Fisioterapeuta

Prepare-se com questões de Fisioterapeuta

01

(VUNESP - 2014 - Prefeitura de São Paulo/SP - Fisioterapeuta) - O acompanhamento da mudança do ângulo tibiofemoral (genu varum e genu valgum) é fundamental em crianças, a fim de se determinar a necessidade ou não de intervenção. Há um declínio do ângulo de genu valgum com a idade. Qual a idade em que ocorre a estabilização desse ângulo e qual o valor deste que indica a estabilidade?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34838Ca
02

(UEPB - 2015 -  Prefeitura de Lagoa Nova/RN - Fisioterapeuta) - O presidente de um Banco estava preocupado com um jovem e brilhante diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então O Presidente chamou um detetive e disse-lhe:

Siga o Diretor Lopes por uma semana durante o horário do almoço.

O detetive, após cumprir o que lhe havia pedido, voltou e informou:

- O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes charutos cubanos e regressa ao trabalho.

Campos, Marli Saveli de. Blog Palavras Rabiscadas, 27 nov. 2008.

Marque a alternativa CORRETAquanto ao emprego dos pronomes do texto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10100Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(UEPB - 2015 - Prefeitura de Lagoa Nova/RN - Fisioterapeuta) - Releia este trecho do texto:

“No entanto, apesar dos benefícios que essa tecnologia pode trazer, ela não tem sido usada apenas para “aprimorar” (do ponto de vista humano) certas características deste ou daquele organismo, como plantas e usadas na alimentação humana”.

Arespeito do efeito de sentido provocado pelas expressões destacadas, pode-se afirmar que está INCORRETA apenas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10093Ca
04

(VUNESP - 2014 - Prefeitura de São Paulo/SP - Fisioterapeuta) - Nos pacientes com traumatismo cranioencefálico, que encontram-se na UTI, uma abordagem segura de ventilação deve conter estratégias de suporte ventilatório que evitem grandes pressões de insuflação pulmonar. Dessa forma, é indicado

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34841Ca
05

(VUNESP - 2014 - Prefeitura de São Paulo/SP - Fisioterapeuta) - Mário, 9 anos, com diagnóstico de fibrose cística, frequenta o terceiro ano do ensino fundamental. Ele ficou afastado de suas atividades por 10 dias devido a episódio de catapora. Após este, Mário apresentou piora da tosse, associada a vômito pós- -tussígeno, volume aumentado e espessamento de secreções e diminuição da tolerância ao exercício. Seu último teste de função pulmonar apresentou piora nos parâmetros avaliados. Foi indicado o uso do dispositivo de pressão expiratória positiva (PEP). Assinale a alternativa correta em relação ao dispositivo de PEP de baixa pressão.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34837Ca
06

(CURSIVA - 2016 - Prefeitura de Serra Alta/SC - Fisioterapeuta) - Uma criança de 2 anos de idade e diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC) decorrente de anóxia perinatal foi encaminhada para fisioterapia. Na avaliação constatou-se persistência do reflexo de Moro, de Galant e do reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA). A criança não apresenta controle de cabeça e tronco, bem como reações de proteção. Não permanece em balconeio e não consegue rolar. Quando mantida na postura sentada, observa-se o desenvolvimento de escoliose. Considerando as possíveis causas dos problemas apresentados pela criança durante a avaliação, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, após assinale a alternativa correta:

( ) A escoliose observada na avaliação não tem relação com a persistência de reflexos arcaicos.

( ) A dificuldade para levar as mãos na linha média e manipular os brinquedos e o corpo na linha média tem como causa a persistência do reflexo tônico cervical assimétrico.

( ) A falta do controle de cabeça não interfere na aquisição do balconeio e do rolar.

( ) A ausência das reações de proteção dos MMSS e ausência do equilíbrio na posição sentada pode ser decorrente da persistência do reflexo de Moro.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q25482Ca
07

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Conquista/MG - Fisioterapeuta) - Estudos recentes comprovam que a indicação da bandagem funcional não está mais restrita a atletas. Sua eficácia pode ser observada em pacientes com subluxação de ombro como sequela de AVE. Em sujeitos cuja flexão lateral do tronco para o lado afetado é observada e fazem uso terapêutico de Kinesio Taping, pode-se adotar como base para comprovar a eficácia da bandagem funcional a medida do ângulo de Tales, que neste caso deverá

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q25469Ca
08

(VUNESP - 2014 - Prefeitura de São Paulo/SP - Fisioterapeuta) - Em pacientes portadoras de Diabetes mellitus gestacional, um sinal de alerta para a interrupção de exercício é o número de contrações rítmicas maior que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34824Ca
09

(VUNESP - 2014 - Prefeitura de São Paulo/SP - Fisioterapeuta) - Maria Lúcia com 64 anos, viúva há 5 anos, ex-professora universitária, hipertensa, com hipercolerestemia, cuidava do seu jardim quando apresentou fraqueza em seu hemicorpo D. Sua fala ficou pastosa e sua rima desviou-se para a esquerda e, na sequência, caiu-se no chão. Uma vizinha que passava na rua percebeu que Maria Lúcia estava caída e chamou a ambulância, que a levou ao hospital. Após algumas horas, recebeu o diagnóstico de acidente vascular encefálico. Maria Lúcia evoluiu com hipertonia no hemicorpo D sem predomínio e com dificuldade na fala.

Atualmente, Maria Lúcia encontra-se na fase de treinar a transferência para a posição sentada. Os movimentos do tronco ao sentar-se são iniciados com parte superior ou inferior. No caso de Maria Lúcia utilizar a parte inferior do tronco, indique a alternativa correta em relação à direção da transferência de peso, ao padrão de movimento da coluna e à atividade muscular.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q34836Ca
10

(UEPB - 2015 -  Prefeitura de Lagoa Nova/RN - Fisioterapeuta) - Na cinesioterapia, o exercício é o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturas ou atividades físicas com a intenção de proporcionar ao paciente meios de, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10118Ca