Jornalista

Prepare-se com questões de Jornalista

01
O desenvolvimento das pesquisas sobre comunicação levou a um reconhecimento do papel do receptor.
A corrente teórica que se enquadra nesse ponto de vista é
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q454Ca
02

(CESGRANRIO - 2008 - TJ/RO - Jornalista) - O surgimento das mídias digitais alterou a forma como as pessoas se comunicam. Sobre essas mídias, é INCORRETO afirmar que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26079Ca
03

(Fepese - 2010 - Camara Balneário Camboriú) Sobre sugestões de pauta enviadas aos veículos de comunicação, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1849Ca
04
Ao imprimir fotografias, é preciso decompor as cores em pequenos pontos que, variando de tamanho e cor, misturam-se em nossa visão, criando a sensação de volume, textura, profundidade, etc. Esses pontos são chamados de
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q456Ca
05

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - Não é uma das características básicas do texto jornalístico:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46284Ca
06

(Gestão de Concursos - 2016 - Câmara de Itabirito/MG - Jornalista) - Relacione as principais teorias do jornalismo na COLUNA I com os aspectos que retratam seus conceitos na COLUNA II.

COLUNA I

1. Teoria estruturalista
2. Teoria do gatekeeper
3. Teoria do espelho
4. Teoria organizacional

COLUNA II

( ) Processo de produção da informação é concebido como uma série de escolhas, no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos portões.

( ) Os jornalistas são simples mediadores que reproduzem o acontecimento.

( ) O campo jornalístico é encarado como um espaço de reprodução da ideologia dominante, não havendo lugar para o jornalismo de investigação.

( ) Os pontos de vista da direção da empresa jornalística chegam a controlar o trabalho do jornalista.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46319Ca
07

(INTELECTUS - 2014 - SESC/AP - Jornalista) - Nos termos da Constituição Cidadã de 1988, considere os itens abaixo:

I. Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos exclusivos dos cidadãos natos.

II. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

III. Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

IV. A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

V. A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Estão inteiramente CORRETOS os itens:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9182Ca
08

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Em uma situação de crise numa organização, a assessoria de imprensa desempenha um importante papel de comunicação com a imprensa e o público. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18131Ca
09

(Gestão de Concursos - 2016 - Câmara de Itabirito/MG - Jornalista) - Relacione os principais elementos das narrativas digitais da COLUNA I com os aspectos que retratam seus conceitos na COLUNA II.

COLUNA I

1. Mídia
2. Ação
3. Relacionamento
4. Contexto

COLUNA II

( ) Capacidade de dar conteúdo adicional,remetendo a outros materiais. Pode ser fornecido por meio de links com textos já publicados sobre o mesmo assunto.

( ) Refere-se a dois aspectos distintos: o movimento do próprio conteúdo e o movimento requerido pelo usuário. O conteúdo pode ser estático ou dinâmico; ativo ou passivo. Pode prever também a combinação de ambos.

( ) Seu conteúdo se desenvolve por meio de uma narrativa que pode ser: texto, vídeo e animação, que podem ser usados sozinhos ou combinados.

( ) Esse elemento é versátil. É possível interagir com o conteúdo sem ficar limitado a ler, assistir ou ouvir, desde que seu conteúdo seja aberto. Dá ao usuário um certo tipo de experiência com o conteúdo.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46314Ca
10

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1830Ca