Engenheiro mecânico

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:

Código da questão
Q14362Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

Código da questão
Q14353Ca

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

Código da questão
Q14333Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos elementos coesivos que devem completar o texto.

_____ dez anos, a frota de veículos no transporte pú- blico cresceu no Brasil em ritmo superior ao da população. Temos 15% a mais de ônibus _____30% a mais de vagões. _____ transporte público não se resolve_____ com quantidade. Faltou qualidade à administração do sistema. A velocidade média dos ônibus caiu para menos de 20 quilômetros por hora, nas maiores cidades brasileiras – em São Paulo, ela se aproxima de 8 quilômetros por hora. _____ dez anos, o custo de usar transporte público subiu _____ o custo de usar carro – uma aberração, numa sociedade _____ deveria incentivar a primeira opção.

CLEMENTE, Isabel; CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como destravar nossas cidades. Época, São Paulo. nº 788, p.42-43, 1º julho 2013.

Código da questão
Q14336Ca

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

Código da questão
Q14339Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A função do freio a disco é transformar a pressão hidráulica existente no cilindro mestre em força mecâ- nica, através dos êmbolos, para pressionar as pastilhas de freio contra o disco de freio, dissipando a energia de frenagem. Devido ao seu projeto, os freios a disco não estão sujeitos a defeitos que normalmente ocorrem nos sistemas de freio a tambor (como sujeiras, lama e água); ainda, por estar mais exposto que o freio a tambor, o seu arrefecimento é muito maior, dissipando o calor rapidamente e dificultando que o material de atrito (pastilhas de freio) venha a perder sua eficiência por excesso de calor. Mesmo assim, para o perfeito funcionamento do sistema de freios a disco, são necessários cuidados na manutenção que evitem possíveis defeitos. Marque a alternativa que descreve de forma INCORRETA os defeitos e cuidados na manutenção dos freios a disco.

Código da questão
Q14347Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três principais parâmetros de alinhamento da suspensão (convergência ou divergência, câmber e caster), juntamente com o balanceamento do conjunto rodas/pneus, desde que estejam em conformidade com o especificado pelo fabricante, permitem a dirigibilidade de um veículo dentro dos padrões confiáveis de segurança. Analise as seguintes assertivas relativas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber:

I. É uma medida em que determinamos o quanto o eixo de articulação de esterçamento está inclinado para frente ou para trás contra a linha vertical em relação ao solo que passa pelo centro da roda, em uma vista lateral do veículo.

II. Consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro.

III. É a medida entre a linha de centro da roda em relação à componente vertical do veículo, visto de frente ou pela traseira.

IV. É a medida formada pela linha central da roda e a linha central longitudinal do veículo, olhando o ve- ículo de cima. A soma dos valores de cada roda é o valor total da convergência ou divergência.

A alternativa CORRETA que correlaciona as assertivas acima expostas aos termos balanceamento, alinhamento, caster e camber é:

Código da questão
Q14359Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O número de anagramas distintos que são formados com as n letras de uma palavra, na qual n – 2 letras são repetidas, é igual a 210. Então, n é:

Código da questão
Q14361Ca

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os veículos saem de fábrica com diferentes sistemas de segurança ativa e passiva disponíveis no mercado. A gestão eletrônica dos freios pertence aos itens de segurança ativa, assumindo funções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. A razão consiste em aumentar a segurança ativa do veículo, melhorando a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem deste. Isto é conseguido aproveitando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. A introdução do programa de controle de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program) reduz significativamente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. A função do controle de estabilidade (ESP – Eletronic Stability Program) é:

Código da questão
Q14345Ca
10ª

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três números naturais a = 2n , b = 3. 2n e c = 144 tem o mínimo múltiplo comum igual a 288. Dessa forma, o máximo divisor comum entre esses três números é:

Código da questão
Q14364Ca