Historiador

Prepare-se com questões de Historiador

01

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Em relação a informação a seguir, assinale a alternativa correta.

A utilização da borracha em diversas descobertas científicas desde o século XIX levou ao desenvolvimento da região amazônica brasileira, devido à extração e exportação do látex.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21802Ca
02

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi relator de um polêmico projeto aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados. Assinale a alternativa que contempla o projeto citado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12217Ca
03

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Para compreender o período denominado “História Contemporânea” é necessário relacioná-lo a dois fenômenos revolucionários que foram responsáveis pela derrocada do Antigo Regime: a eclosão da Revolução Francesa e a deflagração do processo que culminou na Revolução Industrial. Assinale a alternativa correta a respeito de tal período.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21792Ca
04

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - No lançamento simultâneo de dois dados de seis faces, não viciados, a probabilidade de se obter um número par e divisor de 8 é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12231Ca
05

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa com que se relaciona corretamente.

(...) Um homem, suponhamos, caminha por um atalho de montanha; tropeça e cai num precipício. Foi preciso, para que esse acidente acontecesse, a reunião de um grande número de elementos determinantes. Entre eles, a existência da gravidade, a presença de um relevo, resultante de longas vicissitudes geológicas, o traçado de um caminho, destinado, por exemplo, a ligar uma aldeia a suas pastagens de verão. Será portanto perfeitamente legítimo dizer que, se as leis da mecânica celeste fossem diferentes, se a evolução da Terra tivesse sido outra, se a economia alpina não se fundasse na transumância sazonal, a queda não teria acontecido. Pergunta-se, porém qual foi a causa? Todos responderão: o tropeço. (...)

BLOCH, Marc Leopold Benjamin (1886-1944). Apologia da História, ou, O ofício do historiador / Marc Bloch; prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; tradução, André Telles. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 155.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12238Ca
06

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Assinale a alternativa que contempla o nome do primeiro prefeito eleito do Município de Pontes e Lacerda, eleito em 1982 para um mandato de 6 anos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12215Ca
07

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - De acordo com a Lei Estadual n.° 1.818/2007, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O concurso respeita a natureza e a complexidade do cargo, podendo ser realizado em etapas, conforme dispuserem a lei, o edital e o regulamento do respectivo plano de carreira.

II. Aos portadores de necessidades especiais é assegurado o direito à inscrição em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis, nos termos do edital, com a deficiência de que são portadoras.

III. O concurso público tem validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

IV. Poderá ser realizado novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, cujo prazo de validade não tenha expirado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21781Ca
08

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Respondendo por sete acusações de crimes sexuais que podem levá-lo a uma pena de 74 anos de prisão, o diretor do FMI era visto como o candidato favorito pelo Partido Socialista às eleições presidenciais francesas de 2012. Mas este escândalo pôs fim às suas aspirações eleitorais e o forçou a renunciar ao cargo no FMI. Assinale a alternativa que contempla o nome do diretor acusado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12212Ca
09

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Leia o texto e responda: “A História faz-se, sem dúvida, com documentos escritos, quando eles existem; e até mesmo, na sua falta, ela pode e deve fazer-se. A partir de palavras e sinais; de paisagens e pedaços de argila; das formas de campos e de ervas daninhas; dos eclipses de lua e das coleiras de parelha da perícia de pedras feitas por geólogos e da análise de espadas metálicas por químicos. Em suma, a partir de tudo o pertencente ao homem, depende e está a serviço do homem, exprime o homem, significa a presença, a atividade, as preferências e as maneiras de ser do homem” (FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença.). O fragmento de texto acima nos permite afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21783Ca
10

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Sobre as funções do vereador, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21773Ca