Investigador de polícia civil

Prepare-se com questões de Investigador de polícia civil

01

(INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Investigador) - A Lei Complementar nº 46, de 31 de janeiro de 1994, do Estado do Espírito Santo, disciplina os casos em que se dará a VACÂNCIA, a qual ocorrerá EXCETO no caso de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53105Ca
02

(VUNESP - 2018 - PC-BA - Investigador de Polícia) - Ao ato infracional cometido por criança, poderá ser aplicada

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53631Ca
03

(VUNESP - 2018 - PC-BA - Investigador de Polícia) - Algoritmos e desigualdade

Virginia Eubanks, professora de ciências políticas de Nova York, é autora de Automating Inequality (Automatizando a Desigualdade), um livro que explora a maneira como os computadores estão mudando a prestação de serviços sociais nos Estados Unidos. Seu foco é o setor de serviços públicos, e não o sistema de saúde privado, mas a mensagem é a mesma: com as instituições dependendo cada vez mais de algoritmos preditivos para tomar decisões, resultados peculiares – e frequentemente injustos – estão sendo produzidos.

Virginia Eubanks afirma que já acreditou na inovação digital. De fato, seu livro tem exemplos de onde ela está funcionando: em Los Angeles, moradores de rua que se beneficiaram dos algoritmos para obter acesso rápido a abrigos. Em alguns lugares, como Allegheny, houve casos em que “dados preditivos” detectaram crianças vulneráveis e as afastaram do perigo.

Mas, para cada exemplo positivo, há exemplos aflitivos de fracassos. Pessoas de uma mesma família de Allegheny foram perseguidas por engano porque um algoritmo as classificou como propensas a praticar abuso infantil. E em Indiana há histórias lastimáveis de famílias que tiveram assistência de saúde negada por causa de computadores com defeito.Alguns desses casos resultaram em mortes.

Alguns especialistas em tecnologia podem alegar que esses são casos extremos, mas um padrão similar é descrito pela matemática Cathy O’Neill em seu livro Weapons of Math Destruction. “Modelos matemáticos mal concebidos agora controlam os mínimos detalhes da economia, da propaganda às prisões”, escreve ela.

Existe alguma solução? Cathy O’Neill e Virginia Eubanks sugerem que uma opção seria exigir que os tecnólogos façam algo parecido com o julgamento de Hipócrates: “em primeiro lugar, fazer o bem”. Uma segunda ideia – mais custosa – seria forçar as instituições a usar algoritmos para contratar muitos assistentes sociais humanos para complementar as tomadas de decisões digitais. Uma terceira ideia seria assegurar que as pessoas que estão criando e rodando programas de computador sejam forçadas a pensar na cultura, em seu sentido mais amplo.

Isso pode parecer óbvio, mas até agora os nerds digitais das universidades pouco contato tiveram com os nerds das ciências sociais – e vice-versa. A computação há muito é percebida como uma zona livre de cultura e isso precisa mudar.

(Gillian Tett. www.valor.com.br. 23.02.2018. Adaptado)

O pronome Isso, iniciando o último parágrafo, remete

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53535Ca
04

(INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Investigador) - Antônio, Bruno, Carlos, Davi e Elias foram selecionados para participar de um programa de televisão, onde eles deveriam ficar trancados em uma casa por 4 semanas. Sobre esses candidatos, sabemos que 

- os 5 rapazes são de estados diferentes: RJ, SP, SC, ES e PR; - Antônio e o rapaz que mora no RJ ficaram logo amigos; - Antônio não é paulista e nem catarinense; - Elias nasceu no estado do ES; - Carlos torce para o mesmo time do rapaz que mora em SP, enquanto o rapaz carioca torce para o time arquirrival; - o rapaz paulista e Davi jogaram damas.
Considerando as informações apresentadas, de qual estado é o rapaz chamado Davi?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53010Ca
05

(VUNESP - 2018 - PC-BA - Investigador de Polícia) - Sobre as disposições gerais aplicáveis aos crimes contra o patrimônio, previstas nos artigos 181 a 183 do Código Penal, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53590Ca
06

(VUNESP - 2018 - PC-BA - Investigador de Polícia) - Sobre a territorialidade e a extraterritorialidade da lei penal, previstas nos artigos 5° e 7° do Código Penal, assinale a alternativa correta

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53626Ca
07

(INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Investigador) - Sobre jurisdição e competência, assinale a alternativa integralmente de acordo com o que prescreve o Código de Processo Penal.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53069Ca
08

(INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Investigador) - Assinale a alternativa correta de acordo com o que disciplina a Constituição Federal acerca dos direitos e garantias fundamentais.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53087Ca
09

(VUNESP - 2018 - PC-BA - Investigador de Polícia) - De acordo com o Código de Processo Penal, é vedada a decretação da prisão preventiva se a autoridade judiciária constatar que o agente

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53562Ca
10

(INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Investigador)O princípio pelo qual a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos, denomina-se

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53108Ca