Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
Desde os anos 80, o líder seringueiro acreano Chico Mendes, assassinado em 1988, fazia seguidas denúncias sobre a atuação de fazendeiros e especuladores na região. Segundo Chico Mendes, eles eram a ponta de lança do grande capital, que vinham em busca de madeira, minérios e produtos medicinais. A partir dessas denúncias, surgiu a ideia de se criarem as chamadas reservas extrativistas.

Acerca de tais reservas, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q802Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Sobre o Protocolo de Kyoto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q816Ca
03
Ao longo da história, a humanidade passou por transformações mais ou menos profundas, as quais reetiram na formação do pensamento geográco, uma vez que, sendo a Geograa uma ciência essencialmente social, deve responder aos anseios e às novas realidades.

Quanto à evolução do pensamento geográco, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Geograa Clássica, nascida com os primeiros geógrafos modernos importantes como Ritter, Humboldt, Brun e seguida pelos fundadores da ciência geográca La Blache, Ratzel, Brunhes , tinha em comum o fato de todos os seus grandes nomes serem principistas, isto é, procuravam princípios gerais que dessem cienticidade à Geograa como ponto de partida de seus trabalhos.
II Milton Santos trabalha com categorias geográcas, e seu processo consiste na análise, reexão, síntese e crítica sobre os temas ou objetos estudados. É, sobretudo, uma análise do espaço que ele realiza, tendo em mente o objeto da geograa como espaço total ou totalidade social.
III Segundo Milton Santos, a sociedade que promove suas próprias mudanças é força motriz que interage com as condições preexistentes através de uma variedade de processos políticos, econômicos, culturais, ideológicos, etc.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q824Ca
04
A palavra geopolítica não é uma simples contração de geograa política, como pensam alguns, mas, sim, algo que diz respeito às disputas de Poder no espaço mundial e que, como a noção de Poder já o diz poder implica dominação, via Estado, ou não, em relações de assimetria, enm, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da Geograa.

José W. Vesentini. Geograa Geral

A nova ordem mundial oferece uma reexão acerca da disputa por novos espaços, criados e abandonados pela bipolarização no período da guerra fria. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q799Ca
05
O conceito Domínio Morfoclimático foi criado pelo geógrafo Aziz AbSáber para identicar os domínios paisagísticos brasileiros.

Com base nesse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

(   ) O Domínio Amazônico corresponde a uma superfície que engloba tanto a planície do rio Amazonas como as depressões e os baixos planaltos sobre os quais ela está encaixada. Com tanta variedade, esse domínio é uma das principais reservas de biodiversidade do mundo.
(   ) O pantanal mato-grossense ocupa cerca de 110 mil quilômetros quadrados e corresponde à porção brasileira do chaco sul-americano, com uma vegetação extremamente heterogênea. No entanto, o pantanal não é considerado um domínio morfoclimático e, sim, uma faixa de transição.
(   ) O domínio do cerrado abrange mais de um quinto da área do Brasil e tem como núcleo os planaltos e os chapadões. Contudo, manchas isoladas de cerrados ocorrem nos domínios amazônicos e nos mares de morros.
(   ) Com vegetação peculiar dos tipos lenhosas e herbáceas de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos, o domínio das pradarias abrange cerca de 11% do território nacional, onde, devido ao décit hídrico, predominam rios intermitentes que permanecem secos por cerca de cinco a sete meses durante o ano.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q800Ca
06
As indústrias que geralmente dependem mais de matérias-primas são as de base, sobretudo as de beneciamento e transformação, cujas instalações mais comuns estão nas proximidades das próprias províncias mineralógicas.
No que se refere às proximidades e ao Quadrilátero Ferrífero, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q820Ca
07
A sociedade civil segue desenvolvendo importante papel na luta contra o racismo. Mediante propostas e dispositivos legais, as Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 vêm por meio das ações armativas fundamentar e desconstruir o racismo no Brasil.

Conforme as leis citadas, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q809Ca
08
Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico.

I - Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico.
IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica. Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística e da Geografia Crítica, respectivamente, são as descritas APENAS em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q736Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência Eco-92 ou Rio-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e esteve relacionada aos problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e, no Brasil, as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS) e pela Agenda 21 Nacional.
Sobre a Agenda 21 brasileira, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q818Ca
10
Trata-se de um fenômeno moderno, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos altamente industrializados. Com a liberação de poluentes à atmosfera pelas diversas fontes de poluentes gasosos, há a combinação destes poluentes com o vapor de água existente na atmosfera.

O texto refere-se
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1004Ca