Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q730Ca
    Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

    REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

    Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
  2. Código da questão: Q735Ca
    Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos.
    De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os
  3. Código da questão: Q725Ca
    Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
    Santa.

    O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
  4. Código da questão: Q726Ca
    A ordem do rei

    Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
    Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

    A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  5. Código da questão: Q845Ca
    A respeito das ditaduras latino-americanas instaladas entre as décadas de 1960 e 1980, assinale a opção correta
  6. Código da questão: Q733Ca
    Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
    A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

    Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

    I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
    II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
    III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
    IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em
  7. Código da questão: Q849Ca
    A Nova Política Econômica (NEP), adotada nos primeiros anos da Revolução Russa, era caracterizada como
  8. Código da questão: Q833Ca
    Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  9. Código da questão: Q727Ca
    A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

    PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
    In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
    Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

    Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
    São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
  10. Código da questão: Q843Ca
    Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
    II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
    III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
    IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

    A quantidade de itens certos é igual a