Engenheiro sanitarista

Prepare-se com questões de Engenheiro sanitarista

01

(FCJ - 2015 - ARIS - Engenheiro sanitarista) - De acordo com a NBR 12209, no caso de desarenador por gravidade, a taxa de escoamento superficial deve estar compreendida entre:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49045Ca
02

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT -  Engenheiro sanitarista) - “A divulgação pelo site WikiLeaks de telegramas que revelam casos de corrupção do governo e imolação de um universitário após a polícia apreender sua banca de frutas espalharam protestos por todo o país. Acuado, o presidente Zine El Abidine Ben Ali, há 23 anos no poder, deixou o país em 14 de janeiro.” Assinale a alternativa que contempla o país que era governado pelo presidente citado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20012Ca
03

(FCJ - 2015 - ARIS - Engenheiro sanitarista) - Como chamamos o lodo resultante de uma operação de desidratação?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49035Ca
04

(FCJ - 2015 - ARIS - Engenheiro sanitarista) - Nos termos do art. 3º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, ―A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da ....‖.

Assinale a alternativa que corresponde a todos os princípios estabelecidos no art. 3º da Lei de Licitações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49023Ca
05

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Engenheiro sanitarista) - As doenças de veiculação hídrica são causadas principalmente por microrganismos patogênicos, de origem entérica, animal ou humana, transmitidos basicamente pela rota fecal-oral, ou seja, são excretados nas fezes de indivíduos infectados e ingeridos na forma de água ou alimento contaminado por água poluída com fezes. O uso de águas contaminadas com fezes de animais na irrigação de vegetais que são consumidos na forma crua pode causar doenças nos consumidores. Nesse caso as doenças mais comuns que podem ser transmitidas são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28064Ca
06

(FCJ - 2015 - ARIS - Engenheiro sanitarista) - De acordo com a NBR 9650, o comportamento dos vários tipos de materiais utilizados em tubulações de água sob pressão não é uniforme, razão pela qual se torna necessário o estabelecimento de condições específicas no teste de estanqueidade da tubulação. Em tubulações de PVC, na etapa preparatória, o trecho deve ser mantido sob a pressão de ensaio durante um período de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49032Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Engenheiro sanitarista) - No trecho “E queiram saber porque ele está preso, o que ele advogava e se essa situação é justa”, a palavra grifada foi empregada fora da norma padrão. Assinale a alternativa que contém a grafia correta da palavra.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20020Ca
08

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Engenheiro sanitarista) - Na frase “João queria ter apenas a metade da fortuna de Pedro”, o verbo está no tempo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28041Ca
09

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Engenheiro sanitarista) - A legislação municipal de Rio do Sul, no que tange aos Métodos de Controle das Doenças Transmissíveis, define que é assegurado a todos o direito à proteção contra as doenças transmissíveis e/ou evitáveis, sendo-lhes assegurado, ainda, o direito à vacinação preventiva e outros meios de controle. Considerando esta legislação avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A ninguém é dado o direito de descumprir ordens, instruções, normas e medidas que a autoridade de saúde prescrever, com objetivo de evitar e/ou de controlar a ocorrência, difusão e agravamento das doenças transmissíveis e evitáveis.

II. Os pais ou responsáveis são obrigados a providenciar a vacinação de menores a seu encargo.

III. O atestado de vacina e a carteira de saúde poderão ser retidos, se necessário, por instituição pública, ou privada ou por pessoa física.

IV. O portador de doença transmissível ou suspeito dessa condição, bem como seus contatos, deve cumprir as ordens e medidas profiláticas e terapêuticas que os serviços de saúde prescreverem, submetendo-se ao isolamento ou quarentena, quando necessário, no lugar, na forma e pelo tempo determinados pela autoridade de saúde, de acordo com os regulamentos. Nesse caso, deverá ser permitido o acesso à habitação, de agente de saúde legalmente identificado, para comprovação e controle dos casos de doenças transmissíveis.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28057Ca
10

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Engenheiro sanitarista) - Muitos mosquitos põem ovos na água parada.

Dos ovos saem larvas, que depois se tornam mosquitos adultos. Uma forma de combater as doenças transmitidas por mosquitos é justamente evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre tampados.

Nas alternativas abaixo, assinale aquela que relaciona uma doença infecciosa que não é transmitida por mosquitos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28059Ca