Estatístico

Prepare-se com questões de Estatístico

01

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - O Decreto Nº 7.508/2011 prevê a organização do Sistema Único de Saúde - SUS em Regiões de Saúde, instituídas pelo Estado em articulação com os seus Municípios. Trata-se de uma das instâncias representativas da gestão compartilhada da rede de ações no âmbito da saúde. Nesse sentido, no que tange às Regiões da Saúde, podese afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14612Ca
02

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - Segundo a Portaria Nº 399/96, o Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Dentre as prioridades pactuadas, tem-se a saúde do idoso, para a qual NÃO se pode considerar como diretriz:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14615Ca
03

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - Conforme disposto na Lei Nº 8.142/90, configuram-se como alguns dos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), o(a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14616Ca
04

(IF/PA - 2013 - IF/PA - Estatístico) - “(...) Tudo isso era, em menor proporção, exatamente o que Ivan Ilitch fizera de modo tão brilhante mil vezes ao lidar com as pessoas no Tribunal. O médico concluiu tudo brilhantemente, olhando triunfante por sobre os óculos para o acusado. A partir da fala do médico, Ivan Ilitch concluiu que as coisas não estavam bem, mas que para o médico e provavelmente para todas as outras pessoas isso não faria a menor diferença, enquanto para ele era simplesmente terrível. E essa conclusão foi dolorosa, despertando-lhe um grande sentimento de autopiedade, e de amargura em relação ao médico que não se importava nem um pouco com uma questão tão importante.

Mas não disse nada, levantou, colocou o dinheiro da consulta em cima da mesa e falou com um suspiro:

– Nós, os doentes, sem dúvida fazemos muitas vezes perguntas inadequadas. Mas, diga-me, de modo geral, assim por cima, esses sintomas lhe parecem graves ou não? O médico olhou-o severamente por cima do monóculo, como se dissesse: “Pedimos ao réu que se atenha a responder o que lhe foi perguntado ou serei obrigado a fazer com que o retirem da sala”. (Tolstoi, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Porto Alegre: L&PM, 1997, p. 48).

Mesmo não tendo lido toda a narrativa, podemos inferir, a respeito do que sofre a personagem Ivan Ilitch, que o trecho do conto pretende criticar, sobretudo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18942Ca
05

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - Instituída pela Portaria Nº 121/2012, a Unidade de Acolhimento (UA) tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo. Além disso, a respeito da UA também pode-se afirmar:

I Articula-se ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência.

II Apresenta caráter residencial transitório.

III Deve garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social.

IV Funciona com base em duas modalidades de acolhimento, distintas segundo a idade.

Estão corretas as afirmações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14617Ca
06

(IF/PA - 2013 - IF/PA - Estatístico) - Função no EXCEL que retorna quantas células, no intervalo C2 a C9, não estão vazias:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18954Ca
07

(IF/PA - 2013 - IF/PA - Estatístico) - Leia o excerto:

“A súplica de Jó – ‘Ensinai-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei... Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado?’ (Jó 6: 24; 7: 20) – esperou em vão pela resposta divina. Isso já era imaginado por Jó: ‘Na verdade sei que assim é; porque, como se justificaria o homem para com Deus? Se quiser contender com Ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder... Porque, ainda que eu fosse justo, não lhe responderia... A coisa é esta; por isso eu digo que Ele consome ao perfeito e ao ímpio”. (Bauman, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008, p. 78).

As ideias contidas no excerto culminam com as palavras “Ele consome ao perfeito e ao ímpio” e podem ser interpretadas como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18941Ca
08

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2003), um sistema de Atenção Primária incapaz de gerenciar com eficácia o HIV/Aids, o diabetes e a depressão pode tornarse obsoleto em pouco tempo. [...], no sistema integrado, a Atenção Primária deve ter como objetivo o controle de doenças/agravos de maior relevância, através da adoção de tecnologias de gestão da clínica, tais como as diretrizes clínicas e a gestão de patologias.

Adaptado: Portaria Nº 4.279/2010

O exposto acima relaciona-se, conforme a Portaria em questão, a um dos desafios contemporâneos centrais que se impõe aos modelos de atenção à saúde, que consiste no(a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14613Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(MAKIYAMA - 2016 - Prefeitura de Natal/RN - Estatístico) - Assinale a alternativa que apresenta, segundo o texto, uma área do conhecimento praticada por Barthes e um intelectual com quem dialoga, respectivamente.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q14595Ca
10

(IF/PA - 2013 - IF/PA - Estatístico) - No fragmento, extraído do conto Noites bancas, de Dostoiévski, há uma palavra que foi suprimida. Leia-o atentamente para fazer a questão seguinte:

“Num instante tinha percebido tudo, a espertalhona!

Pôs-se muito falante e alegre, e até vulgar. Agarrou-se ao meu braço, ria, falava, esforçava-se ________________ eu também me risse, e qualquer palavra minha mais comovida arrancava-lhe logo uma grande e sonora gargalhada... Comecei a sentir-me um tanto aborrecido e ela então começou a coquetear comigo.” (Dostoiévski, Fiódor. Noites brancas. Porto Alegra: L&PM, 2012, pp. 70, 71).

A palavra que foi omitida do fragmento e o sentido dela são

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18939Ca