Geógrafo

Prepare-se com questões de Geógrafo

01

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - A Geografia tem a função de levar o homem a uma reflexão profunda sobre o mundo e sobre as transformações das sociedades local e global. O trabalho do geógrafo é de observar as transformações realizadas pela sociedade no Planeta Terra e associá- -las com os diversos fenômenos ocorridos na natureza. Na linguagem geográfica, os conceitos-chave devem ser entendidos como pré-requisito para a análise dos fenômenos geográficos.

Com relação aos conceitos-chave da Geografia, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19219Ca
02

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - A indústria brasileira iniciou suas primeiras atividades ainda no século XIX. No início do século XX, o setor industrial continua a crescer, assim como sua participação na economia brasileira. No contexto da industrialização brasileira, que nome foi dado ao modelo de planejamento que tinha entre seus objetivos desenvolver o setor manufatureiro, tendo sido decisivo para a criação da infraestrutura industrial no Brasil:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12047Ca
03

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - Qual das correntes do pensamento geográfico teve como seu maior representante o alemão Friedrich Ratzel?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12049Ca
04

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Nas frases abaixo, substitua o objeto direto ou indireto (sublinhado) pelo pronome correspondente:

1. O diretor pretende falar com você.
2. Fizeste os trabalhos durante a tarde?
3. Informaremos as autoridades no tempo certo.
4. Põe as cartas sobre a mesa.
5. Sempre aspirei ao cargo de supervisor.

Assinale a alternativa que apresenta a correta sequência, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19212Ca
05

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - A história de violência no campo brasileiro é bastante antiga, tendo como exemplo as lutas dos quilombolas, as lutas de Canudos e Contestado. Durante as décadas de 1950 e 1960 os trabalhadores rurais passaram a se organizar para lutar por seus direitos. O movimento rural mais importante desse período foi o das Ligas Camponesas. Assinale a opção que contém os principais objetivos das Ligas Camponesas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12058Ca
06

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - De acordo com estudo sobre o Perfil Básico dos Municípios do Estado do Ceará – 2013, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, é incorretoafirmar a respeito de Horizonte:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12031Ca
07

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - Ao considerarmos o processo de estruturação territorial (distribuição das atividades produtivas e da população), três lógicas interferem na ação das empresas e diferentes classes sociais. Marque a opção que indica, corretamente, as lógicas desse processo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12055Ca
08

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - “Fui ___ casa dela informar-lhe que estamos dispostos ___ colaborar com ___ festa.” A frase pode ser completada corretamente com:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12020Ca
09

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - A Lei Orgânica do Município de Horizonte estabelece em seu artigo 4o § 1o , que o município tem símbolo, brasão e hino próprios. Na Bandeira oficial do município, cujo desenho foi escolhido através de concurso estudantil, encontram-se retratados inúmeros aspectos de natureza política, cultural e econômica da cidade, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12039Ca
10

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Existem diversas modalidades de perícia, que se definem pelas especificidades do objeto a ser periciado e pela área de conhecimento que as fundamentam, todas com procedimentos comuns regulamentados pelo Código de Processo Civil (CPC). A perícia ambiental é também um meio de prova utilizada em processos judiciais, sujeita à mesma regulamentação, com a mesma prática forense, mas que irá atender a demandas específicas advindas das questões ambientais, onde o principal objeto é o dano ambiental ocorrido, ou o risco de sua ocorrência.

Sobre a prática da perícia ambiental, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19235Ca