Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - O requerimento de Registro de Licença tem como objetivo registrar no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a licença expedida pela prefeitura do município de situação da área pretendida. Considerando esse tipo de requerimento é incorreto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22308Ca
02

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Qual a técnica/método de lavra que melhor se aplica em depósitos de argila de uso cerâmico que ocorrem em aluviais (planícies de inundação):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22312Ca
03

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - A porção mais superficial do perfil de alteração intempérica, quando submetida a processos pedogênicos, dá origem a corpos naturais conhecidos, de forma genérica, por solo. Esses corpos são constituídos por partes sólidas minerais e orgânicas, líquidas e gasosas, que apresentam estruturação em seções aproximadamente paralelas – denominadas horizontes ou camadas –, que se distinguem do material parental pelo resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria e têm a habilidade de suportar o desenvolvimento do sistema radicular de espécies vegetais, em um ambiente natural. Com relação à formação e classificação de solos, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25949Ca
04

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - De acordo com o Decreto Estadual do Paraná nº 9.957, de 23 de janeiro de 2014, que “Dispõe sobre o regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos e adota outras providências”, estão sujeitos à outorga os seguintes usos:

( ) Derivações ou captação de parcela de água existente em um corpo hídrico, para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

( ) Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

( ) Os usos insignificantes correspondentes aos poços destinados ao consumo familiar de proprietários e de pequenos núcleos populacionais dispersos no meio rural.

( ) Lançamento em corpo de água, de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.

( ) Intervenções de macrodrenagem urbana, para retificação, canalização, barramento e obras similares, que visem ao controle de cheias.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12503Ca
05

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A geomorfologia é a ciência que descreve, mede as formas de relevos e tenta entender sua evolução na escala geológica. Ela estuda as interações entre as formas de relevo bem como os agentes da dinâmica interna e externa que as formaram. São considerados agentes internos e externos, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22309Ca
06

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A velocidade de evolução do relevo pode se resumir a uma velocidade (ou taxa) de denudação. Essa velocidade depende de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22289Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Em acordo ao novo Código Florestal Brasileiro, validado por meio da Lei nº 12.651, de 25 de Maio de 2012, entende-se por nascente o afloramento natural do lençol freático, que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água. Tomando por base a definição acima elencada, qual será o raio de proteção de uma nascente intermitente, localizada numa APP – área de preservação permanente não consolidada.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12510Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Quanto aos recursos hídricos subterrâneos, é correto afirmar que reserva ativa e reserva permanente se referem, consequentemente, às seguintes características.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12505Ca
09

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - São consideradas rochas carbonáticas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22299Ca
10

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Considerando as propriedades físicas, químicas, magnéticas e elétricas dos minerais, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25947Ca