História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
A ordem do rei

Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q726Ca
02
No que diz respeito ao neoliberalismo, conjunto de  ideias fortalecido pela hegemonia americana no pósguerra
fria, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q844Ca
03
No que tange aos eventos que levaram ao golpe militar de 1964, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q829Ca
04
Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.
II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.
III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.
IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego. Está correto APENAS o que se afirma em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q733Ca
05
A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q853Ca
06
Com a abdicação de D. Pedro I, em 1831, o Brasil foi governado por regentes, políticos que agiam em nome do herdeiro da coroa, D. Pedro II, incapaz de se tornar rei  até atingir a maioridade.
Com relação às diversas revoltas nesse período, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Revolta Farroupilha instalou um novo rei em todo o sul do Brasil.
II A Incondência Baiana defendia a volta do domínio português na Bahia.
III A Cabanagem, no Pará, instalou um governo popular de fato, que foi brutalmente reprimido, provocando a morte de milhares de pessoas.
IV A Guerra dos Mascates foi uma revolta em Pernambuco contra a emancipação da cidade de Recife.
V Uma das causas da Revolta Farroupilha foi a concorrência desleal do charque uruguaio.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q839Ca
07
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q734Ca
08
A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q836Ca
09
De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q828Ca
10
A respeito do Plano Cruzado, caracterizado como um dos conjuntos de medidas econômicas mais signicativos no combate à inação, desequilíbrio que assolou a economia brasileira no século XX, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q826Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »