Fiscal de meio ambiente

Prepare-se com questões de Fiscal de meio ambiente

01

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - O Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) recentemente criado no Rio de Janeiro, é uma Unidade de Conservação (UC) que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e abrange vários municípios, incluindo uma boa parte do território buziano. Com relação a essa UC, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q47672Ca
02

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Fiscal de meio ambiente) - De acordo com a Lei nº. 6938/1981, a Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios, EXCETO.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44954Ca
03

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Com relação aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), é importante salientar que das mais de 200.000 toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas, diariamente, apenas, uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, destes, apenas, 10 a 25% necessitam de cuidados especiais. Em relação ao tema, analise os itens abaixo:

I. Nos resíduos onde predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor

II. A implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz, certamente, à minimização de resíduos, em especial àqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final

III. Considerando esses conceitos, foram publicadas as Resoluções RDC ANVISA no 306/04 e CONAMA no 358/05 que dispõem, respectivamente, sobre o gerenciamento interno e externo dos RSS;

IV. A implementação do Plano de Gerenciamento de RSS (PGRSS), é fundamental para que os geradores sejam sensibilizados sobre a importância do manejo correto dos RSS, considerando que as condições de segurança ambiental e ocupacional são requisitos imprescindíveis a serem observados por todos os responsáveis pelos estabelecimentos de saúde

Analisados os itens acima é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41295Ca
04

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - A autoridade competente lavra documento referente à apuração e à punição por infração cometida contra a legislação ambiental, que deverá conter a identificação do interessado, o local, a data e a hora da infração, a descrição da infração ou do infrator e a menção ao(s) dispositivo(s) legal(is) que autoriza(m) a sua imposição com a assinatura da autoridade responsável. De acordo com Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA, 2010), assinale a alternativa que corresponde ao ato administrativo em questão:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q47669Ca
05

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais, de acordo com o disposto na Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. De acordo com a referida Lei, NÃO está entre os objetivos do SNUC:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41273Ca
06

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Marque o item abaixo que NÃO contempla um dos princípios da Lei Nº 12.651 de 25/05/2012, que tem como objetivo o Desenvolvimento Sustentável, através do estabelecimento de normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41278Ca
07

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - O município de Domingos Martins (ES) prevê a adoção do TCA - Termo de Compromisso Ambiental como instrumento da Política Municipal de Meio Ambiente. E acerca do TCA, pode-se corretamente afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44922Ca
08

(FADESP - 2012 - Prefeitura de Jacareacanga/PA - Fiscal de meio ambiente) - A função de secretário-executivo do Conselho Nacional de Meio Ambiente é exercida pelo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46858Ca
09

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Fiscal de meio ambiente) - A exposição humana ao metilmercúrio por meio da ingestão de alimentos contaminados tem sido associada a tragédias ambientais em diferentes partes do mundo. A contaminação mercurial dos rios e lagos com consequente contaminação dos peixes e humanos têm sido observadas na região Amazônica brasileira. A principal atividade associada a essa contaminação são decorrentes de qual atividade?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44938Ca
10

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - Aterros sanitários alocados em locais sem prévia análise dos critérios técnicos adequados pode acarretar uma série de problemas ambientais. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) A falha na impermeabilização da base do aterro e da lagoa de tratamento do chorume pode ocasionar uma má compactação do solo e impermeabilização incompatível com os percolados.

( ) Uma estrutura de elevação de nível d’água acima da base do aterro gera dimensionamento adequado do sistema de drenagem.

( ) As operações e o encerramento podem ser geradas por ausência de solo adequado para cobertura dos resíduos e/ou escolha de local com baixa vida útil.

( ) Alguns processos físicos podem ser potencializados, podendo acarretar em eficiência no sistema de drenagem, embora gere também a supressão da vegetação.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44934Ca