Guarda civil municipal

Prepare-se com questões de Guarda civil municipal

01

(FUNCERN - 2018 - Prefeitura de Sítio Novo - RN - Guarda Municipal) - O Power Point 2016, versão PT-BR, oferece diversas opções de efeitos que podem ser aplicados tanto a passagem de slides, como a elementos específicos de um slide. Parte desses efeitos são classificados em categorias, de acordo com a aplicação. A categoria “Sutil” classifica os efeitos de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55984Ca
02

(SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Guarda Civil Municipal) - Leia o texto a seguir para responder à questão.

Texto I

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.
O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.
Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.
Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.
Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.
Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.
Irio Luiz Conti
(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)
(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-soberania-alimentar)

De acordo com o texto, a soberania alimentar pressupõe o seguinte elemento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q60141Ca
03

(SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Guarda Civil Municipal) - No contexto da segurança, existem diversas formas de classificar o ativo da informação, devendo estar centrada nos aspectos da confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade. Quanto à confidencialidade, uma organização é enquadrada em um determinado nível quando a situação possui as características listadas a seguir.

I. Os ativos de acesso restrito dentro da organização estão protegidos do acesso externo. II. A integridade é vital. III. O acesso não autorizado dessas informações pode comprometer as operações da organização e causar prejuízos financeiros. IV. São exemplos dessas informações os dados de clientes, senhas de acesso, dados sobre vulnerabilidades da organização.
A situação descrita acima enquadra a organização no seguinte nível:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q60268Ca
04

(FUNCERN - 2018 - Prefeitura de Sítio Novo - RN - Guarda Municipal) - Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Considerando esse contexto, é correto afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55991Ca
05

(FUNCERN - 2018 - Prefeitura de Sítio Novo - RN - Guarda Municipal) - O conhecimento de atalhos na edição de textos usando o aplicativo Microsoft Word 2016, versão pt-BR, torna o processo de edição mais rápido e eficiente. Por exemplo, a seleção de uma frase inteira, independentemente de ela ocupar mais de uma linha ou não, pode ser executada pela combinação de pressionar a tecla

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55985Ca
06

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - Se “Alguns cantores são líricos” e “Todos os líricos são românticos”, então, necessariamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59299Ca
07

(SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Guarda Civil Municipal) - Teotônio é proprietário rural, atuando em área de pequeno porte onde habita com sua família e colhe para subsistência. E com pequeno excesso de produção, atua vendendo os produtos nas feiras próximas. Tendo em vista que não existem órgãos de segurança pública no distrito onde exerce a agricultura, requer autorização para portar arma. Nos termos do estatuto do desarmamento, aos residentes em áreas rurais, maiores de vinte e cinco anos, que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, comprovados os requisitos legais, na categoria:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q60207Ca
08

(FUNCERN - 2018 - Prefeitura de Sítio Novo - RN - Guarda Municipal) - A opção que apresenta linguagem denotativa é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55979Ca
09

(SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Guarda Civil Municipal) - Gisella é guarda municipal, atuando em plantões diários que buscam proteger escolas públicas. No seu trajeto para o circuito de escolas se depara, com frequência, com famílias em situação de rua, alguns com animais de estimação. Consulta a chefia imediata sobre a possibilidade de algumas ações em conjunto com o setor de assistência social local para minorar a situação das pessoas. Nos termos da Lei federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), constituem princípios mínimos das guardas municipais a preservação da vida e a redução do:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q60240Ca
10

(SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Guarda Civil Municipal) - Bruna Paula é Promotora de Justiça e recebe autos de inquérito que comprovam que Abracius produziu farto material pornográfico envolvendo crianças e também participou de sua divulgação. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a pena que deve ser aplicada a esse crime corresponde a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q60215Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »