Intérprete de libras

Prepare-se com questões de Intérprete de libras

01

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - No ano de 2016 o Rio de Janeiro será cidade sede dos jogos olímpicos. São esportes olímpicos:

(__) Golfe;
(__) Rúgbi;
(__) Windsurf;
(__) Hóquei sobre Grama.

Assinalando (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas, a sequência CORRETA é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20858Ca
02

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A proposta bilíngue traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da segunda.

1- tem como objetivo que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico equivalente ao verificado na criança ouvinte, e que possa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso às duas línguas: a língua de sinais e a língua majoritária.
2- possibilita também que, dada a relação entre o adulto surdo e a criança, esta possa construir uma auto-imagem positiva como sujeito surdo, sem perder a possibilidade de se integrar numa comunidade de ouvintes.
3- a aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo e a língua portuguesa, possibilitará o fortalecimento das estruturas linguísticas, permitindo acesso maior à comunicação.

São afirmações corretas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11878Ca
03

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Identifique as afirmações como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) O Ponto de Articulação (PA) é o lugar onde ocorre a mão configurada para a execução do sinal que pode ser em alguma parte do corpo ou o sinal poderá ser realizado num espaço neutro vertical (ao lado do corpo) ou espaço neutro horizontal (na frente do corpo).
( ) As expressões faciais e/ou corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação é feita pela expressão facial.
( ) A língua dos sinais é universal.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11871Ca
04

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - De acordo com o Código de Ética dos Interpretes de LIBRAS:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20881Ca
05

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A educação especial visando a educação inclusiva tem definido como seu público-alvo os alunos, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11848Ca
06

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Dentre os possíveis tipos de movimentos realizados na LIBRAS, temos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20885Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Assinale a alternativa em que há uma substituição possí- vel e CORRETA do termo retirado do Texto 01, mantendo o seu sentido original.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20851Ca
08

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O modelo da educação bilíngue contrapõe-se

1- ao “português sinalizado” porque advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se “misture” uma com a outra.
2- ao modelo oralista porque considera o canal viso-gestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda.
3- à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional.

Atendem ao enunciado as afirmações:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11879Ca
09

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - É possível dizer que os serviços públicos industriais:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20870Ca
10

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Sobre a Libras pode-se afirmar:

( ) Atribui-se à Libras o status de língua porque ela é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento linguístico de poder e força.
( ) Embora possua todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demande prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua, a LIBRAS se distingue do Português, como língua oral.
( ) A diferença básica entre as duas modalidades de língua não está, porém, no uso do aparelho fonador ou no uso das mãos no espaço, e sim em certas características da organização fonológica das duas modalidades: a linearidade, mais explorada nas línguas orais, e a simultaneidade, que é a característica básica das línguas de sinais.

Identificando-se como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmações, temos na sequência:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11868Ca