Geografia – Nível Médio

Prepare-se com questões de Geografia

De acordo com o papel exercido pelas cidades no espaço geográfico brasileiro, define-se uma hierarquia urbana. Tendo em vista a classificação feita pelo IBGE, assinale a opção que contém, respectivamente, exemplos de metrópole nacional e regional.
Código da questão
Q144Ca
Analise a definição de região metropolitana, para o Brasil.

'Região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamento de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2002.

Acerca das regiões metropolitanas brasileiras, assinale o aspecto que pode ser acrescentado à definição acima, mantendo-a correta.
Código da questão
Q148Ca
A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se
Código da questão
Q574Ca
Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são:
Código da questão
Q575Ca
O Conceito de Hotspots foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, ao observar que a biodiversidade não está distribuída no planeta de forma homogênea, com isso procurou identificar quais as regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade e que eram ameaçadas. Hotspots são áreas prioritárias para a conservação, com pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenham perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. (Adaptado: CEDERJ, 2009)

A partir das características enunciadas, pode-se afirmar que, no Brasil, são considerados(as) como Hotspots:
Código da questão
Q591Ca
O trecho reto de uma estrada mede 2 cm em um mapa representado na escala 1:100.000. No terreno, a quantos km corresponde esse trecho da estrada?
Código da questão
Q140Ca
A floresta de Araucária é composta de pinheiros e constitui uma paisagem bastante peculiar no território brasileiro.  Esse tipo de vegetação ocorre em condições climáticas que resultam da combinação da altitude e latitude, e é típica
Código da questão
Q573Ca
A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades ou compartimentos é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes. Essa classificação distingue três tipos de compartimentos: planaltos, planícies e depressões.
(Magnoli, D. Geografia: a construção do mundo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005)

Associe os compartimentos de relevo às suas principais características:

1. Planaltos.            2. Depressões.            3. Planícies.

(     ) São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas.
(     ) São áreas onde a deposição de sedimentos é predominante sobre os processos de erosão e realiza-se, essencialmente, pela ação das águas dos rios, dos lagos e do mar.
(     ) Exibem predomínio de processos erosivos e se caracterizam por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas.

A sequência está correta em:
Código da questão
Q589Ca
Os conflitos no campo decorrem dos seguintes fatores, EXCETO:
Código da questão
Q583Ca
10ª
O patrimônio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente
Código da questão
Q572Ca