Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A velocidade de evolução do relevo pode se resumir a uma velocidade (ou taxa) de denudação. Essa velocidade depende de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22289Ca
02

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes tipos de dobras:

( ) Isoclinal, kink, cerrada e chevron.
( ) Aberta, cônica, homoclinal, isotrópica.
( ) Cilíndrica, cônica, suave, isoclinal.
( ) Assimétrica, inclinada, recumbente e inversa.
( ) Sinclinal, anticlinal, fechada, ptigmática.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25937Ca
03

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Quanto às grandes estruturas tectônicas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Falhas lístricas ocorrem preferencialmente em regiões de esforços distensivos.
( ) Cavalgamentos ocorrem em regiões de colisão continente-continente e em margens continentais ativas.
( ) Transcorrências são estruturas de escape lateral em regiões de colisão continente-continente.
( ) Falhas lístricas ocorrem preferencialmente em regiões de esforços compressivos.
( ) Estruturas em rabo-de-cavalo ocorrem em grandes cinturões de dobramento de alto grau metamórfico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25939Ca
04

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - A permeabilidade em maciços rochosos é normalmente obtida, na prática, por meio da utilização de ensaios do tipo

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12522Ca
05

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A porção mais superficial do perfil de alteração intempérica, quando submetida a processos pedogênicos, dá origem a corpos naturais conhecidos, de forma genérica, por solo. Esses corpos são constituídos por partes sólidas minerais e orgânicas, líquidas e gasosas, que apresentam estruturação em seções aproximadamente paralelas – denominadas horizontes ou camadas –, que se distinguem do material parental pelo resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria e têm a habilidade de suportar o desenvolvimento do sistema radicular de espécies vegetais, em um ambiente natural. Com relação à formação e classificação de solos, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25949Ca
06

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Os sistemas cársticos são formados pela dissolução de certos tipos de rochas causada pela circulação da água subterrânea. As rochas solúveis são as que apresentam as condições mais favoráveis a esse processo. Sobre os processos de carstificação e formação de cavidades subterrâneas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os mármores calcíticos são menos solúveis que os mármores dolomíticos, já que esse processo depende dos produtos de solubilidade (Kps) dos minerais que formam essas rochas.

( ) Rochas evaporíticas, como camadas de halita ou de gipsita, não formam sistemas cársticos quando submetidas a processos de intemperismo químico em regiões de clima quente e úmido.

( ) A solubilização da calcita nos calcários ocorre pela presença de ácido carbônico formado pela reação da água com o gás carbônico atmosférico e da zona de raízes na água que infiltra e percola através das fraturas da rocha.

( ) Ao contrário das rochas nas quais predominam minerais do grupo dos silicatos, como os granitos, a interação química da água de infiltração com as rochas carbonáticas produz pouco ou nenhum resíduo insolúvel.

( ) Os calcários com porosidade primária (intergranular) predominando sobre a porosidade secundária (fraturas) produzem sistemas cársticos com cavidades de dissolução de maior volume do que os calcários com porosidade secundária (fraturas) predominando sobre a porosidade primária (intergranular).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25945Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Assinale abaixo quais resoluções federais se referem à avaliação de passivos ambientais em sistemas de abastecimento de combustíveis, como postos de serviço, por exemplo, bem como no gerenciamento de áreas contaminadas, independente da atividade poluidora:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12523Ca
08

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A escala utilizada nos mapas (geológico, topográfico, geotécnicos e etc.) é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Desse modo, é possível a afirmar que a escala 1:2.000:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22295Ca
09

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - São consideradas rochas metamórficas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22298Ca
10

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A respeito das rochas sedimentares, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Crevasse splay são depósitos de granulometria muito fina, associados a planícies de inundação.
( ) Ambiente fluvial se restringe a arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação planar sub-horizontal.
( ) Ambientes eólicos se caracterizam por arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação cruzada planar de grande porte.
( ) Ambiente fluvial pode apresentar arenitos mal selecionados e conglomerados com estruturas cruzadas acanaladas de pequeno porte.
( ) Rochas sedimentares de ambientes eólicos mostram alternância rítmica de níveis pelíticos, areníticos e carbonáticos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25936Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »