Intérprete de libras

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(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Integrar os portadores de necessidades especiais na escola regular (inclusão) não significa apenas colocá-lo na classe comum. Exige dos educadores uma mudança de atitude, de superação de preconceitos para que passem a ver esse educando sobre outra perspectiva. Educação inclusiva supõe:

1- O abandono de modalidades educacionais e práticas pedagógicas que ainda enfatizam apenas suas incapacidades, seus aspectos desviantes e não o que têm de semelhante aos demais.
2- A eliminação do conceito de que são pessoas estigmatizadas, sem voz própria, normalmente representados por terceiros.
3- A adoção de métodos didático-pedagógicos e recursos apropriados de aprendizagem e avaliação para esses educandos em classe comum, garantindo de que não haverá rebaixamento dos padrões de ensino ou prejuízo para os considerados normais.

Atendem ao enunciado, os itens:

Código da questão
Q11860Ca

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(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - De acordo com as ideias do Texto 01, assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q20849Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - O Decreto Nº 5626/2005 dispõe o seguinte: “Art. 19. Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissionais com o seguinte perfil”:

I- profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e de educação superior;
II- profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental;
III- profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos.

São itens corretos conforme o decreto:

Código da questão
Q11852Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - A proposta bilíngue traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da segunda.

1- tem como objetivo que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico equivalente ao verificado na criança ouvinte, e que possa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso às duas línguas: a língua de sinais e a língua majoritária.
2- possibilita também que, dada a relação entre o adulto surdo e a criança, esta possa construir uma auto-imagem positiva como sujeito surdo, sem perder a possibilidade de se integrar numa comunidade de ouvintes.
3- a aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo e a língua portuguesa, possibilitará o fortalecimento das estruturas linguísticas, permitindo acesso maior à comunicação.

São afirmações corretas:

Código da questão
Q11878Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Dentre os crimes contra a organização do trabalho, participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, praticando violência contra pessoa ou contra coisa, constitui:

Código da questão
Q20875Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Para o ano eleitoral de 2016, o poder legislativo municipal de Conde apresentará, conforme Legislação Eleitoral consoante com a Lei Orgânica do Município:

Código da questão
Q20864Ca

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - Todos os nomes citados abaixo são deputados federais eleitos pela Paraíba para o quadriênio 2014-2018, EXCETO:

Código da questão
Q20863Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - Sobre a Libras pode-se afirmar:

( ) Atribui-se à Libras o status de língua porque ela é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento linguístico de poder e força.
( ) Embora possua todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demande prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua, a LIBRAS se distingue do Português, como língua oral.
( ) A diferença básica entre as duas modalidades de língua não está, porém, no uso do aparelho fonador ou no uso das mãos no espaço, e sim em certas características da organização fonológica das duas modalidades: a linearidade, mais explorada nas línguas orais, e a simultaneidade, que é a característica básica das línguas de sinais.

Identificando-se como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmações, temos na sequência:

Código da questão
Q11868Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Botucatu/SP - Intérprete de libras) - É incorreto afirmar que a Lei 10.436/2002:

Código da questão
Q11855Ca
10ª

(ADVISE - 2016 - Prefeitura de Conde/PB - Intérprete de libras) - De acordo com o Decreto nº. 5.626/05, para o ensino de LIBRAS, NÃO está apto:

Código da questão
Q20884Ca