Guarda municipal

Prepare-se com questões de Guarda municipal

01

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Guarda municipal) - O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) é instituído como forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no País, prestados pelo poder público federal. Sendo que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão participar do Sinapir mediante adesão e o poder público federal incentivará a sociedade e a iniciativa privada a participar do Sinapir. Assinale a alternativa, que não é objetivo do Sinapir:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28085Ca
02

(AOCP - 2016 - Prefeitura de Juazeiro/BA - Guarda municipal) - No que tange ao poder regulamentar, segundo o art. 84 da Constituição federal, compete privativamente ao presidente da república

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q47339Ca
03

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - No que se refere à aplicação da pena das sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, previstas na Lei n° 9.605/1998, assinale a alternativa incorreta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59351Ca
04

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - Texto I

Naquele tempo o mundo era ruim. Mas depois se consertara, para bem dizer as coisas ruins não tinham existido. No jirau da cozinha arrumavam-se mantas de carne-seca e pedaços de toicinho. A sede não atormentava as pessoas, e à tarde, aberta a porteira, o gado miúdo corria para o bebedouro. Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas, o morro, a serra distante e os bancos de macambira.

Como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, repetia as sílabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos que rangiam na catinga, roçando-se. Agora tinha tido a ideia de aprender uma palavra, com certeza importante porque figurava na conversa de sinha Terta. Ia decorá-la e transmiti-la ao irmão e à cachorra. Baleia permaneceria indiferente, mas o irmão se admiraria, invejoso.

- Inferno, inferno.

Não acreditava que um nome tão bonito servisse para designar coisa ruim. E resolvera discutir com sinha Vitória. Se ela houvesse dito que tinha ido ao inferno, bem. Sinha Vitória impunha-se, autoridade visível e poderosa. Se houvesse feito menção de qualquer autoridade invisível e mais poderosa, muito bem. Mas tentara convencê-lo dando-lhe um cocorote, e isto lhe parecia absurdo. Achava as pancadas naturais quando as pessoas grandes se zangavam, pensava até que a zanga delas era a causa única dos cascudos e puxavantes de orelhas. Esta convicção tornava-o desconfiado, fazia-o observar os pais antes de se dirigir a eles. Animara-se a interrogar sinha Vitória porque ela estava bem-disposta. Explicou isto à cachorrinha com abundância de gritos e gestos.

(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2009, p. 59-60)

Considere a estrutura do seguinte fragmento retirado do texto: “Se ela houvesse dito que tinha ido ao inferno, bem.” (4º§). Em seguida, assinale a alternativa que traz a análise correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59271Ca
05

(IBFC - 2020 - Prefeitura de Vinhedo - SP - Guarda Municipal) - A Lei n° 13.675/2018 institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). Assinale a alternativa que apresenta um objetivo da PNSPDS.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59346Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDEST - 2014 - Prefeitura de Capoeiras/PE - Guarda municipal) - O texto 1 de Monteiro Lobato NÃO fala de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9222Ca
07

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Guarda municipal) - Conforme o Artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. Nos locais onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será, nas vias urbanas, de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q28076Ca
08

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Pentecoste/CE - Guarda municipal) - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

Se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte, a pena é aumentada de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q29488Ca
09

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IDEST - 2014 - Prefeitura de Capoeiras/PE - Guarda municipal) - A palavra destacada na frase seguinte NÃO poderia ser perfeitamente substituída por:

Pois olhe – disse Emília -, está bem rijinho para a idade...

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9226Ca
10
Sobre inquérito policial, analise as assertivas abaixo:

I. o inquérito deverá ser concluído no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado estiver preso, ou no prazo de 20 (vinte) dias, quando estiver solto.
II. a autoridade policial poderá mandar arquivar os autos do inquérito.
III. o inquérito policial só pode ser instaurado de ofício por portaria da autoridade policial ou pela lavratura do flagrante.
IV. após o inquérito ter sido arquivado por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia.

É correto afirmar:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1223Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »