Jornalista

Prepare-se com questões de Jornalista

(CESGRANRIO - 2008 - TJ/RO - Jornalista) - Entre as teorias acerca da ética jornalística, há uma base comum que pode ser mais bem caracterizada pelas idéias de

Código da questão
Q26077Ca

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Sobre o processo de produção da pauta em jornalismo, analise as afirmativas.

I - Permite o planejamento de uma edição jornalística.

II - Passa por uma filtragem preliminar das informações que chegam à redação.

III - Define tempo ou espaço para a produção da reportagem.

IV - Sugere um roteiro de apuração rígido e apresenta parte do texto final do repórter.

Está correto o que se afirma em

Código da questão
Q18122Ca

(CESGRANRIO - 2008 - TJ/RO - Jornalista) - A aferição do retorno de imagem é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo. Muitos instrumentos podem se utilizados para isso, sendo o principal deles o

Código da questão
Q26098Ca

(Funcab - 2010 - DER/RO) Identifique a afirmativa que está de acordo com a Lei de Imprensa, datada de 1967, que rege a Comunicação Pública no Brasil.

Código da questão
Q1864Ca

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses
elementos

Código da questão
Q1812Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Em todo esse trecho do artigo, está presente um tom firme de crítica. Sobre essa presença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A primeira menção de crítica está na interrogativa Por que, então, o Brasil é tão cruel com seus doentes?, constante do primeiro parágrafo.

( ) Nos três parágrafos, a autora apresenta marcas linguísticas para expressar que a referida crise não acontece no Brasil há pouco tempo.

( ) A ideia de que a referida crise não é atual está no segundo parágrafo apenas, no trecho não é novidade a falta de médicos, leitos, remédios e equipamentos.

( ) No terceiro parágrafo, foi ampliado o alcance da crítica à crise brasileira que, antes, era citada somente na Saúde.

( ) A crítica no final do trecho volta-se aos políticos que, segundo a articulista, dedicam-se à vida real, posto que se enriquecem no poder.

Assinale a sequência correta.

Código da questão
Q18104Ca

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - Anuncia o fato através do discurso direto:

Código da questão
Q46289Ca

(Fepese - 2010 - Camara Balneário Camboriú) Para transmitir aos meios de comunicação informações sobre o trabalho legislativo, um jornalista que trabalha em uma Câmara Municipal pode consultar informações sobre os contatos nesses veículos, consultando
um(a):

Código da questão
Q1862Ca

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - É a entrevista por excelência, em que entrevistado e jornalista constroem o tom da conversa:

Código da questão
Q46288Ca
10ª

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(INTELECTUS - 2014 - SESC/AP - Jornalista) - A semântica é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua dentro de um contexto. Dessa forma, no fragmento seguinte temos: “...o fenômeno está ligado a uma mudança no padrão alimentar: maior consumo de produtos industrializados em detrimento de opções mais saudáveis como frutas e legumes.” A ideia expressa pelo vocábulo “detrimento” é de:

Código da questão
Q9164Ca