Intérprete de libras

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(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O Decreto Nº 5626/2005 dispõe o seguinte: “Art. 19. Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissionais com o seguinte perfil”:

I- profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e de educação superior;
II- profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental;
III- profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos.

São itens corretos conforme o decreto:

Código da questão
Q11852Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Mantendo-se o sentido original do texto, o objeto direto da frase abaixo é transformado CORRETAMENTE em complemento nominal em:

“A população poderia favorecer os novos programas de governo.”

Código da questão
Q20856Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Sobre o AEE é incorreto afirmar.

Código da questão
Q11862Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - O trecho abaixo retirado do Texto 01 é composto por, exatamente:

São incalculáveis os resultados que os mais diversos grupos de interesse setorial já amealharam para si no Brasil.” (linhas 1 a 2)

Código da questão
Q20853Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Analise:

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não ha nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito...

O trecho acima faz parte da música “Como É Grande O Meu Amor Por Você” que se tornou sucesso na voz de:

Código da questão
Q20862Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Na Libras os sinais seguem alguns parâmetros na sua formação, dentre os quais podemos citar a Configuração das Mãos (CM) que são as formas que as mãos são colocadas para a execução do sinal. Assinale a afirmação incorreta.

Código da questão
Q11870Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Integrar os portadores de necessidades especiais na escola regular (inclusão) não significa apenas colocá-lo na classe comum. Exige dos educadores uma mudança de atitude, de superação de preconceitos para que passem a ver esse educando sobre outra perspectiva. Educação inclusiva supõe:

1- O abandono de modalidades educacionais e práticas pedagógicas que ainda enfatizam apenas suas incapacidades, seus aspectos desviantes e não o que têm de semelhante aos demais.
2- A eliminação do conceito de que são pessoas estigmatizadas, sem voz própria, normalmente representados por terceiros.
3- A adoção de métodos didático-pedagógicos e recursos apropriados de aprendizagem e avaliação para esses educandos em classe comum, garantindo de que não haverá rebaixamento dos padrões de ensino ou prejuízo para os considerados normais.

Atendem ao enunciado, os itens:

Código da questão
Q11860Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Sobre o pensamento educacional brasileiro do ensino aos surdos, qual a alternativa nomeia e define CORRETAMENTE uma das teorias existentes?

Código da questão
Q20886Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - De acordo com o Decreto nº. 5.626/05, para o ensino de LIBRAS, NÃO está apto:

Código da questão
Q20884Ca
10ª

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Identifique as afirmações como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) O Ponto de Articulação (PA) é o lugar onde ocorre a mão configurada para a execução do sinal que pode ser em alguma parte do corpo ou o sinal poderá ser realizado num espaço neutro vertical (ao lado do corpo) ou espaço neutro horizontal (na frente do corpo).
( ) As expressões faciais e/ou corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação é feita pela expressão facial.
( ) A língua dos sinais é universal.

A sequência correta é:

Código da questão
Q11871Ca