Escriturário

Prepare-se com questões de Escriturário

01

(VUNESP - 2020 - AVAREPREV-SP - Escriturário) - Leia o texto para responder a questão.

Os resistentes

Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo.
Sei que alguns celulares ronronam e vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer.
Não dá para negar que o celular é útil, mas no caso a própria utilidade é angustiante. O celular reduziu as pessoas a apenas extremos opostos de uma conexão, pontos soltos no ar, sem contato com o chão. Onde você se encontra se tornou irrelevante, o que significa que, em breve, ninguém mais vai se encontrar.
Não tenho a menor ideia de como funciona o besouro maldito. E chega um momento em que cada nova perplexidade com ele se torna uma ofensa pessoal, ainda mais para quem ainda não entendeu bem como funciona uma torneira.
Ouvi dizer que o celular destrói o cérebro aos poucos. Vejo a nós – os que não sucumbiram, os últimos resistentes – como os únicos sãos num mundo imbecilizado pelo micro-ondas de ouvido, com o qual as pessoas trocarão grunhidos pré-históricos, incapazes de um raciocínio ou de uma frase completa, mas ainda conectadas. Seremos poucos, mas nos manteremos unidos, e trocaremos informações. Usando sinais de fumaça.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão],
“Os resistentes”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado.)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59767Ca
02

(UniFil - 2016 - SAAEI de Itápolis/SP - Escriturário) - Assinale a alternativa incorreta sobre postura profissional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q48073Ca
03

(CESGRANRIO - 2018 - Banco do Brasil - Escriturário)  - Os jogadores X e Y lançam um dado honesto, com seis faces numeradas de 1 a 6, e observa-se a face superior do dado. O jogador X lança o dado 50 vezes, e o jogador Y, 51 vezes.

A probabilidade de que o jogador Y obtenha mais faces com números ímpares do que o jogador X, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57779Ca
04

(CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário) - Ao conceder uma fiança bancária a determinado cliente, um banco garante o cumprimento de uma obrigação pelo cliente, mediante uma remuneração.

A fiança bancária

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26201Ca
05

(SIGMA - 2015 - Prefeitura de Maurilândia/GO - Escriturário) - Sobre o processo administrativo, a única afirmativa NÃO aceitável é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48100Ca
06

(IADES - 2019 - BRB - Escriturário) - A respeito das definições de startups e dos respectivos tipos e nichos de atuação, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57740Ca
07

(CEMAT - 2015 - Prefeitura de Pompeia/SP - Escriturário) - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30056Ca
08

(CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário) - Sr. X é gerente de uma agência bancária. Ele recebe o cliente, Sr. W, conhecido empresário do ramo da constru- ção civil, com inúmeras aplicações financeiras na agência. Com o passar do tempo, gerente e cliente tornam-se amigos e confidentes. Em determinado dia, o empresário lhe confidencia ter recebido uma proposta de um conhecido para legalizar valores que ele recebia, sem declarar à Receita Federal, e que adviriam de atividades não autorizadas pela lei.

Diante desse fato, o gerente adverte seu cliente de que, caso acolhesse a proposta, estaria realizando, em termos de lavagem de dinheiro, o que caracteriza a etapa de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26197Ca
09

(CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário) - Uma organização bancária indicou em seu código de ética um conjunto expressivo de valores e princípios que devem orientar, antever e sistematizar a compreensão da Ética Corporativa pelos seus diferentes públicos de interesse, diretos e indiretos. O código criado contemplou o seguinte princípio que visa à redução do conflito de agência: “Consideramos toda informação acerca das atividades do Conselho de Administração passível de divulgação, exceto aquelas de caráter restrito que coloquem em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que estejam protegidas por lei”.

A qual público de interesse direto esse princípio se dirige?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26169Ca
10

(Ethos Concursos - 2016 - Prefeitura de Cajati/SP  - Escriturário) - São locuções conjuntivas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19745Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »