Especialista em educação

Prepare-se com questões de Especialista em educação

01

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Uma pesquisa realizada entre os alunos de uma escola revelou que: 78% possuem notebook; 87% possuem smartphone; e, 73% possuem notebook e smartphone. Logo, o percentual de alunos que NÃO possuem nem notebook nem smartphone é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11723Ca
02

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - A leitura de um documento redigido para o público em geral, ou para determinado grupo e mesmo para uma só pessoa, muito comum no passado, sob a forma de avisos à população, que eram lidos por guardas rurais, ou em serões familiares, quando uma pessoa mais habilitada lia para a família, a corte etc, denomina-se leitura

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22057Ca
03

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Qual alternativa está incorreta em relação ao padrão culto da língua:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22031Ca
04

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - O plural de chapéu, fogãozinho, cidadão e numeral é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22025Ca
05

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - O conjunto de diretrizes e normas que visa estabelecer ações, delinear estratégias gerais, determinar instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções, em consonância com os objetivos da instituição, seus diferentes tipos de serviços de informação e dos usuários do sistema, é denominado de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22059Ca
06

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Um terreno retangular de lados x e x + 4 possui área igual a 117 m2 . Para cercá‐lo com altura de dois metros, será utilizado um alambrado ao custo de R$ 15,00/m2 . Dessa forma, o custo desse cercado será de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11721Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “Metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento.” Assinale a alternativa que contém um exemplo de metonímia.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11709Ca
08

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - “Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22048Ca
09

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a ‘justa’ divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.”                        

   (Disponível em: http://reforma‐agraria‐no‐brasil.info/.)

Atualmente, a Reforma Agrária no Brasil se dá basicamente da seguinte forma:

I. A União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos em diversas áreas da federação.
II. Após desapropriar terras comprovadamente improdutivas, a União abre uma linha de financiamento especial àqueles que estão cadastrados pela FUNAI para adquirirem a propriedade.
III. Por meio do INCRA, a União distribui e loteia as terras desapropriadas às famílias que recebem esses lotes, como também presta uma assistência financeira, de consultoria e de insumos para que possam produzir nessas terras.
IV. Integrantes de movimentos sociais que lutam pela reforma agrária invadem terras e comprovam sua improdutividade abrindo um processo no Ministério da Agricultura para que esta seja desapropriada por lei e doada aos invasores.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11735Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Em “Como insistisse, informaram‐lhe que,...” (6º§), a palavra sublinhada possui valor semântico de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11714Ca