Médico ecografista

Prepare-se com questões de Médico ecografista

01

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Médico ecografista) - Analise as assertivas seguintes em relação ao estudo Doppler de segundo e terceiro trimestre e aspectos hemodinâmicos fetoplacentários:

I. A manutenção da incisura protodiastólica após as vinte e seis semanas gestacionais, representa má adaptação circulatória materna e risco aumentado para desenvolver Doença Hipertensiva Específica da Gestação e/ou Restrição de Crescimento Intra Uterino.

II. Com relação ao ducto venoso, a presença de contração atrial zero ou reversa, na análise de seu espectro de onda, ocorre em fetos com comprometimento extremo e são indicativos de descompensação fetal e óbito fetal iminente.

III. A presença de pulsatilidade da veia umbilical após as quinze semanas gestacionais, não apresenta validade para analisar prognósticos de bem estar fetal.

Quais estão INCORRETAS?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43165Ca
02

(ESPP - 2008 - Prefeitura de Valinhos/SP - Médico ecografista) - Em paciente com quadro clínico de abdômen agudo, o sinal de “Rigler” indica:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q16015Ca
03

(OBJETIVA - 2014 - Prefeitura de Chapecó/SC - Médico ecografista) - Assinalar a alternativa que apresenta uma característica dos nódulos benignos tireoidianos encontrada no exame de ultrassom com Doppler:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23193Ca
04

(ESPP - 2008 - Prefeitura de Valinhos/SP - Médico ecografista) - Em mulher jovem observou-se em radiografia simples a presença de calcificação irregular na pelve, circundada por formação arredondada transparente de contorno bem definido. Ao exame ultrassonográfico as formações se confundem com o intestino e são de visualização difícil. Os achados correspondem a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q16005Ca
05

(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico ecografista) - São diretrizes do Sistema de Saúde, preconizadas pela Constituição Federal de 1988.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43189Ca
06

(ESPP - 2008 - Prefeitura de Valinhos/SP - Médico ecografista) - Ao poder público cabe, segundo a Lei Orgânica de Valinhos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q16003Ca
07

(ESPP - 2008 - Prefeitura de Valinhos/SP - Médico ecografista) - Não servem como diagnóstico de morte fetal:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q16007Ca
08

(FUNDATEC - 2014 - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - Médico ecografista) - Segundo o § 3º do artigo 6º da referida Lei, entende-se por saúde do trabalhador, para fins da referida lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo, entre outras:

I. A assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.

II. A avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.

III. O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

IV. A participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.

Quais estão corretas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43155Ca
09

(OBJETIVA - 2014 - Prefeitura de Chapecó/SC - Médico ecografista) - Na infecção aguda (fase precoce) por vírus da hepatite B, os marcadores sorológicos HBsAg, anti-HBs e HBeAg caracterizam-se, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23183Ca
10

(OBJETIVA - 2014 - Prefeitura de Chapecó/SC - Médico ecografista) - Em relação à tuberculose, assinalar a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23178Ca