Médico clínico geral

Prepare-se com questões de Médico clínico geral

01

(CESPE - 2012 - TJ/RO - Médico clínico geral) - A medida sérica das aminotransferases indica, com efetividade, a presença de doenças hepáticas. Com base nesse assunto, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46949Ca
02

(IDECAN - 2015- Prefeitura de Baependi/MG - Médico clínico geral) - A anemia ferropriva refere‐se a um distúrbio caracterizado por anemia e evidências claras de carência de ferro. A respeito da anemia ferropriva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A terapia transfusional é reservada para os indivíduos que apresentam sintomas de anemia, instabilidade cardiovascular e perda contínua e excessiva de sangue de qualquer origem, bem como para os que necessitam de intervenção imediata.

(     ) No paciente assintomático com anemia ferropriva estabelecida, o tratamento com ferro oral costuma ser adequado, em que há múltiplas preparações disponíveis, que incluem desde sais de ferro simples até compostos de ferro complexos desenvolvidos para liberação prolongada em todo o intestino delgado.

(     ) A queilose e a coiloníquia constituem sinais de deficiência avançada de ferro tecidual.

A sequência está correta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21640Ca
03

(PROGEP - 2016 - UFES - Médico clínico geral) - Para efeito de remoção do servidor público federal, por motivo de acompanhamento de pessoa doente na família, consideram-se pessoas da família

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46978Ca
04

(PROGEPE/UFPR - 2014 - UNILA - Médico clínico geral) - Com relação aos distúrbios do sono, é correto afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12849Ca
05

(CESPE - 2012 - TJ/RO - Médico clínico geral) - Na avaliação clínica dos distúrbios acidobásicos, o diagnóstico diferencial das causas dos distúrbios pode ser obtido empregandose, entre outras ferramentas, o cálculo do hiato aniônico (âniongap). Pacientes cujo índice de hiato aniônico é usualmente normal apresentam acidose metabólica causada por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46960Ca
06

(CESPE - 2012 - TJ/RO - Médico clínico geral) - A suspeita clínica de tromboembolismo pulmonar baseia-se na identificação de fatores de risco e sua confirmação exige a confirmação do trombo ou de seus efeitos fisiopatológicos. Assinale a opção correspondente ao achado em exame complementar que confirma o diagnóstico dessa enfermidade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46958Ca
07

(UFPR - 2017 - PROGEPE - Médico clínico geral) - Homem de 45 anos inicia com dor, aumento de volume e rubor na articulação do tornozelo direito. É o primeiro episódio. Hipertenso em uso de clortalidona 25 mg ao dia. Foi realizada aspiração com agulha da articulação envolvida e observados cristais intensamente birrefringentes. A contagem de células no líquido sinovial se encontrava elevada. Cultura foi negativa. Qual a hipótese diagnóstica?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45657Ca
08

(UFPR - 2017 - PROGEPE - Médico clínico geral) - Com relação aos fatores envolvidos na etiologia das pneumonias, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Diálise crônica.
2. Uso de antibióticos nos últimos 3 meses.
3. Cruzeiro marítimo nas últimas 2 semanas.
4. Abscesso pulmonar.
5. Contato com pássaros.

( ) Anaeróbios orais.
( ) Chlamydia psittaci.
( ) Pseudomonas aeruginosa.
( ) MRSA.
( ) Legionella.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45646Ca
09

(PROGEP - 2016 - UFES - Médico clínico geral) - Bianca, 32 anos, nutricionista, branca, apresentou quadro de adinamia, hiporexia, fraqueza, mal estar, colúria e acolia fecal. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 6,5 mg/dL (bilirrubina direta = 5,2 mg/dL e bilirrubina indireta = 1,3 mg/dL), aspartato aminotransferase (AST) de 825 U/L e alanina aminotransferase (ALT) de 1340 U/L. Com esses exames, foi feito o diagnóstico de hepatite aguda. Sobre esse diagnóstico, é CORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46967Ca
10

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Médico clínico geral) - A pancreatite aguda (PA) é, na maioria dos casos, uma doença inflamatória, autolimitada e que se resolve com medidas clínicas. Todavia, a presença de necrose pancreática e peripancreática, associada à infecção, é potencialmente grave e pode demandar cuidados e abordagens especializadas. Para auxiliar mo prognóstico desta patologia, um exame útil é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43666Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »