Médico geriatra

Prepare-se com questões de Médico geriatra

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de Criciúma/SC - Médico geriatra) - Analise as afirmativas abaixo:

1. O Brasil, um país de proporções continentais, tem a maior diversidade biológica do planeta.

2. Cerca de 50% do território brasileiro é considerado como área de preservação ambiental.

3. O crescimento da população e o desenvolvimento econômico fazem crescer a pressão sobre a utilização dos recursos naturais.

4. O desenvolvimento sustentável é o grande desafio para a sociedade e o governo brasileiros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.

Código da questão
Q14375Ca

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de Criciúma/SC - Médico geriatra) - No Brasil, como no resto do mundo, a AIDS assumiu uma característica endêmica. Entretanto seu perfil epidemiológico de transmissão vem mudando nos últimos anos.

Assinale a alternativa que apresenta o perfil epidemiológico atual de transmissão do HIV-AIDS.

Código da questão
Q14392Ca

(NUBES - 2015 - Prefeitura de Massaranduba/SC - Médico geriatra) - Dor é causa comum que leva à procura de tratamento médico. O sucesso do tratamento depende da identificação da causa de base do processo álgico. Sobre a avaliação da dor, analise as afirmativas a seguir.

I. Acredite na queixa do paciente. Qualquer dor que gere impacto na qualidade de vida deve ser vista como um problema.

II. Em caso de pacientes com déficit cognitivo ou de linguagem, os cuidadores devem ser entrevistados.

III. O exame físico deve ser evitado, a fim de poupar o paciente do estímulo álgico.

Assinale:

Código da questão
Q28974Ca

(FEPESE - 2014 - Prefeitura de Criciúma/SC - Médico geriatra) - A guia Correspondências do MS Word 2013 em português tem dentre suas atribuições:

Código da questão
Q14379Ca

(SELETRIX - 2012 - Prefeitura de Presidente Prudente/SP - Médico geriatra) - Um homem de 78 anos de idade procura Unidade Básica de Saúde pois é voluntário no hospital local e necessita realizar teste tuberculínico anualmente. Teste cutâneo para tuberculose (PPD feito há um ano atrás, quando ele começou as atividades, teve com resultado 4 milímetros de enduração e interpretado como negativo. Na repetição do teste agora obteve 16 mm de enduração. Ele não tem sintomas e radiografia do tórax é negativa. Ele não utiliza medicamento algum.A conduta preconizada é:

Código da questão
Q20180Ca

(SELETRIX - 2012 - Prefeitura de Presidente Prudente/SP - Médico geriatra) - Mulher de 85 anos de idade é trazida à consulta pela filha. A filha relata que a paciente tem há 12 meses alucinações visuais de crianças quando está sozinha em um quarto. Às vezes ela fica perturbada e agitada por essas alucinações. Sua família também observa que ela está tendo mais dificuldade para caminhar, e às vezes tem tremores nas mãos quando ela senta-se calmamente. Ela tem uma história de 9 meses de perda de memória para acontecimentos recentes com dificuldade para achar certas palavras e preparar as refeições. Ao exame apresenta rigidez tipo roda denteada os braços e tremores em repouso. O diagnóstico provável é:

Código da questão
Q20169Ca

(IBC - 2015 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico geriatra) - No paciente idoso a classe de medicamentos anti-hipertensivos que pode precipitar bloqueio atrioventricular, prejudicar a tolerância ao exercício e causar depressão, e que assim deve ser empregada com cautela é:

Código da questão
Q22230Ca

(UFPR - 2012 - Prefeitura de Araucária/PR - Médico geriatra) - Na atualidade, o tratamento farmacológico preconizado para a demência de Alzheimer são as substâncias:

Código da questão
Q28969Ca

(IBC - 2015 - Prefeitura de Carapicuíba/SP - Médico geriatra) - Carapicuíba tem diversos comércios e bancos e conta com um incipiente parque industrial. O destaque maior na geração de empregos e renda é:

Código da questão
Q22240Ca
10ª

(UFPR - 2012 - Prefeitura de Araucária/PR - Médico geriatra) - Na demência de Alzheimer, encontramos:

Código da questão
Q28967Ca