História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
A implantação do regime republicano não modificou a situação das famílias de trabalhadores do campo, que representavam, naquela época, mais de dois terços da população nacional. As grandes propriedades continuavam imperando tanto no litoral quanto no interior do país, onde predominavam os latifúndios improdutivos. Eram elas a razão principal da miséria e da submissão da massa rural.
Necessidades mínimas, como remuneração justa do trabalho, boa alimentação e saúde, estavam longe de ser atendidas, o que gerava insegurança e insatisfação, além de poder resultar, em certas condições, em fatores de revoltas violentas contra o poder oligárquico. Foi o que aconteceu em diferentes regiões entre as últimas décadas do Império e as primeiras décadas da República. Bandos de cangaceiros irrompiam no sertão, assaltando propriedades dos coronéis, enquanto milhares de sertanejos, solidários na miséria comum, organizaram movimentos religiosos, que, em certo nível, chegaram a contestar a ordem social.
Contra a fome e a miséria que aumentavam com a seca, houve reações da parte dos pobres do campo. Dentre os movimentos sociais abaixo, aquele que se caracteriza como um movimento NÃO religioso é o
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q732Ca
02
A partir do m da década de 1980, criaram-se várias propostas de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são resultado da incorporação de parte dessa produção e possuem diversas características.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2004. (com adaptações).

Circe Bittencourt defende que as propostas curriculares a partir da década de 1980 teriam como fundamento
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q853Ca
03
Acerca das causas da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q847Ca
04
Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q723Ca
05
Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q730Ca
06
Sobre a Coluna Prestes, um dos movimentos contrários à República Velha, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I Ao lado de Prestes, Getúlio Vargas era o outro grande líder da marcha pelo interior do Brasil.
II A Coluna foi formada por militares que haviam se rebelado no Rio Grande do Sul e São Paulo.
III Os principais rivais da Coluna eram os tenentes, cujo movimento resultou na reforma do exército.
IV Os integrantes marcharam por 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, sem conseguir apoio popular signicativo.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q835Ca
07
A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q838Ca
08
Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q833Ca
09
Acerca dos movimentos sociais durante a República Velha, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q837Ca
10
A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).

PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q727Ca

Especial PRF

Veja mais »