Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Qual é o próximo termo da sequência numérica 3, 8, 5, 10, 7, 12, ___?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25925Ca
02

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A propriedade física dos minerais, caracterizada pelas fraturas segundo planos bem definidos, é chamada de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22286Ca
03

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Com relação ao abastecimento de água potável no Município de União da Vitória, e em acordo à Lei Complementar Nº 9/2012, que “Dispõe sobre o código de obras do Município de União da Vitória e dá outras providências”, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12511Ca
04

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A porção mais superficial do perfil de alteração intempérica, quando submetida a processos pedogênicos, dá origem a corpos naturais conhecidos, de forma genérica, por solo. Esses corpos são constituídos por partes sólidas minerais e orgânicas, líquidas e gasosas, que apresentam estruturação em seções aproximadamente paralelas – denominadas horizontes ou camadas –, que se distinguem do material parental pelo resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria e têm a habilidade de suportar o desenvolvimento do sistema radicular de espécies vegetais, em um ambiente natural. Com relação à formação e classificação de solos, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25949Ca
05

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Advogados de pessoa acusada de ter contas secretas na Suíça emitiram a seguinte declaração:

Sem que isso signifique admissão de qualquer irregularidade, é de se estranhar que informações protegidas por sigilo – garantido tanto constitucionalmente como também pelos próprios tratados de cooperação internacional – estejam sendo ostensivamente divulgadas pela imprensa, inclusive atingindo pessoas que sequer são objeto de qualquer investigação, sendo que a única autoridade com acesso a tais informações, segundo o que também se noticia, seria o Procurador Geral da República.

(Folha de S. Paulo, 2015)

No texto, as palavras “admissão”, “sigilo” e “ostensivo” são usadas com o sentido, respectivamente, de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25958Ca
06

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Entre as ações de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que visam atingir os objetivos previstos no art. 3º da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, e a garantir o desenvolvimento sustentável, harmonizando e integrando todas as políticas governamentais, considere as seguintes ações:

1. Elaborar o Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais.

2. Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

3. Promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos.

4. Promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente.

5. Articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio às Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente.

6. Gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.

São ações administrativas dos Municípios:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25950Ca
07

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - De acordo com a resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997, Licença Ambiental é definido como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22311Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - É sabido que o Município de União da Vitória sofreu por diversas vezes em sua história com inundações de grande magnitude e que representaram um significativo impacto ambiental e social, com consequências negativas importantes para a economia do município. Neste quesito, é correto afirmar que uma das principais causas das inundações é a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12520Ca
09

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação à utilização de métodos aerogeofísicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Dados aeromagnetométricos permitem distinguir corpos de anfibolitos de corpos graníticos, devido aos altos magnetométricos representados pelos anfibolitos.

( ) Dados aeromagnetométricos não permitem distinguir corpos de anfibolitos de domínios de formações ferríferas bandadas.

( ) Dados aerogamaespectrométricos podem ser utilizados para distinguir domínios de mármores e domínios de filitos, devido aos maiores valores de urânio, tório e potássio observados em filitos.

( ) Dados aeromagnetométricos não podem ser utilizados no estudo de zonas de cisalhamento dúctil.

( ) Dados aeromagnetométricos podem ser utilizados no estudo de zonas de cisalhamento rúptil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25941Ca
10

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A respeito das rochas sedimentares, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Crevasse splay são depósitos de granulometria muito fina, associados a planícies de inundação.
( ) Ambiente fluvial se restringe a arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação planar sub-horizontal.
( ) Ambientes eólicos se caracterizam por arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação cruzada planar de grande porte.
( ) Ambiente fluvial pode apresentar arenitos mal selecionados e conglomerados com estruturas cruzadas acanaladas de pequeno porte.
( ) Rochas sedimentares de ambientes eólicos mostram alternância rítmica de níveis pelíticos, areníticos e carbonáticos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25936Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »