Matemática – Nível Superior

Prepare-se com questões de Matemática

  1. Código da questão: Q999Ca
    Considere a seguinte afirmação:
    Uma melancia pesa 3 kg mais meia melancia.

    Podemos, então, concluir que uma melancia e meia pesa
  2. Código da questão: Q1105Ca
    De fevereiro para março, o preço de uma mercadoria sofreu aumento de 20%. De março para abril o preço dessa mercadoria sofreu uma queda de 5%. Nas condições dadas, comparando-se o preço da mercadoria em fevereiro (antes do aumento) com o de abril (após a queda), é correto dizer que houve um aumento de
  3. Código da questão: Q858Ca

    Telma aplicou determinada quantia à taxa anual de 30%, durante 8 meses, em regime de juros simples. Essa aplicação produziu um montante de R$1.500,00.
    Assinale a opção que apresenta o capital aplicado por Telma.

  4. Código da questão: Q998Ca
    Marcelo trabalha como tipógrafo em uma gráfica. Para numerar as páginas de um livro de grosso volume, utilizou 2.989 algarismos. Nestas condições, podemos dizer que este livro possui
  5. Código da questão: Q737Ca
    A média harmônica de dois números é o inverso da média aritmética dos inversos desses números. Se a média harmônica das raízes da equação 8x²+px+p+17=0  é igual a 3/7, então,
  6. Código da questão: Q738Ca
    Suponha que o preço da ação de uma empresa tenha sofrido as seguintes variações sucessivas no primeiro trimestre de um determinado ano: em janeiro, aumentou 12%; em fevereiro, sofreu uma redução de 8%; e, em março, uma redução de 4%, sempre em relação ao mês anterior.
    Considerando-se essas variações, ao final do trimestre, em relação ao preço original, a ação
  7. Código da questão: Q854Ca
    Uma pesquisa foi realizada com 250 alunos acerca da preferência entre álgebra e geometria. Constatou-se que 10 alunos gostam das duas matérias, 42 gostam de geometria e 187 não gostam de nenhuma dessas duas matérias.
    Considerando os resultados dessa pesquisa,  assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q739Ca
    Em uma determinada turma, a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, é igual a 1/3 e, em outra turma, com o mesmo número de alunos, essa razão é 3/2. Quando juntaram as duas turmas para assistir a um filme, os professores das duas turmas perceberam que a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, passou a ser igual a
  9. Código da questão: Q740Ca
    Para a realização de um trabalho, um professor necessitava dividir uma turma de 12 alunos em 4 grupos, todos com o mesmo número de alunos. Para isso, ele selecionou 4 alunos que deveriam escolher seus outros parceiros de grupo.
    Tendo sido escolhidos os 4 alunos, de quantas maneiras diferentes essa divisão pode ser completada?
  10. Código da questão: Q856Ca

    Dois irmãos aplicaram R$100,00 em regime de juros compostos. Um deles aplicou durante 1 ano à taxa de 24% ao ano. O outro aplicou durante 12 meses à taxa de 2% ao mês.
    Com base nos dados apresentados, assinale a opção correta.