Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Considerando as propriedades físicas, químicas, magnéticas e elétricas dos minerais, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q25947Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Considerando as seguintes escalas: 1:1.000, 1:10.000 e 1:100.000, é possível afirmar que:

Código da questão
Q22296Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Visando ao planejamento técnico e econômico pelo poder público de utilização de uma área de exploração de um bem mineral de interesse do município, devem ser consideradas as seguintes questões:

I. A área a ser explorada deverá ser verificada quanto à existência, qualidade e volume disponível do mineral de interesse, bem como da real necessidade de lavra dele.

II. O custo de exploração pelo próprio poder público não deverá ser levado em conta, já que se trata de um bem estratégico para o município.

III. Por se tratar de uma lavra a ser requisitada pelo município junto ao DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral), não se faz necessário o processo de obtenção da licença ambiental.

IV. Em estudos desta natureza, Planos de Controle Ambiental na mineração somente serão exigidos de minerais com alto poder poluidor.

V. Em acordo ao Código de Mineração Brasileiro, é permitido ao poder público municipal realizar a extração direta de substâncias minerais de uso na construção civil, para o emprego imediato, em obras públicas por eles executadas diretamente, como estradas, por exemplo.

Assinale a alternativa correta:

Código da questão
Q12507Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Com relação ao abastecimento de água potável no Município de União da Vitória, e em acordo à Lei Complementar Nº 9/2012, que “Dispõe sobre o código de obras do Município de União da Vitória e dá outras providências”, é correto afirmar que

Código da questão
Q12511Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - De acordo com a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, considere as seguintes atividades:

1. Varrição e coleta.
2. Recuperação de calçadas.
3. Transbordo e transporte de resíduos.
4. Triagem, capina e poda de árvores.

Caracterizam-se como serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos as seguintes atividades realizadas em vias e logradouros públicos:

Código da questão
Q25948Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes tipos de dobras:

( ) Isoclinal, kink, cerrada e chevron.
( ) Aberta, cônica, homoclinal, isotrópica.
( ) Cilíndrica, cônica, suave, isoclinal.
( ) Assimétrica, inclinada, recumbente e inversa.
( ) Sinclinal, anticlinal, fechada, ptigmática.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q25937Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação aos recursos energéticos, assinale a alternativa INCORRETA.

Código da questão
Q25944Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação à utilização de métodos aerogeofísicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Dados aeromagnetométricos permitem distinguir corpos de anfibolitos de corpos graníticos, devido aos altos magnetométricos representados pelos anfibolitos.

( ) Dados aeromagnetométricos não permitem distinguir corpos de anfibolitos de domínios de formações ferríferas bandadas.

( ) Dados aerogamaespectrométricos podem ser utilizados para distinguir domínios de mármores e domínios de filitos, devido aos maiores valores de urânio, tório e potássio observados em filitos.

( ) Dados aeromagnetométricos não podem ser utilizados no estudo de zonas de cisalhamento dúctil.

( ) Dados aeromagnetométricos podem ser utilizados no estudo de zonas de cisalhamento rúptil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q25941Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - As vazões dos poços situados em terrenos cristalinos são geralmente baixas (3,0 a 7,0 m³/h), principalmente nos poços da região nordeste do Brasil. Sobre o aquífero cristalino é correto afirmar:

Código da questão
Q22306Ca
10ª

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - As mudanças físicas e químicas (incluindo pressão, calor e reações químicas) pelas quais os sedimentos soterrados são litificados até formarem rochas sedimentares são chamadas de:

Código da questão
Q22303Ca