Médico anestesista

Prepare-se com questões de Médico anestesista

01

(CONPASS - 2016 - Prefeitura de Caaporã/PB - Médico anestesista) - No choque hipovolêmico, é incorreto afirmar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43703Ca
02

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Médico anestesista) - O uso do bloqueio peridural está sujeito aos mesmos riscos e benefícios aplicados a qualquer técnica anestésica; assim, sua indicação deve ser criteriosa e o risco/benefício da técnica analisado caso a caso. NÃO se refere a uma contraindicação absoluta para realizar o bloqueio peridural:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43676Ca
03

(CONSULPLAN - 2015 - HOB - Médico anestesista) - A dopamina é uma amina simpaticomimética, precursora da epinefrina e da norepinefrina nos terminais nervosos e suprarrenais, com efeitos sistêmicos e regionais mediados diretamente pelos receptores dopaminérgicos, receptores adrenérgicos α1 e β1. Seus efeitos são dose‐dependentes. Em doses mais elevadas (> 10 µg . kg ̶1 . min ̶1), a dopamina promove a ativação preferencial de quais receptores?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47938Ca
04

(CONSULPLAN - 2015 - HOB - Médico anestesista) - Para calcular a mortalidade infantil e a mortalidade materna, os óbitos de menores de um ano ou mulheres gestantes, divide‐se por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47908Ca
05

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Matinhos/PR - Médico anestesista) - Sobre a probabilidade dos testes, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Medida da probabilidade de diagnosticar corretamente um não caso ou seja, de que o teste detecte como saudável (“negativo”) um indivíduo realmente saudável.

2. Medida da probabilidade de diagnosticar corretamente um caso; ou seja, de que o teste detecte como doente (“positivo”) um indivíduo realmente doente.

3. Medida da probabilidade de que a doença esteja ausente em um indivíduo no qual o resultado de um teste diagnóstico foi negativo.

4. Medida da probabilidade de que a doença esteja presente em um indivíduo no qual o resultado de um teste diagnóstico foi positivo.

( ) Valor preditivo positivo.
( ) Valor preditivo negativo.
( ) Especificidade.
( ) Sensibilidade.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14827Ca
06

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Matinhos/PR - Médico anestesista) - É atribuição da Vigilância Sanitária:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14811Ca
07

(CONSULPLAN - 2017 - Prefeitura de Sabará/MG - Médico anestesista) - A cesariana é o método recomendado para o parto de todas as parturientes com placenta prévia. De preferência deve ser realizada de forma eletiva. Sobre as técnicas anestésicas em casos de placenta prévia, analise as afirmativas a seguir.

I. A anestesia regional (peridural ou raquianestesia) é a técnica de escolha em presença de sangramento intenso e instabilidade hemodinâmica, devendo ser realizada com a sequência de indução rápida.

II. Anestesia geral é a técnica de escolha em pacientes com placenta prévia que se encontram estáveis e em normovolemia.

III. A manutenção da anestesia depende da estabilidade cardiovascular materna. A anestesia deve ser mantida com opiodes (fentanil) e administração de halogenados e óxido nitroso (este somente após o nascimento do concepto), dependendo da recuperação do estado cardiovascular materno. Na impossibilidade de administrar agentes inalatórios, deve-se assegurar hipnose com utilização de benzodiazepínicos.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43680Ca
08

(MOURA MELO - 2012 - Prefeitura de Ribeirão Pires/SP - Médico anestesista) - Uma geladeira sofre dois descontos sucessivos, o primeiro de 3% e o segundo de 5%. Que taxa única de desconto que daria o mesmo valor líquido?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21270Ca
09

(MOURA MELO - 2012 - Prefeitura de Ribeirão Pires/SP - Médico anestesista) - Sobre os recursos do Sistema Único de Saúde SUS, analise as afirmativas e aponte a alternativa correta:

I. O orçamento da Seguridade Social destinará ao Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em propostas elaboradas pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da previdência social e da assistência social, tendo em vista as metas e as prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

II. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de ajuda, contribuições, doações e donativos, entre outros, exceto as rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21248Ca
10

(UFPR - 2015 - Prefeitura de Matinhos/PR - Médico anestesista) - Em relação à obesidade, considere as seguintes afirmativas:

1. O modo de viver da sociedade moderna tem determinado um padrão alimentar que, aliado ao sedentarismo, em geral é desfavorável à saúde da população.

2. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição aponta a obesidade como um dos grandes desafios do contexto atual e suas diretrizes norteiam a organização do cuidado integral ao indivíduo com sobrepeso e obesidade.

3. As prevalências de sobrepeso e obesidade cresceram de maneira importante nos últimos 30 anos.

4. No Brasil, cerca de 30% dos adultos apresentam obesidade e cerca de metade da população maior de 30 anos apresenta excesso de peso.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14824Ca