Especialista em educação

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01

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - A forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22049Ca
02

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Sobre as pedagogias progressistas, analise.

I. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
II. A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.  
III. A tendência progressista crítico‐social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo‐lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
IV. Na visão da pedagogia progressista libertária, admite‐se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Estão corretas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11730Ca
03

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “O Brasil cumpriu integralmente dois dos oito Objetivos do Milênio (ODM) das Nações Unidas (ONU) com anos de antecedência. A meta de reduzir a mortalidade infantil em dois terços em relação aos níveis de 1990 até 2015 foi cumprida em 2011, quatro anos antes do prazo assumido perante a organização. A meta de reduzir a fome e a miséria foi outro objetivo cumprido antes do prazo. De acordo com a ONU, a extrema pobreza tinha de ser reduzida pela metade até 2015 em relação aos níveis de 1990. O Brasil adotou metas mais rigorosas e estabeleceu a redução a um quarto desse mesmo nível, o que foi cumprido em 2012. Os dados estão no Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entregue hoje (23/05/2014) à presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia de lançamento da Política Nacional de Participação Social. No documento estão dados sobre os principais indicadores sociais relacionados a esses objetivos – como índices nas áreas de saúde, educação, trabalho e meio ambiente.”

(Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2014/05/23/interna_brasil,429059/brasil‐cumpre‐meta‐da‐onu‐e‐ reduz‐mortalidade‐infantil‐fome‐e‐miseria.shtml. Acesso em: 25/05/2014, às 14h04.)

Analise as afirmativas correlatas.

I.   “O objetivo do milênio de melhorar a saúde da gestante e reduzir a mortalidade materna não será cumprido pelo Brasil, embora os níveis do Brasil sejam melhores do que os dos países em desenvolvimento em geral e da América Latina.”

PORQUE

II. “O número de óbitos maternos no Brasil está bem longe do objetivo de reduzir a meta a um quarto do nível de 1990.”

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11739Ca
04

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “No Brasil, a escolha dos representantes para o poder Executivo, cargos como os de presidente da República e governador, é feita pelo sistema majoritário, baseado em uma conta simples: quem tiver mais votos ganha. Nas eleições para deputado federal, estadual e distrital, no entanto, o sistema é o proporcional, uma forma de escolha que possibilita a eleição de um candidato com poucos votos, enquanto um nome bem votado pode ficar fora do parlamento.”

(Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/politica/como‐e‐eleito‐um‐deputado‐7022.html?utm_content=buffer93979&utm_ medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer.)

O Brasil acaba de viver um período eleitoral, onde foram realizadas eleições para os cargos majoritários dos governos federal, estadual e distrital, além dos legislativos federal, estadual e distrital. O sistema de seleção dos legislativos passa pelos seguintes procedimentos:

I. O sistema proporcional ocorre com a divisão do total de votos válidos dos eleitores pelo número de vagas, definindo o quociente eleitoral para, em seguida, dividir os votos de cada partido ou coligação pelo quociente eleitoral.
II.  O voto de legenda ocorre quando o eleitor vota apenas no número da legenda do partido, não escolhendo um determinado candidato especificamente, de forma que seu voto irá contar para o partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral.
III.  Embora passe pelo mesmo sistema proporcional destinado às disputas legislativas, o candidato a senador tem a prerrogativa de escolher seus primeiro e segundo suplentes, pois se tiver que deixar seu cargo não será substituído pelo próximo candidato mais votado, mas por seu próprio suplente.

INCORRETO o que se afirma completamente em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11741Ca
05

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Assinale a frase em que há erro de concordância:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22032Ca
06

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Considerando os artigos 12, 13 e 14 da LDB 9.394/96, que se refere à participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, pode-se afirmar que:

I. Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.

III. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.

IV. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22034Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Nas seguintes afirmativas, as palavras sublinhadas possuem o mesmo valor semântico, EXCETO em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11711Ca
08

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em uma aula prática do curso de agroecologia, oito alunos plantam 20 mudas de antúrio em cinco horas. Dessa forma, o número de mudas plantadas por quatro alunos em quatro horas com uma produtividade 50% maior é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11717Ca
09

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - A educação básica, segundo a LDB 9394/96, está organizada pelos seguintes níveis de ensino:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22037Ca
10

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(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada tem seu significado corretamente indicado.  

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11706Ca