Jornalista

Prepare-se com questões de Jornalista

01

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - Notícia inverídica publicada na imprensa na tentativa de furar os concorrentes:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46297Ca
02
Ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, onde os portais surgiram a partir de sites de busca, no Brasil, as empresas jornalísticas foram pioneiras no lançamento de sites de conteúdo, sendo que alguns até já nasceram dentro da concepção de portais. Nesse quesito, o primeiro a lançar um site jornalístico, em 1995, no Brasil, foi
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q466Ca
03
Uma campanha destinada à ampla conscientização da população sobre uma nova política pública, seja ela sobre saúde, educação ou de respeito ambiental, requer o uso de propaganda oficial com o uso de diversas peças publicitárias. Quais peças são mais adequadas para atingir toda a população brasileira?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q465Ca
04
Editorial é um texto jornalístico que possui características muito peculiares e não segue o padrão exigido para a redação de uma matéria. Qual o ponto que torna o texto do editorial mais distante do texto jornalístico?
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q464Ca
05

(Fepese - 2010 - Camara Balneário Camboriú) Sobre o trabalho de clipagem eletrônica, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1844Ca
06

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) Na divulgação de um evento que irá acontecer na empresa, a assessoria de imprensa

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1836Ca
07

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1830Ca
08
Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.

I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.
II - Foca - repórter novato e inexperiente.
III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.
IV - Suíte - repercussão de um fato.
V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.
VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.

As gírias estão corretamente definidas em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q467Ca
09

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - É dever do jornalista, segundo nosso Código de Ética:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46294Ca
10

(Funcab - 2010 - DER/RO) Constantemente, a sociedade é bombardeada por veículos de comunicação de massa, que agem como
controladores de ações, atitudes e opiniões. A interferência desses órgãos sobre os pensamentos das pessoas muitas vezes forma grupos, que podem evoluir para públicos. Sobre a opinião pública, pode-se afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1867Ca