História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História

01
Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q833Ca
02
Acerca dos povos indígenas, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I A guerra era desconhecida dos índios, que viviam pacicamente até a chegada dos portugueses.
II Sobreviviam da caça e da pesca, da coleta e um  pouco da agricultura.
III As tribos eram organizadas em torno de relações na divisão de classes e de estamentos.
IV O escambo entre as tribos tinha a função de fortalecer laços de solidariedade.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q843Ca
03
De acordo com o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q828Ca
04
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q734Ca
05
A doutrina política que passou a ser popular nos quartéis após o m da Guerra do Paraguai é denominada
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q838Ca
06
Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q724Ca
07
Com a abdicação de D. Pedro I, em 1831, o Brasil foi governado por regentes, políticos que agiam em nome do herdeiro da coroa, D. Pedro II, incapaz de se tornar rei  até atingir a maioridade.
Com relação às diversas revoltas nesse período, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Revolta Farroupilha instalou um novo rei em todo o sul do Brasil.
II A Incondência Baiana defendia a volta do domínio português na Bahia.
III A Cabanagem, no Pará, instalou um governo popular de fato, que foi brutalmente reprimido, provocando a morte de milhares de pessoas.
IV A Guerra dos Mascates foi uma revolta em Pernambuco contra a emancipação da cidade de Recife.
V Uma das causas da Revolta Farroupilha foi a concorrência desleal do charque uruguaio.

A sequência correta é:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q839Ca
08
Os africanos foram trazidos para o Brasil em um uxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variavam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos.

Boris Fausto - História concisa do Brasil. 2002 (com adaptações)

A respeito da escravidão negra no Brasil, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q851Ca
09
A respeito do processo que levou à descolonização  afro-asiática nos anos seguintes à Segunda Guerra e resultou na independência das antigas colônias europeias e na criação de dezenas de novos países, assinale a opção correta.
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q842Ca
10
Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q723Ca