Guarda municipal

Prepare-se com questões de Guarda municipal

01

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - Se “Alguns cantores são líricos” e “Todos os líricos são românticos”, então, necessariamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59299Ca
02

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Nova Lima/MG - Guarda municipal) - Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão, obrigatoriamente, comunicados ao

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q29474Ca
03
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.06990), assinale a alternativa CORRETA:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1233Ca
04
Sobre as modalidades de prisão, é CORRETO afirmar:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1224Ca
05

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Nova Lima/MG - Guarda municipal) - Sobre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais por pedestres, é CORRETO afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q29454Ca
06

(FUMARC - 2014 - Prefeitura de Nova Lima/MG - Guarda municipal) - NÃO serão aplicadas as sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito por inobservância à sinalização, quando esta for:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q29455Ca
07

(CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel/PR - Guarda municipal) - Quanto à Lei nº 8069/90, analise as afirmativas a seguir.

I. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.

II. São penalmente inimputáveis os menores de 21 anos, sujeitos às medidas previstas na Lei.

III. Para os efeitos da Lei deve ser considerada a idade do adolescente à data da condenação.

Quanto à prática do ato infracional por criança ou adolescente, está correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20155Ca
08

(CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel/PR - Guarda municipal) - Nos termos da Constituição Federal, quanto aos direitos fundamentais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20149Ca
09

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Guarda municipal) - Os Elementos dos atos administrativos são requisitos ou elementos de validade são as parcelas que compõem o esqueleto do ato, de presença quase sempre obrigatória, sob pena de nulidade. Acerca desse assunto, julgue os itens e assinale a alternativa correta:

I. Competência é a capacidade, atribuída pela lei, do agente público para o exercício de seu mister. É sempre vinculado.

II. Finalidade, em obediência ao princípio da impessoalidade, aliado à moralidade, o agente público não pode atuar visando interesses pessoais, seus ou de algum grupo de cidadãos, seja para beneficiá-los indevidamente, ou prejudica-los à margem da lei. Por isso, é elemento sempre discricionário.

III. A forma é o modo através do qual se exterioriza o ato administrativo, é seu revestimento. É elemento sempre essencial à validade do ato. Como regra geral, os atos são escritos, não podendo ser orais.

IV. O motivo é o conteúdo do ato. É através dele que a Administração exerce seu poder, concede um benefício, aplica uma sanção, declara sua vontade ou um direito ao administrador etc.

V. O objeto é a circunstância de fato ou de direito que determina ou autoriza a prática do ato. Então, é a situação fática que justifica a realização do ato. Situação de fato é o conjunto de circunstâncias que motivam a realização do ato; questões de direito é a previsão legal que leva à prática do ato.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28088Ca
10

(CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel/PR - Guarda municipal) - Em relação à Lei nº 10.741/2003, verificada hipótese de ameaça ou violação ao direito do idoso, o Ministério Público ou o Poder Judiciário, a requerimento daquele, poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

I. Encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade.

II. Requisição para tratamento de sua saúde, em regime ambulatorial, hospitalar ou domiciliar.

III. Abrigo permanente em estabelecimento público.

Estão corretas as medidas apontadas em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20156Ca