Geólogo

Prepare-se com questões de Geólogo

01

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Com relação aos grandes ambientes geotectônicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Cinturões metamórficos pareados ocorrem em ambientes de intraplaca oceânica e intraplaca continental.
( ) Arcos magmáticos ocorrem em margens continentais ativas e em arcos de ilha.
( ) Ofiolitos não têm relação com processos de obducção.
( ) Ilhas oceânicas são formadas por rochas vulcânicas alcalinas e sua formação está relacionada a pontos quentes (hot spots).
( ) Padrões geofísicos zebrados são típicos de assoalhos oceânicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25940Ca
02

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Entre as ações de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que visam atingir os objetivos previstos no art. 3º da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, e a garantir o desenvolvimento sustentável, harmonizando e integrando todas as políticas governamentais, considere as seguintes ações:

1. Elaborar o Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais.

2. Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

3. Promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos.

4. Promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente.

5. Articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio às Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente.

6. Gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.

São ações administrativas dos Municípios:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25950Ca
03

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Visando ao planejamento técnico e econômico pelo poder público de utilização de uma área de exploração de um bem mineral de interesse do município, devem ser consideradas as seguintes questões:

I. A área a ser explorada deverá ser verificada quanto à existência, qualidade e volume disponível do mineral de interesse, bem como da real necessidade de lavra dele.

II. O custo de exploração pelo próprio poder público não deverá ser levado em conta, já que se trata de um bem estratégico para o município.

III. Por se tratar de uma lavra a ser requisitada pelo município junto ao DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral), não se faz necessário o processo de obtenção da licença ambiental.

IV. Em estudos desta natureza, Planos de Controle Ambiental na mineração somente serão exigidos de minerais com alto poder poluidor.

V. Em acordo ao Código de Mineração Brasileiro, é permitido ao poder público municipal realizar a extração direta de substâncias minerais de uso na construção civil, para o emprego imediato, em obras públicas por eles executadas diretamente, como estradas, por exemplo.

Assinale a alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12507Ca
04

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - Na primeira quinzena de Novembro/2012, o governo federal lançou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC. Ele pretende transformar uma situação preocupante: metade das crianças brasileiras de até 8 anos não sabe ler ou escrever adequadamente.

Sobre o PNAIC é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22284Ca
05

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - O sistema CAD – Computer Aided Design e o sistema SIG – Sistema de Informação Geográfica são comumente utilizados por diversos profissionais, entre eles os geólogos. Com relação a esses sistemas, pode-se dizer que sua principal diferença consiste no fato de que no sistema _________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12524Ca
06

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Sabendo que eu tenho 120 reais a mais que você e que você tem 30 reais a menos que ele, considere as seguintes afirmativas:

1. Nós três juntos temos pelo menos 150 reais.
2. Se você tiver 30 reais, então eu tenho 150 reais.
3. Se ele tiver 50 reais, então eu tenho mais de 150 reais.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25931Ca
07

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2013 - Prefeitura de Iguatu/CE - Geólogo) - A superexploração de águas subterrâneas em períodos prolongados, ou quando a retirada de água de um aquífero supera a sua recarga natural, pode causar impactos ambientais. Um exemplo desse tipo de impacto é conhecido como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q22302Ca
08

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Advogados de pessoa acusada de ter contas secretas na Suíça emitiram a seguinte declaração:

Sem que isso signifique admissão de qualquer irregularidade, é de se estranhar que informações protegidas por sigilo – garantido tanto constitucionalmente como também pelos próprios tratados de cooperação internacional – estejam sendo ostensivamente divulgadas pela imprensa, inclusive atingindo pessoas que sequer são objeto de qualquer investigação, sendo que a única autoridade com acesso a tais informações, segundo o que também se noticia, seria o Procurador Geral da República.

(Folha de S. Paulo, 2015)

Nesse texto os advogados:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25957Ca
09

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Almirante Tamandaré/PR - Geólogo) - Todos os anos, os meios de comunicação noticiam a ocorrência de movimentos de massa que, invariavelmente, causam grandes perdas materiais e a morte de muitos brasileiros. Os principais afetados por esse tipo de tragédia são a parcela menos favorecida da população, que habita as encostas de morros ou vales, que são áreas normalmente instáveis e sujeitas a esse tipo de risco geológico. Sobre os movimentos de massa, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A presença de água pode provocar a diminuição do atrito interno entre as partículas do solo, de modo que o material particulado inconsolidado possa fluir.

( ) Os processos de solifluxão podem ser causados por terremotos.

( ) Considerando materiais inconsolidados, como areia fina, silte e argila, pode-se dizer que o ângulo de repouso desses materiais cresce com o aumento da granulometria.

( ) Os laudos geológicos podem minimizar as perdas materiais e humanas ocasionadas por movimentos de massa. Os levantamentos geológicos para tal finalidade devem caracterizar a natureza e o grau de saturação em água dos materiais que constituem a encosta, além do grau de declividade e instabilidade da encosta.

( ) Um fluxo de detritos é um movimento fluido de materiais de grãos relativamente finos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q25952Ca
10

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de União da Vitória/PR - Geólogo) - Com relação ao zoneamento para fins de uso e ocupação do solo urbano no Município de União da Vitória, e de acordo com a Lei Complementar Nº 6/2012, que “Regula o uso e a ocupação do solo urbano de União da Vitória e dá outras providências”, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12515Ca