Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

01

(Enem-2018) - TEXTO I

 Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.

TEXTO II

 O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.

As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61446Ca
02
O patrimônio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q572Ca
03

(Enem-2020) - TEXTO I

O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

TEXTO II

Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61362Ca
04

(Enem-2018) - Em algumas línguas de Moçambique não existe a palavra “pobre”. O indivíduo é pobre quando não tem parentes. A pobreza é a solidão, a ruptura das relações familiares que, na sociedade rural, servem de apoio à sobrevivência. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatórios sobre a miséria, talvez não tenham em conta o impacto dramático da destruição dos laços familiares e das relações de entreajuda. Nações inteiras estão tornando-se “órfãs”, e a mendicidade parece ser a única via de uma agonizante sobrevivência.

Em uma leitura que extrapola a esfera econômica, o autor associa o acirramento da pobreza à

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61449Ca
05

(Enem-2018) - Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61447Ca
06
O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q140Ca
07

(Enem-2019) - A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.

A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61396Ca
08

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Considere duas cidades A e B em um mapa cuja escala é 1:200.000. Se a distância entre essas duas cidades no mapa, medida com uma régua, for de 9 cm, então a distância real, em km, entre essas duas cidades será de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61517Ca
09

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - O mapa é uma representação dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área, delimitada por elementos físicos, políticos ou administrativos, destinados aos mais variados usos.

Considerando a informação anterior, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61492Ca
10
Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q607Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »