Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A dureza dos minerais mede sua resistência ao risco. Essa propriedade é expressa na escala de:

Código da questão
Q22287Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Qual é o valor de x + y, sabendo que x e y fazem parte da sequência de números abaixo?

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, x, 34, 55, y, 144, 233, 377,...

Código da questão
Q25932Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Admita que as seguintes proposições são verdadeiras:

– Alguns gatos são animais extraordinários.
– Todos os animais extraordinários estão em extinção.

A partir dessas premissas, é correto inferir que:

Código da questão
Q25930Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A respeito das rochas sedimentares, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Crevasse splay são depósitos de granulometria muito fina, associados a planícies de inundação.
( ) Ambiente fluvial se restringe a arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação planar sub-horizontal.
( ) Ambientes eólicos se caracterizam por arenitos muito finos, bem selecionados e com estratificação cruzada planar de grande porte.
( ) Ambiente fluvial pode apresentar arenitos mal selecionados e conglomerados com estruturas cruzadas acanaladas de pequeno porte.
( ) Rochas sedimentares de ambientes eólicos mostram alternância rítmica de níveis pelíticos, areníticos e carbonáticos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q25936Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Salve o Hino do Brasil

Sou daqueles que se emocionam ao ouvir o Hino Nacional e canto sempre que o ouço, em solenidades ou em jogos de futebol. Ao ouvi-lo fora do Brasil então, às vezes até choro quando chega o “verás que um filho não foge à luta”. De alguns anos para cá virou lei em muitos Estados a obrigatoriedade da execução do Hino antes dos jogos de futebol, qualquer um. O resultado é desastroso. A maioria dos torcedores não presta a menor atenção, poucos cantam, a banalização virou esculhambação e a intenção de fazer por força de lei um momento de educação cívica virou apenas desrespeito. No mais das vezes o que se ouve é o coro da torcida do time anfitrião com seus cânticos de estímulo à equipe e o Hino vira pano de fundo, pano de chão. A torcida do Palmeiras passou a acompanhar a música entoando, no mesmo ritmo, o nome do clube. Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização e o tiro saiu pela culatra. Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno. Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito. Escreva para o deputado federal que ganhou o seu voto e ajude a salvar a dignidade do Hino do Brasil.

(Juca Kfouri, UOL, 04/10/2015)

Do modo como são usados no texto os termos banalização, esculhambação e vulgarização, é correto dizer que::

Código da questão
Q25963Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação à origem de depósitos minerais, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Formações ferríferas são depósitos minerais associados a ambientes marinhos, controlados por condições redutoras.

( ) Carbonatitos e depósitos de fluorita são encontrados em ambientes de intraplaca continental ou áreas de rift.

( ) Depósitos de níquel e cromo sempre se associam a rochas máficas e ultramáficas. Esses depósitos podem ocorrer em complexos ofiolíticos.

( ) Depósitos de cobre e molibdênio do tipo pórfiro são típicos de arcos magmáticos.

( ) Cassiterita é encontrada preferencialmente em granitos cálcio-alcalinos de médio potássio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Código da questão
Q25942Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - A permeabilidade em maciços rochosos é normalmente obtida, na prática, por meio da utilização de ensaios do tipo

Código da questão
Q12522Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Admitindo como verdadeira a proposição “Todas as pessoas com renda familiar inferior a um salário mínimo têm direito a ajuda do estado”, é correto inferir que:

Código da questão
Q25929Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Sabe-se que a afirmação “Meu carro é verde ou minha casa não é branca.” é falsa. Portanto, é verdadeira a afirmação:

Código da questão
Q22279Ca
10ª

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Advogados de pessoa acusada de ter contas secretas na Suíça emitiram a seguinte declaração:

Sem que isso signifique admissão de qualquer irregularidade, é de se estranhar que informações protegidas por sigilo – garantido tanto constitucionalmente como também pelos próprios tratados de cooperação internacional – estejam sendo ostensivamente divulgadas pela imprensa, inclusive atingindo pessoas que sequer são objeto de qualquer investigação, sendo que a única autoridade com acesso a tais informações, segundo o que também se noticia, seria o Procurador Geral da República.

(Folha de S. Paulo, 2015)

No texto, as palavras “admissão”, “sigilo” e “ostensivo” são usadas com o sentido, respectivamente, de:

Código da questão
Q25958Ca