Especialista em educação

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01

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Dizer que “se o cão corre atrás do gato, então o cão é carnívoro” é equivalente a negar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11716Ca
02

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Assinale a fonte de informação utilizada para encontrar artigos curtos e condensados a respeito dos mais variados assuntos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22061Ca
03

(UNC - 2013 -  Prefeitura de Rio Negrinho/SC - Especialista em educação) - Para Vygotsky, a formação da consciência e da linguagem são explicadas nas relações que se estabelecem no encontro das histórias individual e coletiva. A linguagem constrói e é construída pelo homem. Assim, a linguagem é o principal instrumento do processo de interação social por meio das seguintes funções:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22042Ca
04

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - Relacione as colunas referentes a tipos de sistemas de recuperação da informação.

1. Bases de dicionários.
2. Bases de numéricas.
3. Bases de texto completo.
4. Bases de imagens/dados gráficos.

( ) Contém textos completos de um documento, incluindo também páginas da World Wide Web.

( ) Contém, sob a forma gráfica, fórmulas químicas, imagens de logotipo, desenhos ou figuras.

( ) Contém dados numéricos e séries estatísticas. Podem incluir dados manipuláveis a serem utilizados na produção de relatórios, tabelas e gráficos para sofisticadas análises científica e de negócios.

( ) Contém manuais, dicionários de termos, definições, nomenclatura química, propriedades físicas etc.

A sequência está correta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22044Ca
05

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Nas alternativas a seguir o acento da crase é facultativo em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11710Ca
06

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - O termo currículo, na tradição pedagógica, originalmente está associado a “programa” ou “plano de estudos”, mas expressa atualmente ampla diversidade semântica e multiplicidade de usos (Forquin, 1993). Segundo o autor, o termo currículo abarcaria alguns itens. Analise‐os.

I. Abordagem global dos fenômenos educativos.
II. Maneira de pensar a educação, que consiste em privilegiar a questão dos conteúdos.
III. Forma de selecionar e privilegiar determinados conteúdos.
IV. Forma como estes conteúdos se organizam nos cursos.
V. Experiências vividas no espaço da instituição escolar pelo aluno que implicam a regulação de comportamento e promoção de capacidades.

Estão corretas as afirmativas

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11732Ca
07

(CONSULPLAN - 2012 -  Prefeitura de Porto Velho/RO - Especialista em educação) - O processo pelo qual um sinal analógico é transformado em sinal digital denomina-se

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22056Ca
08

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - Uma pesquisa realizada entre os alunos de uma escola revelou que: 78% possuem notebook; 87% possuem smartphone; e, 73% possuem notebook e smartphone. Logo, o percentual de alunos que NÃO possuem nem notebook nem smartphone é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11723Ca
09

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - A história da educação mostra que no passado, o controle da qualidade do ensino era  imposto pelo Estado. Hoje, no entanto, o que se busca é uma gestão democrática da educação, cujo controle é exercido com a participação de toda a comunidade escolar. Considerando a afirmativa anterior, são funções do inspetor escolar, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11726Ca
10

(IDECAN - 2014 - Prefeitura de Alvinópolis/MG - Especialista em Educação) - “O Brasil cumpriu integralmente dois dos oito Objetivos do Milênio (ODM) das Nações Unidas (ONU) com anos de antecedência. A meta de reduzir a mortalidade infantil em dois terços em relação aos níveis de 1990 até 2015 foi cumprida em 2011, quatro anos antes do prazo assumido perante a organização. A meta de reduzir a fome e a miséria foi outro objetivo cumprido antes do prazo. De acordo com a ONU, a extrema pobreza tinha de ser reduzida pela metade até 2015 em relação aos níveis de 1990. O Brasil adotou metas mais rigorosas e estabeleceu a redução a um quarto desse mesmo nível, o que foi cumprido em 2012. Os dados estão no Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entregue hoje (23/05/2014) à presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia de lançamento da Política Nacional de Participação Social. No documento estão dados sobre os principais indicadores sociais relacionados a esses objetivos – como índices nas áreas de saúde, educação, trabalho e meio ambiente.”

(Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2014/05/23/interna_brasil,429059/brasil‐cumpre‐meta‐da‐onu‐e‐ reduz‐mortalidade‐infantil‐fome‐e‐miseria.shtml. Acesso em: 25/05/2014, às 14h04.)

Analise as afirmativas correlatas.

I.   “O objetivo do milênio de melhorar a saúde da gestante e reduzir a mortalidade materna não será cumprido pelo Brasil, embora os níveis do Brasil sejam melhores do que os dos países em desenvolvimento em geral e da América Latina.”

PORQUE

II. “O número de óbitos maternos no Brasil está bem longe do objetivo de reduzir a meta a um quarto do nível de 1990.”

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11739Ca