Fiscal de meio ambiente

Prepare-se com questões de Fiscal de meio ambiente

01

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - Na elaboração de um diagnóstico ambiental da área de influência deve constar a caracterização e classificação das formas de relevo, quanto à sua gênese (formas cársticas, formas fluviais, formas de aplainamento, etc.). E, tendo em vista um Estudo de Impacto Ambiental – EIA de um empreendimento, tal item se faz necessário para detalhamento do seguinte fator ambiental:

Código da questão
Q44921Ca
02

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - “O biocombustível é feito de fontes renováveis de biomassa, esta se compõe de massas orgânicas de origem biológicas ou materiais não fósseis”.

O biocombustível só não procede do seguinte item:

Código da questão
Q44935Ca
03

(GUALIMP - 2016 - Prefeitura de Domingos Martins/ES - Fiscal de meio ambiente) - Considerando o uso de informática básica na rotina de trabalho, quanto ao uso do Microsoft Excel, versão 97- 2000, ao usar a combinação “CTRL+SHIFT+TAB”, tem a seguinte função:

Código da questão
Q44923Ca
04

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - Segundo o Decreto n° 4.074/2002, as responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, em função do descumprimento do disposto na legislação pertinente a agrotóxicos, seus componentes e afins, recairão sobre:

I. o registrante que fornecer informações incorretamente.

II. o produtor de agrotóxicos, componentes e afins cujo produto esteja em desacordo com as especificações constantes do registro.

III. o profissional que prescrever o uso de agrotóxicos e afins em desacordo com as especificações técnicas.

IV. o comerciante que efetuar a venda do agrotóxico sem o respectivo receituário.

V. o usuário quando proceder em desacordo com o receituário ou com as recomendações do fabricante ou dos órgãos sanitário-ambientais.

VI. as entidades públicas de ensino, que promoverem atividades de pesquisa de agrotóxicos, seus componentes e afins em discordância com as normas de proteção da saúde pública e do meio ambiente.

Assinale a única alternativa correta.

Código da questão
Q47671Ca
05

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Fiscal de meio ambiente) - Do sol vem, direta ou indiretamente, a luz que torna possível a fotossíntese, e o calor que aquece o ar e o solo permitindo a continuação dos processos de vida da planta. Uma árvore precisa de, pelo menos, 1 a 2% de plena luz para se manter. Por meio do processo fotossintético, a energia radiante é fixada em energia química potencial utilizada por todos os componentes da cadeia alimentar para realizar os processos vitais. A competição permanente numa floresta é ter o máximo de luz para acentuar os ganhos pela fotossíntese devido às perdas ocorridas na:

Código da questão
Q44943Ca
06

(FUMARC - 2011 - Prefeitura de Mariana/MG - Fiscal de meio ambiente) - Considerando os municípios e o meio ambiente, no que se refere à Lei de Uso e Ocupação do Solo as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Código da questão
Q47692Ca
07

(GR Consultoria e Assessoria - 2016 - Prefeitura de Maranguape/CE - Fiscal de meio ambiente) - Um dos principais problemas que qualquer cidade enfrenta é o da coleta e tratamento dos resíduos por ela gerados. Quanto maior o número de pessoas que vivem em uma determinada cidade, maior será a sua geração de resíduos. Cada resíduo possui características específicas, que levam à necessidade de diferentes formas de coleta, tratamento e disposição. Na maioria dos casos, o volume de resíduos gerados supera, em muito, a capacidade natural da assimilação do meio que circunda esses centros urbanos. O resultado é uma crescente deterioração nas condições ambientais, com o aumento visível dos níveis de poluição. Em relação ao Tratamento de Efluentes, analise os conceitos a seguir:

I. O tratamento primário é constituído por processos físico-químicos e reações bioquímicas

II. O processo de coagulação, ou floculação, consiste na adição de produtos químicos que promovem a aglutinação e o agrupamento das partículas a serem removidas, tornando o peso especifico das mesmas maior que o da água, facilitando a decantação

III. Dependendo da natureza e da granulometria do sólido, as peneiras podem substituir o sistema de gradeamento ou serem colocadas em substituição aos decantadores primários

IV. A Desarenação é a etapa na qual ocorre a remoção da areia por sedimentação. Este mecanismo ocorre da seguinte maneira: os grãos de areia, devido às suas maiores dimensões e densidade, vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de sedimentação bem mais lenta, permanece em suspensão, seguindo para as unidades seguintes

Analisados os itens acima é correto afirmar que:

Código da questão
Q41288Ca
08

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - São aplicativos de servidores de correio eletrônico:

Código da questão
Q47665Ca
09

(FADESP - 2012 - Prefeitura de Jacareacanga/PA - Fiscal de meio ambiente) - O licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos nas florestas e demais formas de vegetação natural de preservação permanente compete ao

Código da questão
Q46856Ca
10

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ - Fiscal de meio ambiente) - No licenciamento de silvicultura econômica, deverão ser obedecidos parâmetros segundo as regiões hidrográficas instituídas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos especificadas na Lei Estadual nº 5.067/2007. Assinale a alternativa referente aos parâmetros estipulados para a Região Hidrográfica Lagos e Bacia do São João (RH – VI):

Código da questão
Q47681Ca