Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

  1. Código da questão: Q846Ca
    Acerca da guerra fria, conito entre os países  capitalistas e comunistas no pós-Segunda Guerra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A União Soviética (URSS) instalou regimes socialistas nos países da Europa oriental que libertou do nazismo.
    II O Pacto de Varsóvia era a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa ocidental.
    III Conitos militares ocorreram apenas de forma indireta, principalmente no Terceiro Mundo.
    IV O Plano Marshall foi fundamental para a União Soviética se tornar hegemônica na Europa oriental.
    V A URSS foi responsável pelo início da Guerra Fria ao ser pioneira no uso de armas nucleares.

    A sequência correta é:
  2. Código da questão: Q848Ca
    Os regimes fascistas surgidos no entre-guerra
  3. Código da questão: Q833Ca
    Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  4. Código da questão: Q732Ca
    A implantação do regime republicano não modificou a situação das famílias de trabalhadores do campo, que representavam, naquela época, mais de dois terços da população nacional. As grandes propriedades continuavam imperando tanto no litoral quanto no interior do país, onde predominavam os latifúndios improdutivos. Eram elas a razão principal da miséria e da submissão da massa rural.
    Necessidades mínimas, como remuneração justa do trabalho, boa alimentação e saúde, estavam longe de ser atendidas, o que gerava insegurança e insatisfação, além de poder resultar, em certas condições, em fatores de revoltas violentas contra o poder oligárquico. Foi o que aconteceu em diferentes regiões entre as últimas décadas do Império e as primeiras décadas da República. Bandos de cangaceiros irrompiam no sertão, assaltando propriedades dos coronéis, enquanto milhares de sertanejos, solidários na miséria comum, organizaram movimentos religiosos, que, em certo nível, chegaram a contestar a ordem social.
    Contra a fome e a miséria que aumentavam com a seca, houve reações da parte dos pobres do campo. Dentre os movimentos sociais abaixo, aquele que se caracteriza como um movimento NÃO religioso é o
  5. Código da questão: Q730Ca
    Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

    REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

    Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
  6. Código da questão: Q843Ca
    Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
    II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
    III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
    IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

    A quantidade de itens certos é igual a
  7. Código da questão: Q831Ca
    A respeito da experiência democrática brasileira, que se estende de 1945 a 1964, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q734Ca
    A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
    Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  9. Código da questão: Q828Ca
    De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  10. Código da questão: Q726Ca
    A ordem do rei

    Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...). A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.
    Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548.

    A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?