Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - O sistema CAD – Computer Aided Design e o sistema SIG – Sistema de Informação Geográfica são comumente utilizados por diversos profissionais, entre eles os geólogos. Com relação a esses sistemas, pode-se dizer que sua principal diferença consiste no fato de que no sistema _________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12524Ca
02

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Considere o seguinte texto:

A namorada perguntou se ele achava que ela estava gorda e ele respondeu que sim. Um sincericídio!

A expressão sincericídio, usada neste contexto, significa que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25960Ca
03

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Analise as afirmações abaixo relacionadas à usina hidrelétrica de Belo Monte (Fonte Wikipédia):

I. A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira;

II. Desde seu início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais e de algumas comunidades indígenas locais. Essa pressão levou a sucessivas reduções do escopo do projeto, que originalmente previa outras barragens rio acima e uma área alagada total muito maior. Em 2008, o CNPE decidiu que Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu;

III. O movimento contrário à obra, encabeçado por ambientalistas e acadêmicos, defende que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos.

Estão CORRETAS as afirmações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22285Ca
04

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - São consideradas rochas carbonáticas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22299Ca
05

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Na primeira quinzena de Novembro/2012, o governo federal lançou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC. Ele pretende transformar uma situação preocupante: metade das crianças brasileiras de até 8 anos não sabe ler ou escrever adequadamente.

Sobre o PNAIC é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22284Ca
06

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Considerando a locação para a perfuração de um poço tubular profundo, estão corretas as seguintes alternativas:

I. Os melhores métodos geofísicos para a locação de poços tubulares, considerando a relação custo x benefício, são a eletrorresistividade e a magnetometria.

II. Os poços de maior produtividade em geral são aqueles locados por sobre falhas e fraturas.

III. Os poços perfurados por sobre diques apresentam vazões de grande magnitude.

IV. Deve ser dada preferência aos terrenos graníticos, por apresentarem elevada porosidade primária.

V. Rochas pelíticas são excelentes reservatórios de água subterrânea.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12504Ca
07

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Estudos geofísicos, através de métodos indiretos, permitiram deduzir a estrutura interna da terra. Baseado nesses estudos pode-se dizer que a terra está estruturada em camadas com composições distintas que variam da superfície até o seu centro, respectivamente em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22291Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Visando atender ao disposto no Código de Obras do município, na elaboração de uma especificação técnica para o lançamento de esgotos sanitários de novas construções domiciliares, é correto afirmar que:

I. Todas as edificações deverão ser providas de instalações para o esgotamento sanitário, obrigatoriamente, ligado à rede pública na zona urbana da cidade-sede municipal.

II. O esgotamento sanitário deverá estar em acordo com a norma ABNT NBR 8160/99 – Sistemas prediais de esgoto sanitário.

III. A disposição de efluentes sanitários na zona rural e nas zonas urbanas e de expansão urbana e transição urbano-rural de localidades não dotadas de rede de coleta será feita por meio de tratamento individual por fossas sépticas, filtros anaeróbios, valas de infiltração e/ou sumidouros.

IV. A disposição de efluentes sanitários na zona rural e nas zonas urbanas e de expansão urbana e transição urbano-rural de localidades não dotadas de rede de coleta deverá ser feita de acordo com a norma ABNT NBR 7229/97 – Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos.

V. Somente será aceito o lançamento de esgotos sanitários onde exista rede coletora de esgoto instalada ou em instalação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12512Ca
09

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Admita que as seguintes proposições são verdadeiras:

– Alguns gatos são animais extraordinários.
– Todos os animais extraordinários estão em extinção.

A partir dessas premissas, é correto inferir que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25930Ca
10

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - O estudo da estrutura litosférica por meio de abalos artificiais (sísmica de reflexão e refração) é chamado de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22293Ca

Especial PRF

Veja mais »