Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

01
Sobre os fatores que proporcionam a ocorrência de climas quentes e úmidos no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q587Ca
02
Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

1. Centro-Sul.
2. Nordeste.
3. Amazônia.   

Características Regionais

(     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
(     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
(     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q584Ca
03
Sobre as características da agricultura brasileira, no período colonial, é INCORRETO afirmar que:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q592Ca
04
O Conceito de Hotspots foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, ao observar que a biodiversidade não está distribuída no planeta de forma homogênea, com isso procurou identificar quais as regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade e que eram ameaçadas. Hotspots são áreas prioritárias para a conservação, com pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenham perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. (Adaptado: CEDERJ, 2009)

A partir das características enunciadas, pode-se afirmar que, no Brasil, são considerados(as) como Hotspots:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q591Ca
05
O mapa é uma forma de registrar elementos (ou fenômenos) selecionados na superfície da Terra. A identificação dos elementos mapeados é feita por símbolos que permitem fazer a leitura do mapa. Esses símbolos estão representados na
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q581Ca
06
O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q143Ca
07
A Serra de Carajás é uma extraordinária reserva de minerais. Abriga um enorme complexo de beneficiamento e exportação de minérios que inclui ferrovia, rede elétrica, estrutura urbana e moderno porto de exportação. Assinale a opção que indica a localização da Serra de Carajás e a do porto de exportação dos seus minérios, respectivamente:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q576Ca
08
Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q146Ca
09
Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q607Ca
10
 O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q579Ca