Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

01
Analise a caracterização geral das principais correntes do pensamento geográfico.

I - Representando uma renovação, efetua uma crítica apenas à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e à sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
II - Fundamentada no positivismo, privilegia a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
III - Com enfoque predominante na relação formada entre espaço e cultura, está assentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico.
IV - Desenvolvendo uma prática de contestação radical ao que existia até então, seus autores postulam um posicionamento de transformação da realidade e assumem um conteúdo político na análise científica. Dentre as caracterizações acima, aquelas que correspondem às correntes de pensamento da Geografia Humanística e da Geografia Crítica, respectivamente, são as descritas APENAS em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q736Ca
02
O fenômeno de unicação física e/ou funcional entre duas ou mais cidades contíguas ocorre devido ao grande crescimento demográco.
A denição acima é relacionada a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q815Ca
03
A superfície da Terra, de 510 milhões de km, está constituída de terras emersas, oceanos e mares. O ponto mais elevado do planeta tem mais de 8.800m acima do nível médio dos oceanos e a fossa mais profunda tem 11.516m.
O ponto mais elevado e a fossa mais profunda, acima mencionados, são identicados, respectivamente, como
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q810Ca
04
A palavra geopolítica não é uma simples contração de geograa política, como pensam alguns, mas, sim, algo que diz respeito às disputas de Poder no espaço mundial e que, como a noção de Poder já o diz poder implica dominação, via Estado, ou não, em relações de assimetria, enm, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da Geograa.

José W. Vesentini. Geograa Geral

A nova ordem mundial oferece uma reexão acerca da disputa por novos espaços, criados e abandonados pela bipolarização no período da guerra fria. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q799Ca
05
Desde o início da década de 1970, registra-se forte aumento da parcela da população rural empregada em atividades não agrícolas.
Acerca desse assunto, assinale a opção INCORRETA.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q822Ca
06
A respeito dos agentes modeladores e esculpidores do relevo terrestre, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os abalos sísmicos são gerados por violentos movimentos de massas em profundidades variáveis da crosta inferior ou do manto, e resultam em rápidas reacomodações das camadas rochosas da crosta.
II Como agente modelador da crosta terrestre, a ação dos ventos provoca erosão, transporte e sedimentação de materiais, como as dunas dos desertos, por exemplo.
III São exemplos de agentes esculpidores o tectonismo e o vulcanismo.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q823Ca
07
Acerca da economia japonesa, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q805Ca
08
Palestinos protestaram nesta sexta-feira (30/3/2007)... A manifestação marca o Dia da Terra, que lembra a morte de 6 árabes em 1976.

Acerca do protesto palestino, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q811Ca
09
Em 1798, Thomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu uma teoria demográca. Acerca dessa teoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A prática da castidade e a sujeição moral de retardar o casamento seriam para Malthus uma das soluções para diminuir a fome no mundo causada pela superpopulação.
II A fome, para esse autor, seria uma realidade a menos se houvesse um controle ecaz da população.
III Malthus arma que o crescimento cará sem controle até que surjam predadores, como, por exemplo, parasitas, e, caso isso não aconteça, o descontrole continuará até que acabe o alimento disponível no ambiente.

Estão certos os itens
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q801Ca
10
Acerca de suas características físicas, o continente africano
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q808Ca