Geógrafo

Prepare-se com questões de Geógrafo

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Dentre as técnicas de extração de informações numa base de dados armazenada num SIG, as fun- ções de análise de dados referem-se às técnicas que envolvem os princípios gerais de sobreposição e cruzamento de dados. Sobre as operações de análises de dados mais comuns nos SIGs, é correto afirmar:

Código da questão
Q19221Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(SERCTAM - 2014 - Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - Analise as afirmativas:

I- O poeta usa onomatopeia para dar ritmo e efeito sonoro ao poema.
II- As vírgulas são utilizadas para marcar as pausas do texto e nos faz lembrar o ponteiro dos segundos deslocando-se.
III-A estrutura do poema nos leva a pensar que o tempo está começando.

Assinale o item correto:

Código da questão
Q12015Ca

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - Identifique a concordância verbal incorreta:

Código da questão
Q12021Ca

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Assinale a alternativa que descreve corretamente o recurso Bloqueio de Rastreamento, que pode ser acionado a partir da Guia ‘Revisão’ do software MS Word 2013 em português.

Código da questão
Q19215Ca

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - Ao considerarmos o processo de estruturação territorial (distribuição das atividades produtivas e da população), três lógicas interferem na ação das empresas e diferentes classes sociais. Marque a opção que indica, corretamente, as lógicas desse processo:

Código da questão
Q12055Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Sobre pontuação, analise as afirmativas abaixo.

1. A vírgula nos versos 2 e 5 do texto foram usadas pelo mesmo motivo.

2. As vírgulas usadas nos versos 3, 13 e 17 do texto justificam-se para isolar adjunto adverbial deslocado.

3. As aspas no texto foram usadas para marcar a fala dos personagens e poderiam ser trocadas por travessão em outro tipo de texto.

4. Em “Filho da mata, vem!”, a vírgula é optativa.

5. Os dois pontos no verso 4 foram usados para substituir uma vírgula.

Estão corretas apenas:

Código da questão
Q19207Ca

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Vários satélites modernos possuem a capacidade de reorientar para qualquer direção (off-nadir) o sensor durante o processo de aquisição de imagens, captando franjas adjacentes numa só passagem. Este fator traduz-se num incremento da largura de varredura operacional do satélite, o que por sua vez supõe um aumento importante da capacidade de aquisição de imagens por parte dos satélites que integram esta tecnologia.

Uma definição considerada correta sobre os tipos de imagens de detecção remota é:

Código da questão
Q19233Ca

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - Para determinarmos as coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre um mapa, devemos estar cientes de que nosso trabalho é o de achar o valor do paralelo e o valor do meridiano que passam sobre aquele ponto, que constituem a anotação básica do seu sistema de coordenadas.

Sobre a determinação das coordenadas geográficas, é considerada válida a seguinte definição básica:

Código da questão
Q19224Ca

(SERCTAM - 2014 -  Prefeitura de Horizonte/CE - Geógrafo) - O movimento migratório sempre esteve presente na vida do ser humano. O ato de se deslocar para outras regiões, em busca de melhores condições de sobrevivência, fez com que o homem passasse a habitar grandes áreas do planeta. O movimento migratório no Brasil, no século XX, pode ser dividido em três períodos: 1940-1950; 1950-1960; 1960-1980. Os principais fatores que levaram os migrantes a se descolarem para diferentes regiões do Brasil durante estes períodos foram:

I. 1940-1950 – Expansão da fronteira agrícola para a região Sul, criação de colônias agrícolas no Centro-Oeste.
II. 1950-1960 – Industrialização de São Paulo, produção de café no Paraná, garimpo no Mato Grosso.
III. 1960-1980 – Construção da Zona Franca de Manaus, agropecuária no Mato Grosso, projetos de colonização e assentamentos em Rondônia.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q12057Ca
10ª

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de São José/SC - Geógrafo) - No estudo sobre a forma da Terra, devemos considerar primeiramente que a visão que se tem de nosso planeta desde o espaço cósmico é a de um globo, não se apercebendo o achatamento polar. Portanto, a forma elipsoidal de que se fala possuir a Terra não pode ser tida como perceptível aos olhos de quem a observa do cosmos. Na realidade, devemos considerar que para efeitos práticos de estudo da rede geográfica, a Terra é tida como um globo perfeito, sem diferenças nas medidas dos eixos polar e equatorial.

Nesse sentido, sobre as referências básicas para os sistemas de coordenadas e geodésicos, deve-se considerar que:

Código da questão
Q19234Ca