Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
Trata-se de um fenômeno moderno, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos altamente industrializados. Com a liberação de poluentes à atmosfera pelas diversas fontes de poluentes gasosos, há a combinação destes poluentes com o vapor de água existente na atmosfera.

O texto refere-se
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1004Ca
02
Acerca da economia japonesa, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q805Ca
03
A Geograa é a ciência responsável pelo estudo da organização social cujo planeta é o palco das realizações humanas. Sendo assim, a um docente faz-se necessária a compreensão das dimensões do espaço. Dentro desse contexto, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q803Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Sobre o Protocolo de Kyoto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q816Ca
05
A sociedade civil segue desenvolvendo importante papel na luta contra o racismo. Mediante propostas e dispositivos legais, as Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 vêm por meio das ações armativas fundamentar e desconstruir o racismo no Brasil.

Conforme as leis citadas, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q809Ca
06
Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico.

I - Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico.
IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica. Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística e da Geografia Crítica, respectivamente, são as descritas APENAS em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q736Ca
07
Em um mapa com escala de 1: 5.000.000, foi observado que a distância entre os pontos A e B corresponde a 15,3cm. Levando em consideração a escala acima, calcule a distância real entre os pontos A e B.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1005Ca
08
A respeito do continente africano, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q807Ca
09
O conceito Domínio Morfoclimático foi criado pelo geógrafo Aziz AbSáber para identicar os domínios paisagísticos brasileiros.

Com base nesse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

(   ) O Domínio Amazônico corresponde a uma superfície que engloba tanto a planície do rio Amazonas como as depressões e os baixos planaltos sobre os quais ela está encaixada. Com tanta variedade, esse domínio é uma das principais reservas de biodiversidade do mundo.
(   ) O pantanal mato-grossense ocupa cerca de 110 mil quilômetros quadrados e corresponde à porção brasileira do chaco sul-americano, com uma vegetação extremamente heterogênea. No entanto, o pantanal não é considerado um domínio morfoclimático e, sim, uma faixa de transição.
(   ) O domínio do cerrado abrange mais de um quinto da área do Brasil e tem como núcleo os planaltos e os chapadões. Contudo, manchas isoladas de cerrados ocorrem nos domínios amazônicos e nos mares de morros.
(   ) Com vegetação peculiar dos tipos lenhosas e herbáceas de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos, o domínio das pradarias abrange cerca de 11% do território nacional, onde, devido ao décit hídrico, predominam rios intermitentes que permanecem secos por cerca de cinco a sete meses durante o ano.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q800Ca
10
Desde os anos 80, o líder seringueiro acreano Chico Mendes, assassinado em 1988, fazia seguidas denúncias sobre a atuação de fazendeiros e especuladores na região. Segundo Chico Mendes, eles eram a ponta de lança do grande capital, que vinham em busca de madeira, minérios e produtos medicinais. A partir dessas denúncias, surgiu a ideia de se criarem as chamadas reservas extrativistas.

Acerca de tais reservas, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q802Ca