Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Sabe-se que a afirmação “Meu carro é verde ou minha casa não é branca.” é falsa. Portanto, é verdadeira a afirmação:

Código da questão
Q22279Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - São consideradas rochas metamórficas:

Código da questão
Q22298Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Salve o Hino do Brasil

Sou daqueles que se emocionam ao ouvir o Hino Nacional e canto sempre que o ouço, em solenidades ou em jogos de futebol. Ao ouvi-lo fora do Brasil então, às vezes até choro quando chega o “verás que um filho não foge à luta”. De alguns anos para cá virou lei em muitos Estados a obrigatoriedade da execução do Hino antes dos jogos de futebol, qualquer um. O resultado é desastroso. A maioria dos torcedores não presta a menor atenção, poucos cantam, a banalização virou esculhambação e a intenção de fazer por força de lei um momento de educação cívica virou apenas desrespeito. No mais das vezes o que se ouve é o coro da torcida do time anfitrião com seus cânticos de estímulo à equipe e o Hino vira pano de fundo, pano de chão. A torcida do Palmeiras passou a acompanhar a música entoando, no mesmo ritmo, o nome do clube. Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização e o tiro saiu pela culatra. Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno. Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito. Escreva para o deputado federal que ganhou o seu voto e ajude a salvar a dignidade do Hino do Brasil.

(Juca Kfouri, UOL, 04/10/2015)

Conforme o texto, é correto afirmar que o autor:

Código da questão
Q25961Ca

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação a texturas de rochas metamórficas, assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q25943Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Sobre pesquisa e prospecção mineral, é incorreto afirmar:

Código da questão
Q22310Ca

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Qual a técnica/método de lavra que melhor se aplica em depósitos de argila de uso cerâmico que ocorrem em aluviais (planícies de inundação):

Código da questão
Q22312Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - O município de União da Vitória, localizado ao sul do Estado do Paraná, possui um substrato geológico simples, abrangendo litologias com idades variando entre o Paleozoico Superior (Formação Rio do Rastro) e o Mesozoico (Formação Serra Geral), além de depósitos aluvionais recentes. Com relação aos principais materiais minerais passíveis de serem explotados nesses três tipos de depósitos e utilizados na construção civil, pode-se dizer que:

( ) Blocos regulares, lajotas, brita e areia britada são os principais produtos mais utilizados a partir do basalto.

( ) O riodacito é explorado apenas para a extração de blocos regulares e lajotas.

( ) O basalto vesicular não se presta à produção de material para construção civil, porque não se comporta bem à cominuição, gerando finos em proporções inaceitáveis.

( ) As areias provenientes dos depósitos aluvionais não se prestam à utilização na construção civil.

( ) Argilitos fossilíferos se prestam para uso em pavimentação de ruas do perímetro urbano e estradas vicinais.

Código da questão
Q12502Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Pode-se entender por diagênese, todas as mudanças químicas e físicas, como temperatura e pressão, por meio das quais os sedimentos dispostos no subsolo são litificados e transformados em rochas sedimentares. Entre as possibilidades abaixo, cite aquela que não pode ser considerada um processo diagenético de transformação sob pressão.

Código da questão
Q12519Ca

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Assinale a alternativa correta em relação aos tipos de aquíferos.

Código da questão
Q12526Ca
10ª

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - De acordo com o Decreto Estadual do Paraná nº 9.957, de 23 de janeiro de 2014, que “Dispõe sobre o regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos e adota outras providências”, estão sujeitos à outorga os seguintes usos:

( ) Derivações ou captação de parcela de água existente em um corpo hídrico, para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

( ) Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo.

( ) Os usos insignificantes correspondentes aos poços destinados ao consumo familiar de proprietários e de pequenos núcleos populacionais dispersos no meio rural.

( ) Lançamento em corpo de água, de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.

( ) Intervenções de macrodrenagem urbana, para retificação, canalização, barramento e obras similares, que visem ao controle de cheias.

 

Código da questão
Q12503Ca