Especialista em educação

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01

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(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Nas alternativas a seguir o acento da crase é facultativo em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11710Ca
02

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Relacione as colunas referentes a tipos de sistemas de recuperação da informação.

1. Bases de dicionários.
2. Bases de numéricas.
3. Bases de texto completo.
4. Bases de imagens/dados gráficos.

( ) Contém textos completos de um documento, incluindo também páginas da World Wide Web.

( ) Contém, sob a forma gráfica, fórmulas químicas, imagens de logotipo, desenhos ou figuras.

( ) Contém dados numéricos e séries estatísticas. Podem incluir dados manipuláveis a serem utilizados na produção de relatórios, tabelas e gráficos para sofisticadas análises científica e de negócios.

( ) Contém manuais, dicionários de termos, definições, nomenclatura química, propriedades físicas etc.

A sequência está correta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22044Ca
03

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Analise as afirmativas correlatadas.

I. “A ação democratizante no interior da escola ocorre pela transformação das práticas sociais reais que se desenvolvem no seu interior, tendo em vista a necessidade de se ampliar os espaços de participação, os debates, respeitando as diferenças e criando condições para uma participação autônoma.”

ASSIM

II. “A construção de uma sociedade democrática implica o desenvolvimento de uma ação democrática concreta em todos os espaços de interação social, inclusive na escola.”

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11734Ca
04

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Em representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22050Ca
05

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Considere de valoração verdadeira as seguintes proposições:

  •  se uso tênis azul, então uso camisa azul e calça preta; 
  •  se uso tênis branco, então uso ou camisa branca e calça azul ou camisa vermelha e calça preta; e, 
  •  se uso tênis preto, então uso calça preta e camisa de qualquer cor. 

No último final de semana, usei, no sábado, uma calça azul e, no domingo, uma camisa branca e uma calça de cor diferente da cor do tênis. Logo, usei,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11715Ca
06

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22051Ca
07

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em relação à história do surgimento  do inspetor escolar (IE), supervisor pedagógico (SP) e orientador educacional (OE), analise as afirmativas.

  •  “O _____________________ no Brasil surgiu a partir da Reforma Francisco Campos, com o Decreto nº 18.890/1931. Ainda, no século XIX, com o PA‐AEE (Programa Americano‐Brasileiro de Assistência ao Ensino Fundamental), foram formados os primeiros, com vista na sua atuação no ensino primário, conhecido por ‘elementar’. A finalidade desta atuação, segundo o que se pregava, era a modernização do ensino e o preparo do professor leigo.”
  •  “A atuação do _____________________ sobre a educação no Brasil remonta há mais de 150 anos, no exercício de um papel legitimador da estrutura burocrática do Estado, preocupado em manter o controle das escolas. Em 1799, iniciou‐se a fiscalização das aulas régias, serviço realizado por um professor de confiança do vice‐rei. O trabalho, nessa época, era de fiscalizar o funcionamento das escolas, os métodos de ensino, o comportamento dos professores e o aproveitamento dos alunos.”
  •  “O _____________________ teve origem, aproximadamente, em 1930, a partir da orientação profissional que se fazia nos EUA. No Brasil, mostrou‐se válida na ordenação da sociedade brasileira em mudança na década de 1940 e incluía a ajuda ao adolescente em suas escolhas profissionais.” 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11729Ca
08

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “Cunhado em 1938, pelo sociólogo e economista alemão Alexander Rüstow, só ganhou efetiva aplicabilidade e reconhecimento na segunda metade do século XX, especialmente, a partir da década de 1980, quando ocorreu um grande crescimento da concorrência comercial, muito em função da supremacia que o capitalismo   demonstrava conquistar sobre o sistema socialista. Mas, ganhou força e visibilidade mesmo com o Consenso de Washington, em 1989, em que a líder do Reino Unido à época, Margareth Thatcher, e o presidente dos Estados Unidos à época, Ronald Reagan, propuseram seus procedimentos para todos os países.” Trata‐se especificamente do(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11743Ca
09

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - As bases de dados que contêm dados cadastrais sobre pessoas, instituições e softwares denominam-se

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22045Ca
10

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Paulo Freire foi um dos grandes educadores brasileiros, inspirador e divulgador da Pedagogia Libertadora. Em seu livro Pedagogia da Autonomia ele afirma: “Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade (...), a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais...”

Partindo das idéias implícitas no texto acima, pode-se afirmar que não faz parte da concepção de educação de Paulo Freire a seguinte idéia:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22040Ca

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