Especialista em educação

Prepare-se com questões de Especialista em educação

01

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5.800 pessoas ficaram doentes e mais de 2.800 foram mortas pelo vírus ____________________ até o momento. A OMS estima que, se ações emergenciais eficazes não forem implementadas, mais de 20 mil pessoas serão infectadas até novembro de 2014. Entre os três países mais afetados pela doença, pode‐se citar Guiné, Libéria e Serra Leoa, localizados no continente ___________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11744Ca
02

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em uma aula prática do curso de agroecologia, oito alunos plantam 20 mudas de antúrio em cinco horas. Dessa forma, o número de mudas plantadas por quatro alunos em quatro horas com uma produtividade 50% maior é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11717Ca
03

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Qual alternativa está incorreta em relação ao padrão culto da língua:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22031Ca
04

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”                        

   (Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)

Atualmente, a Reforma Agrária no Brasil se dá basicamente da seguinte forma:

I. A União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos em diversas áreas da federação.
II. Após desapropriar terras comprovadamente improdutivas, a União abre uma linha de financiamento especial àqueles que estão cadastrados pela FUNAI para adquirirem a propriedade.
III. Por meio do INCRA, a União distribui e loteia as terras desapropriadas às famílias que recebem esses lotes, como também presta uma assistência financeira, de consultoria e de insumos para que possam produzir nessas terras.
IV. Integrantes de movimentos sociais que lutam pela reforma agrária invadem terras e comprovam sua improdutividade abrindo um processo no Ministério da Agricultura para que esta seja desapropriada por lei e doada aos invasores.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11735Ca
05

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em “Como insistisse, informaram‐lhe que,...” (6º§), a palavra sublinhada possui valor semântico de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11714Ca
06

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “No Brasil, a escolha dos representantes para o poder Executivo, cargos como os de presidente da República e governador, é feita pelo sistema majoritário, baseado em uma conta simples: quem tiver mais votos ganha. Nas eleições para deputado federal, estadual e distrital, no entanto, o sistema é o proporcional, uma forma de escolha que possibilita a eleição de um candidato com poucos votos, enquanto um nome bem votado pode ficar fora do parlamento.”

(Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/politica/como‐e‐eleito‐um‐deputado‐7022.html?utm_content=buffer93979&utm_ medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer.)

“Muito se tem falado na mudança do sistema atual pelo sistema de escolha do candidato no qual este tem que morar em um distrito eleitoral, região definida por espaço geográfico preestabelecido, não podendo colher votos em todos os distritos, visando mais proximidade do eleitor com o eleito, maior fiscalização e menos candidatos no momento da escolha, para facilitar o conhecimento da vida do candidato pelo eleitor.” O sistema descrito anteriormente é conhecido como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11742Ca
07

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - O periódico científico ainda é o principal veículo de divulgação da pesquisa em várias áreas do conhecimento, porém a lentidão de publicação leva ao aparecimento de formas alternativas de divulgação, tendo como o mais comum deles, a publicação

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22060Ca
08

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Segundo Grinspun (2008), a evolução do conceito de orientação educacional no Brasil está vinculada a cinco períodos marcantes. Analise‐os.

1. Período implementador (1920 a 1941).
2. Período institucional (1942 a 1960).
3. Período transformador (1961 a 1970).
4. Período disciplinador (1971 a 1980).
5. Período questionador (a partir de 1980).

Relacione adequadamente os períodos mencionados às respectivas características. 

(     ) O conceito de OE era importado e apresentava uma concepção nitidamente vocacional. O objetivo básico era de orientação e seleção para o treinamento profissional. As estratégias utilizadas eram as técnicas psicométricas.
(     ) Nessa fase, cria‐se a profissão do OE no Brasil, sistematizada pela primeira Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 4.024), que buscava delinear um campo próprio para a Orientação da Educação, além de reafirmar a sua obrigatoriedade e estabelecer normas para a formação deste profissional.
(     ) Caracterizou‐se pelo surgimento do OE na legislação brasileira. Nesse período, ocorreu toda a exigência legal da orientação nas escolas com grande esforço do Ministério da Educação e Cultura para dinamizá‐la e os cursos que cuidavam da formação dos OEs.
(     ) Neste período, ocorreu uma busca intensa por uma análise crítica do papel do OE nas escolas, bem como uma caracterização do próprio serviço de orientação educacional no processo educativo. O papel do OE, enquanto trabalhador, foi amplamente discutido, desvelando seu compromisso político e pedagógico. Discutia‐se a questão do trabalho não pela sondagem das aptidões individuais, mas pelas questões sociais e pelo significado do próprio trabalho.
(     ) Observa‐se, nesta fase, uma ênfase de adaptação às necessidades sociais e à formação profissional; desta forma, o exercício do OE põe em destaque a orientação vocacional, detalhando‐a desde a caracterização da comunidade, da escola e da clientela, e ao processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades, à informação profissional, ao acompanhamento pós‐escolar e a integração entre a escola, a família e a comunidade.  

A sequência está correta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11731Ca
09

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Selecione a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase apresentada: Há muitas crises ................................................. em várias empresas brasileiras.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22026Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “Metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento.” Assinale a alternativa que contém um exemplo de metonímia.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11709Ca