Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

  1. Código da questão: Q574Ca
    A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se
  2. Código da questão: Q575Ca
    Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são:
  3. Código da questão: Q584Ca
    Sobre a formação histórico-territorial e regionalização brasileira, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: Divisão Regional do Brasil (geoeconômica)

    1. Centro-Sul.
    2. Nordeste.
    3. Amazônia.   

    Características Regionais

    (     ) É a maior das três regiões geoeconômicas do Brasil e a região menos povoada. A maior parte dos movimentos migratórios dos últimos anos dirige-se a ela.
    (     ) É a região geoeconômica mais industrializada, povoada e urbanizada do país. Essa região é considerada o centro econômico do Brasil.
    (     ) Representa a região geoeconômica de ocupação mais antiga, onde atualmente podemos encontrar inúmeras marcas da colonização, presença da agroindústria açucareira e forte influência negra na população regional. Durante três séculos, essa região foi a mais rica e povoada do país.

    A sequência está correta em:
  4. Código da questão: Q146Ca
    Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
  5. Código da questão: Q591Ca
    O Conceito de Hotspots foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, ao observar que a biodiversidade não está distribuída no planeta de forma homogênea, com isso procurou identificar quais as regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade e que eram ameaçadas. Hotspots são áreas prioritárias para a conservação, com pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenham perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. (Adaptado: CEDERJ, 2009)

    A partir das características enunciadas, pode-se afirmar que, no Brasil, são considerados(as) como Hotspots:
  6. Código da questão: Q145Ca
    Os rios Araguaia e Tocantins se destacam na hidrografia brasileira. Acerca desses rios, afirma-se que:

    I a bacia formada por eles interliga-se ao ecossistema amazônico;
    II no Tocantins está localizada Tucuruí, a maior hidrelétrica totalmente brasileira;
    III o sentido do fluxo de suas águas é norte-sul.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  7. Código da questão: Q577Ca
    O Brasil nunca deixou de ter pobres, eles mudaram de lugar. Até a primeira metade do século XX, a população de menor renda do país estava localizada, em sua maioria, no campo. Na atualidade, a grande concentração de população de baixa renda encontra-se:
  8. Código da questão: Q148Ca
    Analise a definição de região metropolitana, para o Brasil.

    'Região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamento de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
    IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2002.

    Acerca das regiões metropolitanas brasileiras, assinale o aspecto que pode ser acrescentado à definição acima, mantendo-a correta.
  9. Código da questão: Q607Ca
    Uma nova medição realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE foi responsável pela mudança do ponto considerado o mais alto do país que de pouco mais de 3 mil  metros de altitude passou a ter pouco mais de 2900  metros. Localizado na região Norte brasileira, recebe a denominação de:
  10. Código da questão: Q144Ca
    De acordo com o papel exercido pelas cidades no espaço geográfico brasileiro, define-se uma hierarquia urbana. Tendo em vista a classificação feita pelo IBGE, assinale a opção que contém, respectivamente, exemplos de metrópole nacional e regional.