Historiador

Prepare-se com questões de Historiador

01

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - De acordo com a Lei Estadual n.° 1.818/2007, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O concurso respeita a natureza e a complexidade do cargo, podendo ser realizado em etapas, conforme dispuserem a lei, o edital e o regulamento do respectivo plano de carreira.

II. Aos portadores de necessidades especiais é assegurado o direito à inscrição em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis, nos termos do edital, com a deficiência de que são portadoras.

III. O concurso público tem validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

IV. Poderá ser realizado novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, cujo prazo de validade não tenha expirado.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21781Ca
02

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Na segunda metade do século XIX ocorreu a Segunda Revolução Industrial a qual representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução ocorrida na segunda metade século XVIII. Tais acontecimentos denotam que o capitalismo industrial mudou de feições ao longo do tempo e importantes inovações ocorreram nesse período. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21795Ca
03

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa com que se relaciona corretamente.

(...) Um homem, suponhamos, caminha por um atalho de montanha; tropeça e cai num precipício. Foi preciso, para que esse acidente acontecesse, a reunião de um grande número de elementos determinantes. Entre eles, a existência da gravidade, a presença de um relevo, resultante de longas vicissitudes geológicas, o traçado de um caminho, destinado, por exemplo, a ligar uma aldeia a suas pastagens de verão. Será portanto perfeitamente legítimo dizer que, se as leis da mecânica celeste fossem diferentes, se a evolução da Terra tivesse sido outra, se a economia alpina não se fundasse na transumância sazonal, a queda não teria acontecido. Pergunta-se, porém qual foi a causa? Todos responderão: o tropeço. (...)

BLOCH, Marc Leopold Benjamin (1886-1944). Apologia da História, ou, O ofício do historiador / Marc Bloch; prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; tradução, André Telles. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 155.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12238Ca
04

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Assinale a alternativa que indica nomes de três brasileiros ilustres que, vítimas de expurgos, foram banidos pelo Regime Militar em seus primeiros anos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21798Ca
05

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Sobre o município e/ou a cidade de Araguaína no estado do Tocantins, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21777Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - De acordo com o texto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12222Ca
07

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - Assinale a alternativa que indica dois historiadores que desenvolveram e\ou defenderam a seguinte formulação teórica da história: A formação da classe operária não é simplesmente o resultado das novas forças produtivas, é um desenvolvimento no âmbito da História política e cultural e não da História econômica. As relações sociais de produção não são coisas, elas só existem inseridas no âmbito da cultura e da consciência de classe. Por isso deve-se incluir personagens anônimos na escrita da História e considerá-los agentes de seu próprio fazer e não vítimas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21786Ca
08

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - No lançamento simultâneo de dois dados de seis faces, não viciados, a probabilidade de se obter um número par e divisor de 8 é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12231Ca
09

(FAPERP - 2011 - Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT - Historiador) - A Teoria da História busca situar a História no contexto epistemológico, por meio de uma análise das perspectivas “clássicas” da Teoria do Conhecimento. Busca também analisar as especificidades das ciências humanas, os sedimentos sócio-culturais que as fundamentam e seus desdobramentos específicos no âmbito da Teoria da História. Portanto, podemos dizer que a Teoria da História procura delinear um quadro de reflexão sobre as vertentes teóricas do conhecimento histórico, através do estudo das perspectivas que demarcam o debate contemporâneo, bem como situar a História no contexto epistemológico atual, através da apresentação das contribuições teóricas mais relevantes.

O movimento conhecido como Escola dos Annales:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12239Ca
10

(AOCP - 2012 - SECAD/TO - Historiador) - O conceito utilizado pelo filósofo francês Michel Foucault é muito parecido ao de Friedrich Nietzsche, na medida em que Foucault faz de seu conceito uma espécie de instrumento, através do qual procurou desvendar as formas de subjetivação do indivíduo na modernidade. Tal instrumento investigativo influenciou muitos historiadores, inclusive no Brasil. Assinale a alternativa que indica esse método.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q21787Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »