Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

01
A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
(Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

(     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
(     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
(     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q589Ca
02

(IBFC - 2018 - PM-PB - Soldado da Polícia Militar) - Leia as informações abaixo sobre a divisão do relevo da Paraíba e atribua valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Praias: Depósitos arenosos ou terras de várzeas, que ficam junto às embocaduras dos rios que lançam suas águas no Oceano Atlântico. ( ) Restingas: Depósitos arenosos em forma de “língua” ou “fecha”. ( ) Dunas: São montes de areia formados pela ação dos ventos. ( ) Mangues: São planícies de marés com vegetação formada por árvores e arbustos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q54978Ca
03

(IBFC - 2018 - PM-PB - Soldado da Polícia Militar) - 

“A década de 1950 marca um período de transição tanto na sociedade brasileira quanto na nordestina e na paraibana. [...] É nesse contexto de mudanças que nasce e se consolida o movimento das Ligas Camponesas”.

Fonte: TARGINO; MOREIRA; MENEZES, 2011.

Sobre este movimento social do campo, assinale a alternativa incorreta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q54982Ca
04
A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q574Ca
05
Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

1. Centro-Sul.
2. Nordeste.
3. Amazônia.   

Características Regionais

(     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
(     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
(     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q584Ca
06
O Brasil é uma república federativa formada pela União, pelos estados e pelos municípios. A Câmara dos Deputados e as Câmaras de Vereadores correspondem, respectivamente, aos níveis federativos:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q143Ca
07
Os conflitos no campo decorrem dos seguintes fatores, EXCETO:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q583Ca
08
A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q578Ca
09
Sobre a temática desemprego marque para as  afirmativas verdadeiras e F  para as falsas:

(     ) As inovações tecnológicas introduzidas nas indústrias aumentaram a produtividade; por outro lado, reduziram os empregos, o que implica sérias questões sociais.
(     ) Os computadores e as novas tecnologias pouco diminuem a participação humana no processo produtivo.
(     ) As inovações tecnológicas do passado acabaram com alguns postos de trabalho, mas deram origem a outros, em novos setores da economia.

A sequência está correta em:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q585Ca
10
Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q575Ca