Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q607Ca
    Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  2. Código da questão: Q575Ca
    Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são:
  3. Código da questão: Q580Ca
    O federalismo é uma forma de organização das instituições políticas que tem por objetivo fundamental acomodar as tensões decorrentes da necessidade de uma união das diferenças para formar uma unidade, ambas organizadas territorialmente. Uma característica da federação brasileira, que a diferencia das  outras, é a:
  4. Código da questão: Q586Ca
    Sobre os meridianos e os paralelos pode-se afirmar que:
  5. Código da questão: Q579Ca
     O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de
  6. Código da questão: Q588Ca
    Considerando a atuação do Estado no processo de urbanização no Brasil, pode-se afirmar que:
  7. Código da questão: Q584Ca
    Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

    1. Centro-Sul.
    2. Nordeste.
    3. Amazônia.   

    Características Regionais

    (     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
    (     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
    (     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

    A sequência está correta em:
  8. Código da questão: Q572Ca
    O patrimônio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente
  9. Código da questão: Q5848Ca

    (METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

    I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
    II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
    III. Cerca de 14% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

    É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  10. Código da questão: Q141Ca
    Nos mapas do território brasileiro, para representar um curso dágua, além de linhas contínuas, utilizam-se, também, linhas tracejadas. A linha tracejada é empregada, principalmente, para representar rios: