Engenheiro mecânico

Prepare-se com questões de Engenheiro mecânico

01

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia os parágrafos a seguir e depois responda:

É por meio de uma linguagem comum que se estabelece, de maneira mais explícita, a pertinência ao meio, o sentimento de pertencer não somente à empresa como também ao mundo empresarial, à administração que se transformou em business-show. Os diálogos, principalmente os de seleção, recrutamento, alocação e venda de serviços, se pautam na utilização das palavras em evidência. Isso para demonstrar sintonia e – outra dessas palavras favoritas – alinhamento.

O ritual da fala em administração e negócios se transformou em um encostar de antenas de formigas que trocaram o trabalho de carregar folhas pelo trabalho de emitir as palavras que fazem contato, ainda que não façam sentido.

Comunicação é chic, contabilidade não é. No entanto, há dois erros básicos na comunicação no âmbito administrativo que são impensáveis para a contabilidade: primeiro, utilizar a mesma palavra para definir coisas diferentes; segundo, utilizar palavras diferentes para definir a mesma coisa.

CORREIA, Luis Adonis Valente, Revista Língua Portuguesa, ano 1, nº 3, p. 33, 2006.

O propósito do autor do texto é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14341Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Observe a seguinte frase:

Súbito diz em voz alta, ao ler uma notícia grave, “Que absurdo!”, como quem conversa.

Que sinal de pontuação poderia substituir a segunda e a terceira vírgulas dessa frase?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14338Ca
03

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Leia o seguinte trecho de um parecer de economista:

Conforme se verifica do conteúdo do citado documento, ali se relata e se comprova conforme registros em Atas de Assembléia de Acionistas, registros em Balanços e Notas de Balanço, que demonstram o uso indevido do caixa, do capital social e dos dividendos dos acionistas minoritários por parte do sócio controlador.

A alternativa que contém a reescrita adequada desse trecho, restituindo-lhe a coerência, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14340Ca
04

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Uma pessoa foi a uma lanchonete e gastou R$ 26,00. Ela comeu um sanduíche, tomou um suco e comeu um doce. O preço do suco é 2/3 do preço do sanduí- che e o preço do doce é 3/4 do preço do suco. Assim, o preço do doce é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14362Ca
05

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento, mas demanda a execução de tarefas de manutenção previamente planejadas. Sobre a manutenção preventiva, analise as proposições a seguir:

I. A manutenção preventiva acarreta ganho de efici- ência dos equipamentos, já que estes tendem a parar somente em momentos programados, o que evita paradas inesperadas.

II. A manutenção preventiva é um tipo de manuten- ção que não é programada.

III. A tarefa de programar a manutenção preventiva envolve determinar o instante de tempo em que a mão de obra é alocada para uma revisão de com ponentes principais ou grupo de componentes de um equipamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14348Ca
06

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A eletrônica embarcada se faz cada vez mais presente na fabricação dos veículos automotores, incluindo os de passeio, passageiros, agrícolas e de carga. A arquitetura elétrica é a responsável pela definição da alocação física e lógica utilizada, suportando as necessidades mercadológicas, técnicas e comerciais estabelecidas pela montadora. Por ter um desempenho superior aos sistemas mecânicos e hidráulicos convencionais e pela crescente necessidade de oferecer mais conforto, segurança, conveniência, entretenimento e menor impacto ao meio ambiente, o uso de módulos de controle não se limitou somente ao controle do motor. Das inúmeras aplicações eletroeletrô- nicas existentes hoje, alguns sistemas embarcados veiculares merecem destaque, seja por sua larga utilização no mercado, seja pelo benefício a ela associado. Marque a alternativa que descreve o sistema veicular denominado “Sistema de navegação” de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14360Ca
07

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - As embreagens têm a função principal de transferir energia mecânica (torque), enquanto os freios têm a função de dissipar energia na frenagem (energia térmica). Se os elementos conectados podem girar, o sistema é chamado de embreagem; se um elemento gira enquanto o outro é fixo, o sistema é chamado de freio. Marque a alternativa INCORRETA sobre o funcionamento de embreagens e/ou freios.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14352Ca
08

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - A razão para o uso da gestão eletrônica dos freios é melhorar a dirigibilidade, a estabilidade, a tração e a frenagem dos veículos, o que é conseguido aumentando ao máximo a aderência dos pneus ao pavimento, evitando assim a ultrapassagem dos limites físicos que mantêm o veículo estável. Os sistemas que desempenham essa gestão pertencem aos itens de segurança ativa dos veículos, os quais assumem fun- ções que atuam sobre os freios e as que atuam sobre a gestão eletrônica do motor. Entre os itens de segurança ativa, o uso do sistema ESP (Eletronic Stability Program) permite a redução significativa dos riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, propiciando maior domínio e estabilidade do veículo. A função do sistema ESP (Eletronic Stability Program) é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14354Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Nesse contexto, entende-se por “mito do macho”

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14333Ca
10

(PUC/PR - 2014 - URBS - Engenheiro mecânico) - Observe as seguintes frases de um artigo de opinião de Lia Luft:

I. “Um juiz manda que grevistas voltem ao trabalho, ninguém dá bola.”

II. “Decretam uma greve ilegal, ninguém se impressiona.”

III. “Não sou do tipo severo, não sou rigorosa demais...”

Nas frases, as orações separadas por vírgula poderiam também estar ligadas por quais conectores?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14334Ca

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »