História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
O regime militar terminou em 1985 com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República. Em razão da doença que atingiu Tancredo, o cargo de Presidente foi assumido por José Sarney. O Vice-presidente eleito tomou posse e se tornou o primeiro presidente civil em 21 anos.
A respeito da transição do regime militar para a Nova República, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q825Ca
02
A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q831Ca
03
Acerca das causas da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q847Ca
04
Acerca do movimento político-militar batizado de Intentona Comunista, que teve lugar em novembro de 1935, é correto armar que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q834Ca
05
A respeito do processo que levou à descolonização  afro-asiática nos anos seguintes à Segunda Guerra e resultou na independência das antigas colônias europeias e na criação de dezenas de novos países, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q842Ca
06
A Nova Política Econômica (NEP), adotada nos primeiros anos da Revolução Russa, era caracterizada como
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q849Ca
07
A Amazônia viveu um sonho transitório de riqueza, graças à borracha. O avanço da produção, que vinha ocorrendo em décadas anteriores, tomou grande impulso a partir de 1880 e se estendeu até 1910. Entre outros fatores, a gradativa popularização do automóvel, a partir da virada do século, incentivou a produção.

Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002. (com adaptações)

A respeito do Ciclo da Borracha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q836Ca
08
Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q837Ca
09
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q724Ca
10
Acerca dos Atos Institucionais editados pela ditadura militar, cuja intenção era dar aparência de lei às suas medidas de força e manter um aspecto de normalidade política e jurídica, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q830Ca