Jornalista

Prepare-se com questões de Jornalista

01

(INTELECTUS - 2014 - SESC/AP - Jornalista) - Conhecido como um processo comunicativo linear, o paradigma proposto tinha como foco o cálculo da medição da informação contida na mensagem para determinar a escolha do canal a ser utilizado. Esse modelo conhecido por:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9178Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(INTELECTUS - 2014 - SESC/AP - Jornalista) - Observe atentamente o trecho abaixo: “Toda saudade é uma espécie de velhice. Talvez, então, a melhor coisa seria contar a infância não como um filme em que a vida acontece no tempo...” A ideia expressa pelo uso do conectivo então, segundo o contexto em que está inserido, é de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q9158Ca
03

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Recurso muito utilizado no telejornalismo que consiste na gravação aleatória da opinião das pessoas sobre determinado assunto com objetivo de polêmica, suscitar um tema ou avaliar um fato. No jargão jornalístico, trata-se de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18118Ca
04
A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses elementos
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q452Ca
05

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Sobre os procedimentos do repórter na entrevista, analise as afirmativas.

I - A utilização de gravador nas entrevistas exime o repórter da necessidade de anotações.

II - O roteiro de perguntas é dispensável quando o repórter tem uma boa pesquisa sobre o entrevistado.

III - Toda entrevista tem um foco sobre o qual serão direcionadas as principais perguntas do repórter.

IV - É aconselhável que o repórter faça longa introdução do assunto, antes da pergunta, para situar melhor o entrevistado sobre o conteúdo a ser respondido.

Está correto o que se afirma em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18128Ca
06

(CESGRANRIO - 2008 - TJ/RO - Jornalista) - Um dos mecanismos mais eficientes de comunicação, utilizado pelas assessorias de imprensa, é a entrevista coletiva, que deve ser convocada com parcimônia. Para o êxito da entrevista, que ações importantes as assessorias devem realizar?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q26105Ca
07

(Gestão de Concursos - 2016 - Câmara de Itabirito/MG - Jornalista) - Leia o trecho a seguir.

São compreendidos e potencializados pela rede e parte da dinâmica social desses ambientes de propagação de informações. Jogos, vídeos, imagens são alguns de seus exemplos. Tal conceito em referência foi cunhado por Richard Dawkins em 1976. Segundo Recuero (2009), ese conceito refere-se a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q46313Ca
08

(Fepese - 2010 - Camara Balneário Camboriú) Para transmitir aos meios de comunicação informações sobre o trabalho legislativo, um jornalista que trabalha em uma Câmara Municipal pode consultar informações sobre os contatos nesses veículos, consultando
um(a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1862Ca
09
Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.

I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.
II - Foca - repórter novato e inexperiente.
III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.
IV - Suíte - repercussão de um fato.
V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.
VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.

As gírias estão corretamente definidas em
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q467Ca
10

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Sobre o critério de Notoriedade para a seleção de acontecimentos com potencial para serem transformados em notícia, assinale a afirmativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q18135Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »