Geografia

Prepare-se com questões de Geografia

Em 1798, Thomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu uma teoria demográca. Acerca dessa teoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A prática da castidade e a sujeição moral de retardar o casamento seriam para Malthus uma das soluções para diminuir a fome no mundo causada pela superpopulação.
II A fome, para esse autor, seria uma realidade a menos se houvesse um controle ecaz da população.
III Malthus arma que o crescimento cará sem controle até que surjam predadores, como, por exemplo, parasitas, e, caso isso não aconteça, o descontrole continuará até que acabe o alimento disponível no ambiente.

Estão certos os itens
Código da questão
Q801Ca
A palavra geopolítica não é uma simples contração de geograa política, como pensam alguns, mas, sim, algo que diz respeito às disputas de Poder no espaço mundial e que, como a noção de Poder já o diz poder implica dominação, via Estado, ou não, em relações de assimetria, enm, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da Geograa.

José W. Vesentini. Geograa Geral

A nova ordem mundial oferece uma reexão acerca da disputa por novos espaços, criados e abandonados pela bipolarização no período da guerra fria. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Código da questão
Q799Ca
A Serra de Carajás é uma extraordinária reserva de minerais. Abriga um enorme complexo de beneficiamento e exportação de minérios que inclui ferrovia, rede elétrica, estrutura urbana e moderno porto de exportação. Assinale a opção que indica a localização da Serra de Carajás e a do porto de exportação dos seus minérios, respectivamente:
Código da questão
Q576Ca
As indústrias que geralmente dependem mais de matérias-primas são as de base, sobretudo as de beneciamento e transformação, cujas instalações mais comuns estão nas proximidades das próprias províncias mineralógicas.
No que se refere às proximidades e ao Quadrilátero Ferrífero, assinale a opção correta.
Código da questão
Q820Ca
Ao longo da história, a humanidade passou por transformações mais ou menos profundas, as quais reetiram na formação do pensamento geográco, uma vez que, sendo a Geograa uma ciência essencialmente social, deve responder aos anseios e às novas realidades.

Quanto à evolução do pensamento geográco, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Geograa Clássica, nascida com os primeiros geógrafos modernos importantes como Ritter, Humboldt, Brun e seguida pelos fundadores da ciência geográca La Blache, Ratzel, Brunhes , tinha em comum o fato de todos os seus grandes nomes serem principistas, isto é, procuravam princípios gerais que dessem cienticidade à Geograa como ponto de partida de seus trabalhos.
II Milton Santos trabalha com categorias geográcas, e seu processo consiste na análise, reexão, síntese e crítica sobre os temas ou objetos estudados. É, sobretudo, uma análise do espaço que ele realiza, tendo em mente o objeto da geograa como espaço total ou totalidade social.
III Segundo Milton Santos, a sociedade que promove suas próprias mudanças é força motriz que interage com as condições preexistentes através de uma variedade de processos políticos, econômicos, culturais, ideológicos, etc.

Estão certos os itens
Código da questão
Q824Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

O ozônio existe tanto na troposfera quanto na estratosfera. É um gás azul claro que funciona como ltro para os raios ultravioletas do sol. O gás clorouorcarboneto (CFC) é o grande responsável pela destruição do ozônio. 
Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.
Código da questão
Q817Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Sobre o Protocolo de Kyoto, assinale a opção correta.
Código da questão
Q816Ca
 O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de
Código da questão
Q579Ca
Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
Código da questão
Q146Ca
10ª
O mapa é uma forma de registrar elementos (ou fenômenos) selecionados na superfície da Terra. A identificação dos elementos mapeados é feita por símbolos que permitem fazer a leitura do mapa. Esses símbolos estão representados na
Código da questão
Q581Ca