Especialista em educação

Prepare-se com questões de Especialista em educação

01

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”                        

   (Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)

São atuais movimentos do campo, que estão em plena atividade e possuem em sua pauta de reivindicações a reforma agrária, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11736Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “Vejo‐a esquiva e silenciosa...” (18º§) A forma verbal, sublinhada nessa frase, está no presente do indicativo. Ao passar essa frase para o pretérito mais que perfeito do indicativo tem‐se a forma verbal

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11713Ca
03

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Em representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22050Ca
04

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Sobre as pedagogias progressistas, analise.

I. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
II. A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.  
III. A tendência progressista crítico‐social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo‐lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
IV. Na visão da pedagogia progressista libertária, admite‐se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Estão corretas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11730Ca
05

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Para certa moeda viciada, a probabilidade de se obter cara em um lançamento é de 60%. Logo, a probabilidade de se obter coroa, somente no terceiro lançamento, é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11718Ca
06

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Assinale a alternativa na qual o pronome pessoal está empregado corretamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22028Ca
07

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22048Ca
08

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - As bases de dados que contêm dados cadastrais sobre pessoas, instituições e softwares denominam-se

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22045Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Nas seguintes afirmativas, as palavras sublinhadas possuem o mesmo valor semântico, EXCETO em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11711Ca
10

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5.800 pessoas ficaram doentes e mais de 2.800 foram mortas pelo vírus ____________________ até o momento. A OMS estima que, se ações emergenciais eficazes não forem implementadas, mais de 20 mil pessoas serão infectadas até novembro de 2014. Entre os três países mais afetados pela doença, pode‐se citar Guiné, Libéria e Serra Leoa, localizados no continente ___________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11744Ca