Especialista em educação

Prepare-se com questões de Especialista em educação

01

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22043Ca
02

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Sobre as pedagogias progressistas, analise.

I. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
II. A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.  
III. A tendência progressista crítico‐social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo‐lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
IV. Na visão da pedagogia progressista libertária, admite‐se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Estão corretas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11730Ca
03

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Para certa moeda viciada, a probabilidade de se obter cara em um lançamento é de 60%. Logo, a probabilidade de se obter coroa, somente no terceiro lançamento, é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11718Ca
04

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Considerando a história do inspetor escolar e de acordo com as legislações ao longo dos anos, analise as afirmativas.

I. A inspeção escolar aparece, pela primeira vez, com a publicação da  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 4.024/1961), estabelecendo que o inspetor de ensino deverá ser escolhido por concurso de títulos e provas, além de possuir conhecimentos técnicos e pedagógicos demonstrados de preferência no exercício de funções de magistério, de auxiliar de administração escolar, ou na direção de estabelecimento de ensinos.

II. Com a  publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5.692/1971) estabeleceu‐se  a organização do ensino de 1º grau (quatro séries do primário, mais quatro séries do ginásio) e 2º grau, alternando toda a legislação anterior do ensino primário e médio. Com isso, as exigências referentes à formação profissional do inspetor escolar foram: formação em curso superior de graduação, com duração curta ou plena ou de pós‐graduação; admissão na carreira de inspetor escolar por concurso público de provas e títulos; e, remuneração conforme estatuto de carreira do magistério.

III. Com a publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a formação profissional do inspetor escolar foi mantida. Contudo, o art. 64 estabelece que a formação do inspetor escolar seja feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós‐graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11725Ca
05

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - A leitura de um documento redigido para o público em geral, ou para determinado grupo e mesmo para uma só pessoa, muito comum no passado, sob a forma de avisos à população, que eram lidos por guardas rurais, ou em serões familiares, quando uma pessoa mais habilitada lia para a família, a corte etc, denomina-se leitura

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22057Ca
06

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em relação à história do surgimento  do inspetor escolar (IE), supervisor pedagógico (SP) e orientador educacional (OE), analise as afirmativas.

  •  “O _____________________ no Brasil surgiu a partir da Reforma Francisco Campos, com o Decreto nº 18.890/1931. Ainda, no século XIX, com o PA‐AEE (Programa Americano‐Brasileiro de Assistência ao Ensino Fundamental), foram formados os primeiros, com vista na sua atuação no ensino primário, conhecido por ‘elementar’. A finalidade desta atuação, segundo o que se pregava, era a modernização do ensino e o preparo do professor leigo.”
  •  “A atuação do _____________________ sobre a educação no Brasil remonta há mais de 150 anos, no exercício de um papel legitimador da estrutura burocrática do Estado, preocupado em manter o controle das escolas. Em 1799, iniciou‐se a fiscalização das aulas régias, serviço realizado por um professor de confiança do vice‐rei. O trabalho, nessa época, era de fiscalizar o funcionamento das escolas, os métodos de ensino, o comportamento dos professores e o aproveitamento dos alunos.”
  •  “O _____________________ teve origem, aproximadamente, em 1930, a partir da orientação profissional que se fazia nos EUA. No Brasil, mostrou‐se válida na ordenação da sociedade brasileira em mudança na década de 1940 e incluía a ajuda ao adolescente em suas escolhas profissionais.” 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11729Ca
07

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”                        

   (Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)

São atuais movimentos do campo, que estão em plena atividade e possuem em sua pauta de reivindicações a reforma agrária, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11736Ca
08

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5.800 pessoas ficaram doentes e mais de 2.800 foram mortas pelo vírus ____________________ até o momento. A OMS estima que, se ações emergenciais eficazes não forem implementadas, mais de 20 mil pessoas serão infectadas até novembro de 2014. Entre os três países mais afetados pela doença, pode‐se citar Guiné, Libéria e Serra Leoa, localizados no continente ___________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11744Ca
09

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Assinale a fonte de informação utilizada para encontrar artigos curtos e condensados a respeito dos mais variados assuntos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22061Ca
10

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “O profissional bibliotecário, como ponto ético, tem o dever de orientar a execução de _______________, como também a _______________ de trabalhos intelectuais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22046Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »