Médico neurologista

Prepare-se com questões de Médico neurologista

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Considere o seguinte texto para responder:

Uma mulher de 21 anos de idade, obesa, apresenta cefaleia unilateral alternante há quatro anos, com dois episódios por semana, durando 12 horas e com forte intensidade.

A melhor estratégia terapêutica é:

Código da questão
Q21455Ca

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Para responder às questões utilize o caso abaixo.

Mulher de 22 anos é encaminhada a serviço neurológico de urgência devido a alteração no exame oftalmológico. Refere cefaleia há 01 mês, associada a turvação visual intermitente. Realizados exames diagnósticos e iniciada terapia com acetazolamida com melhora dos sintomas.

Tendo em vista a história clínica e tratamento proposto, os exames que foram realizados e o diagnóstico provável da paciente são:

Código da questão
Q12566Ca

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Sobre a doença de Werdnig-Hoffman , marque a alternativa INCORRETA:

Código da questão
Q32622Ca

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico neurologista) - A superdosagem de anticolinesterásicos pode causar um excesso de acetilcolina da fenda sináptica, levando ao bloqueio de despolarização dos receptores, tendo como resultado uma disfunção da transmissão neuromuscular. As fasciculações tornam-se prováveis.

Esta descrição é compatível com:

Código da questão
Q49345Ca

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Em relação às Cefaléias primárias, marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( ) O diagnóstico de enxaqueca pode ser confundido com o de cefaleia causada por sinusite, tendo em vista que alguns dos sintomas oculares e nasais podem dificultar a interpretação diagnóstica. A sinusite crônica é a causa mais comum de cefaleia.

( ) A cefaléia tensional é caracterizada pelos pacientes como “um sintoma normal ou comum”, levando à automedicação e, consequentemente, a não procura de assistência médica, porém esta pode ser incapacitante e durar várias horas.

( ) As enxaquecas ou migrâneas são mais frequentes em mulheres do que em homens, seu rastreamento na atenção primária pode ser feito utilizando três questões que abordem os seguintes aspectos: limitação das atividades habituais, náusea e fotofobia.

( ) Exames laboratoriais e eletrofisiológicos, incluindo o exame do líquor, auxiliam no diagnóstico das cefaleias, devido a alta sensibilidade, assim como a tomografia computadorizada, a ressonância nuclear magnética, a angiografia, entre outros.

Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Código da questão
Q32612Ca

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Relacione o tipo de hematoma à especificação:

(1) Hematoma epidural.
(2) Hematoma subdural.
(3) Hematoma intracerebral.

( ) A intervenção cirúrgica pode ser impossibilitada pela localização inacessível do sangramento e/ou pela falta de uma área nitidamente circunscrita de sangue que possa ser removida.

( ) É considerado uma emergência extrema, podendo o déficit neurológico acentuado, ou mesmo a parada respiratória ocorrer dentro de minutos.

( ) É uma coleção de sangue entre a dura-máter e o cérebro, podendo ser agudo, subagudo ou crônico.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Código da questão
Q32616Ca

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Em relação ao Conselho de Saúde, marque a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q32624Ca

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Um paciente de 60 anos de idade sofreu traumatismo cranioencefálico há 30 dias e encontra-se com rebaixamento do nível de consciência. Ele mantém o ciclo de sono e vigília, localiza estímulos dolorosos, faz movimento de coçar-se, reage a estímulos sonoros, porém não se comunica verbalmente. O seu diagnóstico é:

Código da questão
Q21457Ca

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Em relação aos tumores intracranianos, é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q12555Ca
10ª

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - A constipação intestinal, a anosmia e o transtorno comportamental do sono REM frequentemente precedem a seguinte condição:

Código da questão
Q21480Ca