Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção corretiva geralmente causa paradas aleatórias não esperadas que prejudicam a produção. Isso faz com que esse tipo de manutenção seja a mais cara. Analise as proposições a seguir sobre causas do maior custo da manutenção corretiva:

I. Alto custo de estoques de peças sobressalentes.

II. Alto custo de trabalho extra.

III. Baixo tempo de paralisação da máquina.

IV. Baixa disponibilidade para a produção.

Assinale a alternativa que identifica as proposições que representam de forma CORRETA o motivo de maior custo na manutenção corretiva.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14353Ca
02

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O bônus de R$ 9300,00 vai ser pago por uma empresa e será dividido entre três funcionários: Rafael, Rodrigo e João Pedro, que obtiveram menor número de faltas ao trabalho durante o ano. Essa divisão será feita em partes inversamente proporcionais ao número de faltas que esses funcionários tiveram durante o ano de trabalho. Rafael faltou 2 dias, Rodrigo faltou 3 dias e João Pedro faltou 5 dias. Dessa forma:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14363Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14360Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O Código de Trânsito Brasileiro descreve que os veí- culos em circulação devem ser inspecionados periodicamente, com o objetivo de verificar e corrigir suas condições de segurança, controle de emissão de gases e controle da emissão de ruídos. Nas proposições a seguir, são mostrados alguns sistemas e componentes de um veículo:

I. Sistema de sinalização e iluminação do veículo.
II. Conjunto de rodas e pneus.
III. Equipamentos obrigatórios.
IV. Sistema de freios e direção.

Dos componentes listados nas proposições efetuadas, os sistemas e componentes que são vistoriados em inspeção periódica são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14351Ca
05

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14333Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A montagem das catracas dotadas de corpo e braços utilizadas em ônibus instrumentaliza o bloqueio ou a liberação da passagem dos passageiros. A catraca pode ser acionada pela ação física do usuário ou cobrador (dispositivo mecânico), ou acionada por valida- ção de bilhete ou de cartão (dispositivo automático). De acordo com suas características de funcionamento, as catracas são classificadas conforme as seguintes descrições:

I. Utilizam um validador, um coletor de dados, ou mesmo uma simples botoeira.

II. São liberadas/bloqueadas por controle físico e a contagem se dá por meio de relógios/contadores mecânicos.

III. Possuem um validador ou coletor de dados incorporado, com capacidade para armazenar informa- ções e liberar/bloquear o acesso de pessoas. O acionamento do validador pode ser com ou sem contato.

Marque a alternativa que corresponde à classificação das catracas, conforme as descrições efetuadas, de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14357Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Os três números naturais a = 2n , b = 3. 2n e c = 144 tem o mínimo múltiplo comum igual a 288. Dessa forma, o máximo divisor comum entre esses três números é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14364Ca
08

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(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Sobre esse trecho, a única afirmação INCORRETA é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14339Ca
09

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14354Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - O freio de tambor com sapatas internas é utilizado normalmente como freio traseiro de veículos de passeio ou como freio de caminhões e ônibus. Consiste de duas ou mais sapatas que são aplicadas contra a face interna de um tambor de freios. Sistemas de freio de tambor com sapatas internas acionados hidraulicamente possuem os seguintes componentes: o cilindro de freio, os pistões do cilindro, as sapatas, o tambor, o cabo e o ajustador de folga.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA a função de uma sapata de um sistema de freio de tambor com sapatas internas acionado hidraulicamente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14346Ca