História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
Acerca da Constituição Brasileira de 1988, momento decisivo para a transição democrática, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Constituição foi acusada de ser excessivamente liberal, atendendo aos interesses das oligarquias econômicas.
II Entre as conquistas da Constituição, estava a ampliação dos direitos individuais e coletivos.
III A Constituição foi criticada por não contemplar idosos, índios, crianças e mulheres, em seu texto.
IV Inuenciados pelo m dos regimes comunistas na Europa, os constituintes votaram contra a presença do Estado na economia.
V A Constituição previu a realização de plebiscito para a denição da forma e do sistema de governo.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q827Ca
02
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q734Ca
03
Acerca dos Atos Institucionais editados pela ditadura militar, cuja intenção era dar aparência de lei às suas medidas de força e manter um aspecto de normalidade política e jurídica, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q830Ca
04
A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q727Ca
05
Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q728Ca
06
Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q852Ca
07
A ordem do rei

Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q726Ca
08
A respeito do processo que levou à descolonização  afro-asiática nos anos seguintes à Segunda Guerra e resultou na independência das antigas colônias europeias e na criação de dezenas de novos países, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q842Ca
09
Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política (...); crise econômica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.

A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.

Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q729Ca
10
Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q850Ca