Fonoaudiólogo

Prepare-se com questões de Fonoaudiólogo

01

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - A intervenção precoce tem, como objetivos,

I. promover a integração da criança adequadamente à família e ao meio social.

II. reduzir a incidência de problemas de aprendizagem decorrentes de atraso ou desvios no desenvolvimento físico, emocional ou de linguagem.

III. maximizar o potencial de desenvolvimento da criança e prevenir o desenvolvimento de problemas secundários e atrasos nas suas aquisições neuropsicomotoras.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30236Ca
02

(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Barra Velha/SC - Fonoaudiólogo) - Assinale a alternativa em que o tipo de disartria NÃO corresponde à característica apresentada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36625Ca
03

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - Caracteriza-se por ser do tipo não fluente, e a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus. Na fase aguda, o paciente pode apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia, que é frequente e pode se manter. Podemos ainda encontrar parafasias fonéticas e/ou fonêmicas, redução e agramatismo. A anomia pode estar presente, mas aparece geralmente no discurso. A compreensão está preservada (aparentemente) ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldade em compreender frases complexas, textos e elementos gramaticais. O enunciado acima refere-se a qual afasia:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26542Ca
04

(CONSULPLAN - 2012 - Prefeitura de Barra Velha/SC - Fonoaudiólogo) - “Articular com o Ministério da Educação estratégias de inundação às mudanças curriculares nos cursos de graduação na área da saúde, em especial de medicina, enfermagem e odontologia, visando à formação de profissionais com perfil adequado à Atenção Básica.” A afirmativa anterior, de acordo com a Portaria nº 648/06, compete à(ao)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36638Ca
05

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - Sobre os reflexos acústicos, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26529Ca
06

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - O controle da deglutição depende de comandos corticais, subcorticais e do envolvimento de cinco pares cranianos. Marque a alternativa CORRETA, que apresenta os cinco principais pares cranianos envolvidos no controle da deglutição:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26536Ca
07

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Ouricuri/PE - Fonoaudiólogo) - É conhecida pela dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, é um transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30220Ca
08

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - O(s) músculo(s) intrínseco(s) da laringe que tem função abdutora é(são) o(s)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30238Ca
09

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Fonoaudiólogo) - Em relação aos desvios fonéticos e fonológicos, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Entre os distúrbios da linguagem oral, as alterações no nível fonético/fonológico apresentam alta prevalência na infância.

( ) Por se tratar de uma alteração de linguagem, a intervenção deve enfatizar a reorganização do sistema de sons, tendo como base o sistema padrão-adulto.

( ) Os modelos de terapia com base fonológica têm proposta baseada na generalização, ou seja, presumem que um som trabalhado seja utilizado corretamente em contextos ou ambientes não abordados em terapia, diminuindo assim, o tempo de tratamento.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48281Ca
10

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Fonoaudiólogo) - Assinale a opção que indica o exame audiológico capaz de registrar mudanças discretas na função coclear mesmo antes de os sintomas serem revelados pelo audiograma, apresentando alta fidedignidade e alta objetividade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48296Ca