Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
A respeito do continente africano, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q807Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Sobre o Protocolo de Kyoto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q816Ca
03
No que se refere dos aspectos físicos do Japão, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A península do Japão é composta de quatro ilhas principais Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyuushu , além de milhares de pequenas ilhas.
II O relevo japonês é constituído de dobramentos modernos e, pelo menos, 75% do território é montanhoso.
III Devido à sua formação vulcânica, o Japão sofre com a escassez de minérios em seu território, tendo que recorrer à importação, tornando-se dependente de outros países.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q804Ca
04
Ao longo da história, a humanidade passou por transformações mais ou menos profundas, as quais reetiram na formação do pensamento geográco, uma vez que, sendo a Geograa uma ciência essencialmente social, deve responder aos anseios e às novas realidades.

Quanto à evolução do pensamento geográco, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Geograa Clássica, nascida com os primeiros geógrafos modernos importantes como Ritter, Humboldt, Brun e seguida pelos fundadores da ciência geográca La Blache, Ratzel, Brunhes , tinha em comum o fato de todos os seus grandes nomes serem principistas, isto é, procuravam princípios gerais que dessem cienticidade à Geograa como ponto de partida de seus trabalhos.
II Milton Santos trabalha com categorias geográcas, e seu processo consiste na análise, reexão, síntese e crítica sobre os temas ou objetos estudados. É, sobretudo, uma análise do espaço que ele realiza, tendo em mente o objeto da geograa como espaço total ou totalidade social.
III Segundo Milton Santos, a sociedade que promove suas próprias mudanças é força motriz que interage com as condições preexistentes através de uma variedade de processos políticos, econômicos, culturais, ideológicos, etc.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q824Ca
05
Ao tentar conhecer a origem do mundo e do ser humano, lósofos gregos propuseram um enunciado simples: A água como essência, literalmente, é a fonte de todas as coisas. Sendo essa armação algo plausível, e tomadas as devidas referências históricas, tal ideia pode metaforizar o papel simples, vital e cultural do elemento químico capaz de fazer brotar e orescer civilizações, ditar limites geográcos e protagonizar conitos.
Internet: http://www.webartigos.com

De acordo com os recursos hídricos no Brasil, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q812Ca
06
Desde os anos 80, o líder seringueiro acreano Chico Mendes, assassinado em 1988, fazia seguidas denúncias sobre a atuação de fazendeiros e especuladores na região. Segundo Chico Mendes, eles eram a ponta de lança do grande capital, que vinham em busca de madeira, minérios e produtos medicinais. A partir dessas denúncias, surgiu a ideia de se criarem as chamadas reservas extrativistas.

Acerca de tais reservas, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q802Ca
07
Acerca da economia japonesa, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q805Ca
08
Desde o início da década de 1970, registra-se forte aumento da parcela da população rural empregada em atividades não agrícolas.
Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q822Ca
09
O processo de degradação ambiental no Brasil ocorre desde o período colonial com a substituição do espaço natural pelo espaço geográco. Como consequência desse impacto ambiental, ocorre
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q813Ca
10
Acerca de suas características físicas, o continente africano
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q808Ca