Médico clínico geral

Prepare-se com questões de Médico clínico geral

01

(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico clínico geral) - A Manobra de Heimlich pode salvar vidas. Assinale a alternativa incorreta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34896Ca
02

(ACAPLAM - 2007 - Prefeitura de São Tomé/RN - Médico clínico geral) - Não se inclui(em) entre os critérios para a classificação diagnóstica do lupus eritematoso sistêmico:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43653Ca
03

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Médico clínico geral) - O infarto do miocárdio consiste em necrose irreversível do miocárdio, que resulta em geral de trombose numa lesão pré -existente da parede vascular ou rotura de uma placa aterosclerótica em uma artéria coronária importante. A princípio ocorre isquemia, e se esta for grave e prolongada, segue-se o infarto do miocárdio, cuja extensão depende da artéria coronária obstruída, do grau de circulação colateral e das exigências de oxigênio do tecido suprido pela artéria. Em todos os indivíduos suspeitos de IAM são recomendadas as medidas das atividades das enzimas cardioespecíficas e de testes nãoenzimáticos (quando disponíveis) nas primeiras 48 h após o infarto. Em muitos pacientes o eletrocardiograma (ECG) fornece evidências inequívocas do infarto. Entretanto, muitas vezes é possível encontrar dificuldades em interpretá-los, especificamente na presença de arritmias, além do que, o ECG não se apresenta sempre anormal em pacientes enfartados recentemente. Por outro lado, a avaliação enzimática pode estabelecer uma indicação da extensão do infarto e, assim, estabelecer prognósticos. Considerando os marcadores enzimáticos para o infarto agudo do miocárdio, marque a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43668Ca
04

(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico clínico geral) - É correto afirmar a respeito da MEDULA ÓSSEA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34899Ca
05

(CESPE - 2012 - TJ/RO - Médico clínico geral) - Um homem de vinte e seis anos de idade apresenta, havia um ano, dor epigástrica precipitada pela ingesta de alimentos associada a empachamento pós-prandial, pirose e eructações.

A respeito da investigação diagnóstica do quadro clínico descrito, assinale a opção correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46950Ca
06

(UFPR - 2017 - PROGEPE - Médico clínico geral) - Com relação ao diagnóstico de diabetes mellitus, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes critérios:

( ) Sintomas de diabetes + glicemia aleatória >/= 200 mg/dl.
( ) Glicemia de jejum >/= 150 mg/dl.
( ) Hemoglobina glicada >/= 6,5%.
( ) Glicemia 2 horas após teste de tolerância à glicose >/= 100 mg/dl.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q45642Ca
07

(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico clínico geral) - Hepatite B em sua fase ativa pode apresentar um ou mais sinais clínicos e/ou resultados laboratoriais, podese relacionar corretamente, EXCETO?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34902Ca
08

(IDECAN - 2016 - Prefeitura de Marilândia/ES - Médico clínico geral) - Em relação às formas de Fibrilação Atrial (FA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Na FA permanente, a cardioversão elétrica ou farmacológica é pouco eficaz na reversão a ritmo sinusal.
(     ) Na FA paroxística, frequentemente há reversão espontânea para ritmo sinusal.
(     ) Na FA persistente, em geral, a interrupção da FA exige cardioversão elétrica e/ou farmacológica.

A sequência está correta em

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q45673Ca
09

(ACAPLAM - 2007 - Prefeitura de São Tomé/RN - Médico clínico geral) - Na definição de caso de AIDS uma das maiores pontuações no escore diagnóstico é atribuída a (ao):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43657Ca
10

(IMA - 2016 - Prefeitura de Água Doce do Maranhão/MA - Médico clínico geral) - A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria e afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. Para o seu diagnóstico é necessário:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43672Ca