Geografia – Nível Superior

Prepare-se com questões de Geografia

As sementes transgênicas são um controvertido produto da agroindústria. Em geral, essas sementes pertencem a empresas transnacionais. Tais sementes foram desenvolvidas sob o pretexto de garantir ganhos de produtividade. 

Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I As sementes acarretam monopólio do setor, uma vez que, por serem estéreis, obrigam o agricultor a comprá-las a cada novo plantio, mantendo-o em dependência crônica.
II Como as sementes contêm um gene resistente a agrotóxicos, a tendência é usar grandes quantidades desses venenos na plantação, o que pode ser maléco ao meio ambiente.
III Está previsto para até o ano 2015 um incremento de 225% da área ocupada pela soja no Brasil. Essa expansão agrícola deverá ocorrer no norte do Estado de Mato Grosso e nas bordas das áreas orestadas da Amazônia.
IV Apesar dos prejuízos que podem advir do uso dos transgênicos, o Brasil não é pressionado pelas empresas produtoras a liberar seu uso comercial.

A sequência correta é:
Código da questão
Q814Ca
As indústrias que geralmente dependem mais de matérias-primas são as de base, sobretudo as de beneciamento e transformação, cujas instalações mais comuns estão nas proximidades das próprias províncias mineralógicas.
No que se refere às proximidades e ao Quadrilátero Ferrífero, assinale a opção correta.
Código da questão
Q820Ca
A respeito dos agentes modeladores e esculpidores do relevo terrestre, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os abalos sísmicos são gerados por violentos movimentos de massas em profundidades variáveis da crosta inferior ou do manto, e resultam em rápidas reacomodações das camadas rochosas da crosta.
II Como agente modelador da crosta terrestre, a ação dos ventos provoca erosão, transporte e sedimentação de materiais, como as dunas dos desertos, por exemplo.
III São exemplos de agentes esculpidores o tectonismo e o vulcanismo.

A sequência correta é:
Código da questão
Q823Ca
No que se refere dos aspectos físicos do Japão, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A península do Japão é composta de quatro ilhas principais Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyuushu , além de milhares de pequenas ilhas.
II O relevo japonês é constituído de dobramentos modernos e, pelo menos, 75% do território é montanhoso.
III Devido à sua formação vulcânica, o Japão sofre com a escassez de minérios em seu território, tendo que recorrer à importação, tornando-se dependente de outros países.

Estão certos os itens
Código da questão
Q804Ca
Palestinos protestaram nesta sexta-feira (30/3/2007)... A manifestação marca o Dia da Terra, que lembra a morte de 6 árabes em 1976.

Acerca do protesto palestino, assinale a opção correta.
Código da questão
Q811Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência Eco-92 ou Rio-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e esteve relacionada aos problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e, no Brasil, as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS) e pela Agenda 21 Nacional.
Sobre a Agenda 21 brasileira, assinale a opção INCORRETA.
Código da questão
Q818Ca
Em 1798, Thomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu uma teoria demográca. Acerca dessa teoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A prática da castidade e a sujeição moral de retardar o casamento seriam para Malthus uma das soluções para diminuir a fome no mundo causada pela superpopulação.
II A fome, para esse autor, seria uma realidade a menos se houvesse um controle ecaz da população.
III Malthus arma que o crescimento cará sem controle até que surjam predadores, como, por exemplo, parasitas, e, caso isso não aconteça, o descontrole continuará até que acabe o alimento disponível no ambiente.

Estão certos os itens
Código da questão
Q801Ca
Desde os anos 80, o líder seringueiro acreano Chico Mendes, assassinado em 1988, fazia seguidas denúncias sobre a atuação de fazendeiros e especuladores na região. Segundo Chico Mendes, eles eram a ponta de lança do grande capital, que vinham em busca de madeira, minérios e produtos medicinais. A partir dessas denúncias, surgiu a ideia de se criarem as chamadas reservas extrativistas.

Acerca de tais reservas, assinale a opção INCORRETA.
Código da questão
Q802Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Acerca do efeito estufa, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Os clorouorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
II Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como durante a noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
III O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada, em sua maior parte, por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

Estão certos os itens
Código da questão
Q819Ca
10ª
A superfície da Terra, de 510 milhões de km, está constituída de terras emersas, oceanos e mares. O ponto mais elevado do planeta tem mais de 8.800m acima do nível médio dos oceanos e a fossa mais profunda tem 11.516m.
O ponto mais elevado e a fossa mais profunda, acima mencionados, são identicados, respectivamente, como
Código da questão
Q810Ca