Escrivão de polícia civil

Prepare-se com questões de Escrivão de polícia civil

01

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Foram disposições acrescentadas no art. 5º da Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52693Ca
Organizadora
FUMARC
02

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - São múltiplas as possibilidades de combinar e relacionar as orações num período composto, em função do efeito de sentido pretendido para aquele enunciado. 

No período: “A tempestade foi tão intensa que em poucos minutos a cidade foi completamente inundada.”, a relação estabelecida é de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52696Ca
Organizadora
FUMARC
03

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Analise as seguintes afirmativas sobre as opções disponíveis nos grupos e guias do Microsoft PowerPoint, versão português Office 2013: 

I – Apagar, Dividir e Barras Aleatórias são opções de Transição de Slides. II – O atalho de teclado “Shift+F5” inicia a apresentação a partir do slide que estiver selecionado. III – Esmaecer, Surgir e Dividir são opções de Animação de elementos contidos em um Slide.
Está CORRETO o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52766Ca
Organizadora
FUMARC
04

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Considerando que o Inquérito Policial é um procedimento de natureza administrativa em que não se pode falar em partes stricto sensu, já que não existe uma estrutura processual dialética, sob a garantia do contraditório e da ampla defesa, com fulcro no enunciado retro, é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52727Ca
Organizadora
FUMARC
05

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:

“A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.
A concordância é um fenômeno sintático. É o produto dos ajustes entre as palavras, de modo a indicar as flexões de gênero e de número.
Analise a concordância nominal dos trechos em destaque na frase abaixo.
As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
IDENTIFIQUE as asserções com (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Quando temos dois ou mais substantivos, o(s) adjetivo(s) a eles relacionados pode(m) concordar com o substantivo mais próximo ou com a totalidade. ( ) O adjetivo “linguísticas” concorda em gênero e número com o substantivo “estruturas”. ( ) O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”. ( ) O particípio “aprisionados” está concordando no masculino plural, uma vez que “significações” e “sentidos” são substantivos de gêneros diferentes.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52704Ca
Organizadora
FUMARC
06

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Figuras de linguagem são recursos utilizados normalmente para tornar mais expressivo o que queremos dizer. As mais comuns são a metáfora e a metonímia. 

Analise as frases abaixo, indicando (1) para exemplo de metáfora e (2), para exemplo de metonímia.
( ) A Amazônia é o pulmão do mundo. ( ) O marido relata ter bebido apenas dois copos de leite. ( ) O suspeito resolveu quebrar o silêncio. ( ) A mulher alega que tem cinco bocas para alimentar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52699Ca
Organizadora
FUMARC
07

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - Nossa Constituição Federal, ao dispor sobre a “Organização dos Poderes”, trata, no Capítulo IV, das funções essenciais à Justiça: o Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública. 

Quanto ao Ministério Público, a única opção que está em conformidade com nossa Carta Magna é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52690Ca
Organizadora
FUMARC
08

(CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil) - Um usuário, utilizando o Windows 8, executou o procedimento adequado para compactar oito arquivos, com extensões identificadoras de diversos tipos de aplicativos, em um único arquivo com a extensão zip. Um dos oito arquivos, denominado aula.pptx, estava aberto durante o procedimento de compactação.

Nesse caso,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q60503Ca
09

(CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil) - Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q60504Ca
10

(FUMARC - 2018 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) - A tonalidade da equimose é um aspecto de grande interesse médico pericial. Sobre isso, é CORRETO afirmar que é sempre

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q52806Ca
Organizadora
FUMARC