Geografia

Prepare-se com questões de Geografia

01
As indústrias que geralmente dependem mais de matérias-primas são as de base, sobretudo as de beneciamento e transformação, cujas instalações mais comuns estão nas proximidades das próprias províncias mineralógicas.
No que se refere às proximidades e ao Quadrilátero Ferrífero, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q820Ca
02
A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q574Ca
03

IBGE 2007 - CESGRANRIO - Agente de Pesquisa e Mapeamento - De acordo com o papel exercido pelas cidades no espaço geográfico brasileiro, define-se uma hierarquia urbana. Tendo em vista a classificação feita pelo IBGE, assinale a opção que contém, respectivamente, exemplos de metrópole nacional e regional.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q144Ca
04
A palavra geopolítica não é uma simples contração de geograa política, como pensam alguns, mas, sim, algo que diz respeito às disputas de Poder no espaço mundial e que, como a noção de Poder já o diz poder implica dominação, via Estado, ou não, em relações de assimetria, enm, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da Geograa.

José W. Vesentini. Geograa Geral

A nova ordem mundial oferece uma reexão acerca da disputa por novos espaços, criados e abandonados pela bipolarização no período da guerra fria. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q799Ca
05
A única capital brasileira que não pertence à Região Nordeste é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q367Ca
06
Em 1798, Thomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu uma teoria demográca. Acerca dessa teoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A prática da castidade e a sujeição moral de retardar o casamento seriam para Malthus uma das soluções para diminuir a fome no mundo causada pela superpopulação.
II A fome, para esse autor, seria uma realidade a menos se houvesse um controle ecaz da população.
III Malthus arma que o crescimento cará sem controle até que surjam predadores, como, por exemplo, parasitas, e, caso isso não aconteça, o descontrole continuará até que acabe o alimento disponível no ambiente.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q801Ca
07
A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
(Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

(     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
(     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
(     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q589Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Acerca do efeito estufa, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os clorouorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
II Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como durante a noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
III O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada, em sua maior parte, por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q819Ca
09
Desde o início da década de 1970, registra-se forte aumento da parcela da população rural empregada em atividades não agrícolas.
Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q822Ca
10

(METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
III. Cerca de 12% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q5848Ca

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »