História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

A respeito das ditaduras latino-americanas instaladas entre as décadas de 1960 e 1980, assinale a opção correta
Código da questão
Q845Ca
Com a abdicação de D. Pedro I, em 1831, o Brasil foi governado por regentes, políticos que agiam em nome do herdeiro da coroa, D. Pedro II, incapaz de se tornar rei  até atingir a maioridade.
Com relação às diversas revoltas nesse período, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Revolta Farroupilha instalou um novo rei em todo o sul do Brasil.
II A Incondência Baiana defendia a volta do domínio português na Bahia.
III A Cabanagem, no Pará, instalou um governo popular de fato, que foi brutalmente reprimido, provocando a morte de milhares de pessoas.
IV A Guerra dos Mascates foi uma revolta em Pernambuco contra a emancipação da cidade de Recife.
V Uma das causas da Revolta Farroupilha foi a concorrência desleal do charque uruguaio.

A sequência correta é:
Código da questão
Q839Ca
Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
Código da questão
Q730Ca
Com relação aos fatores que contribuíram para desencadear a Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Código da questão
Q850Ca
Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
Código da questão
Q723Ca
Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
Código da questão
Q834Ca
Acerca da guerra fria, conito entre os países  capitalistas e comunistas no pós-Segunda Guerra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A União Soviética (URSS) instalou regimes socialistas nos países da Europa oriental que libertou do nazismo.
II O Pacto de Varsóvia era a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa ocidental.
III Conitos militares ocorreram apenas de forma indireta, principalmente no Terceiro Mundo.
IV O Plano Marshall foi fundamental para a União Soviética se tornar hegemônica na Europa oriental.
V A URSS foi responsável pelo início da Guerra Fria ao ser pioneira no uso de armas nucleares.

A sequência correta é:
Código da questão
Q846Ca
Acerca da Constituição Brasileira de 1988, momento decisivo para a transição democrática, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Constituição foi acusada de ser excessivamente liberal, atendendo aos interesses das oligarquias econômicas.
II Entre as conquistas da Constituição, estava a ampliação dos direitos individuais e coletivos.
III A Constituição foi criticada por não contemplar idosos, índios, crianças e mulheres, em seu texto.
IV Inuenciados pelo m dos regimes comunistas na Europa, os constituintes votaram contra a presença do Estado na economia.
V A Constituição previu a realização de plebiscito para a denição da forma e do sistema de governo.

A sequência correta é:
Código da questão
Q827Ca
Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
Código da questão
Q731Ca
10ª
Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
Código da questão
Q840Ca