História

Prepare-se com questões de História

01
A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q836Ca
02
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q724Ca
03
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q734Ca
04

(IBFC - 2018 - PM-PB - Soldado da Polícia Militar) - Leia as informações a seguir a respeito dos povos indígenas na Paraíba.

I. Durante o período do Brasil Colônia, os povos indígenas que ocupavam o território da atual Paraíba se dividiam em 3 grupos: Os Tupis-Guaranis que habitavam o litoral e eram divididos em Potiguaras, ao norte do estado e os Tabajaras, ao sul. E havia um terceiro grupo, que era tido como Cariri.

II. De acordo com dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), existem atualmente quatro Terras Indígenas (TI) na Paraíba, sendo três da etnia Potiguara e uma da etnia Tabajara. Apesar das terras serem tradicionalmente ocupadas por esses povos, apenas duas TI foram regularizadas.

III. Na Paraíba, seguindo a situação nacional, a Demarcação de Terras Indígenas é um processo que ocorre de maneira rápida e não envolve conflitos de interesses sobre a área a ser demarcada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q54981Ca
05
Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q848Ca
06
Na história recente do Brasil, foi realizado um ato político de impedimento do Presidente da República, com forte participação e apoio populares, por meio de uma manifestação de rua, constituída sobretudo por jovens conhecidos como caras-pintadas.
A manifestação popular mencionada refere-se ao impedimento do ex-Presidente da República
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q778Ca
07
Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q843Ca
08
Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q837Ca
09
A respeito do processo que levou à descolonização  afro-asiática nos anos seguintes à Segunda Guerra e resultou na independência das antigas colônias europeias e na criação de dezenas de novos países, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q842Ca
10
Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q728Ca