História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q731Ca
02
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q734Ca
03
A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q831Ca
04
Em consequência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este é o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, além disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justiça, de arrecadar impostos, de manter um exército permanente, de nomear funcionários (...).

MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII, 1° vol., In: História Geral das Civilizações, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108.

Nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritário e o absolutismo dos monarcas. Essas teorias, fundamentando-se ou não na religião, tiveram como um dos representantes das concepções leigas
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q728Ca
05
A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q853Ca
06
De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q828Ca
07
Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q834Ca
08
Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q837Ca
09
A ordem do rei

Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q726Ca
10
No que diz respeito ao Estado Novo, uma das várias experiências autoritárias brasileiras, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q832Ca