Fonoaudiólogo

Prepare-se com questões de Fonoaudiólogo

01

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - Didaticamente, podemos dividir o processo mastigatório em três fases, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26537Ca
02

(FCPC - 2014 - Prefeitura de Quixeramobim/CE - Fonoaudiólogo) - Marque a opção falsa sobre as disfonias funcionais.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23371Ca
03

(INSTITUTO ÍPRO - 2016 - Prefeitura de São Miguel do Guaporé/RO - Fonoaudiólogo) - Relacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta nas opções abaixo, quanto à indicação das formas de intervenções terapêuticas nos casos de disfagias neurogênicas.

A. Terapia indireta.
B. Terapia direta.
C. Terapia de deglutição.
D. Terapia de estimulação.

1. Em casos de aspiração em todas as consistências alimentares e em volumes variados.
2. Utiliza o alimento como instrumento da terapia.
3. Em casos onde o paciente já possui coordenação dos movimentos necessários à deglutição.
4. Em casos graves e/ou na introdução da terapia da deglutição.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36648Ca
04

(FCPC - 2014 - Prefeitura de Quixeramobim/CE - Fonoaudiólogo) - Marque a opção falsa sobre as emissões otoacústicas na aplicação no adulto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23386Ca
05

(UNC - 2014 - Prefeitura de Paial/SC - Fonoaudiólogo) - Em relação às alterações de natureza fonológica assinale as proposições CORRETAS:

( ) O processo fonológico é uma simplificação de uma regra fonológica, realizada pelo sujeito com o objetivo de se comunicar e são aplicados a uma classe e não a sons isolados.

( ) A análise fonológica deve abordar os fonemas, a sua distribuição em relação às estruturas silábicas pertinentes à língua em questão.

( ) Fonologia não linear, fonologia auto – segmental, fonologia métrica e fonologia léxica não podem ser considerados modelos fonológicos.

( ) O distúrbio fonológico pode ser considerado também como, desvio, disfunção, desabilidade, atraso fonológico ou da articulação.

A sequência das respostas CORRETAS é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q23398Ca
06

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Fonoaudiólogo) - O campo sensorial é representado pelo órgão espiral (de Corti), situado sobre a lâmina basilar, destinado à transformação das ondas sonoras em impulsos nervosos. É o conjunto de membrana tectória, células de sustentação e células ciliadas.

“As células que estão dispostas em um arranjo de três fileiras ao longo das espiras cocleares, e cada célula tem de 100 a 300 esterocílios, mantendo uma disposição em forma de ‘V’ ou ‘W’, projetando-se da superfície reticular”, são denominadas células

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q48290Ca
07

(MÁXIMA AUDITORIA - 2016 - Prefeitura de Fronteira/MG - Fonoaudiólogo) - Caracteriza-se por ser do tipo não fluente, e a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus. Na fase aguda, o paciente pode apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia, que é frequente e pode se manter. Podemos ainda encontrar parafasias fonéticas e/ou fonêmicas, redução e agramatismo. A anomia pode estar presente, mas aparece geralmente no discurso. A compreensão está preservada (aparentemente) ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldade em compreender frases complexas, textos e elementos gramaticais. O enunciado acima refere-se a qual afasia:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q26542Ca
08

(IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Ouricuri/PE - Fonoaudiólogo) - Constituem deveres do fonoaudiólogo na relação com o cliente, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30228Ca
09

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Irineópolis/SC - Fonoaudiólogo) - Em relação às afirmativas sobre o tratamento em fissuras labiopalatinas (Pegoraro-Krook et al., 2009), assinale V para verdadeiro ou F para falso e depois assinale a alternativa correta:

( ) Para eliminação das articulações compensatórias, o princípio básico é o aprendizado dos fonemas com o direcionamento do fluxo aéreo expiratório para a cavidade oral.
( ) A intervenção em articulações compensatórias apresenta melhores resultados quando são atendidos pacientes após seus 8 anos de idade; quanto maior a idade maior a facilidade de automatização.
( ) Deve ser indicada aos pais e cuidadores a realização da manobra de oclusão das narinas a partir da fase de balbucio dos bebês, para estimular os sensores de pressão intraoral.
( ) Estratégias para melhorar o tônus e a mobilidade muscular, como os exercícios miofuncionais orais isolados reduzem o uso de pontos articulatórios atípicos.
( ) Em fonoterapia são utilizadas pistas visuais, auditivas e tátil-sinestésicas para percepção da produção correta do fonema.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11616Ca
10

(CETREDE - 2015 - Prefeitura de Carnaubal/CE - Fonoaudiólogo) - É definida como presença de líquido de viscosidade variável, na orelha média e resultante de uma disfunção na tuba auditiva. A frase se refere à

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30246Ca