Intérprete de libras

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01

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial:

  • pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
  • pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.
  • pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir.
  • pelas postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.
  • pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem.
  • pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda.

São itens corretos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11883Ca
02

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Integrar os portadores de necessidades especiais na escola regular (inclusão) não significa apenas colocá-lo na classe comum. Exige dos educadores uma mudança de atitude, de superação de preconceitos para que passem a ver esse educando sobre outra perspectiva. Educação inclusiva supõe:

1- O abandono de modalidades educacionais e práticas pedagógicas que ainda enfatizam apenas suas incapacidades, seus aspectos desviantes e não o que têm de semelhante aos demais.
2- A eliminação do conceito de que são pessoas estigmatizadas, sem voz própria, normalmente representados por terceiros.
3- A adoção de métodos didático-pedagógicos e recursos apropriados de aprendizagem e avaliação para esses educandos em classe comum, garantindo de que não haverá rebaixamento dos padrões de ensino ou prejuízo para os considerados normais.

Atendem ao enunciado, os itens:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11860Ca
03

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Dentre os diferentes tipos de Identidades Surdas descritos por Perlin, em 1998, qual deles é definido pela dificuldade em identificar-se com o surdo e, seja pelo estereótipo ou pelo desconhecimento?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20887Ca
04

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Identifique o seguinte conceito:

“_______________ é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”

Atende ao enunciado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11866Ca
05

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Promover a integração dos portadores de necessidades especiais na classe da educação regular (inclusão) exige a aplicação de procedimentos didáticos e recursos pedagógicos adequados, dentre os quais não se inclui o de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11859Ca
06

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Identifique as afirmações como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) O Ponto de Articulação (PA) é o lugar onde ocorre a mão configurada para a execução do sinal que pode ser em alguma parte do corpo ou o sinal poderá ser realizado num espaço neutro vertical (ao lado do corpo) ou espaço neutro horizontal (na frente do corpo).
( ) As expressões faciais e/ou corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação é feita pela expressão facial.
( ) A língua dos sinais é universal.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11871Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - De acordo com as ideias do Texto 01, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20849Ca
08

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - De acordo com o decreto Nº 5626/05, a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, exceto nos cursos de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11853Ca
09

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Os cursos superiores de Educação Especial, Fonoaudiologia e de Magistério receberam regulamentação para inclusão do ensino da LIBRAS em sua formação como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20883Ca
10

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A educação especial embora possua em suas linhas gerais os mesmos objetivos da educação comum, utiliza:

1- Metodologias especiais.
2- Alternativas de atendimento diferenciadas.
3- Recursos humanos especializados.
4- Fundamentos específicos que norteiam suas orientações.

É correto o que se afirma em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11858Ca