Historiador

Prepare-se com questões de Historiador

01

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na noite da quarta-feira (08/06), por 6 votos a 3, a libertação de um ex-ativista italiano, cuja extradição é requisitada pela Itália. Assinale a alternativa que contempla o nome deste ativista.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12219Ca
02

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Considerando a citação a seguir, assinale a alternativa correta. “Enfim, o que fica claro é que a Primeira Guerra Mundial, enquanto “guerra total”, representou um divisor de águas dentro das sociedades envolvidas, sem que nenhum aspecto dessas sociedades fosse poupado. Um mundo, o do século XIX, foi destruído e outro surgiu no lugar” (BERTONHA, João Fábio. A Primeira Guerra Mundial. Maringá: Eduem).

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21794Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Leias as frases abaixo adaptadas do texto:

I. Como a China se tornou a segunda economia do mundo, nem os EUA ou a Europa ousam contrariá-la. (§ 04)
II. Ao pressionar a Noruega para que não desse o Nobel a Liu, a China acabou reforçando o nome do professor. (§ 07)

A segunda oração de ambos os períodos adaptados contém conteúdo que equivale à:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12225Ca
04

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - A respeito de “historiografia”, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21789Ca
05

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - A partir da informação a seguir, assinale a alternativa correta.

A Guerra Fria foi uma prolongada luta política e ideológica global contra os Estados Unidos da América e seus aliados, empreendida pela União soviética e seus “Estados satélites” do Leste Europeu.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21796Ca
06

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas, é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. Em 1989 todos os governos do mundo, e particularmente todos os ministérios do Exterior do mundo, ter-se-iam beneficiado de um seminário sobre os acordos de paz firmados após as duas guerras mundiais, que a maioria deles aparentemente havia esquecido.

JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. História, Política e Ensino. In: O Saber Histórico na Sala de Aula. Circe Bittencourt (org.). 11ª edição, 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008. (Repensando o Ensino). p. 42-43.

Depois de ler atentamente o texto e com base nos seus principais aspectos, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12237Ca
07

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Da frota dos ônibus espaciais da NASA, agência espacial americana, resta apenas um em atividade. Assinale a alternativa que contempla o nome do ônibus espacial que ainda está em atividade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12214Ca
08

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A Teoria da História busca situar a História no contexto epistemológico, por meio de uma análise das perspectivas “clássicas” da Teoria do Conhecimento. Busca também analisar as especificidades das ciências humanas, os sedimentos sócio-culturais que as fundamentam e seus desdobramentos específicos no âmbito da Teoria da História. Portanto, podemos dizer que a Teoria da História procura delinear um quadro de reflexão sobre as vertentes teóricas do conhecimento histórico, através do estudo das perspectivas que demarcam o debate contemporâneo, bem como situar a História no contexto epistemológico atual, através da apresentação das contribuições teóricas mais relevantes.

O movimento conhecido como Escola dos Annales:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12239Ca
09

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Uma doceira tem gasto mensal fixo de R$ 353,00. Vende barras de doce por R$ 3,00 cada e obtém a metade desse valor de lucro. Qual a quantidade mínima de barras de doce precisa ser vendida para que o lucro seja superior ao gasto?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12227Ca
10

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - O intelectual e jurista argentino Juan Bautista Alberdi (1810-1884), buscando contribuir para que o seu país encontrasse soluções para os problemas que estavam dificultando o desenvolvimento, lançou a tese “Governar é povoar”. Assinale a alternativa correta para indicar o presidente brasileiro que adotou tal ideia como lema de seu governo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21801Ca

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