORRETO afirmar que:

Código da questão
Q14358Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O OBD (on board diagnosis) é um dispositivo que identifica o funcionamento dos sistemas de controle de emissão, o que possibilita medidas corretivas antecipadas. O sistema que foi implementado no Brasil é chamando OBDBr, sendo dividido em duas fases distintas e complementares: OBDBr -1 e OBRDBr -2. Esse sistema deve ser capaz de monitorar falhas nos sistemas de ignição e injeção de combustível por meio da detecção de falha em alguns componentes do veí- culo, tais como:

I. sensores de posição do eixo de comando das válvulas e posição do virabrequim.
II. sensor de detecção da detonação do combustível e sensores de temperatura de arrefecimento.
III. válvulas injetoras e sistema de ignição.

Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA as afirmações efetuadas sobre os componentes que fazem parte do monitoramento do OBDBr.

Código da questão
Q14349Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

Código da questão
Q14351Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A emissão de poluentes por veículos automotores de combustão interna contribui para a contínua deteriora- ção da qualidade ambiental, especialmente nos centros urbanos. A desregulagem desses veículos automotores contribui significativamente para o aumento das emissões de poluentes. Assinale a alternativa INCORRETA sobre emissão de poluentes.

 

Código da questão
Q14343Ca
08

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Observe a seguinte frase:

Súbito diz em voz alta, ao ler uma notícia grave, “Que absurdo!”, como quem conversa.

Que sinal de pontuação poderia substituir a segunda e a terceira vírgulas dessa frase?

Código da questão
Q14338Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia os parágrafos a seguir e depois responda:

É por meio de uma linguagem comum que se estabelece, de maneira mais explícita, a pertinência ao meio, o sentimento de pertencer não somente à empresa como também ao mundo empresarial, à administração que se transformou em business-show. Os diálogos, principalmente os de seleção, recrutamento, alocação e venda de serviços, se pautam na utilização das palavras em evidência. Isso para demonstrar sintonia e – outra dessas palavras favoritas – alinhamento.

O ritual da fala em administração e negócios se transformou em um encostar de antenas de formigas que trocaram o trabalho de carregar folhas pelo trabalho de emitir as palavras que fazem contato, ainda que não façam sentido.

Comunicação é chic, contabilidade não é. No entanto, há dois erros básicos na comunicação no âmbito administrativo que são impensáveis para a contabilidade: primeiro, utilizar a mesma palavra para definir coisas diferentes; segundo, utilizar palavras diferentes para definir a mesma coisa.

CORREIA, Luis Adonis Valente, Revista Língua Portuguesa, ano 1, nº 3, p. 33, 2006.

O propósito do autor do texto é:

Código da questão
Q14341Ca
10

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

Código da questão
Q14333Ca